Óleo de montadora? Existem outras alternativas para completar o nível
"Um problema para o motorista, que às vezes para na estrada precisando de completar o óleo, é não encontrar o mesmo daquela marca que está no cárter"
"Um problema para o motorista, que às vezes para na estrada precisando de completar o óleo, é não encontrar o mesmo daquela marca que está no cárter"
O óleo de montadora nem sempre está disponível em uma situação de emergência. Por exemplo, quando é preciso completar o nível lá no cárter durante uma viagem. E aí? Saiba que há uma alternativa.
[TRANSCRIÇÃO]
No manual do motorista a fábrica recomenda quais óleos e fluidos devem ser usados no automóvel. No caso do óleo do motor, muitas vezes ele vem com a marca da fábrica. Entretanto, a Volkswagen não produz óleo do motor, nem a Ford, nem a Fiat, nem a Honda, etc. Elas têm, obviamente, um acordo industrial e comercial com algum fabricante do óleo. Ele o produz, porém na embalagem não vem a sua marca, mas a do fabricante do automóvel que, naturalmente, quer ganhar, quer faturar também com a venda do óleo lubrificante.
Mas cria aí um problema para o motorista, que às vezes para na estrada precisando de completar o óleo e não vai encontrar o mesmo daquela marca. Mas, vai aqui a dica: não é difícil descobrir qual é o fabricante daquele óleo e qual deles têm as mesmas características daquele especificado pela fábrica do automóvel.
A primeira é a viscosidade: se o seu óleo é, por exemplo, 15W40, mantenha sempre essa especificação. A segunda é a aditivação, que vem descrita com duas letras: S (serviço) A, SB, SC e assim por diante. Quanto mais moderna a aditivação, mais alta a letra do alfabeto. Se o óleo especificado pelo seu carro for um SJ, você pode substituir por um SL ou SM, mas nunca por uma letra inferior. Não se troca, por exemplo, SL por SH, pois trata- se de uma ativação mais antiga e menos eficiente.
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Em caso de emergência não encontrando o óleo indicado pelo fabricante, podemos completar com outro, conforme instruções manual. Mesmo assim prefiro usar óleos homologados pela montadora, pois, percebi diferença nas propriedades do óleo homologado, características como cheiro, motor trabalha mais livre, etc.
Em caso de emergência não encontrando o óleo indicado no manual podemos completar com outro, conforme instruções no próprio manual. Tenho um VW e mesmo assim prefiro usar óleos homologados pela montadora, pois, percebi diferença nas propriedades do óleo homologado, características como cheiro, motor trabalha mais livre, etc.
Quando perceber que o óleo baixou, não precisa se preocupar isso é normal mesmo o carro e sendo novo, sou mecânico aposentado e sei o que estou falando, eu mesmo troco o óleo de 10 mil com 7 mil
Se estamos falando de carro novo, acho que mais importante do que o tipo e marca do óleo, é verificar porque o motor está perdendo nivel de óleo. Não era pra acontecer em carro novo.