Mercedes não assume erro de projeto em motor de Classe C e SLK
Se você tem um Mercedes Classe C, de 2008 a 2013, com mais de 50 mil km, prepare o saldo bancário! É enorme a chance de acontecer um grave defeito no motor
Se você tem um Mercedes Classe C, de 2008 a 2013, com mais de 50 mil km, prepare o saldo bancário! É enorme a chance de acontecer um grave defeito no motor
Donos de automóveis Mercedes-Benz C 180, C 200, C250, SLK 200 e CLK 200 produzidos de 2009 até 2013 estão sofrendo com um problema nas engrenagens dos eixos de comando de válvulas, que se identifica por um ruído quando o motor é acionado. A dificuldade enfrentada pelos usuários destes modelos é que o defeito só aparece em elevadas quilometragens, acima de 60 mil ou 70 mil km, quase sempre depois de vencido o período de garantia.
O motor que os equipa é identificado pela fábrica como M-271 e o defeito não ocorre apenas no Brasil mas em todo o mundo. Não o reconhece como erro de projeto (vício de origem) e sequer se digna a explicar o motivo – simplesmente lembra ao dono do carro que a garantia já expirou. Não alega mau uso nem combustível ou lubrificante adulterados ou fora do padrão recomendado. O problema é tão escandaloso e difundido que existem vídeos (no YouTube) explicando, passo a passo, como repará-lo fora da concessionária reduzindo o custo da reposição das engrenagens defeituosas e da mão de obra.
O comportamento da Mercedes no Brasil não é muito diferente porém mais rigoroso, pois não se responsabiliza nem mesmo para o usuário que levou o carro para revisão na concessionária mesmo depois de vencida a garantia. Quando decide bancar o reparo, diz tratar-se de uma “cortesia” e não se considera responsável pelo problema.
O AutoPapo foi consultado há tempos pelo dono de um destes carros. O problema foi encaminhado para a fábrica e ela acabou concedendo a garantia. Ou melhor, “cortesia”. Mas deixou muito claro que só não estava cobrando, pois o proprietário provou ter levado o carro para todas as revisões previstas pela fábrica. Ou seja, a garantia não seria concedida se o carro não tivesse comparecido à concessionária para as revisões depois de encerrado o prazo de garantia. É como se estivesse fazendo um favor ao usuário.
Oficinas especializadas foram todas unânimes em afirmar tratar-se de uma “epidemia mecânica”. Os casos são volumosos no Brasil e numa ligeira pesquisa na internet percebe-se que se trata de um problema que ocorre em todo o mundo.
Como estes motores foram utilizados até 2013, são exatamente os automóveis que estão atingindo agora quilometragens mais elevadas, entre 60 mil e 80 mil km, que apresentam o problema, com solução caríssima, de quase R$ 15 mil.
Fica então a questão: a fábrica só é obrigada por lei, a conceder garantia por três meses. Mas todas oferecem um mínimo de um ano. Algumas chegam a cinco ou seis anos. Os carros Mercedes-Benz são garantidos por dois anos. Então, se um defeito só aparece em quilometragens mais elevadas, vencido o período de garantia, a fábrica não tem obrigação legal de se responsabilizar pelo reparo. Muito embora não haja dúvida, pelo volume de casos ocorridos, tratar-se de um erro de projeto pois o defeito acontece em todo o mundo e sempre em quilometragens mais elevadas.
Então, a “cortesia” só é concedida quando o dono “bota a boca no trombone”. Seja levando o problema para a imprensa ou ameaçando entrar judicialmente contra a fábrica, como muitos já fizeram. Caso contrário, faz o proprietário pagar o reparo sem o menor constrangimento e mesmo sabendo ter culpa no cartório.
A Mercedes, consultada pelo AutoPapo sobre o problema no motor M-271, enviou a seguinte resposta:
A Mercedes-Benz não reconhece que o problema descrito em seu questionamento se trate de uma ‘epidemia’, nem mesmo ‘vício de origem’ e tampouco atinja todos os clientes da marca que possuem uma Classe C com motor M271. Os automóveis Classe C com a referida motorização começaram a ser comercializados no Brasil em 2007 e desde então foram vendidos 18 mil veículos.
