Carros raros: 12 nacionais que você não sabia que existiram
Listamos as configurações de carroceria mais incomuns que a indústria já desenvolveu a partir de veículos feitos no Brasil
Listamos as configurações de carroceria mais incomuns que a indústria já desenvolveu a partir de veículos feitos no Brasil
Curte automóveis pouco conhecidos? E nacionais? E ambos? Então se ligue no levantamento do AutoPapo com 12 carros raros fabricados no país. Nossa lista traz apenas configurações com tipos de carrocerias incomuns. Outros tipos de singularidades feitas no país, como séries especiais ou versões com motorização exclusiva, ficaram de fora; futuramente, eles poderão ser incluídos em um listão específico. Você já viu algum deles?
O Chevette deu origem a uma grande família no Brasil. Dele, nasceram a perua Marajó e a picape Chevy, além do hatch. A linha contabilizou cerca de 1,6 milhão de unidades produzidas no país. Ainda assim, há um carro raro nessa gama: o sedã, com quatro portas. Lançada em 1979, essa configuração foi produzida até 1987. Teve pouquíssimas unidades vendidas no país, pois o consumidor local preferia, na época, veículos com duas portas. Porém, o modelo foi exportado e vendeu bem em outros mercados da América do Sul.
Se um TL já não é figura fácil nas ruas, o que dizer de um quatro portas? Pois ele existiu! A ideia da Volkswagen era ter um substituto à altura para o Sedan 1600, popularmente conhecido como “Zé do Caixão”. Foi outro que vendeu pouco em função do então gosto dos brasileiros por modelos de duas portas. Por isso, o fastback conseguiu agradar apenas aos taxistas e a um ou outro comprador.
Outro Volkswagen de quatro portas com motor traseiro a ar está em nossa lista de carros raros nacionais. Das 950 mil unidades do modelo feitas no Brasil, entre 1973 e 1982, uma ínfima parcela tinha as portas adicionais. Essa variação acabou obtendo mais sucesso em países para os quais era exportada, entre os quais Nigéria, Chile e Venezuela.
Este aqui foi feito de propósito para ser um dos carros raros da indústria nacional. A Volkswagen comercializava o Golf de quarta geração apenas com quatro portas, inclusive na versão esportiva GTI, com motor 1.8 turbo de quatro cilindros e 180 cv. Todavia, produzia no Brasil o duas portas, apenas para exportação. Em 2003, a empresa decidiu fabricar uma série superespecial, limitada a 99 exemplares, com motor 2.8 de seis cilindros aspirado de 200 cv e a carroceria destinada aos países estrangeiros. Os veículos eram numerados e traziam um body kit exclusivo. Nascia aí o GTI VR6.
A Kombi teve diversas opções de carroceria no Brasil. As mais comuns são a standard (para passageiros ou carga), o furgão e a picape, mas houve também configurações mais inusitadas. Entre as quais, estão o modelo com seis portas e a picape com cabine dupla. Essa última tinha a particularidade de ter duas portas do lado direito e apenas uma do lado esquerdo. Isso cerca de 20 anos antes de a Hyundai lançar o Veloster! Foi produzida de 1981 a 1985 e teve, além de opções de motores a gasolina e a álcool, um inédito propulsor a diesel, que revelou-se problemático e logo deixou de ser oferecido.
O Karmann Ghia cupê não é exatamente comum no Brasil: teve apenas 23,4 mil unidades produzidas entre 1962 e 1971. O conversível, então, é uma verdadeira mosca branca, com apenas 176 (algumas fontes apontam 177) exemplares fabricados a partir de 1968. Há quem diga que eles são carros raros, mas tão raros, que é mais fácil encontrar um conversível adaptado a partir de um veículo com capota rígida que um original de fábrica. Por isso, um veículo desses em bom estado tem preço superior a R$ 100 mil atualmente.
