Mudanças na CNH começam a valer nesta segunda-feira (16)
Carga horária para obtenção do documento ou adição de categoria fica diferente, quantidade de aulas noturnas cai e simuladores não são mais obrigatórios
Carga horária para obtenção do documento ou adição de categoria fica diferente, quantidade de aulas noturnas cai e simuladores não são mais obrigatórios
O AutoPapo noticiou quando, em junho, a Resolução 778/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada. Agora, lista as determinações do texto que serão aplicadas no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças na CNH, que envolvem a não obrigatoriedade dos simuladores de autoescola e alterações na carga horária, começam a valer nesta segunda-feira (16).
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a resolução desburocratiza parte das etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”, afirmou o ministro quando foi questionado sobre as alterações.
Tarcísio disse ainda que as mudanças na CNH vão provocar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.
Algumas organizações, por sua vez, mostraram resistência às mudanças na CNH e registram suas preocupações. Dentre elas está a Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais, que reafirmou a importância do uso dos simuladores de autoescola para o aumento da segurança no trânsito. Isso porque a tecnologia treina o autocontrole e a autoconfiança dos condutores em condições adversas.
No Rio Grande do Sul, a Justiça suspendeu a desobrigação do equipamento por entender que existem sim benefícios em seu uso. O Instituto Latino Americano de Segurança Viária (ILASV), com base na decisão do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4), propôs uma ação declaratória de nulidade com pedido de tutela provisória de urgência antecipada, para que a suspensão da Resolução do Contran tenha eficácia nacional.
Tirar carteira para ciclomotores também ficou mais fácil. A carga horária necessária para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) caiu para 5 (cinco) horas/aula.
A Resolução ainda traz uma medida adicional para facilitar a obtenção da ACC nos 12 meses posteriores à sua entrada em vigor. Nesse período, os candidatos poderão realizar somente as provas, sem a necessidade de frequentar as aulas. Apenas em caso de reprovação no exame prático o candidato deverá submeter-se às aulas práticas.
As mudanças na CNH podem ser ainda mais intensas caso a proposta entregue por Jair Bolsonaro seja aprovada. Leia mais sobre o documento, que quer aumentar a quantidade de pontos necessários para a suspensão da CNH e dar fim à multa pela falta de cadeirinha, e porque as alterações propostas pelo presidente não agradam a população.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Me sinto um refém do sistema, agora rumo a liberdade…
esqueceu que aqui é brasil!
Boa noite achei muito bom essas medidas do presidente, mais estou completando 54 anos vou renovar minha CNH agora outubro vou pegar 10 anos ou 5 anos?
Estou em processo de formação, estou na parte teórica,está nova lei se encaixa com a minha situação,pois a auto escola quer me cobrar as aulas, isto é correto?
É o loby das fabricantes de simuladores. As auto-escolas poderiam oferecer como opcional.
Esta lei vale para quem já começou a autoescola ou só pra quem irá começar a partir de agora?
A auto escola emuito .caro cobrando nun reteste 526 reais porque isso e um abisurdo algem pode mi responder isso
Enquanto os países desenvolvidos aumentam a exigência para habilitação, aqui no patropi do bozo pioram o que já era ruim. Parabéns gado.
Se você estivesse um pouco por dentro do que acontece fora do Brasil veria que a facilidade pra conseguir uma CNH lá é muito maior até mesmo para brasileiros…
Duvido você pagar tão caro em um documento nos países desenvolvidos.
Chega de defender exploração!