[0 km x usado] Chevrolet Onix Advantage x Fiat Argo Precision 2017/18

Comparativo de compactos automáticos entre R$ 56 mil e R$ 60 mil: líder de vendas zero-quilômetro enfrenta rival mais equipado e potente com um ano de uso

comparativo argo e onix
Por Fernando Miragaya
Publicado em 27/12/2018 às 09h30

O Onix fecha mais um ano como rei absoluto do mercado. É o carro mais vendido do país com o dobro de emplacamentos em relação ao segundo colocado. Uma das razões para sua baixa desvalorização, aliado ao bom custo-benefício e excelente liquidez. Mas pelo mesmo preço da versão Advantage 1.4 automática, recentemente lançada, dá para comprar um Fiat Argo Precision, maior, com motor 1.8, plataforma moderna e pouco mais de um ano de uso.

Chevrolet Onix Advantage é opção mais em conta da gama a oferecer câmbio automático de seis marchas

Desempenho e prazer ao dirigir

Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
2 ★★☆☆☆ 4 ★★★★☆

O modelo da GM é bem racional nesse sentido. Usa motor 1.4 datado, da Família I, com rodar áspero, mas que se entende bem com o câmbio automático de seis marchas, com mudanças suaves na maior parte do tempo. As respostas em baixo giro é que desagradam e o modelo demora e embalar, com perda de fôlego em subidas. Por isso, as retomadas requerem atenção. Só em altas rotações é que os 106/98 cv rendem melhor.

O motor 1.8 16 v do Argo também é um velho conhecido. O E.torQ de 139/135 cv vibra bastante, mas recebeu um trato para o hatch premium. As arrancadas são boas, enquanto as acelerações e primeiras mudanças da caixa automática de seis velocidades em baixas rotações são morosas. Só mesmo depois dos 60 km/h é que o propulsor embala e atinge velocidades maiores sem dificuldades. Nas retomadas, a transmissão tende a ficar indecisa entre a terceira e a quarta, porém, depois o 1.8 enche com vontade para ultrapassagens e trechos de subida.

Segurança

Fiat Argo Precision tem o mesmo conjunto mecânico, formado por motor 1.0 e câmbio automático, da versão HGT
Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
2 ★★☆☆☆ 3 ★★★☆☆

O Chevrolet Onix Advantage tem comportamento dinâmico razoável. A carroceria torce nas curvas e a direção exige leves correções na estrada em velocidades acima dos 100 km/h permitidos. Nos últimos testes do Latin NCAP (janeiro de 2018) levou três estrelas em um máximo de cinco na avaliação de segurança para adultos e crianças, depois de ter recebido nota zero – a GM aplicou reforços estruturais e aprimorou a absorção de energia nas portas contra impactos laterais. Na parte de equipamentos, a versão só oferece sistema de monitoramento de pressão dos pneus e Isofix além dos obrigatórios airbag duplo e freios ABS. Só na linha 2019 todos as versões passaram a ter o terceiro encosto de cabeça traseiro.

Controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, Isofix e monitoramento dos pneus fazem parte dos itens de série do Fiat Argo Precision. Com paciência, pode-se encontrar um seminovo com airbags laterais e câmera de ré, que eram opcionais. O comportamento dinâmico é interessante a maior parte do tempo. A direção passa precisão em altas velocidades, mas poderia ser um pouco mais pesadinha nessas situações. Nas curvas, o modelo se porta bem e a carroceria oscila dentro do esperado, sem sustos. O carro não foi avaliado pelo Latin NCAP.

Espaço interno e conforto

Chevrolet Onix Advantage é opção mais em conta da gama a oferecer câmbio automático de seis marchas
Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
2 ★★☆☆☆ 3 ★★★☆☆

O Chevrolet Onix Advantage oferece boa posição de dirigir, volante com boa pegada – deve ajuste de profundidade – e o espaço na frente é limitado como em qualquer compacto. Atrás dois adultos têm pouco vão para pernas e joelhos. A suspensão é bem calibrada para a cidade e absorve bem as imperfeições. O acabamento é simples e abusa do plástico rígido e de textura pouco agradável. O isolamento acústico deixa a desejar na maior parte do tempo.

A posição de dirigir no Argo é agradável, com os comandos principais bem posicionados e espaço relativo para pernas, joelhos e ombros. Só que o volante grande destoa da proposta do hatch e tem pegada estranha. No banco traseiro, dois adultos e uma criança viajam sem apertos, também sem grandes folgas. A suspensão é um pouco mais firme nesta versão Precision e, mesmo assim, absorve bem os buracos. O isolamento acústico é falho em altas velocidades.

Equipamentos

Fiat Argo Precision tem o mesmo conjunto mecânico, formado por motor 1.0 e câmbio automático, da versão HGT
Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
2 ★★☆☆☆ 4 ★★★★☆

Na nova configuração Advantage, o carro mais vendido do país só sai com o básico para sobreviver. Ar-condicionado, direção elétrica, trio com vidros elétricos apenas na frente, computador de bordo, banco do motorista e volante com regulagem de altura, alarme, som com Bluetooth, USB e comandos no volante, encosto traseiro rebatível e faróis de neblina. Nesta versão, a central multimídia MyLink só como acessório de concessionária.

O Fiat Argo Precision recebe os mesmos itens do Chevrolet Onix Advantage, mais ajustes de profundidade do volante, sistema start/stop, borboletas na direção para trocas manuais sequenciais, controle de cruzeiro, vidros traseiros elétricos, rodas de liga leve aro 15” e encosto bipartido atrás. A central multimídia Uconnect espelha smartphone e tem Bluetooth e USB. Os modelos recheados com toda a sorte de kits opcionais ainda vêm com retrovisor eletrocrômico, ar automático, sensores de luminosidade e de chuva, espelhos rebatíveis eletricamente, couro e chave presencial.

