Carros esportivos usados: 7 modelos que são bons e baratos
Nem sempre é preciso fazer loucuras e desembolsar mais de R$ 150 mil por um modelo mais nervoso: selecionamos algumas opções acessíveis no mercado
Nem sempre é preciso fazer loucuras e desembolsar mais de R$ 150 mil por um modelo mais nervoso: selecionamos algumas opções acessíveis no mercado
Tem gente que sonha com carros esportivos, mas não realiza o desejo por não vislumbrar modelos baratos. A boa notícia é que nem sempre é preciso fazer loucuras e desembolsar mais de R$ 150 mil por um zero nervosinho.
Os anos 1990 e 2000 foram fartos em versões de compactos e médios com pegada esportiva. Não tinham motores de mais de 200 cv, porém a potência sobrava para o peso. E os acertos em suspensão, freios e direção conspiravam para a diversão ao volante. Selecionamos sete carros esportivos seminovos baratos: eles vão te dar aquele tesão a bordo sem comprometer tanto seu orçamento. Confira:
O Kadett já era um carro instigante com suas linhas arredondadas e fora do padrão quadradinho da época. A versão GSi ia além com spoiler traseiro, entradas de ar sobre o capô e para-lamas de trás com corte reto. Bancos Recaro, teto-solar, quadro de instrumentos digital davam o tom na cabine. Os freios na frente são a disco ventilado.
O motor é o mesmo Família II da GM das versões GS lançadas anteriormente, só que com a modernidade da injeção eletrônica à época. Gerava 121 cv e tinha boa força antes mesmo das 3.000 rpm, o que garantia desempenho de sobra para o hatch de menos de 1.100 kg.
Com 862 kg, o Uno 1.6R era um foguetinho e, para muitos, capaz de arrancar mais sorrisos do motorista até do que as versões Turbo posteriores. Graças ao motor 1.6 a álcool que entrega 86 cv e oferece respostas rápidas. As primeiras versões ainda ostentam o bom e velho carburador (a injeção só chegou na versão em 94).
O trato incluía suspensão mais rígida com amortecedores pressurizados, o que, aliado ao entre-eixos curtos, deixa o compacto firme nas curvas. Freios dianteiros a disco ventilado também era um dos itens de diferenciação da configuração, que ainda trazia faixas pretas nas laterais e tampa do porta-malas escurecida.
O cupê médio francês também tem motor que sobra para os seus pouco mais de 1.100 kg. O 2.0 multiválvulas trabalha bem em baixos e altos giros, proporciona arrancadas surpreendentes e retomadas com motor quase cheio (87%) já nas 2.000 rpm. O ímpeto supera, inclusive, o mau escalonamento do câmbio manual de cinco marchas – que deixa a desejar, principalmente no trânsito urbano.
O comportamento dinâmico do VTS é o destaque, especialmente em curvas e auxiliado por uma vanguarda à época: o eixo traseiro autodirecional (as rodas traseiras também giram para garantir a aderência nos trechos sinuosos). No desenho, spoiler na frente e atrás. O acabamento é caprichado como em todo Citroën.
O Golf, por si, só sempre despertou olhares cobiçosos, seja qual for a geração. Os primeiros GTi vendidos no Brasil, os MK3 vindos do México, então… O motor 2.0 com injeção, cabeçote de fluxo cruzado e bielas mais longas se destaca pelas respostas rápidas e pelo ótimo desempenho em baixos giros: é pisar que o torque de sobra garante ultrapassagens certeiras na estrada.
Apesar da virulência, o rodar é suave, mesmo em altas velocidades. Bancos diferenciados, spoiler e rodas de liga-leve, além das irresistíveis três letrinhas da versão na grade dianteira, dão aquela pimenta a mais no design.
O Corsinha já era revolucionário para os anos 1990, com seu desenho arredondado, plataforma moderna e injeção eletrônica. A versão GSi era ainda mais. Primeiro pelo motor 1.6 16V importado da Hungria, cujos 108 cv sobravam no hatch. Os freios têm ABS e a suspensão, acerto mais firme.
Por fora, um visual bastante arrojado com para-choques encorpados, saias laterais, spoiler integrado à tampa traseira, rodas de liga-leve e teto-solar. A sigla GSi (que já era usada) não economiza no tamanho da fonte na parte de trás da carroceria. Na cabine, bancos Recaro com abas salientes e o exclusivo volante de três raios.
Imagine um Gol com motor AP 2.0 do Santana? Era essa a lógica da versão GTI da segunda geração do compacto da VW, aquela apelidada de bolinha. O desempenho é colossal e para segurar o hatch foi preciso trabalhar em várias partes. Longarinas reforçadas, freios a disco nas quatro rodas, embreagem com acionamento hidráulico e uma transmissão de cinco marchas herdada do Audi A4.
Suspensão mais rígida e barra estabilizadora completavam o conjunto. A esportividade é realçada nas divertidas jogadas de traseira ao se abusar em curvas.
Moderninho e controverso, o Ka tem na XR a sua versão mais emblemática. Em todos os sentidos. O subcompacto se transformou no próprio capeta ao pegar o motor 1.6 Rocam do Fiesta, com 95 cv que mudam totalmente a relação homem/máquina.
Para completar, freios dimensionados e o acerto bem mais firme da suspensão praticamente fazem desse Ka um… kart (sem trocadilhos) que se apodera da alma do motorista sem cerimônias. Saias laterais, spoiler traseiro, entradas de ar diferenciadas em volta da placa dianteira ajudam o XR a se diferenciar dos demais mortais.
Fotos: Divulgação
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cade os carros esportivos? kkkkk vi nenhum na lista
Não gente! Este francês xsara Vts ficou muito famoso na
Época eu cheguei a ter um preto, o carro foi muito usado para pega e curvava sensacionalmente em alta velocidade até em curvas quase impossíveis de fazer, bateu um carro italiano esportivo da época e ficou famoso e teve propaganda quem conseguisse capotar um a citroen dava outro. A grande sacada dele era a terceira marcha que esticava igual chiclete e não tinha mais fim era a spirado 168cv na época colocou alguns turbos no bolso inclusive da Audi alemã.
Já achei muito estranho o Escort XR3 2.0i 1993-1995 ficar de fora dessa lista. Agora, o XR3 ficar de fora e entrar um Citroen aí foi pra acabar! Não condiz em nada com o título da matéria.
Concordo com o cometário do Fernando. Citroen, ainda mais com 20 anos… sem chance rsrsrsr… Golf, Gol concordo.
Outra, essa formatação de mudar de página para continuar a ler a matéria, é péssima.
Que chato essa coisa de ficar mudando de página para continuar a ler….
Seminovos?! …Não entendi…
Faltou colocar o palio 97
Citroen com 20 anos de fabricação? Me desculpa, mas só sendo insano.