Frentista colocou mais combustível que o pedido; motorista tem que pagar?
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB explica que o cliente não precisa pagar por um produto que não solicitou
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB explica que o cliente não precisa pagar por um produto que não solicitou
Abastecer não é uma das partes mais divertidas de ter um veículo. Demora um pouco, custa muito e ainda pode trazer dores de cabeça. É o caso de quando o frentista se distrai, esquece quanto o motorista pediu e acaba colocando mais combustível que o solicitado. E sempre fica a questão: quem paga a diferença? O posto, seu funcionário ou o motorista?
Um leitor do AutoPapo enviou a dúvida e nós confirmamos que a situação acontece com certa frequência. O gerente do Posto Paulista, vinculado à rede Shell, Delson Júnior, confirma: “já aconteceu conosco. Em situações como essa, usamos do bom senso. Tentamos oferecer algumas opções de pagamento diferenciadas para o cliente. Caso o motorista não abra mão, arcamos com a diferença”.
O administrador explica que para tentar evitar erros como o relatado, os frentistas contratados passam por treinamentos relacionados ao atendimento quatro vezes ao ano. “Os profissionais que trabalham no posto são instruídos a prestar muita atenção no pedido do cliente, confirmar o valor e o combustível desejado”, reforça.
De acordo com o vice Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Federal, Bruno Burgarelli, o consumidor não deve ser cobrado por um produto ou serviço que foi executado ou entregue sem o seu aval. O direito é garantido pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Confira:
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)
III – enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;
VI – executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor, ressalvadas as decorrentes de práticas anteriores entre as partes;
Apesar da lei resguardar o motorista, fica difícil provar que o consumidor pediu um valor diferente para o frentista. Por isso, o especialista entende que a melhor saída é que as duas partes cheguem a um acordo.
Outra situação relatada por nossos leitores foi a seguinte: o motorista pede o frentista que abasteça com gasolina comum e o profissional coloca gasolina aditivada. Quem arca com a diferença de valor?
Bem, a lei continua passível de aplicação para esse segundo caso.
Delson Júnior afirma que infelizmente a prática não é incomum. “As redes oferecem uma comissão sobre a venda das gasolinas diferenciadas, o que faz com que os profissionais queiram vendê-las. Nossa política é orientar que os frentistas nunca empurrem o combustível para o cliente”, finaliza.
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abasteci o carro do cliente ele foi embora sem pagar eu pago o posto paga
O funcionário trabalhava em um posto de combustível aonde era dividido em três ilhas o local de abastecimento. Sendo a primeira ilha de GNV.
Segunda ilha gasolina comum gasolina atividade e Etanol.
Terceira ilha de óleo diseol comum e diseol S10.
E o cliente chegou com carro “estilo camionete”e parou justo da bomba de diseol, o cliente perguntou se aceita x cartão e o funcionário disse que aceitava então o cliente pediu x valor.
Então tinha perguntado se era diseol comum ou se era diseol S10!o cliente respondeu comum.
Com alguns minutos que o cliente foi embora voltou o cliente e dono do carro e falou que o carro era a gasolina sendo que nem na tapa do abastecimento específicava qual combustível. Nesse caso o erro e do frentista? Quem deve pagar o prejuízo
É aquestao de se entender o cliente e frentista se o tal cliente vai sem dar nenhuma coisa acaba levando o frentista nisso os motoristas devem entender que nós não fizemos por querer mais falha é humana ninguém que não falha
Ola pedi para colocar $30 de gasolina e só depois no cartão fui ver estava cobrando $50 o q fazer?
Boa noite, ontem fui num Posto de Combustível abastecer e frentista quebrou a chave de ligar o carro dentro do miolo da tampa de combustível. Quem é responsável por isso o Posto de Combustível o frentista ou o dono do veículo. Gostaria de saber porque tive um transtorno. O gerente do Posto disse que não iria pagar o prejuízo e disse para min cobrar do frentista o valor de 150,00. Sendo que a Dona do posto foi quem chamou o chaveiro e disse para me acalmar e que logo as coisas se resolvia . Quando ela perguntou o valor do concerto que foi de 150,00 ela sumiu e deixou o gerente do Posto cuidar do assunto. Qual a providência devo tomar diante desta situação.
O frentista não quis fazer isso quê lá saber que achave tinha um problema ou ele tem sua situações ele tira pouco e o cliente pouco ajuda a ele todos nós não podemos pensar que sempre seremos certo pode falhar para outro e daí…
Nesse, caso do Frentista quebrar a chave, depende muito da honestidade de ambas, geralmente acontece e o próprio cliente está ciente que a chave está prestes a quebrar.por lado as vezes o Frentista na pressa desatento pode forçar e quebra a chave.
Eu desci da moto e o frentista derramou cassolina na minha moto e me molhou bastante o q faço ?????
limpa , inteligencia!
Se lavar logo apos o ocorrido, nao da problema ja aconteceu cmg, so n pode deixar tempo pra secar!
No Carrefour Vergueiro em São Bernardo do Campo, ontem dia 07/12/2020 meu filho abasteceu seu carro, Gol G2, seu pedido foi R$ 50,00 de GASOLINA, o frentista completou o tanque, foi quando retiraram o excedente do combustível, sendo que o carro já saiu do posto em questão falhando, hoje, 08/12/2020 retiramos uma amostra do combustível e detectamos que foi colocado ÁLCOOL em vez de gasolina e a gerente do CARREFOUR VERGUEIRO NÃO QUER ARCAR COM SEU ERRO.
O frentista pode abastecer e receber o pagamento ao mesmo tempo que abastece?
Existe norma que regulamenta isso?
O frentista tem direito de tirar o combustível que abasteceu além do pedido?
Bom dia. Gostaria de saber se eu tenho o direito de solicitar a máquina de cartão pra pagar sem sair do carro. Pq aqui na minha cidade, eles mandam vc pagar no atendimento, e muitas vezes tem fila de pessoas que estão pagando lanche, café e uma variedade de coisas. E isso atrasa muito a gente.
Sim você tem esse direito, se ter uma maquininha pra que você pague no carro for uma regra do posto vc vai conseguir efetuar o pagamento sem sair do seu carro, porém se essa uma regra do posto o frentista também tem o direito de não querer fazer essa gentileza de pegar a maquininha pra que você pague sem sair do carro, eu sou frentista e por experiência eu digo, no posto em que eu trabalho não é regra pegar a maquininha para o cliente efetuar o pagamento no carro, porém se tem criança no carro ou o cliente é idoso ai eu faço essa gentileza, caso contrário é difícil eu ir buscar a maquininha pro cliente efetuar o pagamento no carro.
Acontece muito isso. Comigo muitas vezes.
Estou em dúvida a respeito do uso de flanela na hora reabastecer. Percebi que não usam mais, porém meu carro está com arranhões na lataria próximo o local onde o bico é introduzido. Também pequena mancha abaixo. Posso pedir para o frentista usar uma proteção na hora de abastecer meu carro? Acredito que mesmo que eles cuidem, sempre cairá alguns respingos, e só percebemos durante a limpeza do carro.
Você pode pedir sim, não tem problema. Eu sou frentista.
Gostaria de saber apesar de nós frentistas às vezes erram,por devido a demanda ser muito grande de clientes, apesar de o cliente pedi R$ 30,00 e a bomba despara e vai para R$ 102,32, só que na verdade houve um erros ,mas não é justo o frentista pagar uma coisa que não usou, quem esta sendo beneficiado é o próprio consumidor. Os frentistas abastecem em média de 200 carros dia , imagine se ele errar uns 10% de abastecimento ele vai pagar para trabalhar.
Gostaria de saber como proceder neste caso.
nesse tipo de função o profissional tem que redobrar sua atenção com o serviço que você está executando, erros acontecem mais erros repetitivos e recorrentes são inadmissíveis em qualquer empresa.
Basicamente o texto exposto está tremendamente errado tem clientes que não abrem janela de veículos, não verificam se estão com carteira ou não, não fala com clareza o valor, as vezes a bomba dispara sim verdade por isso deve ser digitado o valor na bomba com isso tem cliente que não gostam de ser digitado o valor, redobrar atenção que comentário fútil da parte da colega que não se atenta ao fato dos dois lados … Triste este comentário.
Cabe a nos termos atenção, devido problema com equipamentos, tem que alertar os geretes, para consertarem no caso de dar o defeito no momento do atendimento, a responsabilidade fica para o estabelecimento!
Oque o frentista pode fazer quando, o cliente manda por 100 R$, mas apos o fim do abastecimento ele afirmar, que era, pra ter colocado apenas 10R$?
Isso acontece muito!!