O Tempra cupê é daquelas coisas às quais chamamos de jabuticaba: só existiu no Brasil. Foi desenvolvido especialmente pela engenharia da Fiat em Betim (MG) para os consumidores locais. Porém, nos anos 90, o gosto dos compradores já havia começado a mudar, e a configuração de quatro portas teve maior aceitação. Por isso, o duas portas durou pouco, somente de 1992 a 1994. Apesar da carreira curta, essa carroceria foi oferecida para várias versões da gama. A mais famosa é a Turbo, com motor sobrealimentado de 165 cv, que dava ao modelo o título de nacional mais veloz da época.
Eis aqui um modelo que merece figurar em qualquer lista de carros raros nacionais. Enquanto o Itamaraty era o sedã de luxo da Willys, derivado do Aero, o Executivo era ainda mais sofisticado, com direito a entre-eixos alongado. Uma verdadeira limusine, lançada em 1968! Além do enorme espaço interno, que permitia a instalação de bancos adicionais para dois passageiros, o modelo tinha equipamentos exclusivos. Entre os quais, havia ar-condicionado e até barbeador elétrico! Apenas 27 unidades foram fabricadas: uma delas serviu à presidência da república durante a ditadura militar.
Nem Rural, nem Pick-up. O utilitário mais raro da linha de carros da Willys é o jipe CJ-6, mais conhecido como Bernardão. O apelido era uma alusão ao local de produção: São Bernardo do Campo (SP). Claro, também havia relação com o tamanho do veículo, que tinha o entre-eixos 51 cm mais longo que a versão convencional. Graças ao maior porte, levava até seis ocupantes.
“Meu pai comprou um carro; ele se chama Simca Chambord”. Enquanto o sedã da linha ganhou até música, composta pela banca Camisa de Vênus, a perua Jangada permaneceu mais obscura. Talvez tenha sido pela produção mais limitada, talvez por ter chegado ao mercado só em 1963, quatro anos após a estreia do modelo com carroceria de três volumes, a perua tornou-se raríssima nos dias de hoje. Os exemplares sobreviventes são escassos e muito valorizados pelos colecionadores.
Esse é para quem gosta de motor V8. Mas o modelo em questão aqui não é o cupê na versão esportiva GT, e sim o sedã, que tinha proposta mais luxuosa. Ademais, era mais espaçoso que o “irmão” de duas portas, devido ao entre-eixos maior. Apesar disso, e também de contar com opções mais acessíveis de motorização, com seis ou quatro cilindros, o modelo vendeu pouco. Talvez porque a Ford já tivesse uma opção de quatro portas mais sofisticada em sua gama: o Galaxie. Seja como for, ele se tornou um dos carros raros da nossa indústria.
“Como assim? Isso aí é uma Belina!” Não causaria espanto se alguém fizesse essa observação ao ver a foto acima. Afinal, o utilitário em questão era realmente baseado na Belina. Porém, seu nome era Corcel II Van. O modelo tinha chapas de aço no lugar dos vidros laterais traseiros. Outra diferença em relação à perua era a presença apenas dos bancos dianteiros; todo o espaço posterior era destinado à carga. A ideia da Ford era ter um comercial leve e compacto para concorrer com o Fiat Fiorino de primeira geração. Porém, o modelo não teve boa aceitação e somente 504 veículos saíram das linhas de montagem entre 1982 e 1984.
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Tenho um verona 2.0 i sport.
Porém nunca tinha visto um nessa configuração.
Freios nas 4 recarro ar vidros travas direcao hidraulica escamotiavel etc etc.
Porém não consigo pesquisar sobre a fabricação desse modelo. Saber quantos foram produzidos.
Sei que firam fabricados somente por 2 meses agosto e setembro de 95.
Se alguém poder dar uma dica. Agradeço
Abraço
Qual dessas é o carro que o Renato Garcia esconde dentro do contêiner
Nenhum dos carros da materia é realmente raro, todos foram fabricados às centenas ou aos milhares e tem ainda muitos rodando. Só quem vive em Marte nunca viu nenhum e não sabe que não existiam. Carro brasileiro raro, que a maioria das pessoas “nem sabe que existiram” é bem diferente disso, é o Concorde (20 fabricados), o Lafer LL (7), o Aurora (2), o Royale da Tander Car (apenas 1), isso sim é raro.
