Carros mais vendidos de 2019: os 10 usados campeões

Quase 14,6 milhões de veículos usados foram negociados em 2019; confira o ranking com os queridinhos do mercado

volkswagen gol power 25
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 15/01/2020 às 11h35
Atualizado em 21/01/2020 às 15h23

O mercado de carros usados não tem do que reclamar. No ano passado, o segmento cresceu 2,2% em relação a 2018 de acordo com levantamento da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Pode parecer uma evolução tímida, mas representa o oitavo ano consecutivo de crescimento do setor de seminovos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No total, foram quase 14,6 milhões de seminovos negociados em 2019. E sabem qual foi o modelo mais vendido? Um velho rei do segmento de zero quilômetro. Confira a lista com os automóveis usados mais comercializados.

Ranking: os 10 carros seminovos mais vendidos do país

10. Hyundai HB20: 222.394

hb20 rspec 007

Apesar de ter menos de oito anos de vida, o compacto da marca-sul coreana já figura entre os 10 carros seminovos mais vendidos do país. Design diferente, nível de acabamento mais caprichado e a garantia de cinco anos contam a favor do HB no segmento de carros usados.

O modelo recebeu segunda geração em setembro de 2019, o que desvalorizou levemente as versões anteriores – mas nada que deva abalar as vendas dos seminovos.

9. Chevrolet Corsa: 234.920

chevrolet corsa carros ate 20 mil
A terceira geração do Corsa, segunda no Brasil, ficou maior e inaugurou o mercado de compactos premium junto do Polo

Sucesso nos anos 1990 e 2000, o compacto da GM ainda vende que nem água no segmento de seminovos – a ponto de ser o nono mais vendido do mercado.

Primeiro “popular” a ter motor com injeção eletrônica, o simpático Corsinha é muito buscado entre os usados pelo design, dirigibilidade e economia. Além de ser fácil de manter para os dias atuais.

8. Ford Ka: 262.825

ford ka 2011

Entre os carros novos, ele é o segundo mais vendido. Porém, nos usados fica com a oitava posição. Isso inclui as duas gerações do carro que nasceu como subcompacto e depois passou a usar plataforma global para brigar um segmento acima.

Comportamento dinâmico e bons motores – desde o antigo 1.0, passando pelo 1.6 Rocam até os propulsores atuais tricilíndricos – são virtudes que acompanham o carro da Ford desde o fim dos anos 1990 (e valorizadas ainda hoje entre os seminovos).

7. Volkswagen Fox: 282.095

volkswagen fox route
Foto Volkswagen | Divulgação

O Fox foi lançado em 2002 e inaugurou um segmento de hatches altinhos – depois seguido por Chevrolet Agile e Renault Sandero. Também foi uma válvula de escape para a Volkswagen usar uma versão simplificada da sofisticada – e cara – plataforma do Polo, lançado um ano antes. Deu certo e o Fox vendeu bem por anos – e continua vendendo entre os usados.

Apesar da suspensão muito macia para os padrões da marca, agrada pela posição de dirigir. Reestilizações, versões e muitas séries depois, perdeu espaço nos últimos anos na linha VW e vive em meio a especulações de que sair de linha.

6. Fiat Strada: 288.221

fiat strada sporting
Teve versões como a Sporting

A picape líder de mercado há 18 anos também nada de braçadas entre os seminovos. É o comercial leve mais negociado, segundo a Fenauto, e o sexto modelo mais comercializado no mercado de usados.

Custo/benefício, ergonomia e versatilidade – com configurações cabine estendida, dupla, Adventure e com bloqueio do diferencial – fazem da Strada uma ótima opção para quem precisa conciliar trabalho e lazer. Porém, usa a mesma base do Palio (de 1996) e só este ano receberá uma nova geração, finalmente.

