Os 10 melhores SUVs médios entre R$ 120 mil e R$ 220 mil

Preços, motores, equipamentos, custo-benefício e reputação no mercado foram alguns dos critérios para relacionarmos os SUVs médios mais interessantes

tiguan allspace r line 350tsi branco
Tiguan R-Line (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 13/07/2020 às 12h46
Atualizado em 16/07/2020 às 17h59

Chegou a vez da turma maiorzinha entre os jipes urbanos. Depois dos principais utilitários esportivos compactos, AutoPapo selecionou os 10 melhores SUVs médios do mercado brasileiro. A lista promete levantar polêmica e traz exemplares de R$ 120 mil até R$ 220 mil (valem as versões iniciais).

Importante ressaltar que não consideramos carros de marcas de luxo. Preços, motores, equipamentos, custo-benefício e reputação no mercado foram alguns dos critérios.

1. Volkswagen Tiguan

tiguan allspace r line 350tsi 26
  • Preços: de R$ 142.590 a R$ 206.550
  • Legal: desempenho, dirigibilidade e comportamento dinâmico
  • Ruim: custo de manutenção e acabamento

O Tiguan é um dos melhores SUVs do mercado pelo conjunto da obra. A começar pelo desempenho – e nem se engane com o motor 1.4 turbo de 150 cv que equipa modelos menores da marca. Ele dá conta do recado no jipão, com boas arrancadas e retomadas eficientes sem baixos giros – apesar de um pequeno delay inicial.

Já o 2.0 de 220 cv da versão topo Tiguan R-Line é a cereja do bolo e esbanja força e performance. Além disso, o carro tem estabilidade impressionante em retas e curvas, rodar sólido, ótimo acerto de suspensão e espaço de sobra – há ainda duas configurações com sete lugares.

2. Peugeot 3008

peugeot 3008 foto Alexandre Carneiro
  • Preços: de R$ 184.490 a R$ 199.990
  • Legal: comportamento dinâmico, acabamento interno e desempenho em baixa
  • Ruim: acerto da suspensão e desvalorização

Antes que você fale “ah não, é Peugeot”, vamos explicar que esta segunda geração do 3008 tem um dos acertos dinâmicos mais refinados e esportivos desta lista.

Nas curvas da serra ou nas retas em velocidade mais alta, o crossover da marca francesa parece grudado no chão. A direção é bastante direta e o volante, diminuto. Aliado ao painel em dois níveis, a proposta fica ainda mais arrojada. E o motor THP de 166 cv do Peugeot 3008 pode parecer defasado nessa lista, mas sobra em baixos giros no modelo.

3.  Toyota RAV4

rav4 e o suv mais vendido no mundo em 2019
  • Preços: de R$ 217.990 a R$ 239.990
  • Legal: conforto, dirigibilidade e tecnologia híbrida
  • Ruim: custo/benefício e desempenho

O RAV4 está em terceiro por dois fatores principais. Primeiro, porque é Toyota, marca com prestígio, fama de carro confiável e cujos modelos desvalorizam pouco. Segundo, porque traz um conjunto híbrido moderno, com motor a gasolina 2.5 de 178 cv e dois elétricos no eixo dianteiro, que resultam em 120 cv – o terceiro elétrico, traseiro, gera mais 54 cv quando a tração 4×4 é acionada. A potência combinada é de 222 cv.

Não espere desempenho como dos dois rivais anteriores, mas a marca japonesa promete autonomia de 1.000 km com o SUV, que já aumentou de preço três vezes desde que foi lançado, há um ano (junho de 2019).

4. Chevrolet Equinox

chevrolet equinox midnight preto 2021 frontal
Equinox Midnight abre mão de parte dos cromados em prol de pintura preta
  • Preços: de R$ 137.260 a R$ 172.190
  • Legal: conforto, espaço interno e nível de equipamentos
  • Ruim: desempenho do motor 1.5 e calibragem da direção

Talvez seja um dos mais espaçosos e confortáveis deste ranking. Com, 2,73 m de entre-eixos, o Equinox proporciona folgas para pernas e joelhos de todos os ocupantes. Além disso, é um típico SUV para o público estadunidense, com acerto macio da suspensão – até demais -, direção leve e uma infinidade de porta-trecos.

[Avaliação] Equinox Midnight é SUV bom, mas à beira de atualização

O Equinox 1.5 turbo com 172 cv pena um pouco em baixas rotações para mover o bichão, mas o 2.0 de 262 cv (do Camaro), com câmbio automático de nove marchas (em vez de seis) é um monstro.

5. Jeep Compass

jeep compass s 4
  • Preços: de R$ 121.990 a R$ 205.990
  • Legal: equipamentos, conjunto mecânico diesel e posição de dirigir
  • Ruim: espaço traseiro e acerto do motor flex

O Compass é o SUV médio mais vendido do país (geralmente, fica à frente de muito compacto que custa quase a metade) não ostenta esse posto a toa. O modelo tem na posição de dirigir e no rodar mais suave e confortável as suas armas.

A despeito do espaço ruim no banco traseiro e do porta-malas acanhado para o segmento, o Compass tem acabamento caprichado, com muitos materiais emborrachados e revestimentos com couro. O motor 2.0 flex de até 166 cv é apenas ok, mas o turbodiesel de 170 cv dá outra vida ao modelo feito em Goiana (PE).

6.  Kia Sportage

kia sportage
  • Preços: de R$ 123.990 a R$ 148.990
  • Legal: acabamento interno, ergonomia e equipamentos
  • Ruim: desempenho e isolamento acústico

O Sportage se destaca nesta lista pelo custo-benefício. Oferece boa gama de equipamentos – especialmente a topo de linha – e nível de acabamento bastante caprichado. O design externo e interno também são fatores de compra do SUV sul-coreano, mas não espere muito do motor.

É o conhecido 2.0 16V, que nesta geração do utilitário (de 2016) teve a potência reduzida para 167 cv. Mas o rodar é confortável e a caixa automática de seis marchas faz mudanças suaves.

7. Caoa Chery Tiggo 7

caoa chery tiggo 7 2021 2
  • Preço: R$ 117.990
  • Legal: nível de equipamentos, conforto e acabamento interno
  • Ruim: turbo lag e espaço no banco traseiro

Vendido em versão única, o Tiggo 7 é a prova de que os carros chineses evoluíram – a ponto de a marca, hoje parceira do Grupo Caoa, ter um dos melhores SUVs médios do mercado. O modelo se destaca por uma posição de dirigir agradável e acabamento caprichado, que em nada lembra os antigos modelos do fabricante – superior a muito utilitário de marca tradicional por aí.

Produzido em Anápolis (GO), o Tiggo 7 também aposta na lista de equipamentos para atrair a clientela, enquanto seu conjunto mecânico é bem pacato. O 1.5 de 150/147 tem um turbolag que incomoda, apesar de o câmbio de dupla embreagem – e caixa seca – fazer as mudanças de forma ágil.

8. Hyundai New Tucson

hyundai new tucson
Hyundai | Divulgação
  • Preço: R$ 139.990
  • Legal: isolamento acústico, acerto do câmbio e conforto
  • Ruim: custo/benefício e comportamento dinâmico

Outro que também é vendido em versão única, o New Tucson chama a atenção logo de cara pelo seu conforto no rodar. O nível de vibração da cabine é baixo e o isolamento acústico mantém motorista e passageiros livres de ruídos de rodagem ou vento.

Aliado a isso está o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que faz mudanças suaves, mas também confere desempenho surpreendente aliado ao motor a gasolina 1.6 turbo de 177 cv.

9. Honda CR-V

Honda CR-V 2019
  • Preço: R$ 204.900
  • Legal: conforto, acerto da suspensão e porta-malas
  • Ruim: comportamento do CVT e custo/benefício

O CR-V já foi o SUV médio mais vendido do país, quando era importado do México e custava abaixo dos R$ 100 mil. Mas isso é passado. Hoje o utilitário está mais refinado e só vem em uma versão (bem cara) dos Estados Unidos, com motor turbo e tração integral. A boa vida a bordo continua como um dos destaques do CR-V.

A posição de dirigir é ótima, a ergonomia é funcional e o rodar suave faz parecer que você está no Civic. O desempenho do motor 1.5 turbo de 190 cv só é meio anestesiado pelo CVT e seu comportamento linear.

