Na garantia? Então é melhor registrar o problema!

Por BORIS FELDMAN10/05/18 às 19h30

No período da garantia do seu carro é bom ficar esperto com a falta de peças e outras questões que fazem o seu automóvel permanecer por um bom tempo na oficina da marca.

[TRANSCRIÇÃO]

Você comprou um automóvel zero quilômetro, está rodando com ele há dois ou três meses, ainda está obviamente dentro da garantia, e apareceu um problema. Você foi a concessionária e eles disseram que como o problema não é grave, e não era mesmo, e por falta da peça de reposição, para deixar a solução desse problema para revisão seguinte. Nessa próxima revisão, olha o carro de volta com o mesmo problema. Você reclama, pergunta por que que o reparo não foi feito? E vem a mesma desculpa: “infelizmente doutor a peça ainda não chegou da fábrica. Mas não se preocupe, o reparo será feito”.

A dica é: se preocupa sim. Ou você exige que o problema seja reparado ou faz constar por escrito a existência desse defeito durante o prazo de garantia. Caso contrário, o risco que você corre é de terminar esse prazo e, depois a concessionária se faz de desentendida e diz que não está sabendo o que aconteceu, que não têm registro nenhum, o chefe da oficina já mudou, o consultor técnico, a recepcionista que te recebeu das duas outras vezes já não trabalha mais lá, e que agora a fábrica não reconhece mais o seu direito àquele reparo gratuito. E, sem uma solução amigável, talvez o caminho seja o pior deles: entrar com uma ação judicial contra a fábrica e a concessionária. Entendeu agora por que a necessidade, a importância do registro por escrito?

No período da garantia do seu carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário