Golf Variant não é mais importada e produção do hatch está suspensa
Vendas da perua nunca decolaram no mercado brasileiro; lacuna na linha Volkswagen será ocupada pelo T-Cross, SUV compacto que chega em abril
Vendas da perua nunca decolaram no mercado brasileiro; lacuna na linha Volkswagen será ocupada pelo T-Cross, SUV compacto que chega em abril
O segmento de peruas segue em processo acelerado de extinção. A mais nova vítima é a Golf Variant, que deixou de ser importada do México. A Volkswagen confirmou o fim do modelo, atribuindo-o à baixa procura. Todavia, a station wagon continua no site comercial da empresa alemã, uma vez que ainda existem unidades nos estoques das concessionárias. A informação foi publicada em primeira mão pelo site Autos Segredos.
A Volkswagen não mente quando diz que a demanda pela Golf Variant está em baixa. Ao longo de todo o ano passado, apenas 503 unidades da perua foram emplacadas no país. Em janeiro deste ano, as vendas do modelo não passaram de 45 exemplares.
A Golf Variant foi lançada no Brasil em 2016. Em 2018, passou por uma reestilização, juntamente com a versão hatch da gama. Desde então, a perua vem sendo comercializada em duas versões: Comfortline e Highline. Ambas são equipadas com o motor 1.4 250 TSI, capaz de desenvolver 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque tanto com gasolina quanto com etanol. O câmbio é sempre automático de seis marchas.
Com o fim da importação da Golf Variant, o mercado brasileiro não dispõe mais de nenhuma perua média fora do segmento premium. Na categoria de station wagons compactas, apenas a Fiat Weekend ainda resiste, uma vez que a Volkswagen também deixou de produzir a SpaceFox na Argentina, de onde era importada para o Brasil.
O motivo da derrocada das peruas é a preferência dos consumidores pelos SUVs. Enquanto as stations vêm apresentando quedas nas vendas há anos, os utilitários têm demanda crescente. A própria Volkswagen aposta que a lacuna deixada pela Golf Variant será preenchida pelo T-Cross, que já está em pré-venda.
Outro segmento que está sendo engolido pelos SUVs é o de hatches médios. As vendas desses veículos também estão em queda há anos, e vários fabricantes já desistiram de comercializar modelos do gênero no país. Peugeot 308, Fiat Bravo e Hyundai i30 já saíram do mercado e não tiveram sucessores diretos. Já a Ford anunciou que, em maio próximo, vai deixar de produzir a linha Focus na Argentina. Consequentemente, as importações para o Brasil serão encerradas.
A Volkswagen, por sua vez, suspendeu a produção do Golf hatch em São José dos Pinhais (PR). A marca alemã informa que essa ação é apenas temporária. Todavia, o fim da importação da Golf Variant e o declínio do segmento como um todo levantam suspeitas sobre o futuro do modelo no mercado nacional.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
o golf nao e so um carro e uma lenda! deixar de fabricar ele faz com que a montadora perca todo seu carisma !!!
Uma grande perda… Infelizmente as pessoas preferem as pata chocas “pseudo” SUVs que tem menos espaço, menos estabilidade, consomem mais, andam menos, mas são “altinhas”. ..