Desconto ao comprar carro à vista? 10 macetes para negociar
Não subestime os vendedores de carros: durante uma conversa aparentemente despretensiosa, eles podem usar várias técnicas para persuadi-lo a fechar negócio
Não subestime os vendedores de carros: durante uma conversa aparentemente despretensiosa, eles podem usar várias técnicas para persuadi-lo a fechar negócio
Você quer comprar um carro zero-quilômetro? Então, você automaticamente entrou no alvo dos vendedores de carros. Não os subestime: durante uma conversa aparentemente despretensiosa, um dos chamados consultores de vendas de uma concessionária pode lançar mão de várias técnicas para persuadi-lo a fechar o negócio.
Para que você não se deixe levar pela “lábia” dos vendedores, o AutoPapo revela 10 artimanhas que os profissionais do setor costumam utilizar para concretizar seus negócios. A reportagem também obteve dicas com alguns especialistas que podem ser úteis para contra-argumentar e comprar um carro de maneira vantajosa para o próprio consumidor, e não para as lojas.
Quem revela alguns dos segredos na arte da negociação de automóveis é a ex-vendedora Patrícia Helena Silva, de 47 anos, que nos dias de hoje atua como gerente comercial. Entre os anos de 2005 e 2008, ela trabalhou em concessionárias das marcas Chevrolet e Peugeot em Belo Horizonte (MG) e adquiriu conhecimentos tanto por meio de treinamentos quanto a partir de sua própria experiência. Confira:
Essa, segundo Patrícia, é a primeira coisa que o consultor de vendas faz ao conversar com um potencial comprador. “O vendedor tem que extrair o máximo de informações do cliente para saber, por exemplo, a faixa de preço do carro ele quer e qual será a forma de pagamento. Para isso, fazemos perguntas de fechamento”, diz Patrícia, referindo-se a um questionário padrão que os profissionais do ramo costumam seguir.
O próprio comportamento do consumidor dentro da concessionária já pode dar algumas pistas para os funcionários. “Muitas vezes, o cliente entra no showroom e vai direto em determinado modelo. Aí, você já percebe que aquele é o carro que ele quer”, exemplifica a ex-vendedora.
Um dos macetes utilizados por Patrícia era ver qual era o atual veículo do consumidor. “Assim, você tem ideia do padrão financeiro dele e do tipo de veículo que atende às necessidades dele”, revela. Porém, a ex-vendedora salienta que o vendedor não deve subestimar o poder de compra de alguém que chega à concessionária em um modelo de baixo valor. “O fato de a pessoa ter um carro velho, por exemplo, não significa, de modo algum, que ela não possa trocá-lo por um novo”, pondera.
Uma artimanha utilizada por praticamente todos os vendedores de carros é tentar selar o negócio o quanto antes, para garantir a venda. “A gente não pode deixar o comprador sair da loja; se ele sair, há 50% chance de não voltar”, explica Patrícia. “Se não for possível fechar a venda de primeira, o consultor tem que ligar rapidamente para o cliente e oferecer alguma vantagem, como emplacamento grátis ou jogo de tapetes”, complementa.
Há um protocolo que os profissionais de venda seguem durante o atendimento ao consumidor. “Primeiro, a gente apresenta a parte externa do carro, depois o porta-malas, depois a parte interna… O preço vem por último”, conta Patrícia. A ideia é seduzir o consumidor e fazer com que o valor de compra pareça ser um quesito secundário. Essa artimanha, inclusive, ajuda o vendedor a atingir outro objetivo, que vem a seguir.
Quanto mais caro é o veículo, maior é a comissão do consultor de vendas. Por isso, ele vai tentar “empurrar” o modelo com a maior etiqueta de preço possível. “Um carro zero dá status, e um carro de categoria superior dá mais status ainda. E o brasileiro é apaixonado por carro”, resume Patrícia ao descrever seus argumentos de persuasão. Há mais um artifício que permite ao consumidor pagar mais do que sua estimativa inicial, como mostra o próximo item.
