Carros gêmeos: relembre 7 modelos idênticos já vendidos no Brasil
Por questões comerciais ou industriais, esses veículos compartilham toda a carroceria e se diferenciam apenas por emblemas e alguns detalhes
Por questões comerciais ou industriais, esses veículos compartilham toda a carroceria e se diferenciam apenas por emblemas e alguns detalhes
Algumas pessoas acham os automóveis tão parecidos que têm dificuldade para diferenciá-los. Em alguns casos, porém, até mesmo um gearhead tem que apelar para logomarcas e emblemas para fazer a identificação, pois existem modelos praticamente idênticos: são os carros gêmeos, que por questões comerciais ou industriais, compartilham a carroceria. O AutoPapo listou 7 exemplos já disponibilizados no mercado brasileiro. Confira:
Verona e Apollo foram os primeiros produtos da Ford e da Volkswagen após elas se associarem na América do Sul, dando origem à Auto Latina. Trata-se de um modelo com carroceria de três volumes derivado do Escort, que ganhou nomes e emblemas de identificação do fabricante distintos, e nada mais! As poucas diferenças entre ambos restringiam-se ao interior, com o uso de painéis e de peças de acabamento específicas para cada um.
A história desses dois modelos é mais ou menos a mesma do Verona e do Apollo. Porém, dessa vez, era o sedã da Volkswagen que originava o da Ford. Além das habituais diferenciações internas, Santana e Versailles ganharam alguns componentes externos específicos, como para-choques, faróis, grade e lanternas. Nada que conseguisse esconder a irmandade deles, já que as peças de lataria eram as mesmas. Os dois veículos tiveram versões perua, a Quantum e a Royale, que também eram gêmeas.
A compra da Chrysler pela Fiat, que deu origem à FCA, causou o surgimento de alguns carros gêmeos em diferentes partes do mundo. O Brasil conheceu apenas o Journey e o Freemont, um crossover de sete lugares com projeto de origem Chrysler. Embora visualmente os dois sejas idênticos, com exceção da grade dianteira e dos emblemas, havia uma diferença significativa sob o capô: enquanto o modelo da marca estadunidense era equipado com um motor 3.6 V6 capaz de gerar 280 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, o da fabricante italiana vinha com um 2.4 de quatro cilindros, com 172 cv e 22,4 kgfm.
No passado, a GM chegou a ser sócia minoritária da Suzuki e até a representá-la comercialmente na Argentina. Isso deu origem a alguns carros gêmeos, entre os quais o primeiro Chevrolet Tracker, que era, na verdade, a segunda safra do Grand Vitara. Ambos foram vendidos no Brasil, mas, atualmente, os dois modelos são completamente distintos.
A Seat, marca espanhola que pertence ao Grupo Volkswagen, teve uma breve passagem pelo Brasil em meados dos anos 90: veio junto com várias outras após a impactante abertura do mercado às importações, com uma linha capitaneada pelo Córdoba. A alta do dólar e das alíquotas de IPI na segunda metade daquela década fizeram a organização dar adeus ao país, mas o sedã compacto acabou voltando com a logomarca da empresa matriz, mudanças cosméticas na parte traseira e outro nome: Polo Classic. Ambos tiveram também versões furgão, batizadas de Inca e Van, respectivamente.
Peugeot e Citroën estão sob o mesmo guarda-chuva há décadas: elas se uniram nos anos 70, dando origem ao Grupo PSA. Não chega a surpreender, portanto, que ambas tenham oferecido carros gêmeos em diferentes partes do mundo, entre os quais o Partner e o Berlingo: atualmente, o primeiro é vendido apenas na versão furgão, enquanto o segundo é destinado a passageiros. Porém, ambos já tiveram versões para transporte de pessoas no Brasil.
[Vídeo] Testamos o Citroën Jumpy. Clique aqui e veja!
