Os 10 carros mais baratos com controle de estabilidade (ESP)
A partir de 2022, todos os carros vendidos no Brasil serão obrigatoriamente equipados com o importante dispositivo de segurança
A partir de 2022, todos os carros vendidos no Brasil serão obrigatoriamente equipados com o importante dispositivo de segurança
Desde o dia primeiro de janeiro de 2020, o controle eletrônico de estabilidade passou a ser item obrigatório no mercado brasileiro de automóveis. Mas a medida é válida apenas para projetos novos feitos a partir deste ano – os modelos já existentes têm até 2022 para se adequarem à norma.
Porém, nos últimos tempos o ESP se tornou figurinha comum até no segmento de compactos. Confira os 10 carros mais baratos no Brasil que saem de fábrica com o item de segurança
Importante: pegamos as versões mais baratas de cada linha e não consideramos o VW Up TSI, pois ele só sai com controle de tração.
Modelo | Preço |
---|---|
Chevrolet Onix | R$ 48.490 |
Toyota Etios | R$ 51.890 |
Volkswagen Polo 1.0 MPI | R$ 53.590 |
Hyundai HB20 | R$ 53.790 |
Toyota Etios Sedan | R$ 56.690 |
Ford Ka Freestyle 1.0 | R$ 57.440 |
Hyundai HB20S | R$ 58.390 |
Chevrolet Onix Plus | R$ 60.090 |
Fiat Argo | R$ 62.790 |
Honda Fit | R$ 62.800 |
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A nova geração do Onix, o carro mais vendido do país. é também o modelo mais barato a trazer controles eletrônicos de estabilidade e tração. Isso desde a versão de entrada, por menos de R$ 50 mil e com o novo motor 1.0 de três cilindros, só que aspirado, com potência de 82/78 cv e sempre com caixa manual de seis marchas.
Apesar de ser a básica, traz outros itens que ganharam destaque no lançamento do sedã Onix Plus, como os seis airbags, assistente à partida em rampas e Isofix. Ajuste de altura dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, ar, vidros nas quatro portas e travas elétricos e som com duas entradas USB também fazem parte do Onix mais barato.
O Toyota Etios adotou o controle eletrônico de estabilidade, de tração e em aclives ainda na linha 2019. No caso da configuração dois volumes do compacto, a versão mais básica X usa o motor 1.3 16V de 98 cv e a transmissão manual de seis marchas, conjunto com fama de eficiente e com baixo custo de manutenção
O nível de equipamentos é similar ao do irmão, com ar-condicionado, direção elétrica, trio, Isofix, e também sem liga nas rodas ou central multimídia.
Ainda no ano passado, toda a linha 2020 do VW Polo passou a ser equipada com ESP e o assistente à partida em rampas. Desta forma, até a versão básica sem sobrenome e com o motor 1.0 aspirado de três cilindros e de 84/75 cv tem o controle de estabilidade.
Também é vendida com quatro airbags, ar, direção elétrica, travas e quatro vidros elétricos e chave com telecomando. O som é simples, com USB e Bluetooth e tem rodas de aço. Mas é um dos carros com melhor acerto dinâmico e dirigibilidade do segmento, registra baixo consumo de combustível e tem a fama de robustez do fabricante alemão.
A segunda geração do Hyundai HB20 ostenta controles de estabilidade e tração a partir da versão intermediária com motor 1.0 de 80 cv, a Evolution. Isso desde a variante com câmbio manual de seis marchas.
Traz como equipamentos de série: sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar digital e central multimídia. Cinco anos de garantia e revisões com preço fixo competitivo também estão no hatch.
O controverso, espaçoso e mecanicamente elogiável Etios Sedan ganhou controle de estabilidade de série na linha 2019. Por menos de R$ 57 mil, desde a versão X oferece um dos melhores custos-benefício do segmento.
É equipado com o motor 1.5 16V de até 107 cv de potência com transmissão manual de seis marchas, e tem um dos custos de revisão mais em conta do mercado – sem falar no porta-malas com capacidade de 562 litros. Leva ar, direção elétrica, trio, Isofix, assistente de subida, mas nesta configuração de entrada as rodas são de aço e não há central multimídia. O acabamento também é um dos piores do segmento.
A linha 2019 do Ford Ka trouxe melhorias à linha e a versão Freestyle. O exemplar aventureiro do hatch é o mais barato da gama com controles de estabilidade, tração e subidas.
O propulsor é 1.0 de até 85 cv, considerado um dos melhores três-cilindros do mercado. Sai de fábrica também com sensor de ré, central multimídia Sync, rodas aro 15”, ar-condicionado, direção elétrica e trio. Além dos apliques jipeiros na carroceria, com molduras nos para-choques e para-lamas, rack no teto e bancos com tecido diferente.
O Hyundai HB20S ganhou nova geração em setembro e também o controle de estabilidade e o controle tração, que equipa o carro a partir da versão Evolution. A derivação recebe, ainda, o controle de aclives, sensor de ré, vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar-condicionado com display digital e central Bluemedia.
O motor é o 1.0 aspirado três canecos de até 80 cv, que trabalha com a nova caixa manual de seis marchas. O novo HB20S também ficou ligeiramente mais espaçoso e com acerto discretamente mais firme do conjunto, além de manter o baixo custo de manutenção e cinco anos de garantia.
Comparamos as versões top de linha do Onix Plus e do HB20S. Confira:
O Onix Plus deixou os rivais preocupados. Isso porque toda a linha chegou com motor tricilíndrico turbo de 116 cv, plataforma moderna, mais espaço, seis airbags e… controles de estabilidade e tração, além do assistente de subidas. Isso desde a versão de entrada, sem sobrenome e com câmbio manual de seis marchas.
Regulagem dos faróis, Isofix, sensor dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave canivete e som com Bluetooth e entrada USB dupla completam a lista básica de equipamentos. Nem mesmo os casos de incêndio e recall abalaram o carro, que foi o segundo modelo mais vendido do mercado em dezembro de 2019, só atrás do irmão Onix hatch.
O Fiat Argo Drive 1.3 GSR é a versão a mais barata na linha do compacto premium a receber o controle de estabilidade. A versão intermediária tem o controle de subida, monitoramento dos pneus, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete e central multimídia com tela de 9″. Porém, as rodas são de aço e só oferece retrovisor elétrico como opcional.
O Argo Drive movido pelo moderno e eficiente Firefly de até 101 cv. A questão é que para se ter o hatch mais barato com controle de estabilidade, só com a confusa transmissão automatizada GSR de cinco velocidades. A Drive com caixa manual não tem o item.
Desde a linha 2018 o Honda Fit passou a dispôr de controle de estabilidade e tração para toda a gama. Isso significa que a versão de entrada DX já vem com o equipamento.
A configuração, obviamente, é a mais tímida em termos de itens de série. Vem com assistente à partida em rampas, Isofix, chave tipo canivete, luzes diurnas de LEDs, rodas de liga de 15” e o esperado ar, direção elétrica e trio.
O motor é o conhecido 1.5 16V de até 116 cv, mas o câmbio é manual de cinco marchas e o som é simples. O Fit ganhará nova geração entre o fim de 2020 e início de 2021. Detalhe é que o que o WR-V, seu companheiro de plataforma e mais caro, não recebe ESP.
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