Treadwear no pneu: você sabe o que é isso?

O índice Treadwear, impressa na lateral de alguns pneus, é uma das marcação que traz uma informação altamente relevante para os donos de automóveis

Por BORIS FELDMAN16/10/18 às 06h15

O Treadwear é um índice de suma importância que orienta os proprietários de automóveis na hora de comprar os pneus do carro.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo ouviu nosso comentário a respeito da etiquetagem dos pneus. Que aliás, foi tornada obrigatória pelo Inmetro em todos os modelos vendidos no Brasil. Ele foi comprar um jogo de marca conhecida, viu a etiqueta, e que nela constam três características: o ruído, o consumo e a aderência no piso molhado. Mas que ele procurou, e não achou, foi o Treadwear. Um índice que nós comentamos também aqui, que dá uma referência da durabilidade do pneu.

E o ouvinte está certo. Esse índice Treadwear, ou seja, desgaste do sulco, existe mas em outros países onde é obrigatório na banda lateral do pneu. Aqui o Inmetro não o exige nem na etiqueta, nem na banda lateral. E o cliente fica sem saber o que pra ele é a característica mais importante ao comprar um pneu, que é a sua durabilidade. Não absoluta, é claro, mas a relativa. Ou seja, se dura mais ou menos que os seus concorrentes do mercado.

Entenda o que é o Treadwear

O Treadwear indica a durabilidade do pneu em relação aos concorrentes. Ele não reflete objetivamente a durabilidade, pois se trata apenas de um referencial: seu valor vai de 60 a 700. Como a durabilidade varia em função do piso, da calibragem, dos cuidados do motorista, os pneus de diversas marcas são submetidos a uma prova. Nos EUA, todos são instalados em carros que rodam mesma distância (9.600 milhas ou 15,3 mil km) – à mesma velocidade, no mesmo tipo de asfalto – e se avalia então seu desgaste.

O pneu que tem desgaste de acordo com um padrão estabelecido pelo governo tem índice de 100. O que roda apenas 60% tem Treadwear de 60. O que roda o dobro faz jus ao índice 200, e assim por diante. Dessa forma, é possível comparar a durabilidade de pneus concorrentes.

Treadwear
Foto iStock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Samarone 19 de outubro de 2018

    É uma das informações mais importantes dos pneus senão a mais importante para nos Brasileiros que pagamos mais caro em tudo. Essa etiqueta do Inmetro é furada.

Deixe um comentário