De acordo com o nosso histórico de atendimentos (incluindo garantia, cortesias e vendas de peças) a quantidade de problemas relacionados a este tema é ínfima. Com relação aos processos de cortesia cabe informar que a Mercedes-Benz do Brasil adota no país políticas de cortesia técnica iguais às adotadas pela matriz na Alemanha, além de adotar adicionalmente critérios locais de cortesia comercial que são oferecidos pela empresa (política adotada no caso específico mencionado em seu e-mail e não a concessão de ‘garantia’ como afirmado).”
A Mercedes, portanto, não reconhece que o problema atinge um grande volume de motores e diz ser “ínfima” a quantidade deles relacionados ao tema.
É provável que seja, mesmo, pois a maioria dos donos do automóvel não vai à Justiça e acaba autorizando o reparo na concessionária e – principalmente – em oficinas fora da rede onde o conserto tem menor custo.
A incidência deste defeito nas engrenagens dos comandos de válvulas do motor M-271 da Mercedes é tão grande que ocupa grande espaço nos fóruns para discussão de problemas entre os proprietários do modelo, no Brasil e em outros países. Há relatos no site Reclame Aqui e também em páginas do exterior.
A Mercedes não é obrigada a conceder garantia. Mas evita casos na Justiça: a maioria dos usuários que puseram a “boca no trombone” foram atendidos pela concessionária, autorizada pela fábrica a executar o reparo em cortesia. É um daqueles assuntos nebulosos, que a concessionária sabe mas não confirma, a fábrica sabe mas não reconhece.
Localizar proprietários de veículos Mercedes-Benz afetados pelo problema nas engrenagens dos eixos de comando de válvulas do motor M-271 não é tarefa difícil: o AutoPapo conversou com cinco deles. Em comum, todos relatam comportamento negligente da empresa diante do defeito e de orçamentos caros, na casa das dezenas de milhares de reais, para solucioná-lo.
Uma das vítimas do problema é o advogado Gustavo Henrique Wykrota Tostes, de 50 anos. No ano passado, seu veículo C250 2011/2012, então com cerca de 80 mil quilômetros, precisou trocar as engrenagens do motor, serviço que custou, em concessionária, R$ 11.590. “Eu notifiquei extra-judicialmente a Mercedes, e a empresa acabou autorizando o reembolso do valor das peças. No fim das contas, eu paguei só a mão de obra”, explica o jurista.
Apesar de a Mercedes-Benz ter arcado com parte do valor do conserto, Wykrota explica que a multinacional nunca assumiu sua responsabilidade em relação ao problema. “Eles afirmaram que eu teria o valor das peças reembolsado como cortesia; não falaram em momento algum em cumprir com suas obrigações diante de uma falha do produto. Basta fazer uma pesquisa na internet para ver que o defeito é sistêmico”, pondera.
Porém, os aborrecimentos do advogado com o serviço de pós-venda da marca alemã não pararam por aí: “neste ano, aconteceu outro problema, também sistêmico, no módulo de comando eletrônico da caixa de marchas e na bomba de alta pressão de combustível. Eu notifiquei novamente a Mercedes, mas eles não arcaram com os custos, alegando que meu carro tinha alta quilometragem e não estava mais na garantia. Então, ajuizei uma ação judicial. Na defesa, a Mercedes alega que meu carro nunca apresentou vício; como, se no ano passado ela reconheceu o outro problema?”, questiona.
Wykrota destaca que é proprietário de veículos da fabricante alemã desde 2003 e que sempre cuidou de maneira exemplar de seu C 250, cujas revisões e serviços de manutenção foram feitos rigorosamente em dia. “Fiz questão de levá-lo sempre à concessionária, acreditando na assistência da marca. Mas a Mercedes está me colocando no mesmo patamar daquele cliente que não faz a manutenção adequada no carro”, conclui.
O problema também se manifestou no C 180 Coupé 2011 do engenheiro civil Vítor de Melo Oliveira, de 26 anos. “Eu sou um cara muito chato com o carro”, resume ele, que assegura fazer todos os serviços de manutenção previstos para o veículo. Todavia, neste ano, com apenas 60 mil quilômetros, ele precisou fazer a troca das engrenagens do comando de válvulas do motor M-271: “Ao dar a partida, surgiu um barulho que parecia ser de carro a diesel. Imediatamente eu procurei meu mecânico e foi diagnosticado o problema”, conta.
O valor do conserto, em uma oficina especializada em automóveis premium, fora da rede autorizada, ficou em cerca de R$ 10 mil. Por conhecer outros casos semelhantes, o engenheiro sequer chegou a procurar o fabricante. “O carro está fora da garantia e, ao pesquisar na internet, percebi que se trata de um vício. Em fóruns sobre a Mercedes, descobri que a marca não assume o problema; em um desses fóruns há pelo menos 50 casos iguais ao meu”, diz.
Na semana passada, o carro de Oliveira apresentou uma nova falha, dessa vez no sensor do sistema ABS de freios. “Esse problema também é crônico, e o reparo custou outros R$ 5.000. Isso num Mercedes, que todo mundo julga ser um bom produto”, pontua.
Outro a enfrentar o problema foi administrador de empresas Marcos Paulo Gonçalves, de 39 anos. “O carro é do meu pai, mas sou eu que faço a manutenção”, explica. Ele conta que o defeito pegou a família de surpresa: “O carro morria e era preciso esperar o motor esfriar para religá-lo. Ele foi rebocado duas vezes e, numa oficina especializada, fomos informados que esse problema é crônico. Cheguei a receber um orçamento de R$ 20 mil, mas, no fim, ficou por cerca de R$ 9.000”, relata.
Na época, o sedã do pai de Gonçalves, um C 180 2010/2011, estava com aproximadamente 90 mil quilômetros e não era mais coberto pela garantia de fábrica. Porém, o desgaste das engrenagens do motor M-271 ainda é motivo de preocupação para a família: “Temos outro C 180, mais novo, e nosso receio é que ele apresente o mesmo defeito futuramente. O reparo é caro, e não é o que se espera de um produto da marca. Por isso, estou em vias de vendê-lo”, desabafa.
Marco Antonio Malzone, de 60 anos, que atua como consultor empresarial, enfrentou o problema com as engrenagens do comando de válvulas do motor M-271 em 2015, com um Mercedes C 200 Kompressor 2009/2010. “O carro tinha 140 mil quilômetros e era da minha mulher. Ná época, ela era minha namorada e eu que fui atrás do conserto”, explica.
Ele relata que desconhecia se tratar de um problema crônico. “Na verdade eu nem tentei nada com a Mercedes porque o carro já tinha uma quilometragem alta. Na hora, eu até pensei que pudesse ser uma situação normal, porque nunca tinha tido um veículo tão rodado”, lembra. O reparo, segundo o consultor, custou em torno de R$ 7 mil. “Na concessionária, passava de R$ 12 mil”, finaliza.
O único caso encontrado pela reportagem no qual a Mercedes-Benz arcou com todos os custos foi o do empresário Prudêncio Sette, de 67 anos. Em 2011, ele notou que havia algo errado em seu Mercedes C 180 2010/2011, então com aproximadamente 50 mil quilômetros, cuja garantia havia expirado pouco antes: “Ele começou a não pegar direto quando eu dava a ignição. Demorava um pouco e só depois o motor funcionava normalmente. Levei a uma autorizada, abriram o motor e o orçamento era de R$ 12 mil”, relata.
Ao procurar uma oficina independente, o empresário acabou tendo contato com um jornalista, que mandou uma carta para o presidente da Mercedes-Benz do Brasil. O serviço de reparo foi feito gratuitamente, sob o argumento de se tratar de uma cortesia. “Mas isso só aconteceu porque houve essa intervenção, porque senão, nossa senhora”, destaca. Assim como outros proprietários, Sette foi atraído pelo renome da marca alemã. “Você compra um Mercedes pra não ter problema”, sintetiza.
O AutoPapo apurou que o problema nos motores dos veículos C 180, C 200, C 250 e SLK 200 fabricados entre 2009 e 2013 é bastante conhecido por mecânicos especializados em veículos Mercedes-Benz. Fellippe Chiari, da Base Oficina, de Belo Horizonte (MG), explica detalhadamente o defeito: “A falha ocorre no ajustador do eixo de comando do motor M271: ele é feito de ferro fundido e sua operação com a corrente de distribuição de aço faz com que os dentes se desgastem prematuramente. Com isso, o sincronismo das válvulas pode avançar ou atrasar”, aponta
O sintoma, segundo Chiari, costuma ser o mesmo: “o cliente dá a partida no carro e escuta um barulho alto, que é causado pela folga da corrente de distribuição e dos dentes do regulador do comando”. Ele relata já ter visto o defeito se manifestar em um veículo com apenas 40 mil quilômetros e não tem dúvidas em afirmar que se trata de um caso crônico. “A solução é substituir o ajustador do eixo de comando, o que é muito caro”, adverte.
