Pneu remold: o que é? É bom? Vale a pena? Posso comprar?
Cuidado: apesar de ser uma operação de remanufatura sem problemas no Primeiro Mundo, ele foi mal regulamentado no Brasil
Cuidado: apesar de ser uma operação de remanufatura sem problemas no Primeiro Mundo, ele foi mal regulamentado no Brasil
O pneu remold – ou pneu remoldado – custa menos que um pneu novo, e não é à toa. O pneu remold é resultado de uma espécie de reciclagem, e ela tem suas consequências. Por isso, antes de optar pela economia na hora de trocar os pneus, é importante levá-las em consideração.
O pneu remold é um pneu usado que passa por um processo de reconstrução. A técnica envolve a raspagem das laterais do componentes, e também da banda de rodagem, onde ficam os frisos ou sulcos.
Depois de eliminadas essas estruturas originais, uma nova banda de rodagem é aplicada, e o pneu remold também ganha novas inscrições laterais.
Muitos se perguntam se pneu remold é bom. Em resumo, não, porque você corre riscos. A rigor, não haveria problema nenhum em utilizar um pneu remold – que existe em todo o mundo. O pneu remold é mais barato, pois aproveita parte de um pneu usado e até colabora com o meio ambiente, pois o destino das carcaças é problema ecológico no mundo inteiro.
Entretanto, o pneu remold é perigoso no Brasil, pois o Inmetro, ineficiente como sempre, foi conivente com as empresas de remoldagem e não exigiu, como em países desenvolvidos, que seja mantido na lateral da carcaça o registro de uma informação da maior relevância para sua segurança.
Para fabricar um pneu remold, remove-se toda a camada de borracha e se aproveita apenas a carcaça do usado. Ao contrário do recapado ou recauchutado, no qual se aplica uma nova camada sobre a antiga.
O problema está nesta carcaça. Na Europa, por exemplo, a legislação exige que a operação de remoldagem conserve, na banda lateral, o registro das características originais da carcaça. Mas, no Brasil, o Inmetro (órgão governamental encarregado de certificar componentes de automóveis, entre outros) foi “convencido” pelas fábricas de pneus remold a desprezar essa exigência que onera o processo.
Ora, duas carcaças podem ter mesmas dimensões, receber uma nova camada de borracha e o “novo” pneu ser colocado para rodar num automóvel qualquer. O problema é que o projeto da carcaça considerava a função do veículo a ser equipado com o pneu.
Então, ela pode ter sido projetada originalmente para equipar uma picape que suporta maiores pesos na caçamba porém desenvolve menores velocidades.
Ou para um carro esportivo, bem mais leve, mas projetado para andar rapidamente. As medidas externas podem ser as mesmas, mas as características dos pneus são completamente diferentes.
Então, se a operação de remoldagem no Brasil dispensa – graças a um vacilo do Inmetro – o registro na banda lateral das características originais da carcaça, o consumidor pode estar comprando dois pneus idênticos externamente, mas rigorosamente diferentes em sua estrutura.
E o que ocorre se dois pneus remold com estas diferentes carcaças estiverem equipando o eixo dianteiro de um automóvel? No momento de uma freada de emergência ou numa curva apertada na estrada, a reação dos dois pneus – aparentemente idênticos – será desigual e poderá provocar um sério acidente.
Lamentavelmente, o motorista que se sentia seguro e protegido com o pneu que