Alinhamento: 5 dicas básicas para não cair em conversa de vendedor

Alinhamento traseiro existe em alguns casos, mas não acredite que o seu carro precisa ser balanceado apenas porque passou pelo alinhamento

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Por AutoPapo
Publicado em 28/06/2018 às 14h30
Atualizado em 27/01/2020 às 16h19

O alinhamento é um serviço muito conhecido pelos motoristas. Até porque é feito com frequência… ou deveria ser! Mas, como qualquer outro item relacionado ao carro, é fonte inesgotável de dúvidas. Selecionamos cinco dicas básicas para que os condutores não caiam em conversas fiadas na hora de levar o carro para a oficina.

Alinhamento tem prazo de validade

As fabricantes recomendam, no Brasil e no mundo, que se faça o alinhamento dos automóveis a cada 10 mil quilômetros. As nossas ruas e estradas acidentadas, no entanto, podem fazer com que essa necessidade seja antecipada.

Se o carro estiver “puxando”, procure uma oficina de confiança.

Alinhamento traseiro existe

A maior parte dos veículos compactos e médios só recebe alinhamento nas rodas dianteiras. Em modelos com suspensão traseira independente, das quais a mais comum é a do tipo multilink, presente, por exemplo, em algumas versões do Volkswagen Golf e no Ford Focus, há necessidade de alinhar os braços da suspensão traseira, que pode perder a regulagem original.

Deve-se realizar o alinhamento do carro, no máximo, a cada 10 mil quilômetros... Mas será que os motoristas conhecem bem o procedimento?
Foto iStock | Reprodução

Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando

O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.

Cambagem deve seguir parâmetros do fabricante

A cambagem é a perpendicularidade da roda em relação solo. Se ela não estiver de acordo com o estipulado para o modelo do carro, pode causar problemas na suspensão ou no amortecedor. A solução, nesses casos, é trocar os componentes.

O proprietário deve sempre manter a angulação das rodas determinada pelo fabricante do veículo.

Mas, fique atento, não é preciso fazer a cambagem sempre que o alinhamento é realizado!

Direção “puxando” nem sempre é resultado de desalinhamento

Outros motivos além da falta de alinhamento da geometria da direção podem levar o automóvel a “puxar” a direção, como, por exemplo, pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro.

Se o sistema de freio está atuando com intensidade diferente nas rodas, ou se houver diferença de desgaste entre os pneus, o mesmo problema pode ocorrer.

Até mesmo o piso molhado pode afetar a direção do carro. Por isso, experimente manter o carro em linha reta em diferentes condições após conferir a pressão dos pneumáticos.

Foto Shutterstock | Reprodução

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57 Comentários
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Sergio 22 de julho de 2024

Fui trocar 2 pneus do Renegade e no orçamento por WhatsApp constava: Montagem, balanceamento, alinhamento de direção e troca de bicos. Serviço fora do custo dos pneus de R$135,00. Na loja, fui informado que teria de fazer o balanceamento das rodas traseiras, R$110,00 e calibragem do equipamento por mais R$90,00. Não aceitei o serviço pois não achava necessário nenhum alinhamento. Pedi apenas o alinhamento, sem o alinhamento das rodas dianteiras. Não quiseram fazer nenhum serviço, inclusive a troca de pneus pois a garantia é por todo o serviço. Que calibragem de equipamento é essa? Não podem apenas alinhar as rodas dianteiras?

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Giselle 21 de fevereiro de 2023

Troquei os 4 pneus mais alinhamento e Balanceamento. Apenas uma roda tinha desgaste na parte interna. Preciso fazer cambagem?

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Laura 6 de março de 2023

Pode ser problema na bandeja da suspensão também

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Ricardo 11 de maio de 2023

Desgaste de alguns dos lados de um pneu, nem sempre é por cambagem fora do padrão. No laudo entregue após finalizado mostra o que realmente estava fora dos padrões apontando o motivo do desgaste.

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Edson 12 de junho de 2022

Eu passei por uma tampa de bueiro que levantou , entre a roda e paralama, entortou a roda danificou o pneu, acionou o Airbag, levei em uma oficina, que inventou um monte de problemas , executei, porém a distância da roda entre o paralama não está centralizada, e TB está jogando a traseira, gostaria de

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aloisio Bernadete dos Santos 11 de maio de 2022

Amigo, por favor, tu realizou, trocou peças e manteve o problema, verifique o reservatorio de óleo hidraulico. O mecanico a vezes realiza intervenções e não atem as estes destalhe. Se for R$15,00 e está resolvido o seu problema, a magica vai acontecer e o volante vai destravar.

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Yaila 5 de fevereiro de 2022

N.noite. Fiz alinhamento, balanceamento e caster no meu siena fire 2003 e ficou com o caster esquerdo negativo em 3,05. O direito ficou em 2.25 com 1 diferença de 0,80. O valor de referência é no máximo 2,83.Ficou na observação: caster esquerdo acima do esperado. O que devo fazer? Isso é grave?

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Sylvio gazzaneo Gomes rego 13 de janeiro de 2022

Tenho saveiro g5 ano 2010.
Quais medidas da cambagem eixo trazeiro.

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Carlos Velozo 27 de dezembro de 2021

Levei meu corolla para fazer alinhamentoe balancear, e a pessoa que fez o serviço me disse que o eixo traseiro estava torto, e por isso os pneus traseiros estava desgastando o lado de dentro, e o conserto tbem teria que trocar os cubos…resumindo, gastei R$1.830,00…mas fiquei na dúvida, será que me passaram pra trás????

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Gabriel 17 de fevereiro de 2022

Com certeza

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Rei do Alinhamento 2 de março de 2022

Se não for caso de acidente(batida forte) é só trocar ponta de eixo que resolve. 100% de certeza.

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Ângelo almeida 30 de setembro de 2022

Amigo meu carro é um ford ka, entao assim. Alinhamento sei que custa na faixa dos 40 a 60, alinhamneto geométrico uns 500, cubo traseiro com rolamento na casa dos 400, entao ai ja da uns 960 reais digamos ai tem mao de obra por roda, ai as vezes eles galam que roda ta empenada ai cobra 10, 20… fora que seu carro é um corolla, ainda tem a precificação no caso do local , tipo de oficina, quanto mais centralizada, mais nobre mais caro fica kkkk

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Ângelo Almeida 30 de setembro de 2022

Legal Ângelo, você tem razão, mas é que geralmente fica a dúvida, é como ir ao médico, estamos nas mãos do profissional bom ou ruim… mas o importante é que o carro ficou muito bom…

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ATHAYDE ZANINI JUNIOR 22 de dezembro de 2021

Boa tarde! Eu quero saber se o alinhamento pode ser realizado antes do balanceamento. Obrigado pela atenção!

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Fepitita 17 de agosto de 2021

Bom dia a todos!
Primeiramente resolvi postar aqui por após leitura desta pagina julgar coerentes e pertinentes avaliações e outras considerações aqui postadas.
Tô um pouco desesperada, mas…. vamos lá! tenho um celta 2011/2012 e cerca de duas semanas 31/7 pra cá ele apresentou o voltante tremendo demais e por vezes puxando para os lados. Levei a uma oficina e me cobraram 3600 reais pela troca de todos os pneus, sendo estes com menos de 5 anos, e desempeno das rodas. levei a outro local, bem quisto no bairro e condenaram apenas dois pneus dianteiros que por razões do empeno da roda realmente nao teriam como aproveitar, pois bem troquei e desempenei as 4 rodas, bico preto e usenagem e troca de kit amortecedor e nisso fizemos alinhamento e balanceamento. Dois dias depois o mesmo problema só e desta vez mais perigoso, pois o voltante em uma curva aberta e muito suave ele simplesmente travou e não voltava. Parei o carro e liguei na loja que tinha feito tudo alguns dias antes. Mais um sabado 14/8 o dia todo na oficina e troquei inumeras peças, tais como: balança dianteira, terminal de direção, artic. axial, tensor e foi feita cambagem dianteira e HOJE 17/8/2021 o mesmo problema voltou: tremendo muito o volante independente de velocidade, puxando demais para os lados e certas vezes muito dificil fazer uma curva aberta. Liguei para a loja novamente e o rapaz disse que tenho que regular o caster….. ME AJUDEM!

