Qual a melhor maneira de dirigir na neblina?

Existem algumas dicas que podem ajudar a se safar da neblina. Principalmente porque muitas vezes basta rodar mais alguns quilômetros para ela desaparecer.

Por BORIS FELDMAN11/05/18 às 10h07

Estrada com neblina é um terror para muitos motoristas. Se for à noite, pior ainda. Muitos se apavoram e encostam no primeiro posto da rodovia.

Neblina é mesmo preocupante, mas existem algumas dicas que podem ajudar a se safar dela. Principalmente porque muitas vezes basta rodar mais alguns quilômetros para ela desaparecer.

Existem algumas dicas que podem ajudar a se safar da neblina. Principalmente porque muitas vezes basta rodar mais alguns quilômetros para ela desaparecer.

Em primeiro lugar, não se deve usar faróis altos. Comute para os baixos, que iluminam melhor a estrada. Sabe porquê? Virado para baixo, o facho de luz tem uma distância menor de neblina e gotículas a vencer até encontrar o asfalto. O facho dos faróis altos devem vencer uma área muito maior da névoa e por isso a dificuldade para iluminar a estrada.

Se o carro tiver faróis especiais de neblina na dianteira, sob o para-choque, não se esqueça de ligá-los pois eles estão ainda mais próximos do asfalto e iluminam melhor que os faróis principais.

Mesmo que seu carro não tenha os dianteiros, ele tem na traseira uma luz especial de neblina. É vermelha, bem mais intensa que as outras luzes traseiras e deve ser ligada para indicar a posição de seu carro para quem vem atrás. Evite liga-las sem neblina pois ofuscam quem está na sua traseira.

Se o carro tem pisca-alerta, nem pense em utiliza-lo enquanto estiver rodando, pois ele prejudica e confunde os outros motoristas, que ficam sem saber se seu carro vai dobrar a direita ou esquerda ou se o motorista está acionando o freio.
Só se liga o pisca-alerta com o carro estacionado no acostamento, no caso de uma névoa muito pesada e que torna quase impossível continuar rodando.

Finalmente, rodar na neblina exige que se mantenha uma distância ainda maior do carro à frente, pois no caso de uma batida “em série”, reduzem-se as possibilidades de, além do seu carro receber um impacto na traseira, ainda bater no que está à sua frente.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Daniela 20 de setembro de 2018

    Se o carro tem pisca alerta ….kkkk essa é boa…eu vejo muitos carros em SP sem seta, o povo aqui paga pra dar seta incrivel…

  • Delcides G Nascimento 15 de agosto de 2018

    Muito úteis as informações sobre dirigir com neblina!

Deixe um comentário