Mercedes Classe X vai sair de linha antes de chegar ao Brasil

Depois de cancelar a fabricação da picape em parceria com a Nissan na Argentina, a Daimler vai tirar o modelo de linha na Europa após apenas dois anos

mercedes benz classe x picape
Por AutoPapo
Publicado em 16/07/2019 às 18h15

Depois de anunciar que não iria mais fabricar a picape Mercedes Classe X na Argentina, parece que a Daimler vai desistir inteiramente do modelo. Segundo informações obtidas pelo site europeu Automotive News, a fabricante vai tirá-lo de linha na Europa após apenas dois anos de vendas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
Depois de cancelar a fabricação da Mercedes Classe X em parceria com a Nissan na Argentina, a Daimler vai tirá-la de linha na Europa após apenas dois anos.

O veículo, primeira picape da marca alemã, é fruto de uma parceria entre Daimler, Nissan e Renault. Ele conta com a mesma plataforma usada na Nissan Frontier e Renault Alaskan, esta última, que também flertou com o mercado brasileiro.

A parceria definia que a Mercedes Classe X seria fabricada pela Nissan na cidade de Santa Isabel. Como parte do acordo, a alemã chegou a investir 150 milhões de Euros para desenvolver a planta, segundo foi apurado pelo AutoPapo.

De lá, a picape viria para o Brasil, da mesma forma que a irmã Nissan Frontier. Contudo, em abril, a Daimler, empresa que controla a marca Mercedes-Benz, mudou de ideia. Em um comunicado oficial para a Argentina, ela informou que não iria mais fabricar o modelo no país vizinho.

mercedes benz classe x picape lateral

As razões para a decisão não foram explicitadas pela companhia, mas ela citou a instabilidade econômica na Argentina como um dos fatores. Também é possível que a prisão do brasileiro Carlos Ghosn, que coordenava a aliança Renault-Nissan, tenha tido algum impacto no desfecho.

Mercedes Classe X sairá de linha na Europa

Agora, segundo o Automotive News, a Daimler também vai retirar o modelo da Europa. A primeira picape da Mercedes-Benz foi lançada em 2017, e mal terá alcançado dois anos de mercado antes do fim.

De acordo com a publicação, as razões para a Mercedes Classe X ser abandona são econômicas. A companhia está prevendo uma diminuição em seus lucros no futuro, em especial, devido a exigências ambientes sobre motores a diesel no velho continente.

mercedes benz classe x picape traseira Depois de cancelar a fabricação da Mercedes Classe X em parceria com a Nissan na Argentina, a Daimler vai tirá-la de linha na Europa após apenas dois anos.

Outro fator que tem aumentado os custos da empresa é o recall de airbags da Takata, o mais abrangente da história.

Além disso, também segundo a publicação, foram vendidas apenas 16.700 unidades da Mercedes Classe, no ano passado, em toda a Europa, Austrália e África. O baixo volume de vendas pode ser explicado, entre outros, pelo alto custo do modelo em relação a concorrentes.

Fotos Mercedes-Benz | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcus Vinicius 17 de julho de 2019

A mercedes não aproveitou muito bem essa parceria com renault/nissan , a classe X poderia ter feito na fábrica da nissan no México junto com a Frontier/Navarra , para que fosse exportada para os Estados Unidos.

Avatar
Deixe um comentário