Cruze Sport6 LTZ: confira avaliação completa do Chevrolet
Hatch importado da Argentina por R$ 103.990 agrada quando o assunto é desempenho; porta-malas e acabamentos deixam a desejar
Hatch importado da Argentina por R$ 103.990 agrada quando o assunto é desempenho; porta-malas e acabamentos deixam a desejar
O Chevrolet Cruze Sport6 LTZ é um hatch compacto para cinco ocupantes importado da Argentina. Com preço sugerido de R$ 103.990, mas podendo chegar a R$ 115.490 – com pintura metálica e recursos tecnológicos -, modelo agrada no desempenho, mas fica devendo em acabamento.
Equipado com o motor 1.4 turbo flex capaz de gerar 153 cv de potência e torque de 24,5 kgfm, que trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis marchas, hatch apresenta funcionamento suave e mudanças rápidas, com inteligência para reduções automáticas durante as frenagens.
O novo Cruze Sport6 é bem mais baixo que seu predecessor e, com ângulos fortes e bem marcados, a impressão de velocidade já é presente antes mesmo da arrancada.
O motor turbinado proporciona aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e velocidade máxima acima dos 200 km/h.
Outra coisa muito interessante é a elogiável estabilidade. Apesar de a suspensão traseira ser semi-independente, o acerto adotado faz lembrar o comportamento das Multilink, com muita aderência em todas as situações.
No entanto, o fato do Cruze Sport6 LTZ ser mais baixo compromete um pouco a visibilidade – ainda mais com a cintura alta da carroceria. Manobras em garagens apertadas e mal iluminadas transmitem bastante insegurança; só mesmo esticando o pescoço para tentar ver os limites da carroceria e enxergar pelo reduzido vidro traseiro.
Com o tempo o condutor se acostuma. Os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros junto à câmera de ré minimizam o problema.
O interior é muito confortável para quatro adultos. Quem precisar pode levar uma criança como quinto ocupante no centro do assento traseiro. Só que ela vai acabar caindo sobre os outros nas curvas em função das elevações no encosto e no assento, nada anatômicos.
O habitáculo é bonito, moderno e bem acabado, se bem que um veículo de sua categoria merecia materiais mais agradáveis ao toque e acolchoados.
Um detalhe surpreende positivamente: mesmo as partes em plástico duro nos forros das portas e painel têm a superfície em textura acetinada, com aspecto emborrachado bastante interessante.
Os botões do volante do Cruze Sport6, parecidos com teclas de celulares baratos, deixam a desejar. Faltam saídas de ar-condicionado e tomadas USB para os passageiros traseiros.
O porta-malas do Chevrolet, com apenas 290 litros, é o menor entre os principais concorrentes. Uma das causas para isso é que, por falta de espaço sob o capô, a bateria foi instalada em um compartimento próximo ao sobressalente – que se não fosse menor que os demais pneus reduziria ainda mais a capacidade de carga.
Quanto à tecnologia, a listagem do Cruze Sport6LTZ não é pequena. Destaque para o sistema de alerta de risco de colisões, que emite som e pisca luzes sobre o painel, e sistema de alerta de manutenção de faixa – que avisa quando o veículo tende a sair da pista.
Embora conte com os elogiáveis avisos de perigo, só o sistema de direção é autônomo; ou seja, vira sozinho e reconduz o veículo de volta à faixa. Em caso de risco de colisão só há o aviso. Você é quem terá que pisar no freio.
O controlador automático de velocidade do Cruze Sport6 mantém o ritmo, mas não se adapta automaticamente ao tráfego. No painel tem um indicador de distância do próximo veículo, mas é melhor ficar de olho no carro real através do para-brisa do que se distrair com os instrumentos.
Há também opção de carregamento de celular wireless no console central. Basta colocar um aparelho compatível e não precisa conectar nada.
Para terminar, o sistema auxiliar de estacionamento cuida da direção para você na hora de fazer uma baliza.
O sistema OnStar é muito mais que o viva-voz ou o sistema de infotenimento dos concorrentes. Além da função de segurança, que atende aos seus pedidos de socorro e até envia resgate automaticamente em caso de indícios de colisão, age como se fosse uma secretária 24 horas ao seu dispor.
Ao toque de um botão, um atendente humano (não é gravação) entra em conversação por meio de um sistema de telefonia embutido no carro e pode fazer reservas em hotéis, informar sobre notícias ou enviar qualquer rota para o GPS do veículo.
Outras funções podem ser acionadas por aplicativo no celular, como limite de velocidade e raio máximo de funcionamento ao entregar o automóvel para o manobrista; além de alerta sobre região de rodízio ou restrição de tráfego.
O multimídia, além de incorporar sistema de som com elogiável qualidade, câmera de ré e GPS, permite conexão com o seu celular para utilizar as funções mais importantes por meio dos botões do volante sem ter que manusear o aparelho.
Outros equipamentos do Chevrolet Cruze Sport6 são:
Segundo os testes padronizados pelo programa de etiquetagem de consumo do Conpet, o Cruze Sport6 é nota A:
Em nosso teste, no ciclo urbano, abastecido com gasolina e acelerando sem preocupação com economia, o hatchback fez 8,4 km/l.
Além dos pontos já citados, o Chevrolet Cruze Sport6 LTZ conta com:
O Sport6 argentino ainda não foi submetido à crash test em entidade confiável independente para que se possa afirmar sobre o seu comportamento em colisões.
A versão americana, com algumas diferenças, airbags laterais traseiros e frenagem autônoma foi ensaiada pela NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration, ficando com quatro das cinco estrelas disponíveis. A estrela perdida foi fruto de problemas nos impactos laterais e capotamento.
A nomenclatura Sport vem da bela carroceria tipo hatch, esportiva por natureza, e o 6 da transmissão com seis marchas.
Os principais concorrentes do Cruze Spot6, em suas versões mais completas, são o Volkswagen Golf Highline (R$ 107.600), o Ford Focus Titanium automático (R$ 109.400) e o Peugeot 308 Griffe automático (R$ 96.590).
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