Carros mais vendidos de 2019: os 10 usados campeões

Quase 14,6 milhões de veículos usados foram negociados em 2019; confira o ranking com os queridinhos do mercado

volkswagen gol power 25
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 15/01/2020 às 11h35
Atualizado em 21/01/2020 às 15h23

O mercado de carros usados não tem do que reclamar. No ano passado, o segmento cresceu 2,2% em relação a 2018 de acordo com levantamento da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Pode parecer uma evolução tímida, mas representa o oitavo ano consecutivo de crescimento do setor de seminovos.

No total, foram quase 14,6 milhões de seminovos negociados em 2019. E sabem qual foi o modelo mais vendido? Um velho rei do segmento de zero quilômetro. Confira a lista com os automóveis usados mais comercializados.

Ranking: os 10 carros seminovos mais vendidos do país

10. Hyundai HB20: 222.394

hb20 rspec 007

Apesar de ter menos de oito anos de vida, o compacto da marca-sul coreana já figura entre os 10 carros seminovos mais vendidos do país. Design diferente, nível de acabamento mais caprichado e a garantia de cinco anos contam a favor do HB no segmento de carros usados.

O modelo recebeu segunda geração em setembro de 2019, o que desvalorizou levemente as versões anteriores – mas nada que deva abalar as vendas dos seminovos.

9. Chevrolet Corsa: 234.920

chevrolet corsa carros ate 20 mil
A terceira geração do Corsa, segunda no Brasil, ficou maior e inaugurou o mercado de compactos premium junto do Polo

Sucesso nos anos 1990 e 2000, o compacto da GM ainda vende que nem água no segmento de seminovos – a ponto de ser o nono mais vendido do mercado.

Primeiro “popular” a ter motor com injeção eletrônica, o simpático Corsinha é muito buscado entre os usados pelo design, dirigibilidade e economia. Além de ser fácil de manter para os dias atuais.

8. Ford Ka: 262.825

ford ka 2011

Entre os carros novos, ele é o segundo mais vendido. Porém, nos usados fica com a oitava posição. Isso inclui as duas gerações do carro que nasceu como subcompacto e depois passou a usar plataforma global para brigar um segmento acima.

Comportamento dinâmico e bons motores – desde o antigo 1.0, passando pelo 1.6 Rocam até os propulsores atuais tricilíndricos – são virtudes que acompanham o carro da Ford desde o fim dos anos 1990 (e valorizadas ainda hoje entre os seminovos).

7. Volkswagen Fox: 282.095

volkswagen fox route
Foto Volkswagen | Divulgação

O Fox foi lançado em 2002 e inaugurou um segmento de hatches altinhos – depois seguido por Chevrolet Agile e Renault Sandero. Também foi uma válvula de escape para a Volkswagen usar uma versão simplificada da sofisticada – e cara – plataforma do Polo, lançado um ano antes. Deu certo e o Fox vendeu bem por anos – e continua vendendo entre os usados.

Apesar da suspensão muito macia para os padrões da marca, agrada pela posição de dirigir. Reestilizações, versões e muitas séries depois, perdeu espaço nos últimos anos na linha VW e vive em meio a especulações de que sair de linha.

6. Fiat Strada: 288.221

fiat strada sporting
Teve versões como a Sporting

A picape líder de mercado há 18 anos também nada de braçadas entre os seminovos. É o comercial leve mais negociado, segundo a Fenauto, e o sexto modelo mais comercializado no mercado de usados.

Custo/benefício, ergonomia e versatilidade – com configurações cabine estendida, dupla, Adventure e com bloqueio do diferencial – fazem da Strada uma ótima opção para quem precisa conciliar trabalho e lazer. Porém, usa a mesma base do Palio (de 1996) e só este ano receberá uma nova geração, finalmente.

