O que significa o 200 TSI e outras siglas que a VW adotou?
Siglas TSI 200, TSI 250, TSI 350 e MSI estão presentes em praticamente toda a linha atual da marca alemã. Saiba o que elas querem dizer
Siglas TSI 200, TSI 250, TSI 350 e MSI estão presentes em praticamente toda a linha atual da marca alemã. Saiba o que elas querem dizer
Tudo começou com o lançamento do Polo, no ano passado. As versões mais caras do modelo, equipadas com propulsor 1.0 turbo, trazem um emblema com os dizeres 200 TSI na traseira. Depois vieram Virtus, Golf reestilizado e Tiguan, todos com nomenclaturas de motores semelhantes. No caso dos dois últimos, a oferta de mais opções de motorização fez com que surgissem duas novas siglas: 250 TSI e 350 TSI. Mas, afinal, o que significam essas letras e números?
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil. No caso do 200 TSI, por exemplo, são 200 Nm, ou 20,4 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol.
A história é exatamente a mesma com o 250 TSI e o 350 TSI. O primeiro, 1.4 turbo, desenvolve 25,5 kgfm (com gasolina ou etanol), enquanto no segundo são 35,7 kgfm (apenas com o derivado do petróleo). Tratam-se, portanto, de nomenclaturas de motores lógicas, embora incomuns. É que a maioria dos fabricantes costuma fazer referência apenas à cilindrada ou à presença do turbo.
A quebra desse padrão adotada pela Volkswagen é um reflexo das novas tecnologias que vêm sendo adotadas pela indústria. É que, até pouco tempo atrás, crescer a cilindrada era o recurso mais comum para aumentar potência e torque. Por isso, era comum ver carros ostentando emblemas 2.0 ou até maiores em suas traseiras. Ocorre que os tempos estão mudando com a popularização do turbo e da injeção direta.
Esses recursos fazem com que propulsores pequenos tenham alto rendimento. Um motor 1.4 turbo, por exemplo, geralmente é mais potente que um 2.0 de aspiração natural (sem turbo ou “aspirados). O mesmo pode acontecer com um 1.0 turbo em relação a um 1.6 aspirado. Além de mais potentes, os motores menores gastam menos combustível e emitem menor quantidade de poluentes. É justamente por isso que os fabricantes têm reduzido a cilindrada sem perder desempenho, tendência chamada de downsizing.
O consumidor brasileiro ainda é apegado à cilindrada do motor. Muitos ainda torcem o nariz para um motor 1.0 turbo, mesmo que ele seja mais eficiente (mais potência e menor consumo) do que motores maiores. A própria Volkswagen percebeu uma reação do consumidor, perguntando, “eu vou pagar R$ 60 mil ou R$ 70 mil em um carro com um motorzinho 1.0?”.
Por isso, a marca alemã adotou a nomenclatura 200 TSI, para que o cliente, mesmo que de maneira inconsciente, se impressione.
A quebra do padrão de nomenclaturas de motores não para por aí. As unidades de aspiração natural da Volkswagen também têm siglas próprias: MPI e MSI. Nenhuma das duas é como a denominação 200 TSI (ou outra que combine números e letras).
A primeira, MPI, significa Multipoint Fuel Injection (injeção de combustível multiponto, que é do tipo indireto e bastante comum). Ela é utilizada nos propulsores de até 100 cv de potência. Como a marca alemã só tem um motor com esse tipo de característica no Brasil – no caso, o 1.0 de três cilindros que equipa Up!, Polo e Gol – a abreviatura e utilizada apenas por ele.
Já MSI é a abreviatura de Multipoint Sequencial Injection, um sistema um pouco mais sofisticado, mas ainda indireto. Utilizada pela Volkswagen para designar motores aspirados de mais de 100 cv, essa nomenclatura é aplicada a dois propulsores: um 1.6 de 8 válvulas e um 1.6 16 válvulas. Situação, nesse caso, polêmica, uma vez que a mesma sigla denomina dois propulsores diferentes.
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A vw só fabica plastico no.Brasil se acabou e deve fazer como a Ford ir embora.
A volkswagen deu um tiro no pé com muita força com a tecnologia TSI. O problema é que colocaram todos os carros com essa tecnologia. Deveriam ter criado apenas um modelo e lançado no mercado para teste assim com fizeram o gol plus (q também foi horrível). Qualquer pesquisa na internet mostra que a insatisfação com TSI é muito grande, somente os donos da tecnologia elogiam tal evolução. Infelizmente a tecnologia TSI não vale a pena.
quero comprar o polo 1.6 automatico , qual a diferença para o carro 1,0 turbo. o carro 1.0 anda bem?
qual a diferença entre o 1.6 para 1.0
Mas e na questão da manutenção, qual desses motores a manutenção é mais cara? As vezes quando vejo essas nomenclaturas fico um pouco de medo, se alguém poder me ajudar fico agradecido.
Nada contra motores 1.0 porém acredito (na minha visão) que a denominação 200 utilizada pela volks é para dar a falsa impressão de que o motor é 2.0 tal como os antigos motores de sucesso (AP) que equipavam santanas, versailles e passat. Confiáveis, duradouros e não eram descartáveis. Outras épocas..
Mas foi exatamente isso que o texto quis dizer. É muito mais fácil um consumidor pagar 70 mil em um carro 200 TSI que um 1.0 TSI, não é mesmo?
Bem, para quem é da área, isso nada influenciará, mas o grande público, induz ao erro. Agora é uma forçação de barra pois, no Brasil, é comum usar torque em kgf.m e não em N.m!
Ok mas o 1.0 200 TSI é turbo. Ele corresponde a quantas cilindradas, qual potência do motor, comparado a 1.5 ou 1.6?
Não tem como comparar em cilindradas já que essa é a unidade de litros qur cabem dentro dos cilindros, , 1.0 significa que cabem 250 ml em um motor 4 cilindros ou seja a soma dos quatro da 1 litro, o qur pode ser comparado é o programa força…
Os motores msi sao comprovadamente problemáticos com ineficiente sistema de lubrificação .
A melhor opção para os proprietários de vw turbo TSI ou MSI é acordar pra vida, deixar de serem fanboys de uma marca que já ferrou muita gente no Brasil .
#volkslixo
discordo… tenho um polo 2011 sedan e até hoje não tenho mesmo nenhum problema de motor ou a reclamar de consumo. a marca é boa. na rua onde moro quando chove enche tudo e, adivinhem qual as marcas que conseguem passar ??? o motores Volkswagen… sério de boa… os carros são guerreiros
Seu carro já saiu de linha e nunca foi bom de revenda… acorde. Custou muito mais do que o produto entregue…
Concordo em gênero, número e grau!!!
Ai vc exagerou! refiro-me a volkslixo. Não conheço os motores turbo TSI ou MSI, mas retornei para a marca VW depois de 25 anos, tive Fiat, Peugeot, Subaru, Hyunday e agora comprei 1 VW T-Cross 1.4 TSI foi o melhor SUV médio de todos que testei e foram 5 marcas diferentes. A VW perde para outras em material interno utilizado (plástico), mas em motor e câmbio nem se compara com esses SUV que tem por ai.
Satisfeito com o meu polo 1.0 MPI 84cv, muito econômico e andador… 16km com 1lt de gasolina.
Acho que pagamos muito caro nesses carros mesmo, mas não temos opção!
Não estou satisfeito com preço, mas estou satisfeito com o carro! Valeu.
Andador… HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk andador forçou a barra .