“Financiamento dá um retorno financeiro maior”, resume Patrícia, referindo-se à comissão recebida pelos consultores. “Tive alguns colegas que ganharam muito dinheiro em cima de financiamento”, lembra a ex-vendedora. Ela revela que, muitas vezes, os profissionais tentam convencer pessoas que pretendem pagar a vista a levar um modelo mais caro, por meio do parcelamento. “O negócio é aprovar a ficha do cliente e oferecer o financiamento. Se não houver problemas, você argumenta que está tudo certo; o que são R$ 10 mil ou R$ 20 mil diluídos a longo prazo?”
Qualquer pessoa que já tenha submetido seu veículo usado a uma avaliação, na intenção de trocá-lo por um novo, sabe que as concessionárias pagam um valor mais baixo que o praticado no mercado. Isso ocorre porque a loja vai revendê-lo, e essa operação deve ser lucrativa. Os vendedores de veículos novos têm total consciência disso e são treinados para atuar de modo que tal prática não se torne um empecilho ao negócio.
“Para o cliente, não pode parecer que você está desvalorizando o carro dele”, sintetiza Patrícia. Segundo ela, trata-se de uma situação delicada também para o profissional, que pode perder a chance de concretizar a transação caso não tenha jogo de cintura.
Equipes de vendas de concessionárias sabem agradar seu público-alvo. “É preciso enaltecer o cliente, para ele se sentir feliz, especial”, relata Patrícia. A partir daí, o consultor constrói relações para fechar o negócio. “Você fala com o comprador que um carro novo é bom para a imagem dele”, relata a ex-vendedora. Ela destaca que também procurava mexer com o imaginário dos consumidores: “Eu sempre falava: entra aí no seu carro e imagine você com a sua família, fazendo uma viagem”.
O test-drive é uma faca de dois gumes: trata-se de uma ferramenta muito útil para o consumidor, pois permite conhecer melhor o automóvel pretendido, mas também serve para aumentar o poder de convencimento do vendedor. “Experimentar é importante, porque a pessoa se empolga com o carro, vê a facilidade de dirigir e outras qualidades” destaca Patrícia. Ela conta que, muitas vezes, essa ação era decisiva: “Fazíamos um test-drive mais arrojado, que ia além de dar uma voltinha no quarteirão. Quase sempre o comprador fechava o negócio”, recorda.
“Tem um perfil de cliente que já é fiel à marca; nesse caso, ele vai só trocar de carro”, diz Patrícia. Segundo ela, é mais fácil fechar negócio com esses consumidores. “Os vendedores de carros precisam saber todos os detalhes que mudaram e mostrar as novidades. Mas, nesses casos, é só dar as informações mesmo e prestar um ótimo atendimento”, conta.
A ex-vendedora esclarece que, quando o comprador não está fidelizado, a estratégia mais comum é valorizar o fabricante do veículo. “Tem que mostrar as vantagens da marca. O pós-venda é muito importante: é preciso falar que há muitas concessionárias, que as revisões são baratas e que o carro não dá manutenção. Não se deve colocar defeito na concorrência, porque pode ser que o comprador goste de outra empresa”, pontua.
Segundo os especialistas, não são só os vendedores de carros que podem se munir de artimanhas para fechar negócios. O consumidor também dispõe de armas para defender seus interesses e assegurar uma aquisição vantajosa.
O diretor-geral da Kelley Blue Book (KBB) no Brasil, Carlos Domingues, explica que o comprador deve procurar conhecer o bem pretendido da melhor maneira possível antes de assinar o contrato. “A pessoa deve procurar informação. Deve aproveitar a internet e usá-la ao máximo”, diz.
“Pessoas mais informadas fazem negócios de melhor qualidade e são menos suscetíveis a ser enganadas”, prossegue o especialista da KBB. “Fazer uma pesquisa ajuda o consumidor a evitar surpresas desagradáveis com o carro”, conclui.
Para o professor da área de finanças da Escola de Negócios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Francisco Vidal Barbosa, o consumidor deve ter calma para tomar sua decisão: “A gente tem que ser frio e jamais comprar na primeira vez, não fechar negócio por impulso. Vá a várias lojas e peça apoio a alguém”.
