Os 10 melhores SUVs médios entre R$ 120 mil e R$ 220 mil
Preços, motores, equipamentos, custo-benefício e reputação no mercado foram alguns dos critérios para relacionarmos os SUVs médios mais interessantes
Preços, motores, equipamentos, custo-benefício e reputação no mercado foram alguns dos critérios para relacionarmos os SUVs médios mais interessantes
Chegou a vez da turma maiorzinha entre os jipes urbanos. Depois dos principais utilitários esportivos compactos, AutoPapo selecionou os 10 melhores SUVs médios do mercado brasileiro. A lista promete levantar polêmica e traz exemplares de R$ 120 mil até R$ 220 mil (valem as versões iniciais).
Importante ressaltar que não consideramos carros de marcas de luxo. Preços, motores, equipamentos, custo-benefício e reputação no mercado foram alguns dos critérios.
O Tiguan é um dos melhores SUVs do mercado pelo conjunto da obra. A começar pelo desempenho – e nem se engane com o motor 1.4 turbo de 150 cv que equipa modelos menores da marca. Ele dá conta do recado no jipão, com boas arrancadas e retomadas eficientes sem baixos giros – apesar de um pequeno delay inicial.
Já o 2.0 de 220 cv da versão topo Tiguan R-Line é a cereja do bolo e esbanja força e performance. Além disso, o carro tem estabilidade impressionante em retas e curvas, rodar sólido, ótimo acerto de suspensão e espaço de sobra – há ainda duas configurações com sete lugares.
Antes que você fale “ah não, é Peugeot”, vamos explicar que esta segunda geração do 3008 tem um dos acertos dinâmicos mais refinados e esportivos desta lista.
Nas curvas da serra ou nas retas em velocidade mais alta, o crossover da marca francesa parece grudado no chão. A direção é bastante direta e o volante, diminuto. Aliado ao painel em dois níveis, a proposta fica ainda mais arrojada. E o motor THP de 166 cv do Peugeot 3008 pode parecer defasado nessa lista, mas sobra em baixos giros no modelo.
O RAV4 está em terceiro por dois fatores principais. Primeiro, porque é Toyota, marca com prestígio, fama de carro confiável e cujos modelos desvalorizam pouco. Segundo, porque traz um conjunto híbrido moderno, com motor a gasolina 2.5 de 178 cv e dois elétricos no eixo dianteiro, que resultam em 120 cv – o terceiro elétrico, traseiro, gera mais 54 cv quando a tração 4×4 é acionada. A potência combinada é de 222 cv.
Não espere desempenho como dos dois rivais anteriores, mas a marca japonesa promete autonomia de 1.000 km com o SUV, que já aumentou de preço três vezes desde que foi lançado, há um ano (junho de 2019).
Talvez seja um dos mais espaçosos e confortáveis deste ranking. Com, 2,73 m de entre-eixos, o Equinox proporciona folgas para pernas e joelhos de todos os ocupantes. Além disso, é um típico SUV para o público estadunidense, com acerto macio da suspensão – até demais -, direção leve e uma infinidade de porta-trecos.
[Avaliação] Equinox Midnight é SUV bom, mas à beira de atualização
O Equinox 1.5 turbo com 172 cv pena um pouco em baixas rotações para mover o bichão, mas o 2.0 de 262 cv (do Camaro), com câmbio automático de nove marchas (em vez de seis) é um monstro.
O Compass é o SUV médio mais vendido do país (geralmente, fica à frente de muito compacto que custa quase a metade) não ostenta esse posto a toa. O modelo tem na posição de dirigir e no rodar mais suave e confortável as suas armas.
A despeito do espaço ruim no banco traseiro e do porta-malas acanhado para o segmento, o Compass tem acabamento caprichado, com muitos materiais emborrachados e revestimentos com couro. O motor 2.0 flex de até 166 cv é apenas ok, mas o turbodiesel de 170 cv dá outra vida ao modelo feito em Goiana (PE).
O Sportage se destaca nesta lista pelo custo-benefício. Oferece boa gama de equipamentos – especialmente a topo de linha – e nível de acabamento bastante caprichado. O design externo e interno também são fatores de compra do SUV sul-coreano, mas não espere muito do motor.
É o conhecido 2.0 16V, que nesta geração do utilitário (de 2016) teve a potência reduzida para 167 cv. Mas o rodar é confortável e a caixa automática de seis marchas faz mudanças suaves.
Vendido em versão única, o Tiggo 7 é a prova de que os carros chineses evoluíram – a ponto de a marca, hoje parceira do Grupo Caoa, ter um dos melhores SUVs médios do mercado. O modelo se destaca por uma posição de dirigir agradável e acabamento caprichado, que em nada lembra os antigos modelos do fabricante – superior a muito utilitário de marca tradicional por aí.
Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 7 também aposta na lista de equipamentos para atrair a clientela, enquanto seu conjunto mecânico é bem pacato. O 1.5 de 150/147 tem um turbolag que incomoda, apesar de o câmbio de dupla embreagem – e caixa seca – fazer as mudanças de forma ágil.
Outro que também é vendido em versão única, o New Tucson chama a atenção logo de cara pelo seu conforto no rodar. O nível de vibração da cabine é baixo e o isolamento acústico mantém motorista e passageiros livres de ruídos de rodagem ou vento.
Aliado a isso está o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que faz mudanças suaves, mas também confere desempenho surpreendente aliado ao motor a gasolina 1.6 turbo de 177 cv.
O CR-V já foi o SUV médio mais vendido do país, quando era importado do México e custava abaixo dos R$ 100 mil. Mas isso é passado. Hoje o utilitário está mais refinado e só vem em uma versão (bem cara) dos Estados Unidos, com motor turbo e tração integral. A boa vida a bordo continua como um dos destaques do CR-V.
A posição de dirigir é ótima, a ergonomia é funcional e o rodar suave faz parecer que você está no Civic. O desempenho do motor 1.5 turbo de 190 cv só é meio anestesiado pelo CVT e seu comportamento linear.
O Eclipse Cross começou a ser feito em Catalão (GO) no fim de 2019, o que possibilitou a chegada de novas versões de entrada mais baratas. O SUV de design bastante exótico tem um acerto de suspensão e posição de dirigir surpreendentes para um Mitsubishi, cujos crossovers tradicionalmente são robustos, mas desconfortáveis.
Destaque ainda para o motor 1.5 turbo de 165 cv,com boas respostas em baixas rotações – mas que também poderia ser mais esperto não fosse o pacato CVT.
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Só esqueceu de falar que o acabamento do 3008 é o melhor da categoria, além de ser um dos mais tecnológicos, e que ele não desvaloriza igual os outros Peugeot, inclusive em alguns anos só perdendo pra Hilux… Não que isso importe pra quem gosta de verdade de carro…
O amigo tem razão. Até pouco tempo, era o mais lindo . Eu comprei uma Tiggo 7 , porque não tinha dinheiro para comprara o 3008. Um carro pouco comercializado, mas que mantem preço. É verdade, porém, agora com a RAV4 e o Mitsubishi Eclipse Cross, ele encontrou concorrentes a altura. Mas tudo é questão de gosto e dinheiro é claro. Hoje eu iria de RAV4, esta simplesmente maravilhosa.
Vcs esqueceram do Tigo 8 da caoa Cherry Fiz um texte trave achei maravilhoso viu
Oí, obrigado pelo artigo. Terá uma versão 2021 parecida dele?
Faltou colocar o Tiggo 8 TXS, que é muito mas equipado que a maioria desses e custa 173 mil.
E a dodge Journey? Nao fabricam mais? Pena. Melhor que muitos desses compactos disfarcados de medios na lista.
SENTI FALTA DO SORENTO, CARRO LINDO CONFORTAVEL, TENHO ADORO
CADE O SORENTO????
