Carros gêmeos: relembre 7 modelos idênticos já vendidos no Brasil

Por questões comerciais ou industriais, esses veículos compartilham toda a carroceria e se diferenciam apenas por emblemas e alguns detalhes

ford versailles 1
Ford Versailles deu origem ao Volksswagen Santana (Foto: Ford | Divulgação)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 04/08/2018 às 10h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

Algumas pessoas acham os automóveis tão parecidos que têm dificuldade para diferenciá-los. Em alguns casos, porém, até mesmo um gearhead tem que apelar para logomarcas e emblemas para fazer a identificação, pois existem modelos praticamente idênticos: são os carros gêmeos, que por questões comerciais ou industriais, compartilham a carroceria. O AutoPapo listou 7 exemplos já disponibilizados no mercado brasileiro. Confira:

Ford Verona e Volkswagen Apollo

Verona e Apollo foram os primeiros produtos da Ford e da Volkswagen após elas se associarem na América do Sul, dando origem à Auto Latina. Trata-se de um modelo com carroceria de três volumes derivado do Escort, que ganhou nomes e emblemas de identificação do fabricante distintos, e nada mais! As poucas diferenças entre ambos restringiam-se ao interior, com o uso de painéis e de peças de acabamento específicas para cada um.

Volkswagen Santana e Ford Versailles

A história desses dois modelos é mais ou menos a mesma do Verona e do Apollo. Porém, dessa vez, era o sedã da Volkswagen que originava o da Ford. Além das habituais diferenciações internas, Santana e Versailles ganharam alguns componentes externos específicos, como para-choques, faróis, grade e lanternas. Nada que conseguisse esconder a irmandade deles, já que as peças de lataria eram as mesmas. Os dois veículos tiveram versões perua, a Quantum e a Royale, que também eram gêmeas.

Dodge Journey e Fiat Freemont

A compra da Chrysler pela Fiat, que deu origem à FCA, causou o surgimento de alguns carros gêmeos em diferentes partes do mundo. O Brasil conheceu apenas o Journey e o Freemont, um crossover de sete lugares com projeto de origem Chrysler. Embora visualmente os dois sejas idênticos, com exceção da grade dianteira e dos emblemas, havia uma diferença significativa sob o capô: enquanto o modelo da marca estadunidense era equipado com um motor 3.6 V6 capaz de gerar 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, o da fabricante italiana vinha com um 2.4 de quatro cilindros, com 172 cv e 22,4 kgfm.

Suzuki Grand Vitara e Chevrolet Tracker

No passado, a GM chegou a ser sócia minoritária da Suzuki e até a representá-la comercialmente na Argentina. Isso deu origem a alguns carros gêmeos, entre os quais o primeiro Chevrolet Tracker, que era, na verdade, a segunda safra do Grand Vitara. Ambos foram vendidos no Brasil, mas, atualmente, os dois modelos são completamente distintos.

Seat Córdoba e Volkswagen Polo Classic

A Seat, marca espanhola que pertence ao Grupo Volkswagen, teve uma breve passagem pelo Brasil em meados dos anos 90: veio junto com várias outras após a impactante abertura do mercado às importações, com uma linha capitaneada pelo Córdoba. A alta do dólar e das alíquotas de IPI na segunda metade daquela década fizeram a organização dar adeus ao país, mas o sedã compacto acabou voltando com a logomarca da empresa matriz, mudanças cosméticas na parte traseira e outro nome: Polo Classic. Ambos tiveram também versões furgão, batizadas de Inca e Van, respectivamente.

Citroën Berlingo e Peugeot Partner

Peugeot e Citroën estão sob o mesmo guarda-chuva há décadas: elas se uniram nos anos 70, dando origem ao Grupo PSA. Não chega a surpreender, portanto, que ambas tenham oferecido carros gêmeos em diferentes partes do mundo, entre os quais o Partner e o Berlingo: atualmente, o primeiro é vendido apenas na versão furgão, enquanto o segundo é destinado a passageiros. Porém, ambos já tiveram versões para transporte de pessoas no Brasil.

[Vídeo] Testamos o Citroën Jumpy. Clique aqui e veja!

Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato

Não satisfeitas em desenvolver veículos juntas, Peugeot e Citroën firmaram uma parceria com a Fiat para projetar e produzir utilitários. É por isso que as vans Jumper, Boxer e Ducato são o mesmíssimo modelo: se distinguem apenas pelo nome e os emblemas dos fabricantes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
69 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
auto papo 15 de janeiro de 2023

esqueceream de que o Doblô é a cara desses Citroën Berlingo e Peugeot Partner . kkkkkk

dona fiat sempre ligeira

Avatar
Victor 22 de dezembro de 2022

Esqueceu o Chevrolet Celta e Suzuki Fun

Avatar
Michel 3 de março de 2021

Faltou a Tucson e Sportage!

Avatar
Josué 6 de agosto de 2018

esqueceram do fiat DUNA e fiat PRÊMIO

AutoPapo
AutoPapo 6 de agosto de 2018

Olá, Josué!
Verdade, há Duna e o Prêmio, da Fiat, mas nesse caso são dois modelos da mesma marca, e não de fabricantes distintas e aparentemente sem relação.
Abraço!

Avatar
Marcos Nunes 6 de agosto de 2018

E também o Corsa e o fiesta ambos 2004

AutoPapo
AutoPapo 6 de agosto de 2018

Olá, Marcos.
Caro, você está equivocado. Esses carros podem até se parecer visualmente, mas não compartilham peças de carroceria nem outros componentes. Nossa matéria cita apenas carros que utilizam as mesmas chapas de lataria.
Abraço!

Avatar
Marcos Nunes 6 de agosto de 2018

Faltou o Nissan tinda e o pegeout 307

AutoPapo
AutoPapo 6 de agosto de 2018

Olá, Marcos.
Caro, você está equivocado. Esses carros podem até se parecer visualmente, mas não compartilham peças de carroceria nem outros componentes. Nossa matéria cita apenas carros que utilizam as mesmas chapas de lataria.
Abraço!

Avatar
Leandro 5 de agosto de 2018

Vans escolares contam ?
😀
Ducato, Boxer e Jumper!

Avatar
Maicon 5 de agosto de 2018

Faltou o Kia bongo com o Hyundai HR

Avatar
Nilson Santana 5 de agosto de 2018

O Santana tambem que é nada mais nada menos que uma copia mau feita do Passat Alemão 95, que possuo atualmente, muitas peças do Santana nacional são as mesmas que são utilizadas no Passat Alemão que não encontro dificuldades de encontrar e mesmo sendo um carro importado e discriminado por muita gente, depois que adquiri um, me sinto feliz e satisfeito por ter um.

Avatar
Luciano Cruz 5 de agosto de 2018

Faltou um carro tem tenho desde zero km Voyage 92 1.6 motor CHT da antiga autolatina VW e FORD. Fundado Voyage quadrado. Primeiro motor dele rodei 480.000 kms.

Avatar
Boa 6 de agosto de 2018

Kkk também tenho um desse mesmo ano

Avatar
Israel 5 de agosto de 2018

Falto o Apolo vw e o verona ford

AutoPapo
AutoPapo 6 de agosto de 2018

Olá, Israel.
Como assim faltou? Apollo e Verona são os primeiros carros da lista.
Abraço!

Avatar
Israel 5 de agosto de 2018

Falto o Apolo e o verona

Avatar
Geraldo Fortunato Pereira 5 de agosto de 2018

Santana vw e versailes Ford e os mesmos Santana Quantum e Royale Ford

Avatar
Alexandre Lima 5 de agosto de 2018

Daewoo Espero e Chevrolet Monza. Mudava somente a carroceria

Avatar
Valter 5 de agosto de 2018

Falando de merda faltou o VW logus, e o escort europeu

Avatar
Valdeir 5 de agosto de 2018

Saudades do meu accent hundai

Avatar
Valdeir 5 de agosto de 2018

Saudades do meu carro accent da hundai

Avatar
SAUL GONZAGA PACHECO 5 de agosto de 2018

Os comentarios muito tri… muito estranho montadores diferentes com carros iguais

Avatar
Alex Pimenta 5 de agosto de 2018

O Tiida foi vendido somente no Brasil, mas na europa dividia a carroceria com uma geração do Opel corsa também.

Avatar
Marcos 5 de agosto de 2018

Nenhum carro é tão lindo, quanto meu Ford Ka 1°geração!

Avatar
Paulo 5 de agosto de 2018

O Ford Ka sempre foi ridiculo

Avatar
Neuzi Bragança 5 de agosto de 2018

Esse é chamado de Ford *, feio por fora e apertado por dentro.

EDITADO

Avatar
Joaquim 6 de agosto de 2018

“Ka” “Ka” “Ka” 🙂

Avatar
Marcos 5 de agosto de 2018

Isso é nave rapaz? Nave é meu Ford Ka 1° geração..
.uma coisa linda!

Avatar
Everaldo Pereira 5 de agosto de 2018

Olá, também teve a Mitsubishi Pajeiro e a Hyundai Galloper.

Avatar
Max 5 de agosto de 2018

So lixo vamos falar em nave rang rover e land rover

Avatar
Marcos 5 de agosto de 2018

Isso é nave rapaz? Nave é meu Ford Ka 1° geração..
.uma coisa linda!

Avatar
Fernando Augusto 5 de agosto de 2018

Faltou a Silverado e a GMC 3500.

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Fernando.
Você tem razão, realmente não incluímos a Chevrolet Silverado e a GMC 3500, que eram idênticas e verdadeiramente gêmeas.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Claudemir Correia orfao 5 de agosto de 2018

EU TENHO UM FORD TAURUS 97 EU SOU ÚNICO DONO DESSE MARAVILHOSO CARRO

Avatar
Fernando 5 de agosto de 2018

Claudemir alguém perguntou?