O acadêmico também aconselha o comprador a não se prender a apenas uma opção: “Olhe vários carros, de marcas diferentes, na faixa de preço que você quer comprar; pesquise”, sintetiza.
Francisco salienta que a relação entre o comprador e o vendedor é meramente mercadológica. “O vendedor não é seu amigo, e sim um profissional que quer vender e lucrar ao máximo. Eles são preparados para convencer”, afirma.
O professor também sugere que as pessoas não se impressionem com os ambientes e o tratamento oferecido pelas lojas. “Existe uma glamourização danada no comércio de carros”, pontua.
Os especialistas são unânimes em recomendar o pagamento à vista. “Há certa ingenuidade do consumidor em analisar dados financeiros. O prazo de financiamento deve ser o menor possível. Em financiamentos longos, de seis ou sete anos, o valor do carro pode mais que dobrar”, esclarece Carlos, da KBB.
“Os juros das lojas são muito altos. Se não for possível comprar a vista, o consumidor deve pagar o mínimo possível em parcelas”, opina Francisco, da UFMG. “Hoje, com a crise, o consumidor tem poder de barganha”, ressalta o professor. Para ele, o comprador deve negociar ao máximo.
Os especialistas são enfáticos quando dizem que o comprador nunca deve perder de vista o valor que tem disponível para efetuar a aquisição. “O consumidor tem que fazer a seguinte pergunta: qual vai ser o preço do meu carro com a chave na mão?”, frisa Carlos, da KBB.
Para o consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa, “o consumidor deve olhar o tamanho do bolso dele, e não o tamanho da emoção e do coração dele. E deve pensar também nos custos de pós venda: preço de manutenção, seguro, essas coisas”, explica.
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Eu quando vou trocar de ca, rro vou sem pressa, a ultima fez que troquei fiquei 6 horas sentado com o vendedor de 85 tirei por 80, e chegou na hora ainda falei para ele, só compro carro preto… isso a 3 anos agora estou trocando de novo e liguei para 18 concessionarias e que melhor pagou no meu entreguei.
Ola, Me ajudou muito seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Até outra oportunidade
Nada fora do normal ,como em qualquer profissão , toda tem uma técnica para se manter ou crescer ,a diferença é que vendas tem dinheiro e emoção , você deve no mínimo ser bem atendido , realmente fazer o test drive,isso ajuda na ergonomia do modelo ,saber se está de acordo com sua posição de dirigir ,os botões , controles,
Como está matéria onde tentam te convencer que ela é ótima .
Você deve pesquisar tudo ,sobre aquilo que consume e comparar os concorrentes ,E sempre vou com roupa simples para perceber se o vendedor quer mesmo atender e se não tem pre julgamentos
Agora uma coisa importante, tirando algumas concessionárias, nenhuma loja vai pagar FIPE no seu carro usado, não tem como comprar por 30 mil sem garantia e vender por 30 mil com garantia.
Sim..muito legal tudu isso..mas uma pergunta ..c não temos a grana pra dar a vista ou nada de entrada..ok..Ex.um carro hoje custando 60 mil..financialo em 60 x sem entrada. Hoje fica 60×1750..e alto a prestação!!tenho como barganhar isso..sem grana alguma posso tentar abaixar ad parcelas pra 1600
acho que você está tentando dar um passo maior que suas pernas, sem grana alguma você não deve tentar comprar um carro novo, isso só vai te afundar mis ainda.
Adiquirir um carro para comercihalisar usado pretendo ver cevale apenA vender ou usar
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Final deste ano irei comprar o meu carrinho, ja combinei com meu namorado iremos com roupas bem simples pra ver qual que vai ser. Quem me atender melhor vai se dar bem.. depois conto pra vocês rs
Fui com uma roupa simples. Camiseta e calça jeans. Me trataram privei na agência orca de taguatinga. Mesmo assim comprei um prisma oro meu filho. Duas semanas depois. Eu e meu marido, compramos um cruze e um prisma automático . a vendedora que me atendeu. Disse que eu era cliente . dela respondi vc me atendeu muito mal. Da última vez.
e ai …nos conte como foi a experiência
Final deste ano irei comprar o meu carrinho, ja combinei com meu namorado iremos com roupas bem simples pra ver qual que vai ser. Quem me atender melhor vai se dar bem.. depois conto pra vocês rs
Fui a concessionária o vendedor me ofereceu o veículo de um valor aí fechamos ,depositei o valor como combinado e a moça do escritório ligou falando que o veículo oferecido pelo vendedor estava errado e mesmo eles não tem como vender o veículo do valor oferecido.o que devo fazer nessa situação?
