Calibragem correta: qual pressão usar no pneu?

Existem muitos palpiteiros que se acham verdadeiros "técnicos em automóvel" e só dão dicas furadas. Qual pressão usar no pneu é uma delas

Por BORIS FELDMAN26/07/18 às 18h15

Existem muitos palpiteiros que se acham verdadeiros “técnicos em automóvel” e só dão dicas furadas. Qual pressão usar no pneu é uma delas. Uns mandam encher a mais? Outros, colocar menos. Mas quem está certo? Entenda!

É surpreendente a quantidade de “técnicos em automóveis” no Brasil. É inacreditável a quantidade de palpites e um dos temas preferidos é o pneu. E é curioso como esses palpiteiros de plantão na internet desprezam solenemente as pesquisas e os projetos dos engenheiros e tem a cara de pau de sugerir a aumentar a calibragem do manual, porque vai ajudar no consumo, nisso e naquilo; e outros recomendam o contrário: “ande com a calibragem abaixo, porque vai ser melhor assim, assado”.

Então anote: o pneu com a pressão abaixo da recomendada tem maior atrito com asfalto aumentando o consumo e o seu próprio desgaste. Calibrado acima, também aumenta o seu próprio desgaste e reduz o conforto, pois faz o carro pular como um cabrito.Então entre os curiosos que sugerem calibrar acima e os outros que recomendam exatamente o contrário, fique com a pressão recomendada no manual.

Qual pressão usar no pneu? A do manual!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

7 Comentários

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  • Térssio Ramalho 4 de novembro de 2018

    Eu já tentei seguir a recomendação de manual. Porém seguindo o manual o centro da banda de rodagem desgasta masi que as laterais. Além do meu carro tenho visto muitos outros por aí. Além de prejudicar o uso do pneu também aumenta a manutenção da suspensão. Infelizmente seguir recomendação de manual nunca mais. Prefiro ver o que os pneus me mostram. O último jogo de pneus que usei durou 85000 km, até chegar no marcador que fica no sulco das garras do pneu. Pra mim existe muita negligência ao se falar nesse assunto.

  • MARCELO CAVALIERE 2 de novembro de 2018

    Tenho um astra hatch 2003 e os pneus eram na medida original de 205/55/16 e eu usava a calibragem de 28 psi nas 4 rodas, só que troquei as rodas para aro 17 com pneus 205/45 e gostaria de saber qual é a calibragem ideal para essa situação nova? Grato.

  • RAIMUNDO MARTINS 30 de julho de 2018

    Qual a calibragem correta dos pneus de um.carro?

    • Felipe Boutros
      AutoPapo 30 de julho de 2018

      Olá, Raimundo. No manual do seu carro está a pressão indicada pelo fabricante. Ela é a correta.

      Obrigado

  • Márcio Martorano Ferreira 27 de julho de 2018

    Os manuais especificam as pressões para pneus frios. Como eles esquentam (e o ar se expande) no trajeto até o posto, tenho por hábito acrescentar 1 libra, para que eles não fiquem subcalibrados. Isso é correto? Outra questão: em caso de viagem, já li em diversas publicações especializadas que se deve acrescentar 2 libras. Isso também é verdade? Em caso afirmativo, por que razão?

    • Felipe Boutros
      AutoPapo 27 de julho de 2018

      Olá, Márcio. Os pneus devem ser calibrados frios. Não é possível precisar quanta pressão a mais é necessário com ele quente.
      O manual do proprietário do seu carro estipula a pressão que deve ser usada para quando o carro estiver carregado, para viagens, por exemplo. Há essa demanda, pois o peso do carro aumenta.

      Obrigado e abraço!

    • Leonardo 3 de dezembro de 2018

      Boa noite Márcio, para que não tenha que fazer suposições e consiga monitorar a real situação dos seus pneus, sugiro a colocação de um kit de sensor de temperatura e pressão dos pneus (TPMS) no seu veículo, o qual vai lhe fornecer a calibragem em tempo real de cada roda individualizada, bem como sua temperatura de rodagem e quando houver furos ou perda de pressão… Você pode ajustar os limites superiores e inferiores de pressão e temperatura e quando ultrapassar estes limites, o sensor dispara o alarme dele e mostra no visor em qual roda está o problema… maiores informações e aquisição de kit´s, favor entrar em contato com Leonardo (labuto@gmail.com). Um abraço

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