Calibragem correta: qual pressão usar no pneu?

Existem muitos palpiteiros que se acham verdadeiros "técnicos em automóvel" e só dão dicas furadas. Qual pressão usar no pneu é uma delas

Por BORIS FELDMAN26/07/18 às 18h15

Existem muitos palpiteiros que se acham verdadeiros “técnicos em automóvel” e só dão dicas furadas. Qual pressão usar no pneu é uma delas. Uns mandam encher a mais? Outros, colocar menos. Mas quem está certo? Entenda!

É surpreendente a quantidade de “técnicos em automóveis” no Brasil. É inacreditável a quantidade de palpites e um dos temas preferidos é o pneu. E é curioso como esses palpiteiros de plantão na internet desprezam solenemente as pesquisas e os projetos dos engenheiros e tem a cara de pau de sugerir a aumentar a calibragem do manual, porque vai ajudar no consumo, nisso e naquilo; e outros recomendam o contrário: “ande com a calibragem abaixo, porque vai ser melhor assim, assado”.

Então anote: o pneu com a pressão abaixo da recomendada tem maior atrito com asfalto aumentando o consumo e o seu próprio desgaste. Calibrado acima, também aumenta o seu próprio desgaste e reduz o conforto, pois faz o carro pular como um cabrito.Então entre os curiosos que sugerem calibrar acima e os outros que recomendam exatamente o contrário, fique com a pressão recomendada no manual.

Qual pressão usar no pneu? A do manual!

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

4 Comentários

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  • RAIMUNDO MARTINS 30 de julho de 2018

    Qual a calibragem correta dos pneus de um.carro?

    • Felipe Boutros
      AutoPapo 30 de julho de 2018

      Olá, Raimundo. No manual do seu carro está a pressão indicada pelo fabricante. Ela é a correta.

      Obrigado

  • Márcio Martorano Ferreira 27 de julho de 2018

    Os manuais especificam as pressões para pneus frios. Como eles esquentam (e o ar se expande) no trajeto até o posto, tenho por hábito acrescentar 1 libra, para que eles não fiquem subcalibrados. Isso é correto? Outra questão: em caso de viagem, já li em diversas publicações especializadas que se deve acrescentar 2 libras. Isso também é verdade? Em caso afirmativo, por que razão?

    • Felipe Boutros
      AutoPapo 27 de julho de 2018

      Olá, Márcio. Os pneus devem ser calibrados frios. Não é possível precisar quanta pressão a mais é necessário com ele quente.
      O manual do proprietário do seu carro estipula a pressão que deve ser usada para quando o carro estiver carregado, para viagens, por exemplo. Há essa demanda, pois o peso do carro aumenta.

      Obrigado e abraço!

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