Além de servirem de alerta para diversos problemas, as luzinhas indicam ao motorista se estão ou não funcionando
Poucos motoristas percebem o porquê de se acenderem todas as luzinhas de alerta do painel quando se vira a chave de ignição, antes de se acionar o motor de arranque. E, logo que o motor é ligado, todas elas se apagarem. Como ignoram porquê e para que se acendem, não conferem também se todas elas se iluminaram. Entenda a razão pela qual as luzes do painel apresentam esse comportamento.
Pois o motivo é para permitir o motorista confirmar se não tem nenhuma lâmpada queimada, com mau contato ou apagada por qualquer outro motivo. A maioria das luzinhas do painel (todas as verdes e vermelhas) são de alerta, para informar ao motorista de algum problema na parte mecânica ou elétrica.
VEJA TAMBÉM:
Por isso a importância de se conferir se estão funcionando: se alguma delas estiver queimada, é óbvio que não se acenderá quando necessário, na hora do perigo e de alertar o motorista para algum defeito.
Então, quando se dá a primeira virada na chave, antes de acionar o arranque, deve-se conferir se todas as luzinhas do painel estão se acendendo. Mas, vem então uma pergunta: como saber se ela não se acendeu? Fácil de perceber, pois cada uma ilumina um símbolo correspondente a um sistema ou componente. Que pode ser um desenho ou palavra. Mesmo que a lâmpada esteja apagada, é possível visualizar o símbolo e que há um problema na luz de alerta.
E o motorista deve ficar atento, pois algumas destas luzes de alerta não aguardam ligar o motor: elas se apagam alguns segundos depois.
Por outro lado, nem todas as luzes do painel são de alerta, apenas as amarelas (que indicam um problema não grave, mas que o carro deve ser levado à oficina) e vermelhas (caso em que se deve parar o carro imediatamente). Outras cores avisam o motorista de algum equipamento ligado, como a verde para as lanternas, azul para os faróis altos.
E, como ter certeza de que se acenderão no caso de ocorrer algum problema? Se elas se acendem quando se liga o carro, é sinal de que estão funcionando corretamente e vão alertar o motorista no caso de alguma pane no carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Boa tare tenho um HB20 2016 automático 1,6 com 27000 km o carro trabalha relativamente bem aceita marcha lenta o problema é que instalei kit de GNV e de vez enquanto acende pao algum tempo depois volta ao normal , gostaria de saber se esse tipo de problema pade trazer problemas futuro na mecânica do carro.?
ola, a luz de injeção do meu carro fica acendendo, e as vezes ele perde a força , levei em dois mecanico diferentes, um disse que era a borboleta do combustível e o outro disse que não é , alguém poderia me ajudar, meu carro e um C3 da citroen ano 2006 flex.
boa noite. A luz indicativa da injeção do fiesta 2012/13 mantém acesa constantemente: as vezes desliga sozinha e após alguns tempos volta a ficar acesa novamente. o que pode estar acontecendo?
boa noite. A luz indicativa da injeção do Sandero mantém acesa constantemente: . o que pode estar acontecendo?
Meu carro é uma Spin automática
comm 37000km. Qdo ligo ele fica engulhando, vibrando, sem força e a luz amarela -motorzinho- acende
Depois de algum tempo tentando ele volta a funcionar normalmente e a luz se apaga. Pode passar dias funcionando normal e aí de repente quando ligo volta o problema. Só acontece na hora da saída. Já levei na autorizada várias vezes e não resolveram o problema. O que faço?
A luz do da injeção eletrônica do meu carro está acendendo e tá com um barulho o que devo fazer
A LUZ DA INJEÇÃO ELETRONICA DO MEU PAJERO SPORT CAMBIO AUTOMATICO 2011 ESTA ACESSA E NÃO APAGA, A PRINCIPIO TINHA UMAS MANGUEIRAS FINAS DESCONECTADAS, DAI COLOQUEI, MAS CONTINUA ACESSA, JÁ LEVEI PRA VARIOS MECANICOS E NÃO CONSIGO RESOLVER, SERA QUE APOS A CONECÇÃO DESSAS MANGAGUEIRAS TERA QUE FAZER MAIS ALGO