Velas de ignição: quais sintomas indicam que está na hora de trocá-las?

A vela é um dos itens que costumam ser esquecidos pelos donos de automóveis. Saiba quais são os sinais de que algo está errado com ela

tumbh velas motor captur
Por Boris Feldman
Publicado em 16/06/2018 às 07h30
Atualizado em 29/01/2020 às 20h12

Apesar de constarem no manual do automóvel, as velas costumam ficar esquecidas e, por isso, acabam não sendo trocadas nos prazos recomendados. Aí, quando começam a falhar algumas funcionalidades do motor, é que elas são lembradas.

VEJA TAMBÉM:

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das peças do motor que costuma ficar meio esquecida é a vela de ignição. Apesar de custar pouco, hoje na faixa de 15 a 30 reais, ela pode provocar problemas no funcionamento do carro. É preciso lembrar que ela deve ser verificada a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros, é só conferir no manual.

Quais são os sintomas de uma vela que precisa de ser trocada? São os seguintes: o motor fica falhando, apresenta um problema no desempenho, dificuldade na partida, e até excesso de consumo do combustível. Apesar de meio menosprezada, a vela tem um papel fundamental no funcionamento do motor, pois é ela quem emite uma faísca que dispara o processo de combustão, responsável por fazer o motor funcionar.

E é bom prestar bastante atenção ao trocar as velas, pois várias delas podem se encaixar no cabeçote, porém se estiver fora da especificação, pode provocar problemas no motor e um belo rombo no seu saldo bancário.

velas
Ilustração: Fabiano Azevedo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário