Aniversário do Golf: hatch celebra 45 logo depois de sair de linha
Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões do Golf menos o GTi no Brasil, o hatch completou 45 anos de existência
Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões do Golf menos o GTi no Brasil, o hatch completou 45 anos de existência
Um dia depois de a Volkswagen anunciar a extinção de versões do hatch no Brasil, o aniversário do Golf chegou. O modelo foi lançado no dia 29 de março de 1974, e está completando 45 anos. Por aqui, apenas o GTi continuará sendo vendido.
De acordo com a Volkswagen, desde o ano de seu lançamento, uma unidade foi encomendada a cada 41 segundos no mundo. A média deu ao hatch o título de modelo da Volkswagen com o maior número de vendas. Nesses 45 anos, foram 35 milhões de veículos comercializados.
O aniversário do Golf é celebrado no dia em que a primeira unidade do modelo saiu da linha de produção, em Wolfsburg, na Alemanha.
“O Golf está no coração da nossa marca. Ele representa progresso e tecnologia como nenhum outro carro. Por exemplo, o Golf tornou tecnologias de segurança acessíveis para milhões de pessoas pela primeira vez. Graças a isso, ele deixou sua marca em toda uma geração”, declarou o chefe de operações da Volkswagen, Ralf Brandstätter.
Até hoje, o modelo é reconhecido como um automóvel seguro. Em 2017, a organização independente de segurança automotiva Latin NCAP fez testes de impacto com o hatch brasileiro. O resultado foi a nota máxima, de cinco estrelas.
Claro que, ao mesmo tempo, não podemos dizer que o veículo é acessível para os brasileiros como para os europeus. Em 2018, o Golf se tornou o primeiro carro 1.0 a ultrapassar o preço de R$ 100 mil no Brasil.
Ainda assim, que o aniversário do Golf ocorra em momento concomitante a extinção de suas versões mais baratas é algo marcante. O hot hatch alemão tocou o coração de muitos motoristas, e se destacou pelo desempenho.
Relembrando seu surgimento, o gerente da planta de Wolfsburg, Stefan Loth, falou da herança à qual o modelo deu origem. “Em 1974, nossos funcionários estavam enfrentando o desafio de trocar do Fusca para o Golf. Desde então, nós temos continuado a desenvolver nossa principal fábrica e hoje, além do Golf, nós produzimos o e-Golf, o Golf GTE, o Golf Sportsvan e três modelos adicionai, contou.
Na Europa, o aniversário do Golf também celebra a família que originou dele. Por lá, as vendas do hatch seguem inalteradas. Entre os modelos mencionados por Loth, apenas o Golf GTE, configuração híbrida, deve vir para o Brasil.
Por enquanto, o mercado brasileiro vai contar apenas com a versão esportiva GTi. Nós já demos uma volta na sobrevivente. Confira:
Em 1974, “nascia” o Golf de primeira geração, na Alemanha. O hatch era oferecido com duas ou quatro portas e bancos traseiros dobráveis. Um dos motores era um 1.1 de quatro cilindros movido a gasolina, com 50 cavalos de potência. Com ele, a velocidade máxima era de 140 km/h.
Outra opção era um 1.5 de 69 cv, também de quatro cilindros a gasolina. Neste caso, o hatch podia alcançar 160 km/h. Curiosamente, ele foi pensado para substituir o lendário Fusca. No total, foram sete gerações. A oitava já está em desenvolvimento na Europa.
No Brasil, o Golf chegou em 1995, quando estava na terceira geração. Foram vendidas cinco versões do Mk3 por aqui: Gli; Glmi; GLX e GTi com duas opções de motor. Dessa forma, o aniversário do Golf no país seria de 24 anos em 2019.
Por aqui, o hot hatch também teve uma reestilização exclusiva, que ocorreu entre a quarta e quinta gerações. A partir de 2007, a geração 4,5 começou a ser vendida no Brasil com motores 1.6 flex.
Imagens Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Cadê as outras gerações do Golf? Quando comecei a ler esperava que fossem relembrar todas as gerações! Está incompleto!