Jipeiros pedem e governo pode liberar “rodões” em utilitários diesel
Jipe clubes solicitaram um projeto de lei que concedesse a autorização; texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados
Jipe clubes solicitaram um projeto de lei que concedesse a autorização; texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados
Um pedido dos jipe clubes brasileiros deu origem ao Projeto de Lei 1636/19, que tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir que veículos utilitários movidos a diesel, dotados de tração integral, possam utilizar conjuntos de rodas e pneus off-road com diâmetro até 50% maior.
Autor da proposta, o deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) argumenta que a mudança no CTB impediria que alterações promovidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de resolução, acabem limitando o potencial dos veículos modelo jipe.
“Dadas as características de uso dos jipes, há que se considerar a possibilidade de alteração do diâmetro externo do conjunto formado por rodas e pneus off-road. Essa alteração garante que o veículo atinja o desempenho esperado nas situações extremas a que foram propostos”, defende o parlamentar.
Segundo as associações de veículos off-road, os chamados jipe clubes, às vezes é preciso ditar regra específica, pertinente a uma ou poucas categorias veiculares, como ocorreu com o airbag, equipamento que foi excluído da lista de itens obrigatórios dos jipes pela característica de uso fora de estrada: o uso em terrenos acidentados poderia resultar no acionamento acidental do dispositivo.
As medidas, não obrigatoriedade do airbag e permissão para aumento de até 50% do diâmetro dos pneus off road, são questionadas por especialistas por colocarem em risco a segurança de passageiros e terceiros.
O assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, explica que os carros off-road, como o Jeep Wrangler, têm tecnologias capazes de fazer leituras de velocidade das rodas, do escorregamento e da inclinação da carroceria. Esse dados são interpretados pelo carro, que entende que o modelo está em um terreno acidentado.
De acordo com o especialista, os airbags são premissas de segurança. “Os Jeeps não terão os dispositivos acionados desnecessariamente nem mesmo durante uma trilha. Agora, se for preciso, mesmo no percurso off-road, o equipamento vai deflagrar, como tem que ser. A FCA não indica que os motoristas desliguem o dispositivo fora de estrada” argumenta Ricardo Dilser.
O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária, Alessandro Rúbio, complementa: “todas as fabricantes avaliam os carros em situações extremas, como uma trilha, e os programam devidamente para que os airbags se deflagrem apenas em situações necessárias”.
No caso da alteração do diâmetro dos conjuntos de rodas e pneus off-road, os riscos mecânicos são a marcha ficar mais longa, o carro perder a força, fazer mais barulho e ter a sua aerodinâmica comprometida. A parte eletrônica sofre ainda mais.
“Se o condutor aumentar em 50% o diâmetro dos pneus off-road, o carro tem possibilidade de nem rodar. Isso porque a velocidade das rodas é controlada pelos softwares e as novas dimensões não serão lidas pelos programas. Confuso, o carro terá os sistemas de segurança comprometidos”, explica o assessor técnico.
Dilser comentou que nos Estados Unidos já existem softwares capazes de fazer a reprogramação do veículo, mas não se sabe, ainda, se os parâmetros de segurança são mantidos.
Atualmente, a legislação estabelece critérios para fazer tal tipo de mudança. Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. Desse modo, é possível instalar uma roda maior, por exemplo, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
A conclusão é de que a proposta pode beneficiar aqueles que utilizam os carros off-road de modo recreativo ou para competição, mas coloca em risco muitas pessoas. Uma solução para esse problema poderia ser abrir a exceção apenas para automóveis que não circulam por ruas e rodovias.
Para virar lei, o texto que diz sobre os pneus off-road precisa ser analisado e aprovado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Em entrevista, fundador do Jeep Clube do Brasil conta a história do icônico Willys:
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Foram consultar logo um técnico da Fiat que só faz carro bomba??!!
Temos altuma atualização desse tema?
Brasil, leis da suíça e condições da Somalia. E deputados querendo nos fazer pensar que estão trabalhando pra nossa segurança. Agora vamos ter umas leis mais duras que California nos EUA. ABSURDO.
Estamos falando aqui de offroad de verdade, nao de offroad de shopping.
Para chgearmos ate a trilha precismos circular com o carro. É possivel sim fazer alterações no carro sem perder a segurança.
Falta de segurança é dirigir um carro todo original em alta velocidade ou dirigir bebado. O que na verdade parece que simplesmente o governo não quer dar ao cidadão o direito do seu bem. Os fabricantes não tem interesse com medo do periodo de garantia do veiculo pois com certeza com pneus maiores talves discos e pastilhas tenham que ser trocadas em um periodo menor por exemplo, ai eles vão ter que substituir sem receber dinheiro. Realmente se fizerem uma pesquisa de acidente com carros offroad vão ver que os que aconteceram foi por causa de imprudencia, velocidade, embriaquez, etc e não por conta de pneu maior.
Penso que se a alteração for efetivada em oficinas legalmente constituídas e com responsabilidade pelas alterações devidamente apontadas, não há porque proibir. Basta ver o que acontece em outros países. O legislador do Brasil quer sempre “ser mais rígido que o rei…”. Não falta legislação mais dura, o que falta é fiscalização e definição de responsabilidades legais pelas alterações.
