A Tesla vai quebrar? Grande nome do setor automobilístico acha que sim

É a marca de automóveis mais valiosa do mundo, mas alguns empresários começam a duvidar que ela vai perdurar por muito tempo

Elon Musk Tesla Factory Fremont CA USA 8765031426 2
Por Boris Feldman
Publicado em 04/02/2018 às 10h14
Atualizado em 13/02/2020 às 18h11

Robert Lutz é um dos mais badalados e competentes executivos da indústria automobilística. Verdadeira lenda do setor, foi vice presidente da General Motors (GM) e alto executivo na Ford, Chrysler e BMW. Adora automóveis, pilota e tem um avião na “garage” de sua casa, em Ann Arbor (Michigan, EUA).

Americano nascido na Suíça, tem 85 anos e escreve em várias publicações do setor. Foi responsável por diversos lançamentos importantes, inclusive o carro elétrico da GM, corporação na qual se aposentou em 2010.

Lutz é reticente em relação à Tesla e faz piada com o assunto: sugere que colecionadores comprem o Model S, pois “dentro de 25 anos, será um carro raro pois a fábrica já estará quebrada. Uma pena, dirão todos, pois o carro foi o melhor e mais rápido elétrico do mundo, mas a Tesla faliu…” .

Lutz duvida do futuro da Tesla
Elon Musk, fundador da Tesla, um de seus carros

Numa entrevista ao “Los Angeles Times”, ele disse que os custos da empresa (estimados em U$ 500 mil por hora) são muito maiores que os lucros e não vê possibilidades de uma reversão desta situação.

A Tesla só trabalha no vermelho e o primeiro modelo que seria produzido em elevado volume (Model 3) e por preços mais acessíveis (U$ 35 mil) não deslancha. Os outros dois são muito caros – U$ 70 mil, o sedã Model S, e U$ 100 mil, o SUV Model X.

Elon Musk, dono da Tesla, construiu uma fábrica de baterias no estado de Nevada, mas não consegue produzí-las no ritmo necessário para abastecer as linhas de montagem na Califórnia.

A empresa tem valor na bolsa superior ao da Ford ou GM, mas baseado em rentabilidade futura. Lutz diz que a Tesla não aportou nenhuma tecnologia inovadora para o setor e que sua única diferença foi ter apostado no carro elétrico e construído uma fábrica exclusivamente para produzí-lo.

Suas baterias, de ion-lítio, são exatamente as mesmas utilizadas por outros fabricantes. Mas várias outras marcas – diz Lutz – estão se dedicando aos elétricos e vão oferecê-los por preços inferiores ao Tesla, pois contam com maior know-how para produzir elevados volumes de automóveis.

Ele já disse em outras entrevistas que não acredita no futuro da Tesla, pois é impossível administrar uma empresa que só fecha suas contas no vermelho desde que iniciou atividades.

Além da falta de eficiência da fábrica, Bob Lutz também critica Musk por não ter estabelecido uma rede de concessionários. O que poderia funcionar enquanto oferecia apenas dois modelos em baixos volumes, mas não para entregar e dar manutenção ao Model 3, apresentado em julho de 2017 e com previsão de produzir 500 mil unidades este ano (10 mil por semana).

Lutz é um “car guy ” e adora a Tesla

Curiosamente, Lutz é um apaixonado por automóveis (“car guy”) e adora o Tesla. Ele diz que são os elétricos mais bonitos do mundo, possuem a maior autonomia e surpreendem na performance. “Inacreditável – diz ele – um elétrico fabricado na California (EUA) superar a arrancada dos mais famosos esportivos europeus”.

Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, é outro empresário famoso que não acredita nem em Elon Musk nem na Tesla. Diz ter ficado decepcionado com a promessa não cumprida de que o Model 3 teria condições de circular de forma autônoma em 2017, adiada para o início de 2018 e agora para o final deste ano.

E que este sistema no Tesla, apesar do entusiasmo de Musk, é inferior ao de marcas como Audi ou BMW. Gosta e usa o Tesla em longas viagens, mas, no trânsito urbano prefere o Bolt da GM.

Elon Musk é um engenheiro sul-africano que enriqueceu por ter sido um dos criadores do sistema de pagamentos Pay Pal. Além da fábrica de carros elétricos, criou, entre outras, a Tesla Inc (energia elétrica doméstica e industrial) e a SpaceX (viagens aeroespaciais).

É considerado um gênio, mas os investidores estão reduzindo as fichas apostadas em sua fábrica de automóveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andressa Santiago 2 de outubro de 2018

Os carros das Tesla são incríveis, e são os melhores elétricos do mundo, a Tesla precisa de mais investimento, para poder alavancar a sua produção.

Avatar
Autolibre Brasil 4 de maio de 2018

Sem dúvida, os carros elétricos são a solução definitiva para a mobilidade. O Brasil hoje tem a oportunidade de acessar essa tecnologia com facilidade. Para que os custos sejam razoáveis, a melhor opção é converter carros convencionais em carros elétricos e, para isso, não há opção melhor do que a Organização Autolibre. Desde 2002, mais de 2.000 conversões já ocorreram na América Latina e na Espanha. Com o melhor conselho para empresas e clientes particulares.

Avatar
Beto 7 de fevereiro de 2018

esse cara é um babaca, já faz anos q é hater da TESLA, eu vou comprar um TESLA se um dia eu puder, TESLA VEM PRA O BRASIL ,pq isso aqui tá ruim demais e sou com empresas assim que um país tem futuro

Avatar
Michel 7 de fevereiro de 2018

É bom, mas é ruim… Senhor Lutz, produto bom se vende sozinho. A Tesla tem o produto que todos querem. Parabéns Elon Musk! Sucesso e muita prosperidade para você e seus negócios.

Avatar
Claudio 6 de fevereiro de 2018

Absurdo querer denegrir a Tesla, para o beneficio de fabricantes americanas, sem falar no lobby do petróleo.

Não me passou confiança esta matéria.

Avatar
Bem podem fechar este site 5 de fevereiro de 2018

Um disparate pegado duma ponta outra…
Steve Wozniak comprou um model S.
Isto parece ter sido pago pela industria automovel convencional para denegrir a Tesla..
Robert Lutz é um logro trabalha a soldo do lobby do petróleo e de competente pouco tem.
A GM fez um carro electrico bem sucedido., o EV-1.
Bem sucedido até demais que a GM foi buscar o carro de volta a casa os seus proprietários.
Vejam “Quem Matou o Carro Electrico”

Avatar
Deixe um comentário