O que causa a carbonização do motor?

Por BORIS FELDMAN26/04/18 às 19h25

A carbonização do motor pode ser causada por outros motivos, além do combustível. É preciso um diagnóstico mais preciso antes de “bater o martelo” e jogar a culpa no abastecimento.

[TRANSCRIÇÃO]

Outros dois ouvintes do Auto Papo reclamam que levaram o carro à concessionária, por problemas no motor. E o parecer da oficina foi de carbonização provocada por combustível adulterado. Ou seja, são depósitos carboníferos na câmara de combustão, nos pistões que provocam esse funcionamento irregular do motor. Então, se o problema foi provocado pelo combustível, nem a fábrica, nem a concessionária se responsabilizam pelo reparo, não existe garantia disso. E o dono do carro fica em dúvida: será que é isso mesmo? Eu abasteço sempre no mesmo posto, nunca tive problemas…  Essa é uma dúvida que tem procedência. Porque a alegação de que carbonização foi provocada pelo combustível, pode ou não está correta,  pois esses depósitos carboníferos podem ser provocados pelo combustível, mas também, pelo óleo do motor que vem do cabeçote, por um problema nos retentores das válvulas, e aí o problema é do motor, é de responsabilidade da fábrica, sim. Então, carbonização não é uma palavra mágica que isenta automaticamente a fábrica de garantir o produto. Tem que se determinar a causa do problema, pois pode ter sido combustível, mas pode também ter sido os retentores das válvulas.

carbonização do motor

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Mauro r. Pereira 27 de abril de 2018

    Boris, tenho Amarok 2013, rodo pouco e ascendente sempre a luz de pânico ao ponto de o carro perder potência. Aí tenho que levar para o mecânico descarbonização. Com custo auto. Tem outra forma? Amarok diesel
    Obrigado

    • Felipe Boutros 27 de abril de 2018

      Olá, Mauro. Obrigado por ler o AutoPapo. Por favor, envie a sua pergunta em Boris Responde.
      Obrigado

Deixe um comentário