O empresário Amauri Goulart calcula que ao menos 30 automóveis Mercedes-Benz com o mesmo defeito já tenham passado por sua oficina, a Qu4tro Imports, também em Belo Horizonte. “É constante: todos os carros equipados com o motor M-271 dão o problema. Às vezes com 30 mil quilômetros, às vezes com 100 mil, mas cedo ou mais tarde o problema aparece”, afirma.
Goulart também não tem dúvidas de que se trata de um vício generalizado: “Não tem como prevenir, é um defeito crônico, de fábrica”. Ele acredita que a solução seria a convocação de um recall, algo que a Mercedes nunca fez.
Para o empresário e mecânico Anderson Ferraz de Oliveira, não há tanta clareza sobre a causa da falha no motor M-271: “Não sei se é decorrente de uso ou se é um defeito de fábrica mesmo”, opina. De qualquer modo, ele também conhece o caso e já atendeu proprietários de veículos defeituosos em sua oficina, a PKW, na capital mineira. “Em média, acontece aos 60 mil quilômetros, mas já vi o problema aparecer com maior e menor quilometragem”, pondera.
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O cara paga caro para NÃO ser deixado na mão, correndo perigo enquanto espera o reboque. O meu é um Toyota Paseo, 30 anos de uso, 13km/li. Só a bateria me deixou na mão.
o “Premium” quer comprar mercedes mas quando chega na hora da manutenção quer pagar preço de “Popular” e ficam pagando mico na Internet, agora todo povo que leu a matéria sabe que os Sres acima citados tem o carro pra ter presença mas fazem um berreiro na hora da Manutenção, passo por situações parecidas cada pouco, o Premium na hora de comprar é fotinho, status, foto na frente da máquina, na hora de pagar a Manutenção é berreiro choradeira e nome feio, kkkkkk
O sabidão anônimo debilóide que deve juntar moedinhas pra pegar um Uber quando a chuva tá muito forte acha perfeitamente normal um vício redibitório e problema crônico desses que não deveria dar em carro comum nem com 200.000Km. Todo mundo sabe que as peças são mais caras, mas ninguém espera ter que trocar conjunto de engrenagens repentinamente, o que poderia ter acontecido quando o carro estava na garantia.
Percebemos que toda marca Mercedes têm um problema crônico na linha C e Slk temos este citado, na linha B é o sistema eletrônico que comanda mecatrônica, todos sem exceção até 50milkm terão que ser reparado, na linha A o sistema que comanda a mecatrônica foi astutamente deixada do lado externo do câmbio, acho que na intenção de corrigir a burrice cometida na linha B porém o chicote da falha e temos que abrir o câmbio da mesma forma. Resumindo um bom dossiê destrói essa marca sem dúvida.
Boa tarde ,
Estou querendo comprar uma Mercedez CLA 180 2018 ela está com 53.000km alguém saber me dizer se esse carro tem algum problema crônico como, Problema no câmbio ou turbo ?
Esse problema é exclusivo da versão turbo, ou aparece na aspirada também?
Acontece esse problema com a SLK 230 1997?
Comprei uma c180 2013/2014 com 8 mil km na época , hoje ela está com 150 mil km , a única coisa que deu problema foi a trava do volante que resolvi com a troca da placa do motor que aciona a trava , fora isso só tive gasto com óleo filtro e freio . Levei sorte ou partir de 2014 a m.b resolveu o problema ?
So da nas 1.8
Eu achei essa matéria bem sensacionalista… mas por curiosidade, quanto gostou no problema da trava no volante? Esse sim é um problema mais crônico que realmente vejo acontecer.
Eu tive ambos os problemas! Desgaste das engrenagens do motor e a bomba de combustível de alta pressão. Tenho uma C250 ano 2011.
