Por que descer na “banguela” pode danificar o sistema de freios?
Descer uma ladeira na banguela, ou seja, em ponto morto, provoca um superaquecimento dos freios e prejudica o controle nas curvas?
Descer uma ladeira na banguela, ou seja, em ponto morto, provoca um superaquecimento dos freios e prejudica o controle nas curvas?
Descer uma ladeira na banguela, ou seja, em ponto morto, provoca um superaquecimento dos freios e prejudica o controle nas curvas? É o que pergunta um ouvinte nosso. Sem dúvida nenhuma, descer na banguela exige muito do sistema de freios. Não quer dizer que vá provocar um superaquecimento, só se for em uma descida muito íngreme e muito longa.
Mas de qualquer maneira, o uso da banguela não é recomendável. Primeiro porque não economiza combustível nenhum, pelo contrário, aumenta o consumo. Em segundo lugar, está se forçando desnecessariamente o sistema de freios, pois o motorista está desprezando o freio motor de contar com a ajuda do dele para reduzir a velocidade.
E, em relação a segunda pergunta, é claro que entrar de banguela numa curva deixa o motorista sem a possibilidade de usar o motor para melhor controle do carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Me prova que aumenta o consumo.