Ewerlane,
Muito desagradável essa situação, uma tremenda falta de respeito. Você pode adotar duas teses:
1) Se a diferença for pouca, você dispor dela e ter gostado (de forma racional) do carro, você pode fechar negócio, desde que barganhe alguma coisa da loja;
2) Se o carro não valer a pena e/ou a diferença não ser pouca, desfaça o negócio. Ou se tiver muito tempo sobrando, pode procurar o Procon de sua cidade para intervir, caso tenha havido assinatura de compra/venda junto a loja.
Isso é estratégia de “persuasão”. Aconteceu comigo também. Eu fiquei mal achando que a vendedora pagaria a diferença. Lendo sobre técnicas de vendas vi que isso é comum no ramo de veículos, infelizmente. Caímos nela. Para mim, é uma técnica baseada na falta de ética. Veja o livro Armas da persuasão, de Cialdini.
Fui a consecionaria o vendedor me ofereceu o veículo de um valor aí fechamos ,depositei o valor como combinado e a moça do escritório ligou falando que o veículo oferecido pelo vendedor estava errado e mesmo eles não tem como vender o veículo do valor oferecido.o que devo fazer nessa situação?
Milton, você tem razão em cada ponto… Realmente existe muito mal caráter por aí, mas isso é em todo lugar, toda profissão. Mas, o brasileiro não está acostumado com mercado, economia, essas coisas, é um bando de idiota socialista que vive no mundo da lua e queria, por exemplo, chegar lá na concessionária vestido como um porco e ganhar as chaves de uma Ecosport Storm pra ir passar o fds na praia e ver se o carro atende mesmo as suas enormes expectativas. Na volta, ainda gostaria de ganhar 30% de desconto no preço do carro, pois é uma pessoa muito bondosa, gente boa, trata todo mundo bem. Caso não gostasse do carro, poderia receber uma indenização por injúria, por ter ido passar o fds de Ecosport ao invés de ir de BMW, que talvez fosse bem melhor. Brasileiro está se afundando na merda e enquanto ficar culpando os outros por esse lixo de país em que vivemos, continuará atolado. Brasileiro quer um Procon assim que passe talquinho no bumbum e venha intermediar todos os seus negócios, pois não é capaz de ir na concessionária escolher um carro sem reclamar de tudo, toda a estrutura, tudo, tudo, tudo.
Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo os conteúdos essas dicas aqui. Obrigado por compartilhar, está me ajudando muito.
1. Os vendedores de carros vão traçar seu perfil:
RE: é obvio, precisamos analisar o perfil do cliente para saber como melhor lhe atender e nao ficar enrolando
2. De olho no seu carro atual:
RE: paia, esses dias atendi um cliente que chegou de jirico ( pela minha sinceridade) e negociou um carro de 70 mil pelo PCD.
3. Ele vai tentar fechar o negócio o quanto antes
RE: e a novidade? quero ter dinheiro pra pagar as cervejas do final de semana como qualquer uns.
4. O vendedor vai mostrar o carro antes de revelar o preço
RE: táticas de vendas, mas se o cliente chegar e pedir o preço por primeiro eu vou passar ué
5. Ele vai oferecer o modelo mais caro possível
RE: mentira, vender o carro ja ta bom.
6. Convencê-lo a fazer um financiamento
RE: quando o cliente diz que é a vista meu olho chega a brilhar, todo o processo é mais rapido e menos buracratico, agora s efinanciar melhor, mas a opção esta na capacidade financeira e condições do consumidor.
7. A concessionária vai pagar menos pelo seu usado
RE: o que o vendedor tem a ver com isso, o vendedor é só um intermediário que repete a proposta da empresa de forma sutil, se a empresa dizer paga fipe a gente paga, se a gente conseguisse pagar a fipe seria ate mais fácil para argumentar fechamento, fora que na maioria das vezes nem é a propria concessionaria que pega o carro e sim garagistas ( ha, não filantropicos)
8. O vendedor vai se utilizar de seus desejos e sensações
RE: kkk paia, sou vendedor mas nas horas vagas sou consumidor também e eu compro as coisas para satisfazer meus desejos e emoções kkk
9. O test-drive é uma poderosa arma de convencimento:
RE: isso eu concordo kk o test drive que defini a compra, mas não encontrei correlação nas palavras atribuídas ao vendedor, LÁBIA E ARTIMANHA.
10. Consumidores fiéis a marcas são alvos mais fáceis
RE: vixiii, descobriu brasil, se meus clientes “fieis” descobrirem isso deixarão de comprar comigo.
agora vamos ao titulo
Não caia na lábia! Veja 10 artimanhas dos vendedores de carros
sou um profissional e vendo produtos, não tem lábia e nem artimanha, apenas um profissional buscando qualidade de vida como qualquer outro.
essas 10 “artimanhas” são tao paias que parece os títulos do curso que tive esses dias de: COMO SER UM BOM VENDEDOR pq basicamente ensina sobre o mercado, como ele funciona e como se adaptar em um mundo onde ha cada vez mais pessoas insatisfeitas buscando preencher seu vazio interior com bens matérias.
Caro Milton: todo mundo quer economizar, e eu não sou diferente. Entretanto acho o trabalho de qualquer vendedor magnífico. Não vejo nenhum problema em ser alvo de técnicas de venda. É um trabalho diferenciado. Muitas vezes acabo comprando algo justamente pelo profissionalismo do vendedor. É muito mimimi. quando vou comprar algo eu sou irônico com o vendedor e mostro pra ele que estou ciente das técnicas que ele está usando. Normalmente rimos muito, e procuro tirar dele o que é possível, pois quando passamos disso estamos lesando um profissional como outro qualquer. Parabéns pela sua profissão!
Então , estou concordando mais com o Milton nesta resposta dele. Este de lábia , artimanhas e outras coisas mencionadas por esta mulher , são de picaretagem, oque têm muita diferença de uma concessionaria ou loja de veículos que não procura vender seu veículo apenas uma vez para o seu cliente. Vai ver que é por isso que não obteve sucesso nas vendas senhora !!!
Concordo também com o Milton. Esse negócio de lábia e artimanha é coisa de “boca de porco” -ou seja- de lojas que hoje estão num local e amanhã noutro. Com boas lojas e concessionárias esse artifício de desonestidade não acontece. Ela quis se aparecer e cometeu várias contradições, basta reler com mais calma o que ela insinuou.
Tudo pra ti é óbvio porque vc é vendedor espertalhão nervosinho, as dicas são somente para compradores e não para ti ensinar o seu trabalho que na maioria das vzs é de enrolar e esconder mesmo, vendedores malandros como vc tem aos montes, e antes que outros “vendedores” venham defender esse b**tá vão a m**da.
Muitos comentários ridículos e informações sensacionalistas.
Essa matéria só fala de coisas que um revoltado que não entende quer ouvir, apenas isso.
Quando um vendedor faz uma analise da situação para obter informações são para atender o cliente não para FERRAR.
Analise de mercado você tem desde o pirulito que compra. Todo produto passa por analise e vendedores de veículos não seriam diferente. Reflitam isso.
Olá! Estou trocando meu carro usado por um novo, 0 Km. O meu veículo foi avaliado e aceito pela concessionária, no entanto, ele tem um probleminha no câmbio, o qual não tenho certeza se a concessionária está ciente. Pois bem, fechei negócio e queria saber se preciso consertar esse problema ou deixo por conta deles, pois a justificativa que eles deram para a baixa avaliação do meu carro foi por ter possíveis problemas. Como devo proceder nessa situação?