Fui infeliz proprietário de 4 mercedes. Uma CLC200k, outra C200 avantgard, uma SLK 200k e uma B180. TODAS TIVERAM OS MESMOS PROBLEMAS DE BARULHO NA CORRENTE. CLC com 60.000km, c200 com 35.000 e SLK com 40.000. Deixo aqui registrado também os absurdos problemas elétricos e mecânicos na c200 2013. ESSE CARRO É UM VERDADEIRO LIXO. ah! a B180 não teve problema na corrente nem barulho, ela simplesmente explodiu o motor saltando um biela para fora do bloco com o carro andando em uma estrada plana, asfaltica e a 40km/h. MERCEDES 4CC SÃO UMA VERDADEIRA PORCARIA. TODAS, ABSOLUTAMENTE TODAS.
Vá se tratar. Se a marca é ruim, por que teve 4?
Boa pergunta…
Depois destes depoimentos, decisto de ter uma Mercedes. Agora como conhecedor da área industrial, como podem fabricar engrenagens internas do motor com ” ferro fundido”. Isto é pura incompetência ou é proposital para ganhar na manutenção do veículo.
Meu carro Mercedes classe c 250 tem duas chaves e nenhuma abre à porta nem acende nenhuma luz no pai El pois nem sinal da parq pegar alguem sabe o que sera ?
Ainda bem que fiz a pesquisa primeiro…
Extremamente satisfeito ao ler essa reportagem, estava para adquirir uma Mercedes SLK 200 ou uma Mercedes CLA 200 ou uma Mercedes C 180 …. mesmo que o motor seja outro que não o citado aqui e seus vícios, eu desisto da compra de uma Mercedes somente pela arrogância da fábrica e o seu descaso para com as pessoas. Tenho em mente que se o tratamento dado é esse eu tenho o direito de abominar o fabricante. Mercedes não compro mais e vamos analisar BMW, Audi e Volvo.
Pensava que apenas nos estava passando terror. Que tristeza ter que aceitar que MB está una PORCARIA de las más IMUNDAS !!! *** Primeiro trava mancal do compensador que acciona bomba de óleo… MOTOR TRAVADO!!, *** Logo cai uma ponta de vela…risca cilindro, concessionaria nem VELAS tem…!! OUTRA VIAGEM DE SOCORRO !! *** Logo chiado no compressor…até descobrir que se trata de um rolamento….iicchhhh com 90 mil km UM ROLAMENTO em banho de óleo…NEM CHINGELINGE POH’ .. !!!! e vive a luz de alarme acessa de falha motor… Bicos?? … o mar-dito computador com seu lacônico “mistura fraca” parece uma piada sem gosto !!! ESTOU DE SAKO CHEIO. *** Nem UMA viagem sem apuros, sobresaltos, passeios de socorro, busão….
CHEGA
CHEGA
se não posso pasar pa frente….
VAI PEGAR FOGO lá no lixáo
Foi muito oportuno ler este artigo. Ontem mesmo sentei no banco de uma mercedes e realmente fiquei encantado com o luxo desse carro que eleva muito o status de seu possuidor, mas desisti da compra depois dessa informação . É um carro muito caro para dar esse tipo de problema podendo deixar seu dono na estrada correndo todo tipo de perigo. Vou partir para a Toyota cujos carros nao quebram nunca e atingem altas quilometragens sem apresentar problemas. Se a Mercedes tivesse assumido essa sua falha primária como fazem outras marcas talvez eu teria outra opiniao.
Foi muito oportuno ler esre artigo. Ontem mesmo sentei no banco de uma mercedes e realmente fiquei encantado com o luxo desse carro que eleva muito o status de seu posduidor. Mas desisti da compra. É um carro muito caro para dar esse tipo de problema podendo deixar seu dono na estrada correndo todo tipo de perigo. Vou partir para a Toyota cujos carros nao quebram nunca e atingem altas quilometragens sem apresentar problemas. Se a Mercedes tivesse assumido essa sua falha primária como fazem outras marcas talvez eu teria outra opiniao.
acacabei de comprar uma clc 2009 em estado de nova com 45 mil km e faz esse barulho quando liga na primeira vez pela manha , parece barulho de tucho vazio e em seguida para em segundos
e ai no que deu ?
Estava pensando comprar uma SLK, tenho um BMW z3 2012 (3.0) 105 k rodados nenhum problema. Após ler estes conteúdos, decidi..Vou continuar com a linha BMW,
não tenho cacife pra comprar e nem manter, não vou opinar!
Muito sensato! Parabéns!
