5 marcas de carros que já foram grandes, mas encolheram

Empresas outrora consolidadas hoje têm pouquíssima expressão; algumas delas correm até mesmo o risco de deixar de existir

Por AutoPapo20/10/18 às 10h28

Há quem diga que a situação não está fácil para ninguém. Essa máxima é valida inclusive para os fabricantes de veículos: além das habituais instabilidades em determinados mercados, os próprios consumidores vem perdendo o interesse em adquirir automóveis. Apesar das adversidades, algumas marcas de carros têm conseguido se manter e até crescer mundialmente. Outras, porém, já foram consolidadas, mas sentiram o baque e encolheram bastante nas últimas décadas. O AutoPapo listou 5 dessas empresas. Confira:

1. Lancia

Algumas marcas de carros já foram consolidadas no mercado, mas encolheram bastante nas últimas décadas
Ypsilon: subcompacto talvez seja o último modelo da Lancia

A italiana Lancia é sinônimo de tradição, pois produziu alguns dos carros esporte mais emblemáticos do mundo. Sua história está diretamente ligada às pistas de rali. Há anos, porém, ela vem encolhendo gradativamente, e sua gama atual é composta por um único modelo: o subcompacto Ypsilon. O Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) tem feito investimentos em outras de suas marcas de carros, mas não na Lancia. O futuro da empresa é, no mínimo, incerto.

2. Dodge

Algumas marcas de carros já foram consolidadas no mercado, mas encolheram bastante nas últimas décadas
(Dodge/Divulgação)

A Dodge já foi a empresa com maior participação mercadológica da Chrysler. Hoje, é mera coadjuvante, até mesmo nos EUA, sua terra natal. Após anos de quedas nas vendas, o fabricante sofreu de maneira dramática os efeitos da crise econômica de 2007 e 2008. De lá para cá, já nas mãos da FCA, a divisão até recebeu investimentos e lançou novos produtos, mas sem sucesso. A linha atual é composta por modelos ultrapassados, como Journey e Durango, ou de nicho, como Charger e Challenger.

3. Datsun

Algumas marcas de carros já foram consolidadas no mercado, mas encolheram bastante nas últimas décadas
Datsun GO é um carro de baixo custo vendido na Ásia

Todo mundo conhece a Nissan, certo? Todavia, pouca gente sabe que a empresa teve origem na Datsun. Foi com o emblema dela que os automóveis do grupo conquistaram mercados importantíssimos, como Europa e América do Norte. As duas marcas de carros conviveram juntas por algumas décadas, mas a partir dos anos 80 apenas o nome Nissan foi mantido. Entretanto, em 2013, a multinacional ressuscitou a Datsun, para vender veículos de baixo custo na Ásia.

4. Holden

Algumas marcas de carros já foram consolidadas no mercado, mas encolheram bastante nas últimas décadas

Os australianos se orgulham da marca local Holden, que integra o grupo General Motors (GM). Eles reconhecem, contudo, que os dias de glória ficaram para trás. Nesta década, a empresa fechou fábricas no país e abandonou sua linha própria de veículos. Atualmente, ela apenas importa e comercializa produtos desenvolvidos por outras marcas de carros pertencentes à GM.

5. MG (Morris Garage)

Algumas marcas de carros já foram consolidadas no mercado, mas encolheram bastante nas últimas décadas
MG GS tem desenho genérico e mercado restrito

Grandes volumes de produção nunca foram o negócio da MG. Sua especialidade eram os esportivos, em especial esquenos roadsters. Após um período conturbado que envolveu falências e aquisições por diferentes companhias, uma das mais tradicionais marcas de carros da Inglaterra acabou nas mãos do conglomerado chinês Saic Motor. A linha atual é até diversificada, com sedãs, hatches e SUVs. Nenhum deles, porém, se destaca como produto ou consegue alavancar a empresa no mercado.

Fotos Divulgação

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário