Grand Siena terá preparação para kit GNV como opcional

Modificações incluem novo coletor de admissão preparado para bico injetor de GNV e cabeçote e válvulas reforçados; opcional custará R$ 690

Por AutoPapo 30/04/19 às 12h08

O AutoPapo noticiou no começo do mês a volta do Fiat Grand Siena ‘Tetrafuel’. Na verdade, o sedã será vendido com predisposição para a instalação do kit GNV, como um opcional de R$ 690.

A predisposição para o kit GNV inclui um novo coletor de admissão, preparado para receber os bicos injetores de GNV e cabeçote e válvulas produzido com material mais resistente ao desgaste ocasionado pelo gás.

A instalação do kit GNV no Grand Siena terá que ser feito pelo proprietário de acordo com um manual com orientação de implementação. Ele exige a utilização de um kit 5ª geração; instalação em uma oficina convertedora homologada pelo Inmetro (lista completa aqui) com obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV); regularização do veículo junto ao Detran (vistoria e alteração da documentação).

Grand Siena GNV terá como base a versão 1.4 Attractive
Grand Siena GNV terá como base a versão 1.4 Attractive

Vantagens do Grand Siena GNV

De acordo com material disponibilizado pela Fiat aos concessionárias da marca sobre o Grand Siena GNV, “as modificações no motor (cabeçote) o protegem dos efeitos prejudiciais do GNV e garantem a vida útil do motor nas mesmas condições propostas para os combustíveis líquidos, etanol e gasolina”.

Além disso, também segundo a Fiat, “o novo coletor com parede robusta e pré furações garante instalação correta dos bicos injetores de gás, evitando quebras em função da instalação e do uso”.

A Fiat oferecerá garantia total de 1 ano; para motor e caixa a garantia é de 3 anos.

Preços do Grand Siena Attractive

Hoje, o Fiat Grand Siena Attractive tem preço sugerido de R$ 54.990. Ainda segundo o material da Fiat para a rede, ele será comercializado com um bônus de R$ 3.000 (preço de R$ 51.990 com desconto). Na venda direta, o Grand Siena para taxistas, principal público-alvo do sedã, pode sair por até R$ 36.071.

Diferença em relação ao Siena Tetrafuel

Ao contrário do Siena Tetrafuel, o novo Grand Siena GNV não trará a instalação completa, com cilindros e gerenciamento eletrônico do sistema. O Siena Tetrafuel ainda contava com outras modificações, além das feitas no motor. O chão do porta-malas era reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possuía capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão.

A suspensão, traseira e dianteira, era dotada de molas específicas, visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão ELX 1.4 Flex).

No Siena Tetrafuel também foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros e ele recebeu um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV e aviso de avaria no sistema, entre outros detalhes.

Todas essas alterações do Siena Tetrafuel não estão descritas no material da Fiat sobre o Grand Siena preparado para kit GNV.

Desempenho do motor 1.4 Fire com GNV

Em 2012, o motor 1.4 Fire foi atualizado e ganhou o sobrenome Evo. As melhorias fizeram-no desenvolver 85 cv a 5.750 rpm com gasolina, 88 cv a 5.750 rpm  com etanol e 75 cv a 5.750 rpm com o GNV. O consumo na cidade divulgado em 2006 era de 13,0 km/l (gasolina), 9,0 km/l (etanol) e 14,3 km/m³ (GNV).

Na estrada, o consumo era de 17,8 km/l,  12,2 km/l e 22,4 km/m³, com os mesmo combustíveis, respectivamente

Vale destacar que esses números foram obtidos quando o Grand Siena saía de fábrica com todo o kit GNV instalado.

Fotos Fiat | Divulgação

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5 Comentários
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    Daniel 4 de setembro de 2019

    Sem comentários … fora da fábrica e gambiarraaaaaaa já se teve siena tetraviral esse sim

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    Celso 29 de junho de 2019

    Uma pena, a fiat não voltar com o gransiena com preparo kit gas com a suspensão correta e fundo de mala reforçado. Com certeza iria detonar com a concorrência. TOMARA QUE O LOGAN OU COBALT, ou outros, venham com novidades modernizadas realmente similares ao antigo gransiena tetrafuel.

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    Fagner Assis 30 de abril de 2019

    Grand Siena,exelente automóvel,superou as minhas expectativas!

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    Marcelo Cunha 30 de abril de 2019

    Tomara que seja real pretendo comprar um, tenho um Siena 2010, com 100.000 só troquei óleo Corrêa dentada, e pastilhas

    • AutoPapo
      AutoPapo 30 de abril de 2019

      É real sim, Marcelo!

      Obrigado e abraço

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