NO BRASIL OS SUVS ESTAO EM ALTA POR MODA E PELAS ESTRADAS RUINS MUITOS BURACOS, QUEBRA MOLAS, ETC. DIFERENTE NO EXTERIOR COM BOAS ESTRADAS ELES SÃO MAIS DUROS PELA ESTABILIDADE E PARA SER ESPORTIVO. A NIVEL FAMILIAR FICA A DESEJAR POR SEREM MUITO DUROS PARA VIAGEM. O QUE SE TINHA MAIS CONFORTAVEL(MACIO) ERA O CR-V. PORTANTO MONTADORAS PENSEM NISSO. COM CERTEZA NÃO TEREMOS ESTRADAS BOAS A CURTO PRAZO.
DEVE SER DIVULGADO QUE CARROS SUVS POR SEREM MAIS ALTOS PERDEM EM ESTABILIDADE. NUNCA A ESTABILIDADE VAI SER IGUAL A CARROS BAIXOS.
Compramos um Eclipse Cross agora, excelente carro! O CVT realmente fica um pouquinho confuso quando está em 6/7 marcha, ( o câmbio é de 8), mas nada que desabone o carro. A suspensão é acertada mas é muito rígida, se vc passa em um quebra mola um pouco mais rápido, quem está atrás fica muito prejudicado, sente muito, o carro trupica. Não tem ar condicionado atrás em nenhuma versão, pecado.
Porém desde a versão de entrada vem já com 9 air bags, motor turbo que anda muito e o mesmo multimídia de todas as versões.. Não tem que ficar comprando pacote de segurança e mídia igual seus concorrentes..
New Tucson, excelente espaço interno Pará passageiros e bagagem, excelente motor e câmbio, design atual, preço razoável, baixo consumo e 5 anos de garantia.
Na minha opinião fica em primeiro.
Aliás não sei porque vende tão pouco, acho que se chamasse ix 45 venderia 5x mais.
Deveriam ter colocado a Equinox 2.0 turbo Premier no comparativo, com certeza o resultado seria outro …..
não entendi, por que a avaliação não foi feita com EQUINOX 2.0 PREMIER.
além de ser a top de linha é mais barata que algumas opções avaliadas.
gostaria de saber se a avaliação fosse com a versão top, se ficaria em 1 lugar.
Na minha opinião o Equinox 2.0 T seria o primeiro lugar sem dúvida.
Agora, 18/07, a foto do Tiggo7 foi atualizada. Obrigado, redação!
Só falta atualizar a informação sobre o pouco espaço no banco traseiro, que é inverídica!
O comentário geral da matéria sobre o carro está correto. Sem dúvida, um dos melhores SUVs médios da atualidade!
Cadê o Ford Edge?
Deve ser devido ao preço.
O Tiggo 7 tem.muito espaço na traseira, vcs estão equivocados! De onde tiraram esta informação inveridica? Ootor turbo e muito bom é o carro tem ótimo desempenho.
Infelizmente, muitas pessoas e ate editores de revistas ainda carregam grande preconceito dos projetos chineses
O carro é montado pela CAOA, em Anápolis, apresenta enorme qualidade e não tem.nada a haver com os projetos antigos do Tiggo.
Comprar produtos chineses é financiar o imperialismo.
Pais que constrói 30 navios de guerra por ano e quer dominar o mundo.
Construiu ilhas artificiais e quer tomar o território de vários países vizinhos.
Invadiu o Tibet, coloca o povo uiguri em campos de concentração.
O mundo precisa acordar e não comprar nada chinês.
Tá de brincadeira? Os EUA atravessou o oceano, foi até o Iraque e se apossou dos poços de petróleo, tudo em nome de supostas armas químicas que nunca foram encontradas. Imperialista por Imperialista vamos andar de carro bom.
Sempre dei valor à CAOA.
Mas se associar aos chineses foi tremenda burrice.
Melhor seria fabricarem carros próprios.
Carro chinês é furada.
O pessoal não aprende…
Concordo, tenho o Tiggo 7, e o espaço no banco traseiro e excelente, tenho 1,90m e com o banco do motorista regulado para eu, ainda fico confortável no banco de trás, sem afastar os joelhos ….. não dá onde tiraram essa informação …… e o turbo é muito satisfatório .
