Sistema Start/Stop: sua economia de combustível é mito ou verdade?

Testes relacionados a questão da economia de combustível do sistema Start/Stop já foram feitos, confira os resultados abaixo:

O Start-Stop não funcionar não é, necessariamente, um problema no dispositivo
Por Boris Feldman
Publicado em 03/07/2019 às 19h30

Um leitor do AutoPapo diz ter comprado um carro, o primeiro que ele tem dotado do sistema Start/Stop. Toda vez que ele para num congestionamento ou no sinal vermelho, o motor é desligado e depois novamente ligado automaticamente quando ele vai arrancar.

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Ele pergunta se há uma efetiva redução do consumo de combustível, que ele ainda não percebeu. E a resposta é de que existe, sim, uma redução do consumo e de emissões apenas no trânsito urbano, quando o motor é ligado e desligado com frequência.

Entretanto, se o seu carro for utilizado principalmente em rodovias, onde raramente se liga e desliga o motor, não haverá diferença de consumo. Testes apontam que no trânsito urbano a redução do consumo de combustíveis e também, portanto, de emissões gira entre 10 e 15%.

Sistema Start/Stop
Foto Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
19 Comentários
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Osmar 11 de abril de 2020

isto é falso avanço tecnológico: qualquer um que tenha estudado e APRENDIDO física, sabe que o maior desgaste de sistemas móveis é a saída da inércia. Ligar e desligar um motor, seja elétrico, seja a combustão, a todo momento é atraso , e não avanço tecnológico. (idem idem faróis Xenon!)

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Uziel 16 de agosto de 2019

A conta é simples. Se verificarmos no computador de bordo o consumo de combustível com o carro parado (e motor ligado), vamos perceber que o consumo é cerca de 1,2 litros/hora. Considerando o preço da gasolina (aqui em Maceió) de R$ 4,50 reais/l, teremos um gasto de R$ 5,40/hora, o que dá 90 centavos por minuto. Daí que se num circuito urbano de 1 hora, conseguirmos ficar com o motor desligado durante 6 minutos (10% do tempo), teremos 54 centavos de economia numa hora. Isto não justifica tantas partidas e arranques (além do desconforto, atraso e sensação de insegurança) e NUNCA vai cobrir a despesa com uma bateria nova ao final de 1 ano e meio.

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Andre 9 de julho de 2019

Esse sistema não presta. Serve prós ecochatos que querem limpar o planeta. Outro dia estava caminhando em uma ladeira e um Argo ao arrancar demorou para ligar o motor e caiu muito pra trás, quase batendo no carro de trás. Start stop é um embrólio.

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Conconco 5 de julho de 2019

Essa redução ajuda no meio ambiente e faz a camada de ozônio viabilizar

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Valter Lucas 5 de julho de 2019

Também só tive prejuízo, no meu Creta a bateria durou somente um ano e quatro meses com 13 mil km rodados, quase implorei por uma bateria nova no atendimento da Hyundai e nada. Final das contas tive uma economia ínfima de combustível e o prejuízo de uma nova bateria AGM de R$ 1.200. Ou seja esse sistema não vale nada.

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Newton 5 de julho de 2019

Prezados,
Este sistema Stop&Start trata-se de uma imbecilidade surreal, algo criado por imbecis da área de engenharia das montadoras.
Serve apenas para num futuro próximo “saquearem” os consumidores com venda de peças. Motores de arranque e Baterias de custo elevadíssimo.
Sem falar no incômodo que isto ocasiona a quem dirige.
Na primeira manutenção o custo será de milhares de vezes maior que a ínfima economia alardeada.
Já briguei com a GM para que pelo menos mudassem o delay de ativação do sistema mas, nada consegui. Em um ano de uso da Tracker, duvido que tenha economizado 1 litro de combustível em milhares de ciclos já efetuados em frações de segundos totalmente desnecessários.
E o pior, certamente a bomba irá estourar após o término da garantia do carro.
Conselho aos amigos, NÃO caiam nesta roubada!!! O prejuízo será enorme e muito breve.
O pior é que isto passou batido na hora da compra, e agora assumo o prejuízo.