10. Mitsubishi Eclipse Cross

eclipse cross sport ambientadas em estrada
  • Preços: de R$ 136.990 a R$ 168.900
  • Legal: posição de dirigir, desempenho e acerto da suspensão
  • Ruim: calibragem da direção e comportamento do CVT

O Eclipse Cross começou a ser feito em Catalão (GO) no fim de 2019, o que possibilitou a chegada de novas versões de entrada mais baratas. O SUV de design bastante exótico tem um acerto de suspensão e posição de dirigir surpreendentes para um Mitsubishi, cujos crossovers tradicionalmente são robustos, mas desconfortáveis.

Destaque ainda para o motor 1.5 turbo de 165 cv,com boas respostas em baixas rotações – mas que também poderia ser mais esperto não fosse o pacato CVT.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
40 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Darlan Martins 13 de outubro de 2021

Só esqueceu de falar que o acabamento do 3008 é o melhor da categoria, além de ser um dos mais tecnológicos, e que ele não desvaloriza igual os outros Peugeot, inclusive em alguns anos só perdendo pra Hilux… Não que isso importe pra quem gosta de verdade de carro…

Avatar
Guimarães 18 de outubro de 2021

O amigo tem razão. Até pouco tempo, era o mais lindo . Eu comprei uma Tiggo 7 , porque não tinha dinheiro para comprara o 3008. Um carro pouco comercializado, mas que mantem preço. É verdade, porém, agora com a RAV4 e o Mitsubishi Eclipse Cross, ele encontrou concorrentes a altura. Mas tudo é questão de gosto e dinheiro é claro. Hoje eu iria de RAV4, esta simplesmente maravilhosa.

Avatar
Rogê ROdrigues de OLIveira 18 de agosto de 2021

Vcs esqueceram do Tigo 8 da caoa Cherry Fiz um texte trave achei maravilhoso viu

Avatar
David Gurubel 5 de abril de 2021

Oí, obrigado pelo artigo. Terá uma versão 2021 parecida dele?

Avatar
Jailton Alves 28 de janeiro de 2021

Faltou colocar o Tiggo 8 TXS, que é muito mas equipado que a maioria desses e custa 173 mil.

Avatar
HAF 5 de janeiro de 2021

E a dodge Journey? Nao fabricam mais? Pena. Melhor que muitos desses compactos disfarcados de medios na lista.

Avatar
SONIA SOUTO 17 de dezembro de 2020

SENTI FALTA DO SORENTO, CARRO LINDO CONFORTAVEL, TENHO ADORO

Avatar
SONIA SOUTO 17 de dezembro de 2020

CADE O SORENTO????

Avatar
ANTONIO FRANCO 5 de dezembro de 2020

NO BRASIL OS SUVS ESTAO EM ALTA POR MODA E PELAS ESTRADAS RUINS MUITOS BURACOS, QUEBRA MOLAS, ETC. DIFERENTE NO EXTERIOR COM BOAS ESTRADAS ELES SÃO MAIS DUROS PELA ESTABILIDADE E PARA SER ESPORTIVO. A NIVEL FAMILIAR FICA A DESEJAR POR SEREM MUITO DUROS PARA VIAGEM. O QUE SE TINHA MAIS CONFORTAVEL(MACIO) ERA O CR-V. PORTANTO MONTADORAS PENSEM NISSO. COM CERTEZA NÃO TEREMOS ESTRADAS BOAS A CURTO PRAZO.
DEVE SER DIVULGADO QUE CARROS SUVS POR SEREM MAIS ALTOS PERDEM EM ESTABILIDADE. NUNCA A ESTABILIDADE VAI SER IGUAL A CARROS BAIXOS.

Avatar
JOAO PEDRO MONTEIRO 17 de novembro de 2020

Compramos um Eclipse Cross agora, excelente carro! O CVT realmente fica um pouquinho confuso quando está em 6/7 marcha, ( o câmbio é de 8), mas nada que desabone o carro. A suspensão é acertada mas é muito rígida, se vc passa em um quebra mola um pouco mais rápido, quem está atrás fica muito prejudicado, sente muito, o carro trupica. Não tem ar condicionado atrás em nenhuma versão, pecado.

Avatar
JOAO PEDRO MONTEIRO 17 de novembro de 2020

Porém desde a versão de entrada vem já com 9 air bags, motor turbo que anda muito e o mesmo multimídia de todas as versões.. Não tem que ficar comprando pacote de segurança e mídia igual seus concorrentes..

Avatar
Vinicius 17 de setembro de 2020

New Tucson, excelente espaço interno Pará passageiros e bagagem, excelente motor e câmbio, design atual, preço razoável, baixo consumo e 5 anos de garantia.
Na minha opinião fica em primeiro.
Aliás não sei porque vende tão pouco, acho que se chamasse ix 45 venderia 5x mais.

Avatar
ANDRE FRANCO DE ALMEIDA 27 de agosto de 2020

Deveriam ter colocado a Equinox 2.0 turbo Premier no comparativo, com certeza o resultado seria outro …..

Avatar
Luciano 23 de agosto de 2020

não entendi, por que a avaliação não foi feita com EQUINOX 2.0 PREMIER.

além de ser a top de linha é mais barata que algumas opções avaliadas.

gostaria de saber se a avaliação fosse com a versão top, se ficaria em 1 lugar.

Avatar
Luiz 31 de agosto de 2020

Na minha opinião o Equinox 2.0 T seria o primeiro lugar sem dúvida.

Avatar
Robson 19 de julho de 2020

Agora, 18/07, a foto do Tiggo7 foi atualizada. Obrigado, redação!
Só falta atualizar a informação sobre o pouco espaço no banco traseiro, que é inverídica!
O comentário geral da matéria sobre o carro está correto. Sem dúvida, um dos melhores SUVs médios da atualidade!

Avatar
Jurg 17 de julho de 2020

Cadê o Ford Edge?

Avatar
Raimundo 27 de julho de 2020

Deve ser devido ao preço.

Avatar
Vagner Oliveira 17 de julho de 2020

O Tiggo 7 tem.muito espaço na traseira, vcs estão equivocados! De onde tiraram esta informação inveridica? Ootor turbo e muito bom é o carro tem ótimo desempenho.
Infelizmente, muitas pessoas e ate editores de revistas ainda carregam grande preconceito dos projetos chineses
O carro é montado pela CAOA, em Anápolis, apresenta enorme qualidade e não tem.nada a haver com os projetos antigos do Tiggo.

Avatar
Raimundo 27 de julho de 2020

Comprar produtos chineses é financiar o imperialismo.
Pais que constrói 30 navios de guerra por ano e quer dominar o mundo.
Construiu ilhas artificiais e quer tomar o território de vários países vizinhos.
Invadiu o Tibet, coloca o povo uiguri em campos de concentração.
O mundo precisa acordar e não comprar nada chinês.

Avatar
Kim 21 de outubro de 2020

Tá de brincadeira? Os EUA atravessou o oceano, foi até o Iraque e se apossou dos poços de petróleo, tudo em nome de supostas armas químicas que nunca foram encontradas. Imperialista por Imperialista vamos andar de carro bom.

Avatar
Raimundo 27 de julho de 2020

Sempre dei valor à CAOA.
Mas se associar aos chineses foi tremenda burrice.
Melhor seria fabricarem carros próprios.
Carro chinês é furada.
O pessoal não aprende…

Avatar
Antonio Carlos 26 de novembro de 2020

Concordo, tenho o Tiggo 7, e o espaço no banco traseiro e excelente, tenho 1,90m e com o banco do motorista regulado para eu, ainda fico confortável no banco de trás, sem afastar os joelhos ….. não dá onde tiraram essa informação …… e o turbo é muito satisfatório .

Avatar
MBrum 8 de outubro de 2021

O Tiggo 7 é bem interessante, mas não entendo porque é tão travado e beberrão com um motor 1.5 turbo. Tudo bem que não tem injeção direta, mas de 0 a 100 em 11seg e 8 Km/L pega pesado. E esse marketing da Caoa é o mais exagerado do munnnndo!

Avatar
Fernando Hamaoka 16 de julho de 2020

Tiggo 7 aquele e o Tiggo 5 e tanto o 5x como o 7x é oferecido em 2 versões e não em uma versão como vocês falaram.
O New Tucson também tem 2 versão tem a top e top top.

