Honda Fit, Kia Cerato, Soul e Nissan Versa estão entre os carros mais inseguros dos EUA

No Brasil, os veículos não são nem considerados de entrada; pesquisa apontou o compacto da Honda - mais completo que o nosso - como o terceiro pior modelo

honda fit personal
Por AutoPapo
Publicado em 24/05/2019 às 11h23

O site norte-americano iSeeCars realizou uma pesquisa para entender quais são os veículos mais envolvidos em acidentes fatais no Estados Unidos (EUA). Entre os campeões em insegurança, estão quatro modelos conhecidos dos brasileiros: Honda Fit, Kia Cerato, Nissan Versa e Kia Soul.

O estudo analisou o índice de fatalidade dos carros ano/modelo 2013 a 2017 do Sistema de Relatórios de Análise de Fatalidade dos EUA (FARS) e constatou que existem 14 modelos de automóveis que se envolvem pelo menos duas vezes mais em acidentes fatais que a média.

Entre eles, o Honda Fit, que ocupou a terceira posição do ranking, o Kia Cerato, posicionado logo em seguida, o Nissan Versa, que ocupa o oitavo lugar e o Kia Soul, em décimo segundo.

As categorias mais encontradas na lista dos carros mais envolvidos em acidentes fatais são as subcompactos e esportivos. Cada uma delas teve seis veículos representados entre os 14 carros mais inseguros dos EUA.

Quatro modelos vendidos no Brasil estão entre os carros mais inseguros dos EUA: Honda Fit, Nissan Versa, Kia Cerato e Kia Soul.
Honda Fit | Divulgação

“Apesar dos recentes avanços na tecnologia de segurança, nossos dados sugerem que veículos pequenos ainda não são tão seguros quanto veículos maiores quando estão envolvidos em acidentes sérios”, disse Phong Ly, CEO da iSeeCars.

Uma possível razão para a prevalência do segmento de subcompacto na lista é a falta de recursos de segurança ativos. Para os analistas da pesquisa, embora muitos desses veículos tenham classificações de segurança geral de quatro e cinco estrelas da Administração Nacional de Segurança no Trânsito em Rodovias (NHTSA), eles não tiveram bom desempenho em alguns testes de segurança em colisões laterais do Instituto de Seguros para Segurança de Rodovias (IIHS).

Se os modelos estado-unidenses não têm muitos recursos de segurança ativa, imagine as versões deles vendidas no Brasil? Os Honda Fit mais recentes considerados na pesquisa já possuem sistema de condução semiautônoma e frenagem de emergência, tecnologias que não estão incluídas nos itens de série das unidades comercializadas por aqui.

Quatro modelos vendidos no Brasil estão entre os carros mais inseguros dos EUA: Honda Fit, Nissan Versa, Kia Cerato e Kia Soul.
Nissan Versa | Divulgação

Em relação à lista de equipamentos de segurança do sedã Versa, o modelo norte-americano oferece seis airbags de série e monitoramento de pressão dos pneus. No Brasil, a Nissan entrega apenas duas bolsas de ar frontais.

Para se ter uma ideia da discrepância entre as exigências norte-americanas e as brasileiras, os airbags, que começaram a ser obrigatórios por aqui em 2014, já são exigidos nos EUA desde 1995.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gerson Aranis Luza 15 de setembro de 2019

O que aconteceu com o fit da honda é que ele se tornou comunzinho , eu tive um 2008 um excelente carro econômico, dirigibilidade nem se fala, só tinha dois problemas crônicos a suspensão dianteira alguma coisa batia e ector da direção que tinha um tec tec que ninguém conseguiu resolver,mas apesar gostei muito do carro é resolvi comprar um 2018 ,aí foi uma decepção carro barulhento, feio por dentro parece os carros dos anos 80 parece que tudo voltou ao passado ,carro muito duro batia tudo em fim e o preço um absurdo então comprei um toyota e não me arrependo.

Avatar
Ricardo Roehe 28 de maio de 2019

Honda além de inseguro, pura FERRUGEM, deve ser aonde acontece o desgaste da peça com a ferrugem causando acidente, hoje faz um ano que estou com um honda city todo enferrujado e honda nem te ligo, veja no google: HONDA FERRUGENS

Avatar
Leo Marcos Losch 25 de maio de 2019

Cada país tem sua realidade, duvido que no Brasil estes carros estejam na mesma posição no ranking de carros menos seguros.

Avatar
Erley Rodrigues 25 de maio de 2019

A reportagem não cita em que tipos de acidentes os carros se envolveram. Me parece que a pesquisa se baseou apenas em se houve vítimas fatais e quais os carros as mesmas estavam. É preciso lembrar que o veículo mais vendido nos EUA, há anos é uma camionete; o país é o maior mercado de SUV do mundo; fiquei pensando no que sobraria destes carros citados em uma colisão com monstrengos que os americanos adoram. Não há dispositivo de segurança que salve uma pessoa em uma colisão.

Avatar
Leo Marcos Losch 25 de maio de 2019

É bem isso mesmo.

Avatar
Deixe um comentário