A vw já imitava a Mercedes lá nos anos 2003/04 qdo lançou o polo copiando a frente de 4 faróis redondos das Mercedes. Agora copia a nomenclatura dos motores, 200, 250, 350… só falta conseguir copiar a qualidade de fabricação da MB, mas aí já é querer demais…
Meu amigo, VW e MB são do mesmo grupo empresarial, claro que vai ter coisas parecidas…
É tão bonitinho agente vê essa gente toda falando TSI e outras nomeclaturas, porém esquecem que a VW já veio com promessas revolucionárias e era tudo enganação, basta pesquisar sobre o escândalo da VW. Fora isso mim diverte ver vcs brigando por marca essa marca aquela enquanto elas nem tá se lixando pra vcs só pra o dinheiro e vcs vendendo carros de graça com essas baboseiras de que o meu é melhor o teu pior etc. E detalhe da matéria: esse torque máximo é atingido a altos giros do motor 4rpm coisa assim. Vai fazendo isso no teu Jetta ou golf nas cidades brasileiras onde a maior parte do tempo é anda e para que depois tu vai vê, o resultado do teu motor TSI, pois esse torque em uai severo do motor vai ferrar tudo depois do besta que compra esse carro usado é quem vai realmente vê se é bom ou não o motor.
Saí daí, falando asneira, vai tu te informar. O motor 250tsi por exemplo o torque máximo é a 1400rpm. Mentecapto. Facebook e vídeo de whatsapp não é fonte se informações. Tonto!
Na verdade ao atingir o torque máximo a 3500 rpm, ele cai para os 1400 rpm rapidamente. Isso não quer dizer que dizer que o torque máximo seja a 1400 rpm e sim, que atingir ao torque máximo, o motor passa a trabalhar com o torque que vc citou acima.
sabe de nada mané. vai estudar.
sabe de nada mané.
Me diverti muito com o seu “mim diverte”, mas engraçado mesmo foi o seu “esse torque máximo é atingido a altos giros do motor 4rpm ou coisa assim”.
Questão de marketing mesmo, colocar na traseira de um suposto “carrão” o emblema 1.0 ou 1.4 “pega mal”, colocar o torque é mais pomposo, 200, 250, 350, dá aos mais leigos várias interpretações como eu mesmo já ouvi de que esse número é a velocidade máxima, olha a criatividade do brasileiro e a esperteza da VW…
Rapaz, eu tou vendo que essas discussões aqui só vão é me confundir mais! Vou fazer igual eu fiz da primeira vez, vou lá na concessionária, compro o que eu escolher, e pronto!
Melhor amigo, farei o mesmo rs
Faz test drive antes em outras marcas. Não vai por vendedor, ele vai querer te vender um Virtus como se fosse um Jetta, um HB20 como se fosse qualquer carro bom de verdade.
Meu sonho é ser como você, abençoado!!!
Rapaziada só para responder a um comentário o cara chamou todo carro 1.0 TSI de bosta e falou que tem um Jetta Variant me sinto bem confortável no meu carro e se eu vender hoje meu carro bosta compro dois montes de merda que deve ser no máximo 2010 kkkkk respeite o patrimônio do outro
Querendo ou não, a tendência é veículos turbo com injeção direta , isso não que seja o melhor e ou que a marca VW seja.
Mas já estamos vendo outras marcas também lançando veículos com mesma tecnologia e outras já se preparando para tal .
Com o tempo teremos a resposta o quanto é confiável e ou durável .
Chamar turbocharger de nova tecnologia é forçar a barra. Isso é muito antigo. Em mil novecentos e antigamente já existia essa tecnologia, mas só se vê a diferença mesmo em motores de alta cilindrada. O UP! TSI é um carro MUITO leve que o equilíbrio entre força e peso faz a diferença.
É apenas uma jogada de Marketing da VW vender carros com motores menores (mais baratos) no mesmo valor anualmente ajustado.
E o brasileiro como é atraído por luzes e sons, e não no custo benefício, continua comprando.
Assim nunca compraremos carros bons de verdade por preços justos.
Parabéns a nós
Tenho um Passat variant 2.0 tsi isso sim é carro e da pra confiar nos números e nas letras agora ( 170 tsi que é 105cv e 200tsi rica bosta e só pra enganar as pessoas
Então, eu tenho um Jetta TSI 2.0 com 211 vc. 28 torque. Apaixonante. Comprei para minha filha um polo 1.0 TSI com 128 vc é 20 de torque. Não se pode comparar os dois carros, de forma alguma, mas percebe-se que o motor do polo TSI 200. É bem interessante. Falando de autonomia, com o Jetta eu consigo no mesmo trajeto, mas a velocidade, gasolina 14 km/litro e com o polo 12,5 km/ Litro.acredito que o polo deve melhorar, pois está com apenas 2.500 km. Agora, o sonho seria o polo ou golf com motor do Jetta CLI……tenho muita confiança na Volkswagen, estou no quarto Jetta, sendo os três últimos TSI. Antes tinha golf 1.6, e 2.0.
