Grand Siena terá preparação para kit GNV como opcional

Modificações incluem novo coletor de admissão preparado para bico injetor de GNV e cabeçote e válvulas reforçados; opcional custará R$ 690

fiat grand siena
Por AutoPapo
Publicado em 30/04/2019 às 12h08
Atualizado em 30/04/2019 às 12h31

O AutoPapo noticiou no começo do mês a volta do Fiat Grand Siena ‘Tetrafuel’. Na verdade, o sedã será vendido com predisposição para a instalação do kit GNV, como um opcional de R$ 690.

A predisposição para o kit GNV inclui um novo coletor de admissão, preparado para receber os bicos injetores de GNV e cabeçote e válvulas produzido com material mais resistente ao desgaste ocasionado pelo gás.

A instalação do kit GNV no Grand Siena terá que ser feito pelo proprietário de acordo com um manual com orientação de implementação. Ele exige a utilização de um kit 5ª geração; instalação em uma oficina convertedora homologada pelo Inmetro (lista completa aqui) com obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV); regularização do veículo junto ao Detran (vistoria e alteração da documentação).

Grand Siena GNV terá como base a versão 1.4 Attractive
Grand Siena GNV terá como base a versão 1.4 Attractive

Vantagens do Grand Siena GNV

De acordo com material disponibilizado pela Fiat aos concessionárias da marca sobre o Grand Siena GNV, “as modificações no motor (cabeçote) o protegem dos efeitos prejudiciais do GNV e garantem a vida útil do motor nas mesmas condições propostas para os combustíveis líquidos, etanol e gasolina”.

Além disso, também segundo a Fiat, “o novo coletor com parede robusta e pré furações garante instalação correta dos bicos injetores de gás, evitando quebras em função da instalação e do uso”.

A Fiat oferecerá garantia total de 1 ano; para motor e caixa a garantia é de 3 anos.

Preços do Grand Siena Attractive

Hoje, o Fiat Grand Siena Attractive tem preço sugerido de R$ 54.990. Ainda segundo o material da Fiat para a rede, ele será comercializado com um bônus de R$ 3.000 (preço de R$ 51.990 com desconto). Na venda direta, o Grand Siena para taxistas, principal público-alvo do sedã, pode sair por até R$ 36.071.

Diferença em relação ao Siena Tetrafuel

Ao contrário do Siena Tetrafuel, o novo Grand Siena GNV não trará a instalação completa, com cilindros e gerenciamento eletrônico do sistema. O Siena Tetrafuel ainda contava com outras modificações, além das feitas no motor. O chão do porta-malas era reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possuía capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão.

A suspensão, traseira e dianteira, era dotada de molas específicas, visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão ELX 1.4 Flex).

No Siena Tetrafuel também foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros e ele recebeu um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV e aviso de avaria no sistema, entre outros detalhes.

Todas essas alterações do Siena Tetrafuel não estão descritas no material da Fiat sobre o Grand Siena preparado para kit GNV.

Desempenho do motor 1.4 Fire com GNV

Em 2012, o motor 1.4 Fire foi atualizado e ganhou o sobrenome Evo. As melhorias fizeram-no desenvolver 85 cv a 5.750 rpm com gasolina, 88 cv a 5.750 rpm  com etanol e 75 cv a 5.750 rpm com o GNV. O consumo na cidade divulgado em 2006 era de 13,0 km/l (gasolina), 9,0 km/l (etanol) e 14,3 km/m³ (GNV).

Na estrada, o consumo era de 17,8 km/l,  12,2 km/l e 22,4 km/m³, com os mesmo combustíveis, respectivamente

Vale destacar que esses números foram obtidos quando o Grand Siena saía de fábrica com todo o kit GNV instalado.

Fotos Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 4 de setembro de 2019

Sem comentários … fora da fábrica e gambiarraaaaaaa já se teve siena tetraviral esse sim

Avatar
Celso 29 de junho de 2019

Uma pena, a fiat não voltar com o gransiena com preparo kit gas com a suspensão correta e fundo de mala reforçado. Com certeza iria detonar com a concorrência. TOMARA QUE O LOGAN OU COBALT, ou outros, venham com novidades modernizadas realmente similares ao antigo gransiena tetrafuel.

Avatar
Fagner Assis 30 de abril de 2019

Grand Siena,exelente automóvel,superou as minhas expectativas!

Avatar
Marcelo Cunha 30 de abril de 2019

Tomara que seja real pretendo comprar um, tenho um Siena 2010, com 100.000 só troquei óleo Corrêa dentada, e pastilhas

AutoPapo
AutoPapo 30 de abril de 2019

É real sim, Marcelo!

Obrigado e abraço

Avatar
Deixe um comentário