Avatar
Paulo Henrique 16 de julho de 2020

Tenho um Forester, e é uma Ótima opção, e um verdadeiro SUV, arrisco incluir também a Outback, muito superior aos citados

Avatar
Brasuca 16 de julho de 2020

Grande injustiça colocar o New Tucson nas últimas posições. Carro com custo/benefício na sua categoria, tem um bom desempenho, faz de 0 a 100 km/h abaixo dos 9s, deve ser o mais econômico deste grupo.
Tudo indica de ser matéria paga da VW.

Avatar
Raimundo 27 de julho de 2020

No meu new tucson, a 80 km/h, com ar desligado, a noite, piloto automático, já fiz 20 km/l.
Incrível para um SUV médio.
Já na cidade, depende da cidade.
Na minha costumo fazer 6.
Mas em outra que costumo ir, sem tantossemáforos, faço 9.

Avatar
Eddie Nabil Rahal 16 de julho de 2020

O carro anunciado é o Tiggo7, mas a foto é do Tiggo5x e se o Tiggo5x tem um bom espaço interno, imagina o Tiggo7. Arruma isso ai.

Avatar
Tullyo 16 de julho de 2020

Que viagem foi essa autopapo ???? Falar da tiggo7 e colocar a foto da tiggo5x, e outra falar que o espaço interno deixa a desejar kkkk eu tenho certeza que ela tem um dos melhores entre eixos da categoria comparada a alguns concorrentes, e de acabamento ela supera a WV .

Avatar
Silvio 15 de julho de 2020

Materia paga pela Vw colocar um carro pobre de acabamento e pouco vendido em primeiro. Tem entre todos muito melhores em valor e acabamento. A foto do Chery está incorreta, e o tiggo 7 tem 2 versões.

Avatar
joao batista do prado 12 de abril de 2024

perfeito seu comentario

Avatar
Aline Lopes 15 de julho de 2020

TIGGO !!!! VOCÊS COLOCARAM A FOTO DE UM TIGGO 5X E NÃO O TIGGO 7 DO QUAL REFEREM-SE.
ALÉM DISSO, O TIGGO 7 TEM *****DUAS****** VERSÕES E NÃO UMA!!!! É GIGANTE O ESPAÇO ATRÁS. HELLLO ??? QUEM ESCREVEU ESSA MATÉRIA? KKKKK

Avatar
José 15 de julho de 2020

A foto do Tiggo 7 está errada. Colocaram a foto do Tiggo 5x. E a afirmação de que o Tiggo 7 não tem bom espaço nos bancos traseiros não procede, é o maior modelo da marca e tem o interior bem espaçoso, inclusive o volume do porta malas.

Avatar
Murilo Ghani 15 de julho de 2020

Parece que vocês insistem em falar mal dos carros chineses e da Chery não? Hahaha. Além de colocar a foto errada do Tiggo 7 (sendo colocada a foto do Tiggo 5x 2021), vocês falam que lhe falta espaço traseiro?? Falta dar uma pesquisada melhor antes de fazerem matérias sobre carro em, recomendo que revejam isso, URGENTE.

Avatar
Murilo Ghani 15 de julho de 2020

O fato de vocês falarem mal em algumas matérias da marca Caoa Chery, não se vê nesta, mas em sua maioria. Só para esclarecer.

Avatar
Oliveira 15 de julho de 2020

A foto do Tiggo 7 está errada. Colocaram a foto do Tiggo 5x. E a afirmação de que o Tiggo 7 não tem bom espaço nos bancos traseiros não procede, é o maior modelo da marca e tem o interior bem espaçoso, inclusive o volume do porta malas.

Avatar
Robson 15 de julho de 2020

A foto que vcs colocaram para o Tiggo7 é na verdade do Tiggo 5x, o compacto da marca. Acho que vcs avaliaram o carro porque se tem uma coisa muito positiva é exatamente o espaço interno, melhor que do Compass por exemplo. Então, tem outra informação errada na matéria: espaço do banco traseiro. Inclusive o entreeixos do carro é um dos melhores do segmento: 2,67m.

Avatar
Tiago Silva Borges 15 de julho de 2020

Assino embaixo, Carlos Freitas os Suv da Subaru são infinitamente melhores que os outros já estou no segundo Forester, já tive Hyundai e um lixo perto e Sportage tambem

Avatar
Carlos Freitas 14 de julho de 2020

Faltaram aqui os eternos esquecidos: Subaru XV e Forester

Avatar
Deixe um comentário