Pneus run flat do EcoSport são questionados pelo Procon-SP
Órgão afirma que precisa entender melhor quais são os riscos trazidos pela nova tecnologia que dispensa o estepe
Órgão afirma que precisa entender melhor quais são os riscos trazidos pela nova tecnologia que dispensa o estepe
O Procon de São Paulo notificou a Ford para prestar esclarecimentos sobre a tecnologia run flat, adotada na versão Titanium do SUV EcoSport. Segundo a revista Autoesporte, que noticiou o fato, o órgão quer entender se os pneus são capazes de oferecer segurança para os ocupantes dos automóveis.
A versão topo de linha do EcoSport não possui pneu sobressalente, já que os pneus run flat são capazes de rodar quilômetros mesmo furados.
“O estepe é um item essencial e de segurança. Nosso pedido é no sentido de esclarecer que testes foram feitos, queremos esclarecimentos técnicos”, explicou Marco Antonio Araújo, assessor-chefe do Procon de São Paulo.
“Essa é uma nova tecnologia e queremos saber quais são os riscos que ela pode trazer”, complementou Araújo.
Para sanar as questões levantadas pelo Procon, a Ford terá que responder:
Por fim, a fabricante terá que apresentar cópias do manual do veículo e dos documentos em que constam as informações e recomendações dadas ao consumidor no ato da compra das versões comercializadas sem o estepe.
Questionada, a Ford Motor Company Brasil confirmou que foi notificada, mas não detalhou o conteúdo da sua resposta ao Procon. “Recebemos a notificação e já respondemos as informações solicitadas pelo Procon-SP. Informamos que o produto foi devidamente homologado pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”, disse a empresa em nota enviada à reportagem da Autoesporte.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A legislação brasileira exige que, para abrir mão do estepe, um carro deva ter pneus capazes de rodarem murchos ou um kit de reparação.
A Ford resolveu fazer as duas coisas e colocou, junto aos quatro Michelin Primacy HP ZP, um conjunto de reparação composto por um compressor elétrico e um fluido selante que é injetado dentro do pneu.