Avatar
Wagner santos 5 de agosto de 2018

Faltou o Corsa modelo Montana,que é o mesmo ford
fiesta

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá Wagner
Caro, você está equivocado: nenhum modelo da linha Corsa, incluindo aí a Montana, compartilha componentes com veículos da gama Fiesta. São totalmente distintos, inclusive em relação à plataforma e à mecânica.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Joribeiro 5 de agosto de 2018

Wagner Santos. Não fala besteira amigo

Avatar
Felipe 5 de agosto de 2018

Estão esquecendo do Renault fluence eo nissan sentra que são os mesmos carros ,assim como Fiat toro e jeep renegadde!

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Felipe.
Nesses casos que você citou, os veículos compartilham plataforma e mecânica, mas não a carroceria. Desse modo, são diferentes do ponto de vista visual. Nossa lista leva em consideração apenas modelos que utilizam a mesma carroceria e, por isso, são visualmente idênticos.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Jac 5 de agosto de 2018

O cara tá falando de visual e não de plataforma. Mesma plataforma mas visual completamente diferente A Toro do Renegade

Avatar
EZEQUIEL SINKUNAS 5 de agosto de 2018

Faltou o Renault Clio e o Nissan Platina

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Ezequiel.
Obrigado por comentar. O Nissan Platina não foi incluído porque ela não foi vendido no Brasil. Nossa lista traz apenas veículos que foram comercializados no mercado nacional.
Abraço!

Avatar
Danilo Ribeiro 5 de agosto de 2018

Muito boa a reportagem. Relembra muito a nossa história do automóvel e sacia um pouco de nossa curiosidade e desconfiança de algumas coisas que não sabíamos.

Avatar
José 5 de agosto de 2018

Concordo com Alex ,a Fiat copiando modelo da concorrência quanta falta de criatividade

Avatar
Libano 6 de agosto de 2018

Não se trata de falta de criatividade e sim de parceria entre as montadoras

Avatar
Sidarta Farias 5 de agosto de 2018

Faltou a S10 e a Isuzu hombre

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Sidarta
Primeiramente, obrigado por comentar. A Isuzu Hombre não foi incluída porque ela não foi vendida no Brasil. Nossa lista traz apenas veículos que foram comercializados no mercado nacional.
Abraço!

Avatar
Jardel 5 de agosto de 2018

Sempre tive a impressão que os primeiros Hyundai Tucson e Kia Sportage compartilhavam a mesma carroceria. Isso procede?

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Jardel.
Tucson e Sportage compartilham a mecânica e a plataforma, mas a carroceria não é exatamente a mesma.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
mirian 5 de agosto de 2018

Sem graça e vou Alex.
Sim a Fiat é ótima.

Avatar
ADAILTON BRITO DOS SANTOS RIBEIRO 5 de agosto de 2018

Rsrsr o engraçado é que depois do Fiat Toro as outras marcas vao copiar a linha Toro

Avatar
Edson 5 de agosto de 2018

falando nisso até q ano foi produzido a traker com motor a diesel?

Avatar
Luís Carlos 5 de agosto de 2018

Esqueçam do Logus/Pointer e o Escort MK II brasileiro, também conhecido com Escort europeu, ambos compartilharam a mesma carroceria, tiveram mudanças na frente, traseira, interior e suspensão.

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Luís Carlos.
A dupla da Volkswagen compartilhava a mecânica e a plataforma com o modelo da Ford, mas a carroceria não era exatamente a mesma, nem mesmo quanto ao tipo: o Logus era um sedã de duas portas, o Pointer era um hatch de cinco portas e o Escort de então, um hatch de três portas. Logus e Pointer usavam chapas de lataria (para-lamas, porta, capô, etc) distintos em relação ao Escort.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Célio* 5 de agosto de 2018

A situação das Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato continua a mesma?

Avatar
Alex 5 de agosto de 2018

atualmente poderiam colocar o Gol e o Argo são quase identicos ambos sem graça.

Avatar
carlos 5 de agosto de 2018

Sem graça é tu Alex

Avatar
Junior 5 de agosto de 2018

Excelente matéria gostei mesmo ??

Avatar
Guttemberg 5 de agosto de 2018

Bem lembrado.
Ótima reportagem.
Parabéns.

Avatar
Luiz Fernando 5 de agosto de 2018

Meu pai tem um Fiat Freemont e meu vô uma Dodge Journey ??‍♂️?

Avatar
Ian 5 de agosto de 2018

E?

Avatar
Delmo 4 de agosto de 2018

Faltou os argentinos: Renault Trafic / Chevrolet Trafic vendidos aqui nos anos 90

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2018

Olá, Delmo.
Verdade, realmente houve o Trafic, que era idêntico, inclusive no nome, nas versões da Chevrolet e da Renault.
Abraço e obrigado por comentar.

Avatar
Irineu marcos 6 de agosto de 2018

E o seat ibiza e a 1 geracao dos polos

Avatar
Rodrigo Schlittler 4 de agosto de 2018

Muito boa reportagem. Show!!

Avatar
luiz henrique iunes pereiera 4 de agosto de 2018

Boa tarde vcs colocam financie ate 100% do seu carro e pede entrada isso nao e financiamento d 100% E SIM 70OU 80%

Avatar
Deixe um comentário