Ka Freestyle agora tem opção de motor 1.0; EcoSport apresenta (poucas) mudanças

A Ford anunciou, nesta terça-feira (28), mudanças na linha 2020 das versões freestyle; maior destaque vai para o hatch aventureiro, que parte de R$ 56.690

ka e ecosport freestyle
Por Laurie Andrade
De Salvador (BA)
Publicado em 28/05/2019 às 19h41
Atualizado em 11/08/2022 às 16h03

A Ford apresentou, nesta terça-feira (28), a linha 2020 dos modelos Ka e EcoSport Freestyle. A mudança mais relevante da atualização foi a oferta de uma nova motorização para o hatch, a 1.o tricilíndrica capaz de entregar até 85 cavalos.

O pequeno aventureiro tem preços a partir de R$ 56.690, com câmbio manual de cinco marchas e o motor citado. O SUV 1.5, por sua vez, tem preços entre R$ 87.290 e R$ 93.290.

Ka Freestyle 1.0

O hatch tem o mesmo visual da versão 1.5, já avaliada pelo AutoPapo. O motor 1.0 Ti-VCT Flex também é igual ao apresentado no Ka tradicional, capaz de desenvolver e 85/80 cv (a 6.500 rpm) com etanol/gasolina e torque máximo de 10,7 kgfm. O caráter inédito vai para a combinação do motor com a opção de acabamento.

lateral ford ka freestyle

O Ka Freestyle é 188 mm mais alto que a configuração tradicional, tem o eixo traseiro 30% mais rígido e a barra estabilizadora de diâmetro maior, com 23 mm.

Os pneus também são maiores, com a medida 185/60 R15. Para dar mais estabilidade ao modelo, foram recalibrados a suspensão com molas e amortecedores e os coxins do motor.

No interior, o Ka Freestyle tem teto preto e painel marrom escuro. Os bancos são revestidos parcialmente por couro. Nas soleiras, o hatch ostenta apliques com o nome da versão.

ka freestyle interior

Itens de série

O hatch aventureiro possui direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado e sensores de estacionamento traseiros.

Ainda fazem parte da versão o sistema de proteção anticapotamento, ganchos Isofix para cadeiras infantis e assistente de partida em rampa.

Consumo do Ka Freestyle

Combustível Eficiência na cidade na estrada
Etanol 9,1 km/l 10,4 km/l
Gasolina 13,0 km/l 15,1 km/l

Cores

O Ka Fresestyle pode ser pintado nas cores preto Ebony (sem custo adicional), branco Ártico (por R$ 600), cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin (por R$1.350).

ka e ecosport freestyle

Dimensões do Ka Freestyle

  • Comprimento: 395,4, cm;
  • Largura: 177,4 cm;
  • Altura: 157 cm;
  • Entre-eixos: 249 cm
  • Alt. livre do solo: 15,3 cm;
  • Peso: 1.081 kg;
  • Tanque: 51,6 l;
  • Porta-malas: 257 l.

EcoSport Freestyle

O EcoSport Freestyle manteve a motorização 1.5 de 137 cavalos. As pequenas alterações apresentadas na linha 2020 se mantiveram apenas no visual.

lateral ford ecosport freestyle

Agora, coluna e teto são sempre pintados de preto, assim como o rack de teto, os nichos dos faróis de neblina e a grade. Os faróis receberam máscara negra e as rodas, 16 polegadas, também adotaram acabamento escurecido.

O modelo perdeu a luz de rodagem diurna (DRL), presente na linha 2019 por meio de uma fileira de LEDs nos faróis.

Além do teto preto, o restante da carroceria pode ser pintada de preto (sem custo), vermelho (sem custo), branco (R$ 700), prata, cinza ou azul (R$ 1.450 para as três últimas opções).

Apesar das poucas mudanças, o SUV ficou R$ 1.400 mais caro. O valor inicial do EcoSport Freestyle passou de R$ 85.890 para R$ 87.290 e, na configuração com câmbio automático, o antigo preço de R$ 91.890 foi ajustado para R$ 93.290.

Em conjunto com o motor três cilindros TiVCT, trabalham as transmissões manual ou automática de seis velocidades.

Itens de série

A versão aventureira há anos é a mais vendida da gama do SUV. De série, o EcoSport Freestyle tem controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, central multimídia de 7 polegadas, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix) e sensores de estacionamento traseiros.

interior ford ecosport freestyle

Em breve publicaremos nossas impressões ao dirigir o Ka e EcoSport Freestyle.

Fotos Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio 29 de maio de 2019

A Ford faz bons carros (fora do Brasil). A resposta do mercado é simples. Comprar de outra marca.

Avatar
Douglas Charles Cunha 28 de maio de 2019

Por essas e outras a Ford está fechando fábricas. Quando li Ka com motor 1.0 eu achei que seria o EcoBoost 3 cilindros turbinado com 127 cavalos e super econômico. Simplesmente ridícula essa atitude da Ford com o Brasil.

Avatar
Deixe um comentário