Motoristas do Uber e outros apps podem ser MEI: saiba como
Confira o passo a passo para fazer a inscrição e quais são os documentos necessários para se tornar um microempreendedor individual e contribuir para o INSS
Confira o passo a passo para fazer a inscrição e quais são os documentos necessários para se tornar um microempreendedor individual e contribuir para o INSS
Os motoristas do Uber e demais aplicativos, como Cabify e 99, poderão se registrar como microempreendedores individuais (MEI) e, assim, contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, os profissionais passam a ser classificados como trabalhadores formais.
A Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Economia, foi publicada nessa quinta-feira (08) no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor. A publicação altera a Resolução do comitê publicada em maio de 2018, que incluiu a ocupação Motorista de Aplicativo Independente.
Como trabalhadores formais, o tempo de serviço é considerado para fins de aposentadoria, bem como acesso a benefícios. Há que se respeitar, porém, os tempos mínimos de contribuição para conseguir cada benefício. A aposentadoria por invalidez, por exemplo, requer o mínimo de 12 meses de contribuição como motoristas do Uber e outros aplicativos; para o salário-maternidade, são dez meses e, para auxílio-doença, 12 meses de contribuição.
Para se cadastrar como MEI, é preciso ter faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado. Como MEI, os motoristas do Uber e outros aplicativos têm um CNPJ e podem abrir conta bancária, fazer empréstimos e emitir notas fiscais.
Para mais informações, motoristas do Uber e aplicativos podem acessar o site do Portal do Empreendedor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa noite gostaria de saber como faço pra ver as ofertas e preços dos veículos
Sobre ser mei, como seria a declaração de imposto de renda para motorista de aplicativo, tipo, devo fazer de pessoa física e a do mei?
Devo fazer apenas a do mei?
Explico, meus rendimentos foram menor que o valor exigido para ser declarado, mas recebi auxílio de governo e soube ser obrigado declara nesses caso.
Outra dúvida, em declarar como mei, devo colocar o valor zerado, tendo em vista que motorista de aplicativo não emite NF?
Tenho muitas dúvidas a respeito!
Srs;
Gostaria de saber que tem CNH categoria “D” pra dirigir em aplicativos precisa ter o “EAR”……!?….
Se a categoria já e permitido dirigir autos….pra empresa.
Uber tem desconto em compra de carro como mei p trabalho? Q desconto?
to tentando vira motorista da Uber toda hora manda eu enviar meu comprovante de inderindereço. eu envio depois manda de novo oq eu faço
Que passo a passo mais mal feito hem
Porque se for dessa forma, então todo MEI também vai poder entrar na justiça para ter o direito de ter um sócio. E também trabalhar por trás de uma grande empresa já formada lhe dando potencial, por isso ter suas vantagens também.
Motorista de aplicativo é considerado como um trabalho autônomo, no qual ele presta serviços para o aplicativo que está cadastrado, nao possui nenhum vínculo, seja empregatício ou societário. A possibilidade de abrir uma MEI proporciona aos motoristas uma segurança a mais, no qual o mesmo paga INSS, contribuindo assim para a previdência social e caso ocorra algum acidente, pode acionar e entrar “na caixa” ou até mesmo se aposentar em alguns anos. É um grande avanço para a profissão
Como motorista de Uber pode serMEI? Se eles já trabalham como sócios dessas empresas de aplicativos.Pagando o serviço pra elas.Então já tem uma empresa formada por trás disso. É um erro do governo.Por isso esse tipo de manipulação vai burlar a lei. Aonde diz que MEI não pode ter sócio e trabalhar por trás de uma grande empresa.
Essa sua linha de raciocínio é falha visto que o aplicativo gera uma demanda de clientes que o profissional jamais conseguiria sozinho sem a ferramenta, e por isso ele paga pra empresa. Essa foi apenas uma forma do governo formalizar esses profissionais e arrecadar com essa atividade, pelo menos serve pra dar garantias assistenciais a essas pessoas. Não há diferença entre exploração dessas empresas e a exploração dos próprios sindicatos ou associação sobre os taxistas, esse é o fato.