Meu querido quando você adquirir um golf 1.4 tsi alemão ou mexicano você irá gostar excelente carro econômico e rápido .
Caro xará ricão, que bom você tem um belo Passat, se todos pudessem obviamente escolheriam um ao invés do Virtus, a sus comparação é tão injusta como descabida. Os dois são carros com propostas diferentes e distintas, óbvio que o Passat é mais carro, se colocar os dois lado a lado qualquer um vê isso. Mas a reportagem serve para ilustrar a tendência de marketing da VW, o seu carro por exemplo teria um logo bem ostensivo, se for o Passat 2.0 TSI 2020 seria algo como 420 TSI, em alusão ao seu torque de pouco mais de 42,00 kgfm… Seria bonitão hein?
Alguém pode me ajudar. Um up 170 tsi é equipado com motor 1.0 ou menor? Fui a uma concessionária e o vendedor me disse que o virtus 200 tsi é equivalente a um motor 1.0 .
Os 2 são 1.0 Turbo, a diferença é que o 200 TSi tem algumas diferenças que fazem dele mais forte.
A VW fez isso pensando no futuro, pois os carros com motor elétrico são medidos assim em Nm.
A VW fez isso pensando no futuro, pois os carros com motor elétrico são medidos assim em Mm.
… cuto mesmo meu corsa wind 2p ano 2000 faz 13 km/l na cidade… fuiiiii
mentirooooooooso
Bom dia o que significa a sigla
tsi
msi
mpi
a final não temos uma resposta direta em português claro
Bom dia o que significa a sigla
tsi
msi
mpi
a final não temos uma resposta direta em português claro
O mais complicado de tudo é o preço……pagar R$65.000 num carro 1.0, seja turbo ou não, só no Brasil.
Com U$20.000 dólares compra-se BMW em outros países mais serios. É por isso que pagamos R$120.000
num Jetta aqui, para que o alemão possa comprar seu Jetta lá por U$30.000. Simples assim.
BMW e Mercedes também fizeram algo similar. Os números dos modelos não são mais a indicação da cilindrada do motor. Se indicar que tem modelos com motores 1.6 tem cara que sai correndo…
porque meu comentário não foi publicado?
“…A própria Volkswagen percebeu uma reação do consumidor, perguntando, “eu vou pagar R$ 60 mil ou R$ 70 mil em um carro com um motorzinho 1.0?”.
Por isso, a marca alemã adotou a nomenclatura 200 TSI, para que o cliente, mesmo que de maneira inconsciente, se impressione…”
Em resumo estelionato puro; capt do Art. 171 do Código Penal.
Lamentável haver consumidor que se diz satisfeito pela compra; Pessoal O custo de fabricação de um automóvel com motor pequeno é muito baixo, ou seja, seria viável a compra desde que essa diferença à menor do valor fosse repassado ao consumidor.
Não sei quem é pior: A montadora que faz o consumidor de besta ou o próprio consumidor que nao valoriza seu dinheiro.
Bem observado, esse é o ”pulo do gato” para pegar o consumidor trouxa, sempre fiquei com um pé atrás quanto a isso, você resumiu bem, estelionato puro.
poxa vei mas eles nao tao enganando ninguem so tao trocando uma abreviaçao pela troca de sistema ,como diz no artigo a potencia nao sera mais medida em cilindrada porque a potencia nao vem mais dos aumentos de centimetros cubicos e sim diminuido ou no caso de extrema potencia mantida no caso um 2.0 no maximo com turbo compressor que ira dar potencia em forma nao de cc e sim de kgfm faz sentido a troca da descriçao nos emblemas dos carro ,infelizmente o problema é o brasileiro que nao tem inteligencia suficiente para entender e só julga atraves de numero no caso vc preferia comprar um carro 1.0 turbo ou um 2.0 aspirado quem entende sabe que os 2 sao em media a msm potencia em torque (QUASE)
Mas nesse caso então enganou pro bem, pois esses TSi andam muito mais que seus respectivos aspirados!
