Com qual frequência deve ser feito o alinhamento do carro?

Há um tempo mínimo e máximo para levar o carro para fazer o alinhamento da direção? As condições dos trechos rodados também devem ser considerados?

Por BORIS FELDMAN05/06/18 às 21h30

Na hora de decidir os prazos para se fazer o alinhamento do automóvel é preciso não se ater somente as datas recomendadas pelos fabricantes. É preciso levar em conta também o rodar nas esburacadas ruas e estradas brasileiras.

[TRANSCRIÇÃO]

Com que frequência deve se fazer o alinhamento de direção de um automóvel? Este item da manutenção é sujeito a chuvas e trovoadas, porque as fábricas seguem no Brasil o padrão internacional, alinhar a cada 10 mil quilômetros. Mas, as nossas ruas e estradas não seguem o padrão internacional e, dificilmente, um carro sobrevive às nossas crateras asfálticas com a direção alinhada. A tendência, a possibilidade de uma roda levar o impacto e a geometria da direção ficar prejudicada é muito grande.

Então, 10 mil quilômetros fica como limite para se fazer o alinhamento. Mas, se a suspensão dianteira levou um tranco em um buraco profundo ou em um quebra-molas não sinalizado, deve se levar o carro para o alinhamento antes do prazo. Até porque a durabilidade dos pneus dianteiros está também em jogo.

alinhamento
Foto iStock | Reprodução

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário