Você sabe qual é o problema do pneu remoldado?

O pneu remoldado é uma opção mais barata e uma solução interessante para o reaproveitamento das carcaças dos pneus usados. Mas, nem tudo são flores...

Por BORIS FELDMAN07/08/18 às 20h30

O pneu remoldado pode ser mais em conta e ter até uma pegada ecológica. Mas, há um risco que se corre por usá-lo. E o barato, pode sair caro.

[TRANSCRIÇÃO]

O pneu remoldado, ou remold, é uma solução interessante para o aproveitamento das carcaças das estruturas dos pneus usados. A operação consiste em tirar toda a borracha sobre a carcaça e fabricar um novo pneu, sobre essa estrutura antiga. Entretanto, na Europa a legislação exige que o pneu remoldado conserve na banda lateral as características originais da carcaça. Ou seja, se ela foi projetada para um carro esportivo, um Porsche ou para uma picape de Food Truck.

No Brasil os fabricantes de remoldados pressionaram o governo para não exigir essa inscrição na banda. Então, você compra dois pneus aparentemente iguaizinhos, e na hora de uma freada, de uma curva, um dos pneus, que era de um Porsche, outro que era de uma carrocinha de cachorro-quente, não darão a mesma resposta. Já pensou o risco que você está correndo.

pneu remoldado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • 31 de agosto de 2018

    Falou merda, volte 3 casa…

  • André 31 de agosto de 2018

    Bom .. as principais neste caso pra mim seria o índice de velocidade , peso de carga e o dot ( validade do pneu ) .
    Quanto no EUA acho que deva ser igual .

  • Pércio Guimarães Schneider 9 de agosto de 2018

    Quais são as “características originais da carcaça ” mantidas na lateral dos pneus remoldados na Europa?

    • André 31 de agosto de 2018

      Bom .. as principais neste caso pra mim seria o índice de velocidade , peso de carga e o dot ( validade do pneu ) .
      Quanto no EUA acho que deva ser igual .

Deixe um comentário