Não troco meu jetta 2010 2.5 170cv por nada por tecnologia nemhuma.. a manutenção não é a mais barata mas o conforto e ultrapassagens no “S” me encanta.. vrummm abraços
Pois saiba que um mero 250 TSI faz seu 2.5 5 cilindros passar um sufoco danado kkkkkk
Eu ainda vou esperar para ver. A mim me parece que esses 1.0 TSI não passam de cavalos paraguaios.
Motores 1.0 e turbo trabalham em rotacoes muito maiores pra produzir potencia superior…. Altas rotacoes, maiores desgastes menor durabilidade.
Errado amigo, como a arquitetura do motor é outra, as peças são feitas especificamente para aguentarem estas rotações. É diferente do que ocorria lá nos anos 80/90 que se pegava um motor aspirado e o transformava em Turbo.
Isto é tecnologia “Downsize (Menor tamanho e maior potencia) e não tem volta, ano que vem a Fiat trará seus motores turbo para seus veículos (Argo, Cronos, Jeep), a ford já usa na linha ecoboost.
O up 1.0 TSI não trabalha em alta rotação como os 1.0 aspirados. Muito pelo contrário! A 2900 giros, anda a 120 km/h.
Concordo se a estrutura for de mesmas proporções e os materiais os mesmos… Porém não é isso que acontece… Os motores foram redimensionados para este tipo de relação entre tamanho e potência… Como comparativo pode ser usar o 1.6 do Fusca com o 1.0 do up, você realmente acha que o do Fusca vai durar mais???? E também os antigos V8 com um ap 2.0 mais atual que duravam fácil quase 500 mil km…o que está dizendo vai contra o desenvolvimento da tecnologia de fabricação…
Essa história de TSI = turbo stratified injection é no mínimo suspeita, visto que no ano de 1998 foi lançado aqui no brasil o Gol e Saveiro TSI que tinham como propulsor o motor ap 2.0 aspirado (sem turbo). Vão me dizer que a mesma sigla TSI da mesma montadora teve dois significados diferentes?
Justo aspirado sem turbo hj vem com turbina. Não são aspirados. E tenho uma Parati 1.0 turbo 2001. A diferença dos turbos antigos pro TSI pelo q li é o sistema de injeção. Só.
Se não engano, naquela época, a sigla TSI significava Touring Sport Injection, ou algo assim. Tinha sempre a ver com o tipo de acabamento e acessórios que acompanhavam o carro. Era a versão “esportiva” como alternativa ao GTI, que era muito caro.
Sim, exatamente isso em 1996 meu irmão comprou um Gol Tsi Vermelho com uma roupa um pouco inferior ou Gti.
Tenho um Up! Move TSI 1.0 e estou satisfeitíssimo, tenho desempenho de um 1.8, o carrinho arranca lado a lado com as motos no semáforo, ultrapassa sem dificuldade alguma, 0 a 100 em 9.8s, forte em subidas e ainda é um dos mais econômicos do Brasil, quase 18km/litro com gasolina na estrada, só vou trocar ele daqui um tempo por um Polo TSI.
Se o carrinho está tão bom, pra que vai trocar daqui um tempo?
Faz um favor pra gente, fica com ele usando dessa forma que você relatou até a primeira quebra do motor, daí compara com qualquer outro aspirado que você já teve e posta aqui um comentário comparativo em relação a AUTONOMIA DE VIDA ÚTIL DOS MOTORES, tanto do “foguetinho turbo” quanto do antiquado aspirado.
Valeu!?
Dor nos cotovelos
Trocar ou não, independente se gostei do carro, é um problema meu… ah, e dei minha opinião sobre o carro que eu tinha, não lembro de ter pedido a sua, e só para informar, no tempo que estive com ele o motor NUNCA quebrou, mas se vc quer fazer essas experiências, compre vc esses carros e se vira blz?
E o antigo Santana 2000 qual era o por que?