5. Chevrolet Celta: 328.370

chevrolet celta nomes carros
O Chevrolet Celta era um compacto de entrada

O Celta foi o projeto que inaugurou a fábrica da General Motors em Gravataí (RS) e logo se tornou um sucesso de vendas para a marca. Já saiu de linha há quase cinco anos, mas continua muito aceito entre no mercado de carros seminovos.

Usava a plataforma do velho Corsa, de 1994. Quando lançado, em 2000, surgiu como primeiro carro vendido pela Internet e se destacava pelo baixo preço e custo/benefício atraente.

4. Ford Fiesta: 354.932

affiesta1
Foto Ford | Divulgação

O compacto começou aqui importado da Espanha em 1995, depois passou a ser produzido na Bahia dentro do Projeto Amazon – que salvou a Ford e originou o EcoSport -, voltou a ser importado em nova geração e terminou a vida fabricado nacionalmente.

Ufa, essa é a trajetória do Fiesta, o quarto seminovo mais vendido do país em 2019, que sempre se destacou pelo desempenho dos motores – e desagradou pelo acabamento interno. Deixou de ser produzido no país justamente no ano passado, quando a marca encerrou a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

3. Fiat Palio: 535.264

palio fire 0001
Fiat | Divulgação

O eterno vice do Gol repete a boa performance em vendas entre os seminovos. Com 21 anos de trajetória no país, duas gerações e muitas versões e remodelações, o compacto da Fiat se destaca pela baixa depreciação e boa liquidez no mercado.

Também tem fama de manutenção simples e barata, com muita oferta e variedade de peças. Não surpreende ocupar o pódio entre os usados mais vendidos do país no ano passado.

2. Fiat Uno: 548.879

fiat uno grazie mille 2

O Uno nasceu como um carro revolucionário em 1984. Com dimensões compactas, tinha ótimo aproveitamento de espaço interno, posição de dirigir alta, boa qualidade de construção e uma das melhores ergonomias entre os carros nacionais. Foi o primeiro 1.0 do mercado e sempre ofereceu custo/benefício agressivo e manutenção condizente.

A segunda geração não manteve o mesmo fôlego de vendas, mas também não faz feio e aposta no design quadradinho para continuar agradando. Juntas, elas fazem do Uno o segundo no ranking de carros seminovos mais comercializados do país.

1. Volkswagen Gol: 895.570

volkswagen gol é o mais vendido do mercado de carros seminovos

Ele não é mais o rei das ruas, mas mantém a majestade de qualquer forma. Mais especificamente entre os carros usados. O Gol foi o modelo seminovo mais vendido do Brasil em 2019.

Muito reflexo dos 28 anos em que foi o carro líder do país, o que torna o emblemático compacto da Volkswagen um modelo com muita oferta, alta procura, baixa desvalorização e ótimo custo/benefício no mercado de usados. Aliado a isso, a imagem de robustez, o baixo custo de manutenção e as muitas versões e motores que acompanham o carro desde 1980.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alexandre Freitas Rodrigues Rezende 16 de setembro de 2020

O pálio é um excelente carro nao quebra ele é top na minha opinião supera o gol em conforto onix e hb2 tem muito a chegar no seu conceito pena o palio saiu de linha.

Avatar
Leonor Pozzetti 11 de setembro de 2020

A Eco esporte 2019, como está no mercado?

Avatar
Denis Roberto Di Gioia 20 de janeiro de 2020

Primeiramente quero parabenizar a equipe produtora das reportagens autopapo.com.br, muito boas e elucidativas. Depois quero falar do ranking dos carros usados mais vendidos que por um período vão aparecer o Gol, o Palio, o Uno, pois anteriormente eram os carros novos mais vendidos. Acredito que daqui uns anos vamos ver o Onix, o HB20 despontando como os mais vendidos.

Avatar
Luiz Antônio Marinho Louvise 15 de janeiro de 2020

Muito bom trabalho. Quero parabenizar toda a equipe produtora desta matéria.

Avatar
Deixe um comentário