Renegade e Compass é marca Jeep. Acredito que não é destes modelos que está se referindo o projeto. Acho que nao deveria limitar a diesel e 4×4 integral. Riscos, faz como um colega ja mencionou aqui pega as estatísticas de acidente nos ultimos anos.
Participo do grupo de jipeiros que dão apoio a Defesa Civil (NUDEC) e essa alteração na lei, dará condições para que essa ajuda seja efetiva. Outra lei que deveria ser flexibilizada, é a adaptação padronizada dos faróis xenon, para veículos que não vieram com os mesmos de fábrica.
Lauri Andrade, por que consultaram um especialista da FCA se o Jeep Wrangler é Gasolina e o projeto de lei está falando de Diesel?
Olá, Fernando.
A FCA produz no Brasil utilitários movidos a diesel também, como o Compass, o Renegade e a picape Toro.
Abraço
O problema maior são as pessoas que só pensam em si mesmas e colocam pneus gigantes apenas por estética, comprometendo a segurança de todos os demais que estão no trânsito.
Fazer uma análise técnica séria para verificar quanto se perde em segurança com essas adaptações malucas ninguém quer, porque certamente ficará comprovado que esses veículos são um risco de acidentes com probabilidade de morte. Principalmente se considerarmos que 99% das adaptações são feitas no improviso, em oficinas de fundo de quintal.
Baseado em qual pesquisa vc afirma isso? Faça um levantamento da quantidade de acidentes em rodovias, com jipes com pneus maiores! Os jipes com pneus grandes rodam nas rodovias mais devagar que caminhões, sua velocidade máxima de cruzeiro é 90km. Vc está escrevendo sobre o que não conhece.
Henrique,da duas uma, ou tu não tem 4×4 ou é um tremendo irresponsável,eu tenho uma s 10 4×4 utilizo em muitos passeios laço minha família junto além dos pneus maiores tenho um guincho e farois gigantes, estou sempre a disposição de quem precisa, meu caro, é a mesma coisa de colocar uma arma na msodeum bandido o carro só não faz nada, precisa ver quem tá na direção.
Não concordo, tenho uma 250 com pneu 265/75 R16, esse pneu deslisa até em vista de vaca, ou vc bota um jogo de chuteiras com umas travas boas ou vai ficar no prego atolado com a família durante o dia ou a noite como eu já fiquei.
Já em relação a comprometer a segurança, por favor né, vejo muitos carros por aí originais que oferecem muito mais risco do que os arqueamentos de caminhonetes, quem faz isso em uma é pensando no seu bem estar, conforto e mais ainda necessidade.
No meu ponto de vista só pode opinar quem sabe do que está falando e vi que vc não entende de nada de elevação de caminhonete.??
Não é só quem usa veículos fora de estrada para “fins recreativos” que precisam e portanto se beneficiarão com a flexibilização da lei. Na maioria das estradas de terra, por este país a fora, o desafio de deslocamento é grande e, na maioria das vezes, requer melhorias nos veículos de sítios e fazendas, em pelo menos 2 itens fundamentais: pneus e altura do veículo. Aliás, conforme a medida do pneu, nem dá pra alterar um sem alterar o outro também. Isso precisa ser contemplado pela mudança na lei.
Quando, nós jeepeiros, alteramos a suspensão de nossas viaturas, e colocamos pneus maiores, também andamos mais de vagar, é só fazer um levantamento pelos policiais rodoviarios, quantos acidentes os jeepeiros provocaram nos ultimos 20 anos,tombamos nas trilhas, mas na dodovia, muito raro
Só Diesel? E os elétricos que serão maioria em 20 ou 30 anos, nossos carros a Alcool deveriam receber todo tipo de incentivos e nao serem discriminados, o Diesel sera banido em 15 anos em vários países. Vamos rever alguns parâmetros.
No Brasil não pode nada. A reportagem fala de “Jipes”, e somente a diesel. Não podemos fazer alterações em nossos veículos, sejam eles “jipes”, caminhonetes entre outros. Nos EUA você troca motor, relação, freios, rodas e tudo mais. Aqui é esse retrocesso absurdo!
E os carros 4×4 com versões à diesel e gasolina? Quer dizer que só 1 versão vai poder rodar com pneu maior?
Tão fumando crack? Bebendo chá de zabumba?
Aumenta o pneu, troca o conjunto de relação(coroa e peão) e reprograma a ECU(Com o Bully Dog, Procal…). Coloca suspensão apropriada, faz upgrade dos freios. Pronto, com o Wrangler se consegue fazer tudo isso sem comprometer a segurança e estabilidade.
os Jeep Wrangler nos EUA recebem pneus enormes e rodam legalmente. O alongamento de relação de marchas torna o carro mais lento, portanto menos perigoso… Ok. O velocímetro pode marcar errado, mas são passíveis de aferição. Os freios ficam menos eficientes, porém há de se avaliar se compromete a segurança. Os jipes troller em quase sua total maioria, usam pneus de 33″ acima e não causam problemas com isso… São mais de 20 anos de história só deste modelo.