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Wal 22 de fevereiro de 2021

Meu carro quando passa em estradas de paralelepípedo e estrada de barro, fica fazendo um barulho como se estivesse algo solto na roda dianteira do lado do motorista, será que é porque nunca alinhei nem balanceei ou é algo no amortecedor ou outro problema? Ele está com 72mil km.

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Rafael 11 de março de 2021

Caixa de direção amigo!

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Wal 11 de março de 2021

Será amigo?
Quando eu passo nas lombadas é que dá pra ouvir bem o barulho como se fosse algo no amortecedor, tipo um barulho de mola, entende, o mesmo barulho quando vc está pulando em uma cama de mola.

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LEONARDO BENTO DA SILVA 3 de abril de 2021

O problema ae acho que é mais simples. É a bieleta. Peça que compoe a suspensao externamente, quando ela da folga na extremidade fica esse barulho. Peça barata e de facil troca.

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Felipe Pinheiro 22 de abril de 2021

Pino guia, parece barulho de lata solta?

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Wal 22 de abril de 2021

Isso mesmo…parece que tem um monte de lataria solta na parte da frente quando passa nesses locais. Será esse pino guia ou a Bieleta?

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Rogério 11 de maio de 2021

É só esperar ele fazer 100km que some o barulho!

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Marcio Lopes 9 de outubro de 2021

o meu carro acontecia isso e fui ao mecânico que pediu pra eu trocar os pivô da suspenção que resolveu o problema.

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Angela guerra 3 de janeiro de 2021

Bom dia o borracheiro disso que meu carro está com eixo dianteiro torto ele viu no alinhamento 3D isso pode ser? Meus pneus sempre gasta mais um lado que o outro eu pensei que fosse falta de alinhar

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HugoRosana 24 de julho de 2021

Bom dia, referente ao DESGASTE DOS PNEUS. Existem pelo menos dois motivos para ocorrer o desgastes do mesmo. O 1º pode ser o ALINHAMENTO e o 2º pode ser as MEDIDAS DE CAMBAGENS fora das especificações do fabricante. Como a maioria dos carros não tem opção de ajuste das cambagens o que ocorre é o que o fabricante indica que seria a troca de componentes da suspensão onde muitas vezes não reverte a situação.
Trabalho em um AUTO CENTER que realiza troca de pneus, troca de peças de suspensão além de outros serviços, e o que percebo é que alguns casos de troca peças não resolve a questão das medidas de camber.
Existe no mercado de Alinhamento de veículos um procedimento muito realizado e também criticado que seria o AJUSTE DE CAMBAGEM COM PISTÃO HIDRÁULICO, procedimento realizado principalmente nas rodas dianteiras do veiculo que havendo um excesso de esforço pode ocorrer o empeno do amortecedor, a quebra do rolamento entre outros.
Tenho realizado esse procedimento a muitos anos e nunca consegui atingir o ponto de quebra de peças, porque trabalho dentro de um princípio lógico que coloquei como limite máximo para realizar o procedimento quando esta com medidas até 2 graus fora do estipulado pelo fabricante.

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JESSIMAR ALMEIDA COSTA 6 de novembro de 2020

Após substituição dos amortecedores há necessidade de efetuar o alinhamento?

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Sim. depois de trocar os amortecedores dianteiros principalmente.