Eu não comprei um Toyota Corolla quando fui comprar meu carro porque o test drive era só dois quarteirões dentro da cidade, ou seja, parado. Eu queria pegar a rodovia. Disse à vendedora que pagaria o combustível, mas não pode, era só parado mesmo. Por isso comprei outro de outra marca.
Comprei um carro zero sob efeito de medicamentos a vendedora se aproveitou da situação e aumentou o preço do zero para passar a ideia de que o meu usado seria bem pago.Quando descobri a verdade tentei desfazer o negócio mas já havia assinado o fcto.Existe alguma solução jurídica?
Porra… Como tu vai em uma concessionária fazer um negócio de relativa importância financeira sob efeito de medicamentos? A solução jurídica chama-se interdição e não é feita por você, mas sim pelos seus familiares, para que não faça burradas dessa categoria.
kkkk pensei o mesmo… se tô vomitando por exemplo vou pra cama dormir e não sair fazer compras… Pode até haver solução jurídica, mas acho difícil, afinal foi por conta própria.
O Vicente pegou pesado, mas é verdade. Quando a gente não está sóbrio, em todos os sentidos, pois medicamentos fortes alteram a consciência, não se deve fazer nenhum negócio relevante.
Boa tarde!
Estou pesquisando para possivelmente no próximo ano, vender meu carro usado e não comprar outro mais novo, mais sim alugar um carro. Sou representante comercial, utilizo diariamente o carro para o meu trabalho, também de minha esposa. O quem me levado a pensar neste sentido, é o auto custo do meu carro usado, em manutenção, pois é um carro popular ano 2006. Tenho lido alguns artigos sobre alugar um carro seria mais vantaso do que comprar um carro por exemplo. Pelo que tenho visto, temos que ver a melhor maneira do aluguel. Vou estudar melhor o assunto, de qualquer forma muito obrigado pela dica do site.
agradeço,
Jorge Luiz de Moura Lima- São Paulo- SP
Algo que tenho visto é que se você for comprar carro zero financiado, dependendo do carro, você perde bem menos alugando mesmo (naqueles pacotes de 1 ano). Vale a pena pensar a respeito.
confiar em vendedor é o maior erro que podemos cometer na hora de comprar um carro!
vc nao confia em voce mesmo e no fundo sabe disso, seu ego que n se deixa questionar
Compre via internet, há essa possibilidade hoje, bata foto na hora da entrega com seu notebook e quando der qualquer problema ligue no 0800. Você vai repensar se não vale a pena comprar com um vendedor de verdade.
Todo fracassado em qualquer que seja a profissão tem que aparecer de outra forma já que pelo desempenho profissional não tevé competência.
E quando acha palanque ai fecha o círculo da incompetência.
Eu cansei de ser enganado por vendedores e mecânicos. Eu tenho condições de ter um bom carro mas prefiro andar de transporte público ou UBER. Fui morar num local próximo de comércio e supermercado para não precisar tanto de carro.
o que vc realmente quer é se sentir amado e compreendido, talvez um abraço ja seria bom pra voce, procure alguem pra te abraçar
Boa tarde Boris tudo bem, por gentileza min tira uma dúvida Eu tenho um gol bola 96 motor Cht 1.0/ 8 Válvulas, pedi ao mecânico que trocasse a válvula termostática pra mim supresa não havia válvula ,então foi colocado a válvula e o sensor do painel da válvula ,mais mesmo após ter feito tudo isso a temperatura fica variando o ponteiro nunca fica parado ali nos 90 graus exato esta sempre oscilando e quando esta frio demora pra sair do local ja solicitei ao mecânico pra colocar uma nova válvula disse que não vai adiantar pois as peças sao novas,
Sabe min dizer o que eu poderia fazer pra resolver esse problema,
Eu também já cancro de ser enganado por vendedor de carro safado e já vi que tem um palhaço de um vendedor aqui que fica só tirando onda com esse assunto
Na única vez que me decidí a comprar um carro zero, visitei quase todas as concessionárias e avaliei diversos modelos. Tinha 50 mil disponíveis e quase fiquei tonto com tanta opção. Naquela época era o preço de um polo zero km e outros.
Como me visto com simplicidade, fui ignorado pela quase totalidade dos vendedores, o que foi até bom porquê podia circular livremente entre os modelos e só os chamava quando tinha uma pergunta a fazer.
Mas carro, mesmo zero, em no máximo três meses, enjôa. Ficam todos iguais depois de um tempo . Optei finalmente por uma Pickup usada.
Fazem quase sete anos e nunca mais mudei de veículo.
Eu idem. Vendedor para mim é para responder minhas perguntas. Muitas vezes vou à concessionária para ver de perto o veículo uma vez que na internet estão todas as informações dos mesmos. O preço so negociando ao vivo e à cores.
Olha José estou passando por isso… ir à Concessionária ser ignorada por causa da simplicidade (pobre mesmo), a diferença é não tenho bagagem para avaliar o melhor modelo. Pensei que com 40 mil conseguiria comprar um carro zero (não sei se é inocência ou burrice imaginar isso), rodo 62 km por dia, preciso de um carro econômico e resistente. Tenho um Clio 2005, mas vive na Oficina, pois está dando um problema atrás do outro. E depender do transporte público no Rio de Janeiro é significado de humilhação na ida pro trabalho e no retorno para casa.
Excelente a matéria, infelizmente muitas pessoas acabam sendo enganadas por vendedores cheios de lábia e ganância e só descobrem o mau negócio feito depois que fecham negócio.
Não sou vendedor, sou consumidor. Mas da mesma forma que vendedores são profissionais e tem um objetivo a ser atingido, os consumidores também tem que ter técnicas para tirar o melhor proveito da situação.
Cada um está fazendo a sua parte ao negociar, e cada um quer ter o melhor negócio possivel para si.
Nenhum vendedor quer enganar clientes ou ser vilão, ele apenas quer fechar o maior numero de vendas no melhor preço possivel, pois assim sua comissão é alta.
So gostaria de lembrar que os vendedores sao pais de familha e tem contas para pagar como qualquer trabalhador e temos objetivos a cumprir como qualquer vendedor seja ele de sapatos roupas e etc
Para mim esta mateira rebaixa a proficao de vendedor pois fica parecendo que todos agem de ma fe e isso nao e uma verdade
Verdade, só 95% que é assim
É igual ladrão e estelionatarios, eles tem familia pra cuidar, filhos e tal, então eles roubam dos outros pois são pai de família ?. Né nao
Qualquer semelhança escrita acima é mera coincidência kkkkkkk
pra voce pensar tao mal do ser humano, provavelmente vc ja roubou ou foi estelionatário tambem. ou fez outras coisas ruins para pensar dessa forma
Concordo que vendedores são pais de família, mas é muito difícil encontrar alguém bem intencionado, devido as metas e objetivos citados, enfim, não vá vestido de ovelha, pois lá você só encontrará lobos.
Tem loja que parece quadrilha.
Tem que passar esse 71 .
São pais de família, mas recebem ordem pra passar a perna nos compradores que também são pais de família. E que muitas vezes passam anos economizando pra cair nas mãos de vcs! Viva o país da enganação!!!!! Ainda vem dar uma de coitado
Também já fui enganado 3x, mesmo com cuidados. Uma por por particular e 2 por vendedor. Um dos fdp escondeu de mim que o carro tava alienado e que era convertido de álcool. Quase processei a loja, mas é muito oneroso e demorado no Brasil.
Ótima matéria! Texto claro e explicativo! Muito útil!
Pena que não a encontrei antes. Quando troquei o meu Cobalt por um Fox, no fim do ano, na Concessionária Germânica, fui penalizado pela minha inocência em confiar na vendedora. Prometeu e não cumpriu.
A dica mais simples é sempre ter tudo por escrito e não confiar nos vendedores.
Ótima matéria… destaco a dinâmica do test-drive, que faria maior sentido se acontecesse, pelo menos, num final de semana todo, ou seja, sábado e domingo. Aí sim a pessoa poderia ter uma visão mais abrangente e consistente sobre o carro. Isso valeria até mesmo como uma diferenciada e ousada ação de mkt de qualquer montadora.
vira empresario e tenta fazer isso pra ver o que acontece inocente
O que pode acontecer ? Explique pra gente, por favor.