Eu tenho um verona 2.0 i sport. Completo, com ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade e o mais interessante… o interior é todo do xr3. Foram fabricados somente por dois meses em 1995
Você tem interesse em vender?
Tenho um gol 1.6 2003 4 portas com 18.000 km originais gasolina. Qual seria o preço deste auto
Opa.
Tenho um também 95 completo tido do xr3
Porém foram fabricados 95 por dois meses agosto e setembro.
Faz alusao ao xr3 freios na 4 recaro etc..
Mas nunca consegui saber a produção
Desse modelo tipo quantos foram fabricados
Cara o carro mais difícil de se ver nem em evento vc consegue ver dele e o Ford Verona 91 foi mau aí blz
E o Veículo impossível de se ver é o FIAT- 147 Conversível de fábrica, no BRASIL existe 3. 1 no Museu da FIAT em Minas Gerais, 1 em Ponta Grossa PR escondido numa garagem é 1 perdido no BRASIL não se sabe onde.
A Fiat jamais fabricou esse carro
Gol BX refrigerado a ar. Dodge polara. Corcel I 4 postas.
São ainda relativamente comuns, principalmente o Gol a ar
Faltou o Gol Copa 82 e o Gol Copa 94.
Faltou o Gol Copa 82 e o 94.
Faltou o dodge(doginho) 1.8 automático e o fusca pelado vinha sem nenhum acessório, nem mesmo retrovisor 1967
O Polara automático ainda se enconyra, o Fusca pé de boi foi fabricado de 65 a 68 e hoje só colecionadores tem
Faltou o rarissimo fiat brava fivetec
Quer ver um carro raro e único no mundo, Acesse: A arte o carro fabricado em casa.
Cadê a Chevy 500 furgão? Tem na tabela FIP mas nunca ninguém viu uma não tem nem fotos na internet será que sou o único a ter uma no Brasil?
A GM tinha algumas na frota e a Porto Seguro tambem, talvez não existam mais
Faltou o Ford Maverick perua, que só teve pouco mais de 100 unidades fabricadas, por um pedido exclusivo de uma concessionária Ford da época, a Souza Ramos.
Destes somente 10 ainda existem hoje. 880l de mala!
Fabricadas pouco menos de 100 unidades pela própria Souza ramos a partir de MAvericks de 5 portas usando teto de Opala Caravan, vendidas pela Souza Ramos e pela Sonnervig. Hoje existem exatamente 19 unidades rodando.
Corrigindo erro de digitação, feitas sobre Mavericks de 4 portas é óbvio
Faltou também Gol Furgão o qual eu comprei um ok em
1986.
Não chegou a ser raro, somente a Telesp comprou um lote de 3000 carros
Nunca existiu Chevy 500 automática. Há ainda o Gol furgão que um amigo meu tem desde 0 km.
Mario, eu também achava que não, eu vi uma, aqui em Belém.
Valeu Kleber.
Tem sim chevy automatica e com ar condicionado de fabrica aqui em caruaru pe tem uma de um colecionador e muito rara mas existe
Fabricadas para exportação para a Venezuela, tiveram unidades vendidas no Brasil
Aí faltou o fusca… Acesse a arte o carro fabricado em casa. Itabuna-ba
Raro sao as gm chevy 500 autonatica e com ar condicionado ds fabrica. Aoh sairam em 88. Eu tenho uma brasilia 4 pprtas 79. Sairam entre expostacoes e vendidas aqui cerca de 30 a 32mil. De 75 ate abril de 82. Brasilia 2p chassis BA e a 4p era chassis BV.
Faltou o Chevette Automático, além do 4 portas.
Desses aí os menos raros são a kombi e o maverick
Eu gostaria de ver listado o Tempo Matador. No YouTube tem video de um em Curitiba
Acesse a arte o carro fabricado em casa. Um lindo protótipo
A reportagem é sobre carros brasileiros
Quero metade deles. Faltou o Passat exportação 1996-97.
Aí faltou o fusca… Acesse a arte o carro fabricado em casa. Itabuna-ba
Não é raro, foram vendidos mais de 40000 unidades