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

O balanceamento por mais que não tem nada a ver com alinhamento….mais e conjunto o bom e toda vez que alinhar fazer tbem o balanceamento dentro da quilometragem de 6000 a 10000 quilômetros dependendo da estrada que vc anda e outra si deixa o carro sem balancear possivelmente vai danificar a suspensão tipo ponteiras,axial,ouvires,e rolamentos

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

Si toda vez que for alinhar um carro e o camber tiver fora vc tem que troca os amortecedor NAO RESOLVI troca as balanças NAO RESOLVI troca as manga de eixo com rolamento NÃO RESOLVI e Air vou ter que tira caixa e motor e manda gabaritar o carro

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Muitos carros hoje em dia nao permitem o ajuste do camber. Se trocou todas essas pecas e o carro segue com problemas, e sinal de que sofreu um acidente. Nem sempre e possivel endireitar a carroceria.

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Caster*

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Luiz 26 de agosto de 2020

troquei os dois pneus traseiros do meu carro e fiz alinhamento e balanciei. Dai o carro parece que esta com os pneus descalibrados. Voltei na loja e o mecânico queria mexer na caixa de direção. Eu disse não e fui procurá o gerente. Então trocamos os pneus para ver se melhora a rolagem na pista. Se tiver uma dica me avisa.

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Igor 24 de maio de 2020

Grato pelas informações.

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ALAN DOS SANTOS CAVALCANTE 24 de abril de 2020

Olá.Fui fazer a troca de pneus e fizeram uma “Geometria de eixo” cobraram 258 cada pneu. Isso é justo ou fui roubado?

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Wallisson 19 de maio de 2020

Roubado!!! Geralmente ocorre isso quando se busca pneus de promoção ???
Da próxima vai em uma grande rede varejista ou pela internet…
E leve em seu mecânico de confiança ?

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waldecy 8 de janeiro de 2020

excelentes comentários, coesos, precisos e responsaveis.

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Denis Lourenço 21 de setembro de 2019

Percebo que tem muita gente palpiteira e sem conhecimento técnico para opinar sobre geometria de suspensão veicular. Exixtem apanas tres regulagens na geometria dianteira veicular as quais são: Divergencia ou convergencia das rodas dianteiras ou seja, veiculos com tração dianteira as rodas devem ser divergentes pois com o veiculo em movimento e com as rodas dianteiras que tracionam o veiculo, estas tendem a fechar ou convergirem portanto a regulagem deve ser divergente e, veiculos com tração traseira as rodas dianteiras devem ser reguladas fechadas ou convergentes pois com o veiculo em movimento, sendo empurrado pelas rodas tyraseira ,estas tendem a abrir ou divergirem. a segunda regulagem é o Camber em ingles ou Cambagem em portugues que se refere a perpendicularidade do pneu com mo solo e finalmente temos o Caster em ingles ou inclinação do pino mestre que significa que a linha central vertical das as rodas dianteiras devem estar enclinadas positivamente ou negativamente ,dependendo do modelo do veículo e esta inclinação é a que faz o volante retornar a sua posição de linha reta. E para deixar claro que BALANCEAMENTO, não tem nada a ver com alinhamento de direção ,o balanceamento tem a finalidade de igualar os pesos em toda circunferencia do pneu+ roda deixando uniforme para que não haja peso concentrado em um ponto que quando a roda gira nao exista força centrífuga fazendo a roda trepidar e refletis esta trepidação no volante.

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Mauro Tabata 14 de fevereiro de 2021

troquei os 4 amortecedores embuchamento completo do carro e os 4 pneus novos fiz alinhamento e um dos pneus gastou tenho garantia da loja onde troquei os pneus e fiz alinhamento ?

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Mauricio N 20 de setembro de 2019

E quando dizem que nao existe “fazer cambagem” eu pergunto: quando se troca todas as pecas da suspensao e o carro continua com cambagem negativa ou positiva, o correto é dar “perda total” no veiculo???? rs

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

Kkkkkkkkkkkkk cara eu ia falar mesma coisa teoria e fácil vai pra prática pra ver

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Muitos carros modernos nao permitem o ajuste dos angulos Camber e Caster. Se com pecas de suspensao novas seu carro continua com problemas e porque sofreu um acidente. Nem sempre e possivel endireitar a carroceria.