5. Chevrolet Celta: 328.370

chevrolet celta nomes carros
O Chevrolet Celta era um compacto de entrada

O Celta foi o projeto que inaugurou a fábrica da General Motors em Gravataí (RS) e logo se tornou um sucesso de vendas para a marca. Já saiu de linha há quase cinco anos, mas continua muito aceito entre no mercado de carros seminovos.

Usava a plataforma do velho Corsa, de 1994. Quando lançado, em 2000, surgiu como primeiro carro vendido pela Internet e se destacava pelo baixo preço e custo/benefício atraente.

4. Ford Fiesta: 354.932

affiesta1
Foto Ford | Divulgação

O compacto começou aqui importado da Espanha em 1995, depois passou a ser produzido na Bahia dentro do Projeto Amazon – que salvou a Ford e originou o EcoSport -, voltou a ser importado em nova geração e terminou a vida fabricado nacionalmente.

Ufa, essa é a trajetória do Fiesta, o quarto seminovo mais vendido do país em 2019, que sempre se destacou pelo desempenho dos motores – e desagradou pelo acabamento interno. Deixou de ser produzido no país justamente no ano passado, quando a marca encerrou a fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

3. Fiat Palio: 535.264

palio fire 0001
Fiat | Divulgação

O eterno vice do Gol repete a boa performance em vendas entre os seminovos. Com 21 anos de trajetória no país, duas gerações e muitas versões e remodelações, o compacto da Fiat se destaca pela baixa depreciação e boa liquidez no mercado.

Também tem fama de manutenção simples e barata, com muita oferta e variedade de peças. Não surpreende ocupar o pódio entre os usados mais vendidos do país no ano passado.

2. Fiat Uno: 548.879

fiat uno grazie mille 2

O Uno nasceu como um carro revolucionário em 1984. Com dimensões compactas, tinha ótimo aproveitamento de espaço interno, posição de dirigir alta, boa qualidade de construção e uma das melhores ergonomias entre os carros nacionais. Foi o primeiro 1.0 do mercado e sempre ofereceu custo/benefício agressivo e manutenção condizente.

A segunda geração não manteve o mesmo fôlego de vendas, mas também não faz feio e aposta no design quadradinho para continuar agradando. Juntas, elas fazem do Uno o segundo no ranking de carros seminovos mais comercializados do país.

1. Volkswagen Gol: 895.570

volkswagen gol é o mais vendido do mercado de carros seminovos

Ele não é mais o rei das ruas, mas mantém a majestade de qualquer forma. Mais especificamente entre os carros usados. O Gol foi o modelo seminovo mais vendido do Brasil em 2019.

Muito reflexo dos 28 anos em que foi o carro líder do país, o que torna o emblemático compacto da Volkswagen um modelo com muita oferta, alta procura, baixa desvalorização e ótimo custo/benefício no mercado de usados. Aliado a isso, a imagem de robustez, o baixo custo de manutenção e as muitas versões e motores que acompanham o carro desde 1980.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alexandre Freitas Rodrigues Rezende 16 de setembro de 2020

O pálio é um excelente carro nao quebra ele é top na minha opinião supera o gol em conforto onix e hb2 tem muito a chegar no seu conceito pena o palio saiu de linha.

Avatar
Leonor Pozzetti 11 de setembro de 2020

A Eco esporte 2019, como está no mercado?

Avatar
Denis Roberto Di Gioia 20 de janeiro de 2020

Primeiramente quero parabenizar a equipe produtora das reportagens autopapo.com.br, muito boas e elucidativas. Depois quero falar do ranking dos carros usados mais vendidos que por um período vão aparecer o Gol, o Palio, o Uno, pois anteriormente eram os carros novos mais vendidos. Acredito que daqui uns anos vamos ver o Onix, o HB20 despontando como os mais vendidos.

Avatar
Luiz Antônio Marinho Louvise 15 de janeiro de 2020

Muito bom trabalho. Quero parabenizar toda a equipe produtora desta matéria.

Avatar
Deixe um comentário