Desvalorização

Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
5 ★★★★★ 3 ★★★☆☆

O Onix é o rei da baixa desvalorização e tem ótima liquidez. Pela Fipe, a Advantage 1.4 0 km tem perda de apenas 8,5% após um ano. Além disso, o carro passou por reestilização em 2016, porém, o “drama” é que o compacto ganhará geração novinha em folha no fim de 2019. Pelo menos, o modelo atual deverá ser mantido como versão de entrada da linha.

O Argo foi lançado em 2017 como linha 2018 e tem depreciação moderada, na casa dos 5%. A vantagem é que o face-lift de meia-vida ainda vai demorar, contudo a linha 2019 já dispõe de mais equipamentos para a versão Precision. Além disso, modelos do “primeiro ano de vida” de um projeto tendem a ter liquidez levemente pior.

Manutenção e pós-venda

Chevrolet Onix Advantage é opção mais em conta da gama a oferecer câmbio automático de seis marchas
Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Onix Advantage 1.4 AT

Cesta de peças: os 2 amortecedores traseiros custam R$ 591,26, e o jogo com 4 pastilhas dos freios dianteiros, R$ 238,08. A bomba de combustível sai por R$ 1.229,39, e a correia dentada, por R$ 44,22. O farol dianteiro direito (conjunto) tem preço de R$ 1.378,31, a lanterna traseira esquerda (conjunto), de R$ 764,26, e o retrovisor externo esquerdo, de R$ 437,13.

Revisões: a primeira, aos 10.000 km, custa R$ 248, e a segunda, aos 20.000 km, R$ 488. O preço da manutenção de 30.000 km vai para R$ 648. Porém, a de 40.000 km sai por R$ 468, e a de 50.000 km, por R$ 412. A revisão mais cara é a dos 60.000 km: R$ 992.

Argo Precision 1.8 16V AT6 2017/18

Cesta de peças: o jogo com 2 amortecedores traseiros custa R$ 266,04, e o jogo com 4 pastilhas dos freios dianteiros, R$ 268,86. A bomba de combustível sia por R$ 596,26. O motor tem corrente de comando, que não exige troca periódica. O preço desse componente é de R$ 238,22. O farol dianteiro direito (conjunto) tem valor sugerido de R$ 1.621,49, a lanterna traseira esquerda, de R$ 858,45, e o retrovisor externo esquerdo, de R$ 949,74.

Revisões: a primeira manutenção programada ocorre só aos 20.000 km e custa R$ 548. A segunda, aos 30.000 km, é tabelada em R$ 472, a terceira, aos 40.000 km, R$ 728, e a quarta, aos 50.000 km, R$ 492. Aos 60.000 km ocorre a revisão mais onerosa: R$ 1.096. A parada seguinte, aos 70.000 km, tem preço de R$ 472.

Consumo

Fiat Argo Precision tem o mesmo conjunto mecânico, formado por motor 1.0 e câmbio automático, da versão HGT
Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
3 ★★★☆☆ 2 ★★☆☆☆

As médias de consumo do Chevrolet Onix Advantage, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, é de 7,9 km/l na cidade e de 9,7 km/l ,a estrada, com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números vão para 11,6 km/l no ciclo urbano e 14,0 km/l no rodoviário. O modelo recebeu nota C em sua categoria e nota B no geral. Não tem selo de eficiência energética.

Já o Fiat Argo Precision 1.8 AT6 obteve, também de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, as médias de consumo de 7,1 km/l na cidade e de 9,5 km/l na estrada, com etanol. Os resultados com gasolina são de 10,1 km/l em trajetos rubanos e de 13,2 km/l nos rodoviários. O hatch recebeu nota E em sua categoria e nota geral. C. Assim como o rival, ele não tem selo de eficiência energética.

Porta-malas

Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
2 ★★☆☆☆ 2 ★★☆☆☆

Os 280 litros do Onix acomodam apenas duas malas médias e alguns pequenos volumes. O do Argo, com 300 litros, não é tão maior e leva basicamente o mesmo.

Veredito

Chevrolet Onix Advantage Fiat Argo Precision
22 24

O Argo seminovo leva a melhor pela dirigibilidade, nível de conforto superior e motor com mais disposição. O hatch da Fiat é bem acertado, tem bom custo benefício e pode-se dizer que finalmente a marca italiana acertou com um carro de passeio acima da linha “mais popular”. O Onix é para o público que realmente não abre mão de um carro zero confiável, com a benesse de um câmbio automático eficiente, fácil de revender e com baixa desvalorização.

O Fiat Argo Precision seminovo leva a melhor sobre o Chevrolet Onix Advantage pela dirigibilidade, nível de conforto superior e motor com mais disposição

Fotos: Chevrolet e Fiat | Divulgação

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3 Comentários
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LUIZ ANTONIO DANIEL DO NASCIMENTO BROGLIATO 10 de maio de 2019

Poderia comparar com argo 1.3

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Hélcio 27 de dezembro de 2018

Estranho comparar um carro 1.4 com um 1.8.

AutoPapo
Alexandre Carneiro 27 de dezembro de 2018

Caro Hélcio
Os comparativos 0 km x usado tomam como base unicamente a faixa de preço. Por isso, nesse tipo de matéria, que o AutoPapo já vem publicando há alguns meses, é comum que o veículo seminovo tenha motor mais potente ou até mesmo pertença a um segmento mais sofisticado. A ideia é justamente mostrar as vantagens e desvantagens dos diferentes produtos que o consumidor pode adquirir por aquele valor.
Abraço!

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