Mercedes nunca mais. Sinceramente, sofrimento para usar uma marca, nunca mais. Se esse carro não roda 100 mil km sem abrir o motor, é pior que um popular brasileiro. É isso mesmo… Como ex-proprietário de uma Mercedes com M271 EVO eu digo: esse carro foi o pior que tive na minha vida – embora também tenha sido o que mais dava prazer ao guiar. E não estou comparando com carros bons não. Estou comparando com os nossos lixos nacionais. No mundo todo, as Estrelas m271 EVO estão abriram o bico com 60 mil km (no meu caso aos 90 mil – fui um felizardo). Em relação ao que o amigo Maluhy disse do M271 EVO ser uma transição de uma mecânica com compressor para outra turbo intercooler: Amigo, respeito muito a sua pessoa (sua cortesia e disponibilidade nos fóruns falam por si), mas pense comigo: o proprietário de um Mercedes não tem nada a ver com os defeitos que evolução da tecnologia podem causar ao consumido? Quem devia perder o sono com isso são os acionistas da marca de Karl Benz. Se aqueles retardados da Mercedes na Alemanha põe à venda um carro que pode ou não chegar ao 50 mil km porque usa muita tecnologia, está explicado porque perderam a segunda guerra para a força bruta da União Soviética e o pragmatismo do Jeep Willys. Em suma: a Mercedes, para mim, é motivo de escárnio e de deboche… E quem o faz não sou eu. É meu primeiro carro, o saudoso Fiesta Zetec Rocam 1.6 8v; o segundo, uma esquisita Spin 1.8 (com motor ridiculamente simples do Corsa!); É o Celta que minha esposa comprou em 2005 (quando éramos namorados – outro Corsa); É o Corola que meu pai enfia impiedosamente nas brenhas e buracos do sítio dele; É a Kombi que meu tio insiste em usar com carga de mais de 1,2 tonelada no negócio dele; é o Chevett de meu pai que rodou 280 mil km antes da primeira retífica. É o Cruze 1.4 T que atualmente uso sem espoliar meu bolso. Enfim… São carros que não sentem nojinho; são confiáveis; são brutos; são duráveis; são para a família; são para o trabalho; são para o lazer; são um exemplo para a Mercedes atualmente. Todas essas carroças aí, tirando o Cruze, que substituiu a Estrela, rodaram no mínimo 120 mil km na minha família e, por isso, deviam ser o “benchmark” da Mercedes. Em suma, deixei de gostar de carro após ter uma Mercedes na garagem. Hoje quero só um transporte econômico e seguro para preservar o que realmente me importa…
Condivido o seu pensamento.Tenho uma B180 com problema crônico no câmbio que já tive que gastar uma fortuna.Ela estava com apenas onze mil km rodados.
#mercedesbenznuncamais…são carros feitos pra quebrar e te falir.
Na verdade faltou disposição e coragem ao fabricante conhecer o erro e fazer o reparo nas unidades que manifestaram a falha,por muito menos recolheram os w168 vendidos e incorporaram a eletronica para evitar a capotagem no famigerado teste do alce.No caso específico nem todas as unidades dão falhas precoces no variador, não seria tão dispendioso assim para a montadora,uma pena,se queima por dinheiro de pinga ….
Assino embaixo. Tive esse modelo defeituoso e de longe foi a pior experiencia da minha vida. Carro simplesmente atropelou valvulas e fez um buraco no bloco com pifios 60 mil km. Vendi por preço de sucata!!! Uma mercedez c 180 coupe 2013. Mercedez, NUNCA MAIS!!!
Muito fácil resolver,entra com ação internacional direto na matriz!!!
Como você, João Vicente, pensei em adquirir um, saindo de um BMW mais antigo, mas também vou passar longe!!!
Mercedes? Bah! Tô como meu bravo Nissan March 1.6 16v, prestes a completar 180.000 Km! E andando como se tivesse saído da fábrica ontem!
Quer carro que não dá dor de cabeça? Japonês, meu amigo…
Me desculpe, mas todas as informações acerca da garantia estão equivocadas. Os três meses previstos no Código do Consumidor não se destinam a uma “garantia legal” e se constatado que o problema em questão decorre de um vício de projeto, de fabricação ou da qualidade do material, o fabricante responderá mesmo que já expirado o prazo da garantia contratual.