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RAPHAEL 27 de agosto de 2019

Bieletas nao tem nada haver com perda da estabilidade em linha reta, sugiro que o senhor leve o seu corsa até uma oficina boa que utilizam bons equipamento. Pode ser apenas problemas de alinhamento, quanto o caster do seu carrro esta muito positivo essa perda de estabilidade ocorrerá

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Marcelo 31 de maio de 2019

Olá, muito bom essas dicas

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junior 30 de dezembro de 2018

meu corsa frente montana quando estou acima de 60 km ele parece que a frente fica boba balançando de um lado para outro sei lá mo descoforto acabei de compra o carro e estou p da vida não sei oq eu Fasso me ajudem

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Éder 25 de abril de 2019

Parceiro eu também tenho um corsa e está com o mesmo problema eu sei lá o que pode ser eu já fiz de tudo que ensinaram e continua a mesma coisa

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Sandra Tenório 14 de maio de 2019

Amigo, tenho um Peugeot. Qdo eke ficou assim como seu carro, eram as BIELETAS. Se vc não trocá-las, vai desgastar os pneus bem rápido. Veja isso na oficina

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Rodrigo 23 de julho de 2019

Ver como estao as balanças do carro os braços de direçao

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Rodrigo nunes 23 de julho de 2019

Ver como estao as balanças do carro os braços de direçao

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Marcos 9 de dezembro de 2019

Carro com direção Biba besta velocidade, pode ser pneus deformados, ou a bucha da parte de trás da bandeja dianteira. Ou até mesmo, o suporte tensor de um dos lados.
Espero ter ajudado.
Marcos Silveira, da Direção Técnica Jaguaré.
Forte abraço

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Guilherme 16 de setembro de 2020

Batentes, suspensão, molas, alinhamento, calibragem, se pneus tives gastos demais fica sem aderência.

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Sergio 1 de janeiro de 2023

Vou trocar as 4 rodas do meu Palio por aro 14, só é necessário fazer o balanceamento das rodas né?

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Denis Lougon 15 de dezembro de 2018

Meus parabéns, texto muito bem elaborado.
Obrigado, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

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Rodolfo 29 de junho de 2018

Prezados, bom dia!
…. Texto muito bem escrito, parabéns!
…. Uma dica que dou é a própria pessoa a cada 5000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, observar se os pneus estão desgastando irregularmente, ou seja, se estão gastando torto pelas bordas devido a desvio/desregulagem da cambagem especificada. Então o pneu desgasta por dentro ou por fora em excesso.
…. Caso afirmativo, se deve de imediato corrigir a cambagem para não peder o pneu prematuramente.
Abraços,

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José ailton 29 de junho de 2018

Matéria que de deixa o consumidor mais confuso aínda.
Alinhamento traseiro existe sim em todos os veículos e não só em veículos de suspensão independente como afirma a matéria.
Nos veículos que possuem eixo rígido também faz regulagens , ou troca o conjunto ou faz o desempeno ou faz a regulagem com calços que os próprios fabricantes instruem a fazer.
A Cambagem na verdade as vezes deve ser feita tanto que há veículos que já vem com regulagem própria outros tem como abrir regulagem e há casos quando toda estrutura está comprometida tem que trocar todos componentes da suspensão e mesmo assim fica fora de medida e acaba tendo que fazer cambagem mesmo com componentes novos. A mídia no Brasil hoje é cheio de jornalista especialista que na verdade não sabe o que fala. Lamentável

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Joesio 29 de junho de 2018

Tb concordo com vc, falou tudo.

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Douglas Tavares 16 de abril de 2019

Falou besteira, só em veículos que tenham componentes que permitam regulagem de cambagem, no caso veículos antigos, pode ser feito esse ajuste. Se a troca de componentes não corrigiu totalmente a vantagem, significa que ainda existem componentes necessitando de substituição para que volte a medida determinada pelo fabricante. Canoagem com ciborgue é um absurdo e pode danificar componentes da suspensão. Economizar em componentes de segurança como pneus e suspensão é dar margem para piorar os problemas com o carro e ainda colocar a vida em risco.

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Teilon 29 de junho de 2018

Matéria muito ampla porém abordada com pouco conteúdo

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