O Tiggo 7 é bem interessante, mas não entendo porque é tão travado e beberrão com um motor 1.5 turbo. Tudo bem que não tem injeção direta, mas de 0 a 100 em 11seg e 8 Km/L pega pesado. E esse marketing da Caoa é o mais exagerado do munnnndo!
Tiggo 7 aquele e o Tiggo 5 e tanto o 5x como o 7x é oferecido em 2 versões e não em uma versão como vocês falaram.
O New Tucson também tem 2 versão tem a top e top top.
Tenho um Forester, e é uma Ótima opção, e um verdadeiro SUV, arrisco incluir também a Outback, muito superior aos citados
Grande injustiça colocar o New Tucson nas últimas posições. Carro com custo/benefício na sua categoria, tem um bom desempenho, faz de 0 a 100 km/h abaixo dos 9s, deve ser o mais econômico deste grupo.
Tudo indica de ser matéria paga da VW.
No meu new tucson, a 80 km/h, com ar desligado, a noite, piloto automático, já fiz 20 km/l.
Incrível para um SUV médio.
Já na cidade, depende da cidade.
Na minha costumo fazer 6.
Mas em outra que costumo ir, sem tantossemáforos, faço 9.
O carro anunciado é o Tiggo7, mas a foto é do Tiggo5x e se o Tiggo5x tem um bom espaço interno, imagina o Tiggo7. Arruma isso ai.
Que viagem foi essa autopapo ???? Falar da tiggo7 e colocar a foto da tiggo5x, e outra falar que o espaço interno deixa a desejar kkkk eu tenho certeza que ela tem um dos melhores entre eixos da categoria comparada a alguns concorrentes, e de acabamento ela supera a WV .
Materia paga pela Vw colocar um carro pobre de acabamento e pouco vendido em primeiro. Tem entre todos muito melhores em valor e acabamento. A foto do Chery está incorreta, e o tiggo 7 tem 2 versões.
perfeito seu comentario
TIGGO !!!! VOCÊS COLOCARAM A FOTO DE UM TIGGO 5X E NÃO O TIGGO 7 DO QUAL REFEREM-SE.
ALÉM DISSO, O TIGGO 7 TEM *****DUAS****** VERSÕES E NÃO UMA!!!! É GIGANTE O ESPAÇO ATRÁS. HELLLO ??? QUEM ESCREVEU ESSA MATÉRIA? KKKKK
A foto do Tiggo 7 está errada. Colocaram a foto do Tiggo 5x. E a afirmação de que o Tiggo 7 não tem bom espaço nos bancos traseiros não procede, é o maior modelo da marca e tem o interior bem espaçoso, inclusive o volume do porta malas.
Parece que vocês insistem em falar mal dos carros chineses e da Chery não? Hahaha. Além de colocar a foto errada do Tiggo 7 (sendo colocada a foto do Tiggo 5x 2021), vocês falam que lhe falta espaço traseiro?? Falta dar uma pesquisada melhor antes de fazerem matérias sobre carro em, recomendo que revejam isso, URGENTE.
O fato de vocês falarem mal em algumas matérias da marca Caoa Chery, não se vê nesta, mas em sua maioria. Só para esclarecer.
A foto do Tiggo 7 está errada. Colocaram a foto do Tiggo 5x. E a afirmação de que o Tiggo 7 não tem bom espaço nos bancos traseiros não procede, é o maior modelo da marca e tem o interior bem espaçoso, inclusive o volume do porta malas.
A foto que vcs colocaram para o Tiggo7 é na verdade do Tiggo 5x, o compacto da marca. Acho que vcs avaliaram o carro porque se tem uma coisa muito positiva é exatamente o espaço interno, melhor que do Compass por exemplo. Então, tem outra informação errada na matéria: espaço do banco traseiro. Inclusive o entreeixos do carro é um dos melhores do segmento: 2,67m.
Assino embaixo, Carlos Freitas os Suv da Subaru são infinitamente melhores que os outros já estou no segundo Forester, já tive Hyundai e um lixo perto e Sportage tambem
Faltaram aqui os eternos esquecidos: Subaru XV e Forester