Sistema Start/Stop economiza até 15% de combustível?

Essa tecnologia desliga e liga o carro em paradas rápidas, como em semáforos. Mas a atividade desse sistema gera essa economia considerável?

Por Boris Feldman13/02/19 às 06h15

Um leitor do AutoPapo viu uma informação de que o sistema Start/Stop reduz o consumo do carro. Então vamos esclarecer se isso é verdade ou mentira:

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do nosso AutoPapo questiona uma informação que ele diz ter lido por aí, de que o sistema Start/Stop, aquele que liga e desliga automaticamente o motor quando o carro para por qualquer motivo, é capaz de economizar até 15% no consumo de combustível.

Ele quer saber se isso é verdade ou se não tem um certo exagero nisso. E a resposta é que tem e não tem. Como assim? No trânsito urbano, o para e anda, para e anda do automóvel, se o Start/Stop mantém o motor desligado por muitos segundos – às vezes minutos – é claro que existe uma redução de consumo e de emissões, que pode realmente chegar a 15%.

Saiba mais sobre o sistema Start Stop

Mas esse percentual não se mantém caso se reduza a média entre trânsito urbano (e rodoviário). E também ao rodar em estradas, vias expressas e grandes avenidas, pois o Start Stop não funciona e não há redução de consumo.

Sistema Start/Stop
(BMW/Divulgação)
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    João Antônio Dohms 15 de fevereiro de 2019

    A bateria custa 3 X mais que a convencional ,fora motor de arranque e alternador que precisam ser mais reforçados!
    E mais o estres do liga desliga no trânsito ,que é muito chato!
    Existem outras maneiras de roduzir o consumo !Por sinal ,ref as baterias ,não se encontram elas em qualquer esquina .
    Tive um Audi Q3 na garantia que a bateria micou,a concessionária me pediu duas semanas para entregar a nova bateria !Honestamente ,no dia dia acho essa invenção de moda Pessima !

  • Avatar
    Marcos Júnior 14 de fevereiro de 2019

    Mas e o desgaste do motor de arranque e bateria? Será que economiza nosso dinheiro no fim das contas?

Avatar
Deixe um comentário