Isso ja aconteceu varias vezes onde eu trabalho sempre tem uns espertinhos que querem passar a perna nos outros que estao trabalhando onestamente
Erros acontecem, mas existe alguns fatores que causa esses erros como; falta de atenção e esquecer de digitar o valor da abastecida que são os mais comuns, porém as vezes a própria bomba tem defeito, experiência própria eu sou frentista, as vezes digitamos o valor porém por erro do teclado é digitado um número amais sem que a gente perceba, o automático da bomba as vezes não funciona e passa o valor, o cliente pede o valor X porém em sã cabeça está pedindo o valor Y nós frentistas perguntamos o valor pra confirmar e o cliente mechendo no telefone diz ” isso” então colocamos o valor X e quando vamos cobrar o cliente diz que pediu Y mas não pediu, ela apenas achou que pediu. Enfim são erros e erros, pessoas e pessoas, trabalhar com público é complicado.
muito boa e eficaz a explicação
Bom dia gostaria de saber qual providência tomar quando o frentista do posto da um banho de óleo diesel dentro da cabina do caminhão e molha todo o estofado
Olá, Quezia
Neste caso, você vai ter que procurar uma empresa especializada em limpeza de estofado.
Obrigado e abraço
tem que ser muito retardado pra fazer isso
Pedi gasolina e ele colocou disel qual meu direito? O que fazer?
Eu pedi pra colocar 6 de etanol ele colocou 100 ainda falou q foi minha culpa o que fazer?
Abasteceu 6 reais no carro?
Deveria andar a pé e parar de arrumar confusão nós postos de combustíveis.
6 reais nao da nem pra dar uma volta na quadra … vai caçar problema en outro lugar
Pedir retirar todo o combustível do seu veículo para não causa nem um dano e coloca o combustível certo?
Se entendo bem, vivemos sob a regra universal do BEM, ao analisar a situação se com nossa capacidade cognitiva percebermos que não houve má fé do profissional, em primeiro lugar pagar pelo que recebeu, pois continua sendo uma mercadoria. Se houve má fá existem formas de retirar o produto não desejado.
Agora receber e não pagar, sob qualquer pretexto só pode ser algo de uma justiça cega e burra.
Mas e no meu caso, um carro locado pela empresa, que eu abasteci justamente para entregar, o frentista abasteceu 100 reais e eu pedi 50 inclusive entreguei a nota na mão dele já pago o valor antes dele abastecer? Obs: eu tinha que entregar o carro em 30 min, pois já era 17:30….???
ou ranca o combustivel ou paga a diferença .
Infelizmente, não amigo. A regra do bem é meramente MORAL. Vivemos sobre as regras LEGAIS. São as leis que ditam a vida em sociedade, e não o bem. O bem é um dever moral, um dever natural, decorrente da própria ética individual e não deriva da lei. E quanto à sua análise, do ponto de vista jurídico não está correto. Não se tem o dever LEGAL de pagar o que recebeu, tem que pagar o que SOLICITOU. Caso não fosse assim, se você pede 5 reais de gasolina e recebe 100 reais de combustível, seria obrigado a pagar os 100? Não faz qualquer sentido. E a regra seria a mesma. Se você solicita 10 reais de gasolina, são 10 reais que o frentista deve abastecer. Ocorrendo erros, infelizmente é o estabelecimento que deve arcar perante o consumidor e posteriormente descontar do frentista. Isso é o que a lei diz! É claro que se quando não se tratam de erros grosseiros, não custa nada o consumidor arcar com o acréscimo. Mas ele não está obrigado!!! Portanto, pagar o que recebeu, quando se diz de maneira clara o que se quer, é um dever meramente MORAL. O dever legal é pagar o que solicitou, e é só!
A empresa ela nuca vai arca com o prejuizo sempre FICA com o frentista ta totalmente errada essa materia
Na vdd a matéria está errada quem arca com o prejuízo é o frentista por isso a gente sempre pede ao cliente ter bom senso , se caso ele não tiver mesmo como pagar o valor é descontado como vale do frentista afinal erro é erro porém errar é humano e quem nunca errou que atire a primeira pedra
No momento do abastecimento, quem é o foco? Quem merece sua atenção ao abastecer? Em uma bomba há bicos identificados, assim como há programação de valor ou litragem a ser abastecido, assim sendo, o foco é entender a necessidade do cliente, perguntar para confirmar sempre, jamais perder o foco do cliente que esta atendendo, por mais que haja alta demanda, cordialidade sempre será melhor alternativa.
É verdade, cordialidade, mas existe erros e erros.. pessoas e pessoas por isso deve ter atenção e sempre repetir o que o cliente está pedindo.. se ele pediu 50 reais de comum é regra repetir ” 50 reais de comum né chefe?” E quando ele concordar ai sim inicia a abastecida, na verdade não é bem uma regra mas é algo que me livra de muitos erros, pois tem clientes que fala pra dentro e com dois ovos na boca, por isso é sempre bom confirmar com o cliente o que ele está pedindo.
Eu mandava tirar o combustível do tanque pra a pessoa lagar mão de me enrolar.
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