Os 7 carros com motor turbo mais baratos do Brasil

Carros turbo são tendência, pois permitem redução de consumo sem prejudicar a performance; selecionamos os 7 modelos turbinados mais baratos do país

hb200 turbo
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 09/07/2018 às 16h10
Atualizado em 10/07/2018 às 11h51

A busca por eficiência e pelo cumprimento de normas de emissões passa por tecnologias como o turbo. Para o consumidor, além da vantagem de ter modelos mais econômicos, tem-se também carros com retomadas mais seguras, graças ao torque forte em baixos giros e em uma faixa de rotação mais ampla. Pena que as opções de carros turbo acessíveis ainda são poucas.

Selecionamos os sete modelos turbinados mais em conta do país.

7° Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI

VW Virtus tem motor 1.0 turbo
VW Virtus Comfortline

Preço: R$ 74.680

Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv

O sedã compartilha a plataforma MQB com o Polo e também a opção do motor TSI, que atua com a caixa automática de seis marchas. O recém-lançado sedã tem, entre os destaques, o amplo porta-malas com 521 litros de capacidade.

6° Peugeot 308 e 408 Business THP

Foto Peugeot | Divulgação

Preço: R$ 69.990

Motor: 1.6 16v de 173 / 166 cv

O hatch e sedã da marca francesa podem passar despercebidos nas vendas, porém, entregam um dos desempenhos mais bacanas e são os médios turbinados mais baratos do Brasil, com espaço, nível de acabamento superior e bons equipamentos de série. O motor é o consagrado THP. Tem torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm e trabalha com a caixa automática de seis marchas.

5° Ford Fiesta SEL Style Ecoboost AT

Ford Fiesta Ecoboost tem motor 1.0 turbo

Preço: R$ 69.790

Motor: 1.0 12v de 125 cv

O hatch da Ford usa um dos 1.0 mais potentes do mercado. O Ecoboost três cilindros só bebe gasolina, tem injeção direta, variação dos comandos de válvulas na admissão e no escape e gera 125 cv e torque de 17,3 kgfm a 1.400 rpm. Peca por usar o problemático câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, alvo de recall na linha.

4° Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI

Preço: R$ 67.990

Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv

O TSi aqui é mais potente e gera 20,4 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Tem comando duplo de válvulas e variação na admissão e no escape, No caso, é a opção de modelo turbo com câmbio automático (de seis marchas) com menor preço no mercado.

3° Hyundai HB20S Comfort Plus

Preço: R$ 57.590

Motor: 1.0 12v de 105 / 98 cv

A versão três-volumes do compacto da Hyundai segue o preço competitivo e usa o mesmo motor do hatch. Acaba por ser o sedã turbo mais em conta do Brasil.

2° Volkswagen Move Up! TSI

Preço: R$ 55.700

Motor: 1.0 12v de 105 / 101 cv

O tricilíndrico tem a mesma potência do rival da Hyundai com etanol, mas usa injeção direta e é mais esperto com gasolina. A caixa manual de cinco marchas ajuda no conjunto divertido, ágil e eficiente. O torque de 16,8 kgfm aparece em 1.500 rpm e essa versão é uma das mais econômicas do país, com médias de 10,0 e 11,5 km/l com álcool e de 14,3 e 16,3 km/l, com gasolina (nota A no Inmetro).

1° Hyundai HB20 Comfort Plus

Hyundai HB20 é o carro turbo mais barato do Brasil

Preço: R$ 51.790

Motor: 1.0 12v de 105 / 98 cv

O motor Kappa três cilindros tem comando duplo de válvulas, variação na admissão e é o turbo mais barato do mercado. O torque de 15 kgfm com etanol já se apresenta nas 1.500 rpm, o que garante ultrapassagens e subidas em ladeiras com disposição. Trabalha com o câmbio manual de seis marchas e, segundo o Inmetro, faz médias de 8,2 e 10,1 km/l com álcool e de 11,6 e 14,3 km/l, com gasolina – nota A na categoria e B, no geral.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anakrousis 9 de março de 2020

Pô! Como tem gente que entende de carros einh!!!!! Pena que não exista um só carro genuinamente brasileiro, né?

Avatar
Albergar 5 de dezembro de 2018

Olha pessoal deixa eu com meu monza mesmo 1995, que esses ai nao tenho inveja… querem tirar a prova chamo qualquer um desse ai e voces ainda pode chamar o corolla o honda civic de 2016 pra tras, num racha de 400km topam?

Avatar
José Borges 11 de julho de 2018

O turbo encarece muito a fabricação de um veículo? Na Europa, praticamente todos os novos modelos tem motores turbo-alimentados, então imagino que seja a forma mais barata de conseguir maior eficiência e rendimento nos carros. Por que no Brasil o turbo é tão raro?

Avatar
Henry 10 de julho de 2018

Cadê a foto do Peugeot?
Parece ser o melhor de todos, sem dúvida.
Melhor relação custo benefício e ainda é o mais potente.

AutoPapo
AutoPapo 10 de julho de 2018

Pedido atendido, Henry!

Obrigado!

Avatar
Junior 11 de julho de 2018

Cadê a foto do golf TSI 1.4 ??? parece ser o melhor de todos aqui nesse comparativo

Avatar
Junior 11 de julho de 2018

GOLF TSI melhor custo beneficio e realmente mais potente desse comparativo com câmbio DSG não tem para ninguém .

Avatar
Junior 11 de julho de 2018

Amigo o comparativo em questão é sobre 1.0 tricilíndrico turbinado o peugeot é 1,6 thp fora da realidade dos testes inclusive o preço bem mais caro , se fosse para comparar coloque tb o golf 1.4 que é bem superior ao peugeot e anda bem mais

Avatar
Júnior 10 de julho de 2018

POLO TSI o melhor é está na frente de todos os outros mencionados neste ranking, com potência em torno de 130 cv e 20,4 kgmf

Avatar
Alexandre 10 de julho de 2018

Kkkk uma geladeira sobre rodas

Avatar
Júnior 11 de julho de 2018

Geladeira ?? Vc já andou no novo polo ?? Acredito que não para falar tamanha besteira , com certeza não sabe nem o que é um carro turbo , comece respeitando a opinião alheia.

Avatar
Junior 10 de julho de 2018

O melhor deles todos sem sombra de duvidas é o POLO TSI na versão HIGHLINE , completo de tudo , é espertíssimo com potência em torno de 130 cvs e 20,4 kgfm de torque anda na frente de todos esses outros, a melhor compra de 2018 , CUSTO x BENEFICIO excelente !!!!

Avatar
Pedro 10 de julho de 2018

Creio que o melhor seja o Peugeot 173 CV, 24,7 kgf de torque e acabamento superior aos demais carros citados, fora os demais recursos não listados como controle de estabilidade, etc

Avatar
LUIZ FELIPE HAIDER 9 de julho de 2018

Tenho Cross UP é um carro sensacional (é um foguete e econômico) vem com rack de teto, acabamento de para-choque prateado, sensores de luz e chuva e rodas de liga leve de 15 polegadas. O som é excelente e os bancos vem com revestimento em couro. Recomendo fazer um teste.

Avatar
ralfo bolsonaro bueno penteado 10 de julho de 2018

Estás ganhando comissão ? Deves vender bem. Parabéns.

Avatar
Bdbdb 10 de julho de 2018

Isso é fato. A VW apesar de ser um lixo em pós vendas tem bons produtos

Avatar
Deixe um comentário