Feirão do automóvel: 5 receitas que podem te ajudar

Separamos alguns itens encontrados com facilidade no mercado que podem te auxiliar na manutenção do seu veículo

design sem nome1
Por AutoPapo
Publicado em 27/04/2018 às 09h04
Atualizado em 22/01/2020 às 20h23

As dicas de “faça você mesmo” circulam pela internet todos os dias. Pensado em facilitar a sua vida ao cuidar do carro, separamos alguns produtos facilmente encontrados nos supermercados que podem ajudar na manutenção das partes interna e externa do seu veículo. Com o feirão do automóvel você pode resolver higienização, estética e até um problema no radiador. Ok… Falar que eles resolvem é forçar a barra, mas que eles ajudam, ajudam!

VEJA TAMBÉM:

Batata: uma solução para desembaçar os vidros

Feirão do automóvel: cinco problemas automotivos que você pode resolver com itens da cozinha
Foto | Shutterstock

Isso mesmo, você descasca a batata e esfrega o tubérculo nos vidros. O amido do vegetal cria uma camada, como uma película protetora, que separa a umidade dos vidros e evita que a superfície fique embaçada.

Maçã: fruto do feirão do automóvel serve para eliminar odores

Feirão do automóvel: cinco problemas automotivos que você pode resolver com itens da cozinha
Foto | iStock

Recomenda-se cortar a fruta em quatro pedaços e deixá-la dentro da cabine até que seque, o que leva em torno de uma semana. A maçã possui uma propriedade chamada adsorção e é, inclusive, estudada para aplicação no tratamento de químicos poluentes e corantes.

Vinagre: ajuda a tirar cheiros e manchas nos tecidos

O feirão do automóvel continua. O vinagre tem alta concentração de ácido acético, substância utilizada na maioria dos produtos de limpeza porque tem propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorizantes. Basta deixar um tecido umedecido dentro do veículo por um dia para que ele neutralize o mau cheiro.

Utilize o vinagre branco, de álcool, porque ele não possui corantes.

O vinagre combinado com bicarbonato também tem outra utilidade para o seu automóvel. Basta fazer uma mistura com os dois produtos, colocá-la sobre a mancha e esfregar, com cuidado, o local com uma escova de dentes.

  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água;
  • ½ xícara de vinagre.
Feirão do automóvel: cinco problemas automotivos que você pode resolver com itens da cozinha
Foto | iStock

Limão: item do feirão do automóvel pode melhorar manchas na lataria

Se você estiver fazendo o seu feirão do automóvel e a vida te der um limão… corte-o no meio, esfregue levemente sobre a mancha na pintura do carro e, em seguida, enxague bem.

Segundo o químico e engenheiro químico Arnaldo Moreira, o limão pode tirar manchas de produtos básicos (como cal), mas ele ressalta que o ácido pode estragar a pintura. Diluí-lo pode ser uma opção. De acordo com o químico, o ideal é utilizar a sequência: água (que é o solvente universal) fria, água quente e, se ainda assim a mancha não sair, apelar para um detergente específico ou o limão. Se a marca na pintura for de uma substância orgânica, como a nódoa de uma fruta, o ideal é utilizar um solvente também orgânico, como álcool. Mas o profissional alerta, as medidas podem estragar a pintura dos veículos.

Ovos: aquele item que faltava para… Tapar o furo do radiador

Despeje a clara do ovo no radiador e faça o carro funcionar. Com o calor, o ovo irá cozinhar e fechar o orifício pelo qual a água (ou vapor) estava saindo. Mas atenção! É só para você chegar à oficina.

Modo de preparo:

  1. Desligue o motor por mais de 15 minutos;
  2. Pegue um ovo e faça um pequeno furo;
  3. Abra o reservatório de água do radiador e despeje a clara do ovo no recipiente.
  4. Ligue o carro e deixe funcionando por uns 10 minutos antes de começar a dirigir.

A solução é um tanto quanto arcaica e não tem funcionalidade nos carros mais novos, que trabalham com 1, 1,5 bar de pressão no sistema. O técnico automobilístico João Barreto afirma que a clara de ovo não ficará retida dentro dos radiadores. Isso porque o sistema de arrefecimento é selado e tem mais pressão residual.

Feirão do automóvel: cinco problemas automotivos que você pode resolver com itens da cozinha

Fotos Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário