[Boato] Encosto de cabeça serve para quebrar o vidro?
Boato que circula no WhatsApp garante que essa é uma funcionalidade extra do dispositivo, mas especialistas afirmam que ela não existe
Boato que circula no WhatsApp garante que essa é uma funcionalidade extra do dispositivo, mas especialistas afirmam que ela não existe
O encosto de cabeça pode ser usado para quebrar o vidro? Objetivamente: não!
Essa “funcionalidade extra” é, de tempos em tempos, alardeada em mensagens no WhatsApp. O alerta informa que os encostos são destacáveis, tem as hastes de fixação afiadas e que os vidros dos carros são facilmente quebráveis por dentro.
VEJA TAMBÉM:
O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), Alessandro Rubio, atesta que não há nada que comprove que o vidro se quebra mais facilmente pelo lado de dentro do que pelo lado de fora. Em muitos carros, o encosto nem é destacável do banco.
“Não não há nenhuma montadora ou fabricante que comprove ou indique essa funcionalidade para o encosto de cabeça”, completa Rubio.
O coordenador técnico do centro recomenda que, em caso de acidente, os ocupantes do veículo devem manter a calma e tentar abrir a porta. Caso não consigam, e seja urgente sair do carro, devem procurar um objeto rígido e quebrar um dos vidros.
Hoje, uma das principais questões de segurança trabalhadas pelos fabricantes de automóveis é que o habitáculo fique intacto após uma colisão. Dessa forma, as portas não emperram, inclusive, facilitando a saída dos ocupantes ou o seu possível resgate.
Ao contrário do que o nome faz supor, o encosto é um dispositivo de segurança. Ele evita que, em caso de acidente, principalmente em batidas na traseira, a cabeça seja projetada para trás, o chamado “efeito chicote”, que pode provocar lesões graves na coluna e sequelas, como tetraplegia em casos extremos.
O uso correto dele é simples. Ele deve ser ajustado para que o centro dele fique na altura dos olhos. Ele também não deve ficar afastado da cabeça, justamente para ser efetivo minimizar o seu movimento em um eventual acidente. Esse ajuste deve ser feito também pelos ocupantes do banco traseiro, caso disponham do dispositivo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A pessoa num acidente se obriga a qualquer coisa para se salvar, ainda mas quando incendeia. Mais pelo jeito as páginas nunca dão um bom incentivo, ao invés de contrariar deveriam concordar, sim as pontas de ferro dos encostos servem sim para quebrar o vidro, e podem servir mesmo. E se a pessoa passar por um momento desse ela vai tentar qualquer coisa para se salvar, então é bom que elas fiquem sabendo disso se chegar a passar por isso em algum momento da vida saberá que isso poderá ajudar. Agora dizer que é uma farsa é bobagem isso. Porque será que ter um carro nessa vida é tão complicado. Só para manter já é super complicado, você não pode ser feliz no trânsito que já leva uma multa kkkkkkk
Eu pesquisei sobre por causa que eu vi um post para mulheres em casa de assédio de motorista de aplicativo ou táxi se os mesmos trancarem a porta para tentar cometer um assédio que as mulheres tirem o encosto do banco e quebrem o vidro com ele
O encosto de cabeça serve na maioria das vezes de enfeite mesmo pro carro, já que na maioria das vezes ninguém encosta a cabeça nele mesmo, no entanto é um item de extrema importância em casos de colisões traseiras, pois impede um arremesso brusco da cabeça para trás, podendo lesionar gravemente o pescoço e vértebras da coluna.
No desespero de uma situação em que seja preciso quebrar o vidro, duvido que venha em mente retirar o encosto. A primeira alternativa é sempre tentar abrir algumas das portas, caso contrário os pés no vidro resolve bem também.
Tamanha Imbecilidade! Discussão inócua. O que encontrar de rígido em uma emergência dentro do carro? Carrega uma marreta de 50 kg ao lado do seu banco.
Pô! Mete os pés no para brisa que solta com facilidade só pressão de dentro pra fora, exceto se estiver submerso por causa da ?resistência aágua.
Penso da mma forma. Qdo havia o extintor ele era a melhor alternativa. Sem ele somente o encosto de cabeça ou a pressão com os pés no parabrisa como citado pelo Sr José, alternativa inviável para a maioria das mulheres.
IMAGINA UMA MULHER OU UM HOMEM DE 1,50 CM TENTANDO SOLTAR O PARA-BRISA COM OS PÉS,, NO SUFOCO, NA PRESSÃO. CONSEGUE?
O autor do texto diz que o encosto objetivamente não pode ser usado para quebrar vidro. Mais adiante cita outra pessoa dizendo que em caso de urgencia vc deve procurar um objeto rígido para quebrar um dos vidros. Que texto mais controverso. Era melhor ter feito testes para mostrar se quebra ou não.
Pode deixar, se ficar preso dentro do veuculo uso a cabeça para quebrar o vidro! É cada uma!!
Se for pra procurar algo regido a opção seria o encosto de cabeça sim, porque não faz um vídeo fazendo teste? Ao invés de dificultar, todo mundo sabe que não foi feito para isso mas é um recurso.
Concordo com o André. E os encostos dos veiculos VW, sao removiveis.
Não é uma função , mas é uma opção!