‘Pescoço de ganso’ reduz espaço no porta-malas e pode danificar bagagens
Comprar um sedã por causa do tamanho do porta-malas pode ser um boa, desde que ele não venha com aquele 'pescoço de ganso' na tampa
Comprar um sedã por causa do tamanho do porta-malas pode ser um boa, desde que ele não venha com aquele 'pescoço de ganso' na tampa
Para muitos consumidores, a compra de um sedã está atrelada à necessidade de um porta-malas espaçoso, capaz de acomodar as malas de toda a família. Porém, é preciso ficar atento aos modelos equipados com dobradiças do tipo ‘pescoço de ganso’ na tampa do bagageiro. Nesses casos, o proprietário pode se frustrar ao descobrir que não terá todo o espaço anunciado na ficha técnica do carro.
Além do espaço ”roubado” por essas hastes articuladas no porta-malas, há um outro problema que muitos motoristas provavelmente só perceberão durante uma viagem de férias: o esmagamento de alguma bagagem. Afinal, nessas circunstâncias é comum “entupir” o porta-malas, preenchendo todo o espaço. Ocorre que, se algo estiver embaixo do pescoço de ganso, fatalmente será prensando por ele na hora de fechar tampa.
A dica é: se não der para deixar bagagem alguma para trás, então não coloque volumes que possam vir a quebrar debaixo dessas hastes.
Felizmente, algumas montadoras, mais preocupadas com a integridade das bagagens e, consequentemente, mais honestas em relação ao volume real do porta-malas, já oferecem automóveis com um acabamento que embute esse ‘pescoço de ganso’. Assim, não há a possibilidade de se prensar as bagagens e ainda dá para aproveitar melhor o espaço do porta-malas. (vide foto abaixo)
Ainda melhor que o embutimento dos “pescoços de ganso” é o uso do sistema pantográfico. Esse mecanismo é composto por barras paralelas articuladas e mola a gás – que, aliás, não pode ser confundida com um amortecedor, já que não tem a função de amortecer (vide foto abaixo) e tem a vantagem de não reduzir o espaço para bagagem.
Além de permitir o total aproveitamento do bagageiro, a articulação pantográfica tampouco provoca esmagamento das bagagens. Contudo, é raro encontrar sedãs com essa solução, por questão de custo.
Atualmente, apenas dois sedãs utilizam o sistema pantográfico na tampa traseira: o Ford Ka Sedan e o Mitsubishi Lancer. Todos os demais modelos recorrem às dobradiças do tipo “pescoço de ganso”.
Alguns veículos, como o Ford Focus Sedan e Fiesta Sedan, já tiveram as dobradiças pantográficas em seus porta-malas. Mas, com as atualizações desses modelos, os amortecedores à gás acabaram perdendo espaço para o pescoço de ganso. (Vide tabela no final da matéria).
Marca | Modelo |
---|---|
Ford | Fusion (primeira geração), Ka Sedan, Focus Sedan (primeira e segunda gerações), Fiesta Sedan (segunda geração) |
Fiat | Linea |
Chevrolet | Vectra (terceira geração) |
Citroën | C4 Pallas |
Mitsubishi | Lancer |
Nissan | Sentra (sexta geração) |
Peugeot | 408, 307 |
Renault | Mégane |
VW | Polo Sedan, Jetta (quinta geração), Bora |
Chery | Cielo Sedan |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Esse item deveria ao menos ser vendido como opicional.