A responsabilidade dos fornecedores sobre os vícios do produto no CDC é confusa. Demorei para encontrar uma interpretação que me deixasse confortável.
O prazo de garantia contratual é aquele dentro do qual qualquer mal funcionamento do produto se presume da responsabilidade do fornecedor, salvo prova em contrário.
Esgotado esse prazo surge a “garantia legal” pela qual o fornecedor responderá pelos vícios de qualidade, aqueles não decorrentes do mero desgaste normal do uso (neste caso não há mais presunção, embora possa ser invertido o ônus da prova). Não tem prazo definido ou se preferirem, o prazo será a vida útil do produto. Assim que detectado, o fornecedor deverá responder por ele, desde que levado ao seu conhecimento no prazo de 30 dias para o produto não durável e 90 para o durável.
O prazo de 30 ou 90 dias então é somente para o consumidor levar o vício ao conhecimento do fornecedor. Deixado o produto na assistência técnica nesse prazo, não se fala mais em decadência. Se não houver conserto em 30 dias, inicia-se o prazo prescricional para acionar o fornecedor judicialmente.
Boa tarde Sérgio:
Sou um infeliz proprietário (são vários Brasil a fora) de um troller 3.2 TGV, ao qual adquiri “0” Km na concessionária Florauto em Porto Alegre. no ano de 2014.
De lá para cá o veiculo, que atualmente encontra-se com apenas 45.000 km rodados e nunca, sequer fez uma trilha, já estourou 21 bicos injetores, caracterizando-se um “vicio de projeto” ao qual a montadora Ford/Florauto, não o reconhece, apenas trocando a peça danificada, tendo em vista um liminar judicial que me estende a garantia até o final do processo que movo. Uma total falta de respeito com o consumidor, tendo em vista que em diversas vezes que essa pane aconteceu durante ultrapassagens, quase resultou em acidente, uma vez que o veículo perde potência restringindo-se a velocidade máxima de 80km/h. Fica aqui o meu registro de indignação com as montadoras. Grande abraço.
Pelo que o Maluhy comenta, não é problema comum a TODOS os motores da Série C/SLK.
But… problema mesmo é a reprovável postura da MB. Faz lembrar aquela decisão do MP/RGS de 2010, contra a VW: 400.000 motores 1.0!!!
@ledzepp
Motor Mercedes Benz seria Capaz, com data de validade. Parece que a arrogância não é do da volkswagrn que barbarizando há muito por aqui. É também da mítica Mercedes Benz. Ou é atributo de brasileiro otario ? Nem o meia boca Renault kwid.
Minha C-180 15/15 ( ALEMÃO ) apresentou um problema no motor com apenas 36000 KM, a MB do Brasil não deu a menor assistência, assim coma a BAMAQ pouco se empenhou. Resultado vendi por um preço irrisório para ficar livre desta marca. Agora o SR Boris no auto papo confirma o que eu tinha certeza.
É isso mesmo… Os motores 271Evo sofrem mais. Tenho uma C200 14/14 que apresentou o problema (e continua com ele) aos 38.000km. Um verdadeiro absurdo. Há um problema de projeto e a montadora se recusa a reconhecer isso. Qual carro que precisa ter o motor aberto aos 38.000km? Isso não existe. Orçamento da EuropaMotors foi de R$ 25.000. Peças OEM nos EUA custam US$ 260.00 com frete incluso. Esperando chegar para trocar. O pior de tudo é a omissão da marca. Poucos os casos? Claro! 99,99995% dos clientes consertam fora da concessionária.
Tomar cuidado porque a China está fazendo esses variadores bem baratinhos…
A C280 também tem esse problema ou é só as 4 cilindros?
Em tese somente o M271 4 cilindros turbinado,conhecido por EVO, foi a transição entre o m271 Kompressor e o M274 turbo.
Agora, imaginem a desvalorização adicional que esses carros podem ter no mercado. Podem virar verdadeiros micos nas mãos dos infelizes proprietários.
Na verdade a grande incidência de problemas nessas engrenagens é no motor 271 Evo, qdo a MB trocou o compressor pelo turbo, as engrenagens foram reprojetadas e a partir daí começou a dar problemas, qdo a MB lançou o motor 274 substituindo definitivamente o 271 em 2013 foram reprojetadas de novo as engrenagens e até agora não se tem conhecimento de falhas nesses componentes.