Não satisfeitas em desenvolver veículos juntas, Peugeot e Citroën firmaram uma parceria com a Fiat para projetar e produzir utilitários. É por isso que as vans Jumper, Boxer e Ducato são o mesmíssimo modelo: se distinguem apenas pelo nome e os emblemas dos fabricantes.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
esqueceream de que o Doblô é a cara desses Citroën Berlingo e Peugeot Partner . kkkkkk
dona fiat sempre ligeira
Esqueceu o Chevrolet Celta e Suzuki Fun
Faltou a Tucson e Sportage!
esqueceram do fiat DUNA e fiat PRÊMIO
Olá, Josué!
Verdade, há Duna e o Prêmio, da Fiat, mas nesse caso são dois modelos da mesma marca, e não de fabricantes distintas e aparentemente sem relação.
Abraço!
E também o Corsa e o fiesta ambos 2004
Olá, Marcos.
Caro, você está equivocado. Esses carros podem até se parecer visualmente, mas não compartilham peças de carroceria nem outros componentes. Nossa matéria cita apenas carros que utilizam as mesmas chapas de lataria.
Abraço!
Faltou o Nissan tinda e o pegeout 307
Olá, Marcos.
Caro, você está equivocado. Esses carros podem até se parecer visualmente, mas não compartilham peças de carroceria nem outros componentes. Nossa matéria cita apenas carros que utilizam as mesmas chapas de lataria.
Abraço!
Vans escolares contam ?
😀
Ducato, Boxer e Jumper!
Faltou o Kia bongo com o Hyundai HR
O Santana tambem que é nada mais nada menos que uma copia mau feita do Passat Alemão 95, que possuo atualmente, muitas peças do Santana nacional são as mesmas que são utilizadas no Passat Alemão que não encontro dificuldades de encontrar e mesmo sendo um carro importado e discriminado por muita gente, depois que adquiri um, me sinto feliz e satisfeito por ter um.
Faltou um carro tem tenho desde zero km Voyage 92 1.6 motor CHT da antiga autolatina VW e FORD. Fundado Voyage quadrado. Primeiro motor dele rodei 480.000 kms.
Kkk também tenho um desse mesmo ano
Falto o Apolo vw e o verona ford
Olá, Israel.
Como assim faltou? Apollo e Verona são os primeiros carros da lista.
Abraço!
Falto o Apolo e o verona
Santana vw e versailes Ford e os mesmos Santana Quantum e Royale Ford
Daewoo Espero e Chevrolet Monza. Mudava somente a carroceria
Falando de merda faltou o VW logus, e o escort europeu
Saudades do meu accent hundai
Saudades do meu carro accent da hundai
Os comentarios muito tri… muito estranho montadores diferentes com carros iguais
O Tiida foi vendido somente no Brasil, mas na europa dividia a carroceria com uma geração do Opel corsa também.
Nenhum carro é tão lindo, quanto meu Ford Ka 1°geração!
O Ford Ka sempre foi ridiculo
Esse é chamado de Ford *, feio por fora e apertado por dentro.
EDITADO
“Ka” “Ka” “Ka” 🙂
Isso é nave rapaz? Nave é meu Ford Ka 1° geração..
.uma coisa linda!
Olá, também teve a Mitsubishi Pajeiro e a Hyundai Galloper.
So lixo vamos falar em nave rang rover e land rover
Isso é nave rapaz? Nave é meu Ford Ka 1° geração..
.uma coisa linda!
Faltou a Silverado e a GMC 3500.
Olá, Fernando.
Você tem razão, realmente não incluímos a Chevrolet Silverado e a GMC 3500, que eram idênticas e verdadeiramente gêmeas.
Abraço e obrigado por comentar.
EU TENHO UM FORD TAURUS 97 EU SOU ÚNICO DONO DESSE MARAVILHOSO CARRO
Claudemir alguém perguntou?
Faltou o Corsa modelo Montana,que é o mesmo ford
fiesta
Olá Wagner
Caro, você está equivocado: nenhum modelo da linha Corsa, incluindo aí a Montana, compartilha componentes com veículos da gama Fiesta. São totalmente distintos, inclusive em relação à plataforma e à mecânica.
Abraço e obrigado por comentar.
Wagner Santos. Não fala besteira amigo
Estão esquecendo do Renault fluence eo nissan sentra que são os mesmos carros ,assim como Fiat toro e jeep renegadde!
Olá, Felipe.
Nesses casos que você citou, os veículos compartilham plataforma e mecânica, mas não a carroceria. Desse modo, são diferentes do ponto de vista visual. Nossa lista leva em consideração apenas modelos que utilizam a mesma carroceria e, por isso, são visualmente idênticos.
Abraço e obrigado por comentar.
O cara tá falando de visual e não de plataforma. Mesma plataforma mas visual completamente diferente A Toro do Renegade
Faltou o Renault Clio e o Nissan Platina
Olá, Ezequiel.
Obrigado por comentar. O Nissan Platina não foi incluído porque ela não foi vendido no Brasil. Nossa lista traz apenas veículos que foram comercializados no mercado nacional.
Abraço!
Muito boa a reportagem. Relembra muito a nossa história do automóvel e sacia um pouco de nossa curiosidade e desconfiança de algumas coisas que não sabíamos.
Concordo com Alex ,a Fiat copiando modelo da concorrência quanta falta de criatividade
Não se trata de falta de criatividade e sim de parceria entre as montadoras
Faltou a S10 e a Isuzu hombre
Olá, Sidarta
Primeiramente, obrigado por comentar. A Isuzu Hombre não foi incluída porque ela não foi vendida no Brasil. Nossa lista traz apenas veículos que foram comercializados no mercado nacional.
Abraço!
Sempre tive a impressão que os primeiros Hyundai Tucson e Kia Sportage compartilhavam a mesma carroceria. Isso procede?
Olá, Jardel.
Tucson e Sportage compartilham a mecânica e a plataforma, mas a carroceria não é exatamente a mesma.
Abraço e obrigado por comentar.
Sem graça e vou Alex.
Sim a Fiat é ótima.
Rsrsr o engraçado é que depois do Fiat Toro as outras marcas vao copiar a linha Toro
falando nisso até q ano foi produzido a traker com motor a diesel?
Esqueçam do Logus/Pointer e o Escort MK II brasileiro, também conhecido com Escort europeu, ambos compartilharam a mesma carroceria, tiveram mudanças na frente, traseira, interior e suspensão.
Olá, Luís Carlos.
A dupla da Volkswagen compartilhava a mecânica e a plataforma com o modelo da Ford, mas a carroceria não era exatamente a mesma, nem mesmo quanto ao tipo: o Logus era um sedã de duas portas, o Pointer era um hatch de cinco portas e o Escort de então, um hatch de três portas. Logus e Pointer usavam chapas de lataria (para-lamas, porta, capô, etc) distintos em relação ao Escort.
Abraço e obrigado por comentar.
A situação das Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato continua a mesma?
atualmente poderiam colocar o Gol e o Argo são quase identicos ambos sem graça.
Sem graça é tu Alex
Excelente matéria gostei mesmo ??
Bem lembrado.
Ótima reportagem.
Parabéns.
Meu pai tem um Fiat Freemont e meu vô uma Dodge Journey ??♂️?
E?
Faltou os argentinos: Renault Trafic / Chevrolet Trafic vendidos aqui nos anos 90
Olá, Delmo.
Verdade, realmente houve o Trafic, que era idêntico, inclusive no nome, nas versões da Chevrolet e da Renault.
Abraço e obrigado por comentar.
E o seat ibiza e a 1 geracao dos polos
Muito boa reportagem. Show!!
Boa tarde vcs colocam financie ate 100% do seu carro e pede entrada isso nao e financiamento d 100% E SIM 70OU 80%