Viscosidade do óleo altera o consumo de combustível?
Um leitor do AutoPapo quer saber se essa história é verdade e o que fazer quando o manual indica dois tipos de óleo diferentes
Um leitor do AutoPapo quer saber se essa história é verdade e o que fazer quando o manual indica dois tipos de óleo diferentes
Um leitor quer saber se a viscosidade do óleo interfere no consumo de combustível do carro, quando há a recomendação para dois lubrificantes diferentes no manual do proprietário. Pois bem, eu explico!
As fabricantes sempre especificam, no manual do proprietário, as características do óleo do motor, pois trata-se de um dos itens mais delicados na manutenção do carro. Entretanto, não raramente se encontra no manual a recomendação de dois óleos diferentes, com viscosidades distintas, para o mesmo motor. Por exemplo, um deles pode ser um 5W30 e o outro ligeiramente mais viscoso, como o 10W40.
Muitos motoristas ficam confusos com essa recomendação de dois óleos e não sabem qual dos dois colocar no motor. Para isso, segue-se uma regra básica: em regiões mais frias, com temperaturas sempre baixas, é recomendado fazer uso de um óleo com viscosidade menor, pois ele é mais adequado para trabalhar no frio. Seguindo o exemplo, a preferência seria pelo 5W30.
Entretanto, um leitor da nossa coluna nos conta que um mecânico lhe disse que a viscosidade do óleo de motor interfere no consumo de combustível do veículo. Ele quer saber se isto é verdade e se, caso sendo, qual dos dois óleos seria o indicado.
A princípio, a viscosidade do óleo do motor não tem relação com o nível de consumo de combustível. Entretanto, na prática, o mecânico tem razão e existe uma interferência. A rigor, quanto maior a viscosidade do óleo, maior será o consumo de combustível. Apesar de não se tratar de uma diferença significativa, ela de fato ocorre.
A razão para esta interferência é que quanto mais viscoso for o óleo, maior será a dificuldade das peças móveis no interior do motor de deslizarem umas contra as outras, de vencer esta viscosidade. Os pistões que sobem e descem dentro dos cilindros, por exemplo, vão precisar de mais energia para se movimentarem. Esta energia extra é perdida no atrito das peças, reduzindo a eficiência do motor e representando um aumento no consumo de combustível.
Qualquer aumento de atrito ou de temperatura durante o funcionamento de um motor resulta em perda de eficiência. É necessário injetar mais combustível para se obter o mesmo resultado em potência. Então, quanto menos viscoso (ou mais “fino”) o óleo do motor, menor será o atrito e mais fácil será o deslizamento das partes móveis. Assim, entre os dois óleos citados, o 5W30 poderia efetivamente resultar num consumo ligeiramente inferior de combustível.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meu carro e total flex qual óleo que devo usar no jipe 1.8 obrigado pelo carinho Carlos
muito bom o tema, mas gostaria de esclarecer uma duvida. Com relação a viscosidade do óleo do motor, como citado no poster se ela aumenta aumenta-se também as solicitações para o motor consequentemente o consumo de combustível. Mas se a viscosidade for reduzida por diluição em óleo como normalmente acontece em motores diesel, isso não causa o aumento do consumo de combustível? já que se reduzir a viscosidade pode aumentar o atrito entre os componentes moveis internos.
Olá Boris sou taxista rodo uma média de 10km a cada 1 mês e 15 dias. Tenho uma spin uso o óleo 5w30 pra 10mil mas só troco o filtro de óleo a uma troca sim e outra não faço mal pro meu carro ? Ela é 2013 com 216mil kms
Meu pai tem um cobalt 2013 tbm táxi com 440 mil km e faz a msm coisa ele faz mal ?
Tenho um fiesta ano 2009. 1.6. Já foi trocado velas os cabos de velas limpeza de bicos válvula termostática e o consumo de gasolina está muito exagerado oq eu posso fazer pra reverter esse pobremas
São dezenas os fatores que influem no consumo. Impossível dar uma opinião sem que a presença do carro e de um computador para diagnóstico.