Resumo da estoria : Mercedes eh uma porcaria, so tem fama. Eu realmente nunca gostei dessa marca e depois dessa passei a odia-la.
A inveja é foda
Pois eh de fato meu carro não eh um Mercedes mas em compensaçao nunca me deixou na mão. GENTE BESTA TAMBÉM EH FODA
Generalizar também não é o caminho, todas as montadoras cometem erros e tem comportamento não muito ético.
Maluhy, saudações. sabedor que sou de seus conhecimentos sobre a marca da ESTRELA, gostaria de ter sua opinião:
Você vê risco em ter uma SLK, 2009/2010, cuja mesma se encontra com 14.000 km.
Estou estudando uma compra;
Outubro/2018.
Agradeço.
erga omnes, caro Boris, na qualidade de acadêmico de direito, creio que a MB , está querendo dar uma de joão sem baço e assim se considerando superior e/ou isenta de cumprir as leis brasileiras, pois o CDC [cód. defesa consumidor] é límpido, claro e preciso sobre essa matéria , pois quando tratando-se de ”vicio oculto” , é nessa ocasião que começa a garantia do consumidor, sendo o fabricante responsável por sua reparação no prazo máximo de 30 dias, assim é só ajuizar uma ação reparatória, cabendo até danos morais , por divulgação enganosa e etc…. abrçs PS veja o recente caso dos air bag da toyota
Comprei uma CLS 350 Ano 2012 com a Garantia de Fabrica Star Selection e não consegui andar com o carro 1mês com problema de Bobina e Bico Injetor com defeito…. a Fabrica lavou as mãos e a Concessionário recomprou o carro com medo do processo que iria enfrentar! Custo do Serviço na Concessionária do reparo R$60Mil…peguei o dinheiro de volta e comprei um BMW e estou bem feliz até o momento…
60.000 km nao é quilometragem alta, uma vez que afirmam os fabricantes que eles são projetados para rodar 250 ou 300 mil quilômetros. Seria o mesmo que dizer, proçorcionalmente que uma pessoa com 20 anos está velha. Tive um fiat Bravo que rodou 160.000 km e um passat alemão que rodu 145.000 antes de vender e em motor e caixa não deram problema.
Audi, BMW, Volvo e Cia. agradecem……
Nossa.. que absurdo. Já pensei em adquirir um desses Classe C e agora vou PASSAR LONGE!!
Matéria excelente, agradeço muito, pois iria comprar um C-180 ano 2013/2013 c/ 38.000 KM azul metálico, lindíssima por R$ 65.000,00
partindo para o Corolla GLI ano 2018 cor prata c/ 40.000 KM mesmo valor ( Falo por mim: não adianta ter cabeça de rico e bolso de pobre ) MB é outra esfera.
Cabeça de rico e bolso de pobre! Gostei da réplica.kkk! Mas se tratando de mercedes quando cai na oficina o bolso fura e a conta bancária seca!cuidado com carros híbridos também a bateria custa em torno de 40.000 dependendo do carro, mas hoje não importa a marca dos carros Premium sempre haverá alguma imperfeição, tenho um citroen DS5 2013/14 com 35.000 tive que trocar a corrente comando em acordo com a citroen paguei a mão de obra na concessionaria e ela forneceu as peças problema cronico mundial motor THP 1.6 parceria com a Bmw. E semana passada com 48.000 troquei a tampa de valvula a antiga por uma nova e acertada pois a antiga tinha o diafraga interno e quando vaza vc tem que trocar por outra tampa projeto acertado com o diafraga externo se estourar só troca ele agora! Mas tem que trocar também a mangueira do turbo devido uma válvula que a nova tampa exige. Agora esperando a bomba de combustível já tem uma nova e acertada para resolver este problema também que acredito vá surgir. Mas voltando as mercedes me encantei com uma aqui meu estado,E350 2011 Cabrio (conversível) com 30.000km rodados mas pedindo a Fipe R$160.000, mas pensando muito. Este motor aspirado até 2010 eu li que também tem seus problemas mesmo caso do motor citroen THP mas a mercedes corrigiu ano 2011 em diante e ele equipa Sedã e coupe da Mercedes desde 2005, só tomar cuidado e comprar a partir de 2011 segundo pesquisas em fórum e Korn car um yotuber o cara manja muito destes carros!