Então sou azarento… sempre dou o azar de ter um vendedor pra encher o raio do saco. Quero paz. Se precisar de alguém pra ficar falando merda e roubar o meu dinheiro procuro um padre ou um pastor…. inferno ir nas lojas…
Só não procurar um vendedor, tente comprar sem um profissional. Que comentário babaca
O filha, por acaso vc é piramideira vendedora?
Porque quem procura um carro tem que ir nas lojas pra conferir o que tem de bom, se for 0km então não tem outro jeito, tem que ir. Eu concordo plenamente com o Fernando, odeio vendedor que fica te ligando, mandando mensagem, vindo com papo furado de que é oportunidade, esses vendedores de hoje devem estar fazendo curso com estelionatarios só pode, vendedor bom pra mim é aquele que não é desesperado, vendedor bom é aquele que mostra todas as qualidades do produto faz a proposta final logo de cara é aguarda o cliente. Se for realmente uma oportunidade o cliente vai voltar e vai fechar sem o vendedor ter que implorar de joelhos igual um mendigo. Agora se for proposta de grego aí não volta mesmo e ponto final. Pelo amor de Deus.
cara, nenhum vendedor gosta de encher saco de ninguém, se vc realmente compreendesse diria o contrario, tu vai na loja é pq tem interesse em comprar algo e o vendedor o mesmo em vender, enquanto vc nao dizer, nao quero ou quero ou depois ou escolhi outro produto ele vai encher o saco sim, ate pq nao ganhamos em atendimentos e “encheção” de saco, ganhamos com a venda do produto, dai vc recebe o atendimento e no outro dia nao é capaz de ser gentil em responder a mensagem do vendedor que esta ansioso para saber se vai comprar ou nao, mas o orgulho nao te deixa fazer isso
Ai Fernando, que comentário infeliz esse, o que tem haver entrar em uma loja com religião, se vc quiser que alguém robe seu dinheiro, pegue ele e pendure no pescoço e saia a noite em lugares perigosos Ex: cracolândia, e pronto.Pense antes de falar M.
Simples ,seja educado e diga estou pesquisando ,pois cada cliente que entra também só para matar o tempo e fazer o vendedor de idiota , também atrapalha no salário dele
Vá as lojas se precisar ,aí faz o teste drive ,simula parcela ,pede informações de um carro de 60 mil e não tem dinheiro para comprar um bilhete único ,não que seja seu caso , porém já vendi outros bens ,já busquei 30 modelos de sapatos para uma pessoa que nem carteira estava portanto e não queria comprar ,só por curiosidade , dei lhe uma bronca
Tem uma situação que acontece muito, e entrar na concessionaria e ter pelo menos 1 vendedor disposto a atender, porque as vezes se entra na concessionaria os vendedores estão batendo papo e nenhum te atende
Concordo plenamente, mas vou dizer que isto tem tudo haver com as roupas que você está vestindo e com o carro que você chegou até a concessionária.
da mesma forma que vc esta julgando e generalizando existem varias pessoas que julgam alguém pelas vestimentas mas não é mau de vendedor e sim de ser humano
Isso é verdade, há poucos dias entrei na Renault, e falei com uma moça e ela nem me olhou. Ai falei se vcs não querem me atender vou sair pois o que mais tem nessa Rua é loja de carros ( Av. Intendente magalhães
umas dicas de muita importância para os compradores de veículos, assim como outros bens de consumo. realmente os vendedores, conseguem seduzir seus clientes, só que para alguns eles enganam uma vez só, como eu já fui, na loja Comeri em Santos-SP., o vendedor me ofereceu varias vantagem, licenciamento, emplacamento, carpetes tudo grátis, mas quando fui verificar no despachante fora ainda paguei até a mais na concessionária, reclamei com a Wolksvagen, eles mandaram eu me virar em outras palavras, nessa loja nunca mais.
Concordo plenamente com vc e depois que pegam seu dinheiro viram as costas e só falta gritarem PRÓXIMO TROUXA, bando de sangue sugas