Volume do motor, 2000 equivale a 2.0 sendo que o primeiro está representado em mililitros e o segundo em litros.
Faltou falar do 170 TSI do UP. Inclusive, eu acho que a VW errou no timming de usar o torque na sigla do motor muito atrasado.
Se a VWB tivesse feito isso com a chegada do Up TSI em 2015 a aceitação do modelo com motor turbo poderia ser melhor e o Polo 200 TSI já séria introduzido em um mercado relativamente já desmistificado.
Falo isso porque dirijo uma Saveiro que tem seus 15.5 kg.f/m
E o TSI do UP ficou como?
Permita-me uma correção. Não é 200 ou 20,4 N/metro ou 20,4 kgf/m e sim 20 N.m (20 Nm) ou 20,4 kgf.m (20,4 kgfm). Torque é aplicação de uma determinada força vezes um determinado braço. Por isto as unidades são multiplicativas.
Um outro ponto é que o Brasil como os países europeus adotam o SI (Sistema Internacional de Unidades). Neste sistema, a unidade de força é o Newton que equivale a aproximadamente 0,1 kgf.
Cara, não seria N/m e kg.f/m assim como o nosso km/h?
Que é diferente do MPH (miles per hour)
Não, o correto é kgf.m ou N.m, porque o conceito de torque é força x distância do braço de aplicação dessa força..
Correção da correção…. Em relação a unidade está certo, o torque é multiplicativo portanto é N.m e Kgf.m só que 200 é 200N.m mesmo exatamente pelo motivo que citou… como 1N é igual a aproximadamente 0,1 Kgf então 200N são iguais a 20,4Kgf
Matéria interessante. Certamente veremos outras montadoras adotando novas nomenclaturas pra “tentar confundir” o usuário.
Não sei não, so vejo a Volkswagen usando isso, ela esta tentando reobter o espaço que ela perdeu no mundo inteiro, O GOLF que era o queridinho do mundo esta perdendo muito espaço e a VW no Brasil ja nao ocupa mais as primeiras posições em venda como era normal ate alguns anos atras.
Mercedes e BMW que gostam de usar números ainda nao vi uma relação entre potências x numero(modelo)
Por experiência própria posso afirmar. Tenho o Virtus high line, pelo que já viajei não deixa nada a desejar e pelo contrário surpeende. se alguém não conhece essas novas tecnologias não julgue. Faça o teste e depois tire suas próprias conclusões.
Acredito que até a vinda dos carros elétricos serem mais popularizado no Brasil, os fabricantes como consciência na natureza vem a evitar o alto consumo dos veículos, sem diminuir a potência. Mas a Volks já sabe como são Brasileiros, são iraizados em seus conceitos de que carro forte tem que ter motor grande, mas os engenheiros estão estudando para nos provar que potência não se resume em tamanho, mas sim em tecnologia.
Podem colocar o nome que for, 1.0 será sempre 1.0,ou seja uma lesma, e não importa a maquiagem que coloquem, 1.0 nunca mais.
Esse 1.0 TURBO entrega mais torque e mais cedo do que a maioria dos 2.0 ASPIRADOS que temos no mercado, além de oferecer desempenho melhor.
Por experiência própria posso afirmar. Tenho o Virtus high line, pelo que já viajei não deixa nada a desejar e pelo contrário surpeende. se alguém não conhece essas novas tecnologias não julgue. Faça o teste e depois tire suas próprias conclusões.
Concordo com o seu comentário.
Tenho um Virtus MSI automático com todos os opcionais da série, e confesso, eu me surpreendi com a tecnologia desse carro.
PS.: é o meu primeiro VW. Pra quem dizia que jamais compraria um VW, então foi uma virada da aguápro vinho. Só pra constar: o carro é espetacular.
Concordo com o seu comentário.
Tenho um Virtus MSI automático com todos os opcionais da série, e confesso, eu me surpreendi com a tecnologia desse carro.
PS.: é o meu primeiro VW. Pra quem dizia que jamais compraria um VW, então foi uma virada da aguá pro vinho. Só pra constar: o carro é espetacular.
