Feirão do automóvel: 5 receitas que podem te ajudar
Separamos alguns itens encontrados com facilidade no mercado que podem te auxiliar na manutenção do seu veículo
Separamos alguns itens encontrados com facilidade no mercado que podem te auxiliar na manutenção do seu veículo
As dicas de “faça você mesmo” circulam pela internet todos os dias. Pensado em facilitar a sua vida ao cuidar do carro, separamos alguns produtos facilmente encontrados nos supermercados que podem ajudar na manutenção das partes interna e externa do seu veículo. Com o feirão do automóvel você pode resolver higienização, estética e até um problema no radiador. Ok… Falar que eles resolvem é forçar a barra, mas que eles ajudam, ajudam!
VEJA TAMBÉM:
Isso mesmo, você descasca a batata e esfrega o tubérculo nos vidros. O amido do vegetal cria uma camada, como uma película protetora, que separa a umidade dos vidros e evita que a superfície fique embaçada.
Recomenda-se cortar a fruta em quatro pedaços e deixá-la dentro da cabine até que seque, o que leva em torno de uma semana. A maçã possui uma propriedade chamada adsorção e é, inclusive, estudada para aplicação no tratamento de químicos poluentes e corantes.
O feirão do automóvel continua. O vinagre tem alta concentração de ácido acético, substância utilizada na maioria dos produtos de limpeza porque tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Basta deixar um tecido umedecido dentro do veículo por um dia para que ele neutralize o mau cheiro.
Utilize o vinagre branco, de álcool, porque ele não possui corantes.
O vinagre combinado com bicarbonato também tem outra utilidade para o seu automóvel. Basta fazer uma mistura com os dois produtos, colocá-la sobre a mancha e esfregar, com cuidado, o local com uma escova de dentes.
Se você estiver fazendo o seu feirão do automóvel e a vida te der um limão… corte-o no meio, esfregue levemente sobre a mancha na pintura do carro e, em seguida, enxague bem.
Segundo o químico e engenheiro químico Arnaldo Moreira, o limão pode tirar manchas de produtos básicos (como cal), mas ele ressalta que o ácido pode estragar a pintura. Diluí-lo pode ser uma opção. De acordo com o químico, o ideal é utilizar a sequência: água (que é o solvente universal) fria, água quente e, se ainda assim a mancha não sair, apelar para um detergente específico ou o limão. Se a marca na pintura for de uma substância orgânica, como a nódoa de uma fruta, o ideal é utilizar um solvente também orgânico, como álcool. Mas o profissional alerta, as medidas podem estragar a pintura dos veículos.
Despeje a clara do ovo no radiador e faça o carro funcionar. Com o calor, o ovo irá cozinhar e fechar o orifício pelo qual a água (ou vapor) estava saindo. Mas atenção! É só para você chegar à oficina.
Modo de preparo:
A solução é um tanto quanto arcaica e não tem funcionalidade nos carros mais novos, que trabalham com 1, 1,5 bar de pressão no sistema. O técnico automobilístico João Barreto afirma que a clara de ovo não ficará retida dentro dos radiadores. Isso porque o sistema de arrefecimento é selado e tem mais pressão residual.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |