Placas de trânsito: significados e curiosidades sobre a sinalização vertical
Divididas em diversas categorias, as placas têm como objetivo orientar o trânsito por meio da comunicação visual
Divididas em diversas categorias, as placas têm como objetivo orientar o trânsito por meio da comunicação visual
As placas de trânsito são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito.
Em resumo, são sinais verticais que indicam ordens, locais e ou normas de circulação aos condutores. Divididas em diversas categorias, as chapas têm como intuito organizar o trânsito e facilitar a vida dos motoristas por meio da comunicação visual. Conheça o significado das placas de trânsito e algumas curiosidades sobre a sinalização.
As placas de trânsito de regulamentação, por exemplo, informam aos usuários as condições, proibições, obrigações e ou restrições no uso das vias.
Elas carregam mensagens imperativas e desrespeitá-las caracteriza infração de trânsito.
São exemplos de placas de regulamentação: “pare”, “proibido parar e estacionar”, “sentido proibido”, “vire à direita”, entre outras.
Muitas pessoas não sabem, mas as placas vermelhas apenas com um círculo indicam obrigação e ou restrição, as com um círculo cortado, por sua vez, dizem respeito à proibições.
Em razão da necessidade de acrescentar informações complementares de regulamentação, foi criada a categoria de mesmo nome.
Nas placas de informações complementares de regulamentação constam dados como período de validade da proibição, característica e uso do veículo e condições de estacionamento.
É o caso do das placas de trânsito “permitido estacionar – exclusivo para idoso”, “Proibido virar à direita – 2ª a 6ª 7-10h – exceto ônibus” ou “proibido parar ou estacionar ao longo da faixa amarela”, como o exemplo da imagem abaixo.
A finalidade da sinalização vertical de advertência é chamar atenção dos transeuntes sobre uma possível situação de risco na via. As placas amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam os motoristas e pedestres condições potencialmente perigosas.
A placa de advertência da imagem significa “curva em S à esquerda”. Também são da categoria as chapas que indicam “pista irregular”, “aclive acentuado”, “animais”, ” “curva acentuada à direita” e “ponte estreita”.
Assim como no caso da sinalização de advertência, foi criada uma seção “informações complementares” para as placas de trânsito de advertência.
Nela, se encaixam placas que acrescentam uma frase ou símbolo à placa principal. É o caso de “última saída a 200m”.
As placas exclusivas para faixa de ônibus ou para rodovias, estradas e vias de trânsito rápido estão incluídas na categoria “placas de sinalização especiais de advertência”.
Na cor laranja, as placas de obras são temporárias e utilizadas para indicar possíveis problemas na via aos condutores e motoristas.
São exemplos “desvio a direita a 100m”, “máquinas na pista a 100m”, “estreitamento de pista à esquerda”.
Essas chapas têm como função levar mensagens educativas para os transeuntes. Cinzas, as placas educativas contêm mensagens como “verifique os freios” ou “use cinto de segurança”.
As placas de indicação ou identificação foram desenvolvidas para identificar vias e locais de interesse, bem como orientar condutores quanto aos percursos, destinos e distâncias. As sinalizações, que são azuis, também podem indicar serviços na estrada.
Também azuis, as placas de serviços auxiliares indicam aos condutores e pedestres os locais onde eles podem encontrar serviços como “correio”, “borracharia”, “restaurante”, “aeroporto” ou “serviço mecânico”.
As placas de trânsito pedestres e deficientes físico indicam estacionamento de veículos que transportam ou que sejam conduzidos por pessoas com deficiência (PcD), travessia para pedestre, rampa de acesso, escada de acesso, entre outros.
Como o próprio nome indica, as placas de trânsito de atrativos turísticos indicam locais turísticos, como áreas de recreação, práticas de esporte e museus. Também podem constar na sinalização de trânsito a distância até esses pontos.
As placas de atrativos turísticos são sempre marrons.
Vários artigos do CTB dispõem sobre os atos de parar e estacionar carros. Há, inclusive, mais de 30 infrações entre leves e gravíssimas que envolvem as ações e consideram a diferença entre parar e estacionar.
Até mesmo as placas de trânsito de proibido parar e proibido estacionar carros são diferentes.
A primeira imagem refere-se a informação “proibido estacionar” a segunda, por sua vez, significa que, naquele ponto, é proibido parar e estacionar.
O CTB, em seu anexo I, estabelece que “parada é a imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros”.
Qualquer outro tipo de imobilização é considerada estacionar carros e pode render multa, com perda pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As placas de “pare” amarelas e vermelhas não têm o mesmo significado. A com o fundo vermelho, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. Ela é a única das placas de trânsito em formato octogonal.
A amarela, no entanto, significa parada obrigatória à frente. Ela alerta o condutor para a existência adiante de uma parada obrigatória.
Difícil mensurar quantas são as placas de trânsito, talvez por isso não reconheçamos todas as sinalizações descritas na lei brasileira. Outra variável que deve ser considerada é a região em que o motorista está habituado a dirigir.
Num país tão grande e diverso como o Brasil, não dá pra esperar que todos vejam com frequência placas como “vento lateral” ou “uso obrigatório de correntes.
Separamos algumas placas de trânsito pouco comuns em todo o território nacional. Confira:
1. Junções sucessivas contrárias à direita
2. Vento lateral
3. Projeção de Cascalho
4. Ponte móvel
5. Trânsito compartilhado por ciclistas e pedestres
6. Alfândega
7. Uso obrigatório de corrente
8. Trânsito proibido a carros de mão
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E muito bom pra crianças o meu filho aprendeu tudinho
Você não vai ter macarrão com queijo ralado na sala.
Gostaria de saber mais sobre as placas retroflexivas. Li que elas refletem devido à uma película, mas queria saber mais sobre: quem criou, como criou, como são feitas.
Você vai codificar com umas coisas aqui pra fazer o telefone do tele-atendimento.
Na placa pare que tem uma ótima visualização da outra via e vc vê que o trânsito está parado e não está vindo ninguém assim mesmo tem que parar totalmente
Gostei muito aprende algumas coisa que nao sabia
Pode ter certeza que ele vai codificar no alarme do cabo USB ainda mais que você copiou.
Gostei das explicações, mas gostaria de saber quando uma única placa de proibido estacionar é afixada no final do quarteirão, esta proibição é pra toda via ou só a partir daquele ponto?
Somente nas proximidades daquele local onde a placa está fixada
O que ele vai fazer um médico, ela não deixa eu ir pra fazer o telefone do cabo USB ainda bem que você existe.
a proibição vale a partir da placa, não anterior.
Ao que pesquisei, a proibição vale para ANTES e DEPOIS em toda a quadra. Para valer depois da placa, a placa deve acrescentar a palavra “INICIO”.
É
É
Abrange 30 metros para frente e para trás a partir da posição da Placa
Se não tiver indicação de início ou final, o trecho de validade das placas de regulamentação de estacionamento (R-6a, R-6b e R-6c) obedece ao preconizado na Resolução do CONTRAN n. 180/05: nas quadras com até 60 metros de extensão, uma única placa, implantada no meio do quarteirão, vale para toda a quadra (sendo 30 m para a frente e 30 m para trás); nos locais com comprimento superior, devem ser colocadas duas ou mais placas, mantendo-se entre elas uma distância recomendável de 60 m (podendo chegar até a 80 m), com a mais próxima da esquina em distância entre 5 a 30 metros do cruzamento.
Gostei da matéria informação é tudo.
Muito boa materia
e muito bom pra crianças o meu filho aprendeu tudinho