Os 10 carros mais baratos com controle de estabilidade (ESP)

A partir de 2022, todos os carros vendidos no Brasil serão obrigatoriamente equipados com o importante dispositivo de segurança

montagem 10 carros estabilidade capa site
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 30/01/2020 às 10h00

Desde o dia primeiro de janeiro de 2020, o controle eletrônico de estabilidade passou a ser item obrigatório no mercado brasileiro de automóveis. Mas a medida é válida apenas para projetos novos feitos a partir deste ano – os modelos já existentes têm até 2022 para se adequarem à norma.

Porém, nos últimos tempos o ESP se tornou figurinha comum até no segmento de compactos. Confira os 10 carros mais baratos no Brasil que saem de fábrica com o item de segurança

Importante: pegamos as versões mais baratas de cada linha e não consideramos o VW Up TSI, pois ele só sai com controle de tração.

Os 10 carros com controle de estabilidade (ESP) mais baratos do Brasil

Modelo Preço
Chevrolet Onix R$ 48.490
Toyota Etios R$ 51.890
Volkswagen Polo 1.0 MPI R$ 53.590
Hyundai HB20 R$ 53.790
Toyota Etios Sedan R$ 56.690
Ford Ka Freestyle 1.0 R$ 57.440
Hyundai HB20S R$ 58.390
Chevrolet Onix Plus R$ 60.090
Fiat Argo R$ 62.790
Honda Fit R$ 62.800

VEJA TAMBÉM:

Saiba mais detalhes sobre os modelos mais baratos do Brasil com ESP abaixo

1. Chevrolet Onix: R$ 48.490

controle de estabilidade está no novo onix

A nova geração do Onix, o carro mais vendido do país. é também o modelo mais barato a trazer controles eletrônicos de estabilidade e tração. Isso desde a versão de entrada, por menos de R$ 50 mil e com o novo motor 1.0 de três cilindros, só que aspirado, com potência de 82/78 cv e sempre com caixa manual de seis marchas.

Apesar de ser a básica, traz outros itens que ganharam destaque no lançamento do sedã Onix Plus, como os seis airbags, assistente à partida em rampas e Isofix. Ajuste de altura dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, ar, vidros nas quatro portas e travas elétricos e som com duas entradas USB também fazem parte do Onix mais barato.

2. Toyota Etios: R$ 51.890

controle de estabilidade: toyota etios x 2019

O Toyota Etios adotou o controle eletrônico de estabilidade, de tração e em aclives ainda na linha 2019. No caso da configuração dois volumes do compacto, a versão mais básica X usa o motor 1.3 16V de 98 cv e a transmissão manual de seis marchas, conjunto com fama de eficiente e com baixo custo de manutenção

O nível de equipamentos é similar ao do irmão, com ar-condicionado, direção elétrica, trio, Isofix, e também sem liga nas rodas ou central multimídia.

3. Volkswagen Polo 1.0 MPI: R$ 53.590

ESP: polo 2020 1.0

Ainda no ano passado, toda a linha 2020 do VW Polo passou a ser equipada com ESP e o assistente à partida em rampas. Desta forma, até a versão básica sem sobrenome e com o motor 1.0 aspirado de três cilindros e de 84/75 cv tem o controle de estabilidade.

Também é vendida com quatro airbags, ar, direção elétrica, travas e quatro vidros elétricos e chave com telecomando. O som é simples, com USB e Bluetooth e tem rodas de aço. Mas é um dos carros com melhor acerto dinâmico e dirigibilidade do segmento, registra baixo consumo de combustível e tem a fama de robustez do fabricante alemão.

4. Hyundai HB20: R$ 53.790

controle de estabilidade: hb20 2020 evolution

A segunda geração do Hyundai HB20 ostenta controles de estabilidade e tração a partir da versão intermediária com motor 1.0 de 80 cv, a Evolution. Isso desde a variante com câmbio manual de seis marchas.

Traz como equipamentos de série: sensor de estacionamento traseiro, travas e vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar digital e central multimídia. Cinco anos de garantia e revisões com preço fixo competitivo também estão no hatch.

5. Toyota Etios Sedan: R$ 56.690

controle de estabilidade: toyota etios sedan x 2019

O controverso, espaçoso e mecanicamente elogiável Etios Sedan ganhou controle de estabilidade de série na linha 2019. Por menos de R$ 57 mil, desde a versão X oferece um dos melhores custos-benefício do segmento.

É equipado com o motor 1.5 16V de até 107 cv de potência com transmissão manual de seis marchas, e tem um dos custos de revisão mais em conta do mercado – sem falar no porta-malas com capacidade de 562 litros. Leva ar, direção elétrica, trio, Isofix, assistente de subida, mas nesta configuração de entrada as rodas são de aço e não há central multimídia. O acabamento também é um dos piores do segmento.

6. Ford Ka Freestyle 1.0: R$ 57.440

controle de estabilidade: ka freestyle

A linha 2019 do Ford Ka trouxe melhorias à linha e a versão Freestyle. O exemplar aventureiro do hatch é o mais barato da gama com controles de estabilidade, tração e subidas.

O propulsor é 1.0 de até 85 cv, considerado um dos melhores três-cilindros do mercado. Sai de fábrica também com sensor de ré, central multimídia Sync, rodas aro 15”, ar-condicionado, direção elétrica e trio. Além dos apliques jipeiros na carroceria, com molduras nos para-choques e para-lamas, rack no teto e bancos com tecido diferente.

7. Hyundai HB20S: R$ 58.390

controle de estabilidade: hb20s 2020 evolution

O Hyundai HB20S ganhou nova geração em setembro e também o controle de estabilidade e o controle tração, que equipa o carro a partir da versão Evolution. A derivação recebe, ainda, o controle de aclives, sensor de ré, vidros elétricos com “one touch” nas quatro janelas, rodas de liga leve aro 15″, ar-condicionado com display digital e central Bluemedia.

O motor é o 1.0 aspirado três canecos de até 80 cv, que trabalha com a nova caixa manual de seis marchas. O novo HB20S também ficou ligeiramente mais espaçoso e com acerto discretamente mais firme do conjunto, além de manter o baixo custo de manutenção e cinco anos de garantia.

Comparamos as versões top de linha do Onix Plus e do HB20S. Confira:

8. Chevrolet Onix Plus: R$ 60.090

controle de estabilidade: onix plus basico

O Onix Plus deixou os rivais preocupados. Isso porque toda a linha chegou com motor tricilíndrico turbo de 116 cv, plataforma moderna, mais espaço, seis airbags e… controles de estabilidade e tração, além do assistente de subidas. Isso desde a versão de entrada, sem sobrenome e com câmbio manual de seis marchas.

Regulagem dos faróis, Isofix, sensor dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave canivete e som com Bluetooth e entrada USB dupla completam a lista básica de equipamentos. Nem mesmo os casos de incêndio e recall abalaram o carro, que foi o segundo modelo mais vendido do mercado em dezembro de 2019, só atrás do irmão Onix hatch.

9. Fiat Argo: R$ 62.790

controle de estabilidade: fiat argo drive 1.3 gsr

O  Fiat Argo Drive 1.3 GSR é a versão a mais barata na linha do compacto premium a receber o controle de estabilidade. A versão intermediária tem o controle de subida, monitoramento dos pneus, ar, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave tipo canivete e central multimídia com tela de 9″. Porém, as rodas são de aço e só oferece retrovisor elétrico como opcional.

O Argo Drive movido pelo moderno e eficiente Firefly de até 101 cv. A questão é que para se ter o hatch mais barato com controle de estabilidade, só com a confusa transmissão automatizada GSR de cinco velocidades. A Drive com caixa manual não tem o item.

10. Honda Fit: R$ 62.800

controle de estabilidade no honda fit
Foto Honda | Divulgação

Desde a linha 2018 o Honda Fit passou a dispôr de controle de estabilidade e tração para toda a gama. Isso significa que a versão de entrada DX já vem com o equipamento.

A configuração, obviamente, é a mais tímida em termos de itens de série. Vem com assistente à partida em rampas, Isofix, chave tipo canivete, luzes diurnas de LEDs, rodas de liga de 15” e o esperado ar, direção elétrica e trio.

O motor é o conhecido 1.5 16V de até 116 cv, mas o câmbio é manual de cinco marchas e o som é simples. O Fit ganhará nova geração entre o fim de 2020 e início de 2021. Detalhe é que o que o WR-V, seu companheiro de plataforma e mais caro, não recebe ESP.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
marcus 6 de fevereiro de 2020

As montadoras no Brasil, brincam com a vida dos consumidores, e o governo apoia.

Avatar
Otávio 11 de dezembro de 2021

Vim do futuro para informar que o desgoverno adiará a obrigatoriedade do ESP de 2022 para 2024.

Avatar
Deixe um comentário