Correia banhada a óleo: GM estende garantia a todos os carros
A ação promovida nas concessionárias da marca visa ganhar a confiança dos clientes, dando uma garantia maior que a do veículo
A ação promovida nas concessionárias da marca visa ganhar a confiança dos clientes, dando uma garantia maior que a do veículo
O vice-presidente da General Motors no Brasil, Fábio Rua, adiantou para o AutoPapo em nosso podcast que a empresa estava trabalhando em uma campanha para tranquilizar os donos de Chevrolet Onix com correia dentada banhada a óleo. Essa ação já está em andamento e começou sem grandes alardes.
Proprietários de Onix e Onix Plus a partir do modelo 2019/2020 receberam um e-mail sendo convocados para reativar a garantia da correia dentada banhada a óleo. A Chevrolet já havia estendido a cobertura dessa peça para 240 mil km em novembro de 2024 para todos os veículos que estiveram com as revisões em dia.
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A nova campanha visa reativar a garantia para carros que não foram revisados na rede autorizada. Com isso a Chevrolet busca recuperar a confiança do público, já que seu motor de três cilindros vem sendo alvo constante de vídeos alarmistas em redes sociais.
Segundo o portal Autos Segredos, é preciso realizar uma inspeção básica para reativar a garantia da correia dentada banhada a óleo na linha Onix. O concessionário Chevrolet irá checar o componente, se tudo estiver em ordem será feita uma troca de óleo lubrificante e de seu filtro, no valor de R$ 660. Com isso, a garantia de 240 mil km estará valendo.
Caso seja detectado algum dano na correia dentada, será realizada uma troca do componente pelo valor de R$ 700 e a garantia será reativada. O AutoPapo já apurou que o valor da troca do componente ronda entre R$ 3.700 e R$ 4.000 na rede autorizada, esse valor da ação é promocional para quem deseja ter a cobertura da peça.
Com isso feito, o proprietário precisa continuar fazendo as trocas de óleo nas concessionárias Chevrolet para manter a garantia até 240 mil km. O prazo do serviço na linha Onix é a cada 10 mil km ou 1 ano, o que vencer primeiro. Em uso severo esse prazo é reduzido.
Por trabalhar dentro do motor e ser banhada pelo óleo lubrificante, a correia dentada usada nos motores de três cilindros da Chevrolet possui composição diferente. Ela é feita de borracha de nitrila butadieno hidrogenada (HNBR), que é resistente a altas temperaturas e a óleos. Na composição também vai um revestimento em teflon para aumentar a resistência.
O óleo lubrificante também precisa ser adequado para esse trabalho e receber uma aditivação especial que não agrida a correia. A Chevrolet utiliza o ACDelco Dexos 1GEN3, com viscosidade 0W20 para o motor aspirado e 5W30 para o motor turbo.
No mercado já existem óleo com essa certificação Dexos 1GEN3, fornecidos pela Havoline, Motul e outros fabricantes renomados. Se você não deseja realizar as manutenções na rede autorizada, é preciso prestar atenção se há a certificação correta na embalagem do lubrificante.
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Boa iniciativa da GM!
Os veiculos com essa correia existem, foram comprados aos milhares, e agora a situação está colocada e demanda uma medida objetiva que nem essa.
Desejo mesmo que as coisas se acertem, e que os problemas ao menos se reduzam a indices justificáveis e sustentáveis.
Mesmo assim é uma tecnologia para se ficar com o pé atrás, e seria aconselhável que ela seja revista e sucedida por algo mais plausível de se confiar.
Sei lá, acho que o problema dos danos nessas correias é que além do óleo errado, ainda tem a questão do combustível, muitas vezes adulterado, que contamina o lubrificante e, pra piorar, a grande maioria dos proprietários faz uso severo, rodando pouco e em trechos urbanos, ou seja, a troca do óleo teria de ser feita na metade do tempo previsto. Está bem claro que esse motor não tolera esquecimento, nem desleixo com óleo.