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Wallace 4 de julho de 2019

É mito, essa tecnologia mais um vez beneficia a montadora. Não há resultado na economia de combustível, mas sim na compra de uma bateria que custa mais de R$ 1.000,00 e só tem 1 ano de garantia. Seu carro pára de ligar, mas as outras funções que exigem a bateria estão funcionando normalmente, não há opção para desligar está função e continuar com o o veículo funcionando no modelo convencional de partida, li várias matérias sobre o assunto e a bateria tem um limite de partidas, deve haver um contador que atingi o limite e simplesmente pára, como seu carro ainda está na garantia, tem que chamar um guincho para verificar qual o problema do veículo. Quando informam que é bateria, você só pode colocar a bateria da concessionária que possui um alto preço, além de ter novamente 1 ano de garantia, senão tem que retirar o carro novamente com guincho. No mercado existe bateria com as mesmas especificações mais barata e com 2 anos de garantia.
Tenho um Creta, a bateria durou 1,5 ano e o carro tinha 16.000 Km.

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José Roberto 4 de julho de 2019

só que a bateria custa 2000 reais
Troquei esses dias da Mercedes

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Criban 4 de julho de 2019

Por se tratar de um custo alto na reposição e antecipação da troca da bateria….eu desliguei do meu carro….

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Marcio Matos 4 de julho de 2019

Vejo que todos proprietários de veículos com start-stop tem a mesma preocupação é o mesmo problema, se existe uma economia de combustível ela é anulada pela pouca durabilidade da bateria e seu alto custo pois as montadoras dificilmente garantem a bateria por pelo menos 2 anos. Meu exemplo possuo um IX35 de mais de R$100.000 com 18 meses e menos de 10.000km o start-stop parou de funcionar e foi diagnosticado que a bateria estava com menos de 90% assim o sistema não funciona, como pode isso um sistema que só funciona se a bateria for nova?Vou ter que comprar uma bateria de R$1.600 porque ela na passa de 90%?E a garantia de 5 anos?Pois a bateria só é garantida por 1ano.

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Vinicius 5 de julho de 2019

Sabe de nada inocente…

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Paulo 4 de julho de 2019

Não vejo nenhuma economia de combustível, creio que seja apenas para reduzir emissões, tanto que no cruze nem 5em opção de desligar. O meu com 14 meses deu problema na bateria, resultado,1.500 em uma nova. Se realmente há economia de combustível ela é anulada na troca cara e antecipada da bateria, prejuízo

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Osmar 11 de abril de 2020

Faça como eu: se não houver opção de desabilitar o startstop, não compre o veículo. Quanto maior a frequência de partida do motor, maior o desgaste de todas as peças móveis. Só não sei se é má fé ou ignorância dos projetistas dos fabricantes!

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IVAN VASCONCELLOS 4 de julho de 2019

Realmente o sistema traz economia em circuito urbano, entretanto não se deve confundir circuito urbano com engarrafamentos com paradas e retomadas constantes. Nesse caso, acredito, além de consumir mais vai acabar por deteriorar a bateria por excesso de uso.

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Marcos Antônio 4 de julho de 2019

Em compensação a bateria do creta só durou 1 ano e 2 meses e o carro so tem 27 mil rodados e completa 2 anos em agosto, e o preço da bateria que aqui na autorizada custa 1200,00,

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vagnerfcardoso@hotmail.com 4 de julho de 2019

O sistema star stop eu não sei,mas no caso do jeep Renegade o problema e o atraso na troca de marchas e também noutro que em descidas ele demora muito para deslanchar seria bom um ajuste nesse item. Tenho certeza que seria mais econômico com essa mudança,pois o jeep parece amarrado nas descidas.

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Marcio Böes 4 de julho de 2019

Vejo uma grande furada isso!
Tive que trocar a bateria que custou R$ 1.300,00 do sistema start/ stop
Não percebo nenhuma diferença em economia de combustível pelo tempo que o carro fica desligado.

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Estanislau Vladimir da Silva Mendes 3 de julho de 2019

Realmente tenho dúvidas da eficácia desse sistema… penso q está mais voltado para diminuição da poluição….

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Conconco 5 de julho de 2019

Tio engano seu, a economia é 60%

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