Gasolina ou etanol: qual combustível é o mais limpo?

A discussão vai longe quando o assunto é combustível menos poluentes. Mas, e se restringirmos essa conversa para a disputa entre gasolina e etanol?

Por Boris Feldman24/05/19 às 06h15

Não acabam nunca as discussões a respeito da poluição atmosférica provocada pelos veículos. No caso dos motores a combustão, quem polui mais ou menos? É o diesel? É o gás? É o etanol? É a gasolina?

Mas vamos nos ater aos carros flex. E mais, vamos esquecer as emissões, a poluição atmosférica e nos restringir ao interior do motor do seu carro. Entre etanol e gasolina, qual deixa o interior do motor mais limpo?

Neste caso, a sujeira é a carbonização, são os resíduos deixados na queima do combustível. E, neste caso, é ampla a vantagem do etanol, pois o seu índice de carbono é de apenas 35% contra 83% da gasolina. Aliás, é por isso que se recomenda a gasolina com aditivos para limpar essa carbonização. E o etanol, ao contrário, não necessita ser aditivado.

gasolina
Foto Shutterstok
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (7 votos, média: 4,43 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    OSWALDO 29 de maio de 2019

    Apesar de recente, o texto é, além de superficial, desatualizado, pois a gasolina brasileira atual está com teor de enxofre tão baixo que chega a dispensar a aditivação, já que quase não forma depósitos no motor…

  • Avatar
    Edson 27 de maio de 2019

    Mas… e a mistura da gasolina com alcool, não diminuem esse indice de carbonização???

  • Avatar
    Pedro 24 de maio de 2019

    Mais uma noticia superficial sem aprofundar no assunto.

Avatar
Deixe um comentário