Em um mercado repleto de esportivos e aventureiros de adesivo é até compreensível que ainda exista pessoas que nunca dirigiram um Up 170TSI ter essa mentalidade.
Só pra dar um exemplo restrito à marca VW, um Up TSI dá uma venha surreal naquele Golf 1.6 MSI e no Jetta 2.0 aspirado.
Os proprietários mais satisfeitos são os donos de Up TSI.
Tá, mas por quanto tempo? Esses carrinhos com motores turbo de baixa cilindrada, que trabalham no limite, são uma beleza pra quem troca de carro todo ano. Vamos ver daqui um tempinho a vida útil desses “foguetinhos”, pois os antigos 2.0 aspirados rodavam mais de 300 Mil Km amigo, os taxistas que o digam dos super Santanas.
Concordo. Tudo tem um preço.
Olha tenho uma Parati 2001 turbo original da VW. E falo com precisão q ela cola os 220 do painel. E outro detalhe.na rodovia andando bem Cam o carro cheio fazendo média de 120/140 fez 14km por litro. Então não acredito q depois de quase 20 anos fossem fazer algo ruim em relação aos turbo original.
Amigo Pablo, eu tenho um Ford Focus com motor Duratec 2.0 que entrega parâmetros similares aos seus de desempenho e autonomia, a diferença é que a sua Parati está se matando na estrada, enquanto o meu Focus está tranquilo em passos largos. A conclusão que eu chego é clara, não existe milagre tecnológico, uma hora a conta chega para esses motores que trabalham no limite.
OBS: Eu não sou contra motores turbo, apenas concordo que os turbo-compressores venham equipando carros de maiores cilindradas, pois se for pra compra um carro 1.0 turbo pra sair por aí esgoelando o motor, sinceramente prefiro comprar um carro 1.6 aspirado mesmo.
Prezado Marcelo,
O motor 200 TSI do POLO, não anda esgoelado, e muito menos no seu limite. Tenho dois do modelo CONFORTLINE, de uso dos filhos, e meu amigo, o carro na estrada a 140km/hr anda em giro baixo e performando um consumo de 14,7km/lt e, se apertares o acelerador mesmo nesta velociidade ele responde muito rápido. Não vejo que o resultado de todo o desempenho esteja somente no propulsor, mas o conjunto Powertrain foi muito bem equilibrado.
Concordo em gênero, número e grau!
Não tem nada haver amigo, a arquitetura do Motor turbo 1.0(TSI) é completamente diferente do Motor 1.0(convencional) . Os dados estão aí é só comparar, ou fazer um test drive, anda bem mais que o 1.6 por exemplo. Procura no youtube o programa acelerados, vai ver que o Polo TSi poe mais de 1 segundo (na mesma pista) no Argo 1.8(Aspirado).
A tendência de downsize(Motor menor com mais potência) não tem mais volta, ano que vem a Fiat trará os motores turbo para seus carros, a Ford já usa também (Ecoboost).
De acordo com seu pensamento um Fusca(Antigo 1.3 ou 1.5) andaria mais que um carro 1.0 o que claro não é verdade, pois a tecnologia evolui
Mané… deve ter andado de celta 1.0
O up anda muito, se for TSI ainda mais.
Primeiro anda em um Up!TSI.
Nossa, essa eu passo,lixo de carro e acabamento pior Aída, kkkkk só retardado compra esse tipo de carro, ass: Bmw 320i
O seu uso tsi equivale a 1.8 aspirado… Agora vc imagina essa potência em um carro pqno e sem peso… Isso esplica TD, o msm acontece com gol quadrado.
Coitado tão atrasado, já dei pau em muito 2.0 com meu upzinho tsi
Stake somos dois alguns 2.0 passam mau que dá até vontade de ligar para um guincho pra ajudar os cartas sinistros de 2.0 kkkkkkkkk
Tenho dois up um move normal e um move TSI os dois andam muito
Kkkkkkkkkkk tadinho quero fer fazer isso contra o meu 2.0, quer quantos km de frente amigo?
Pelo visto vc não dirigiu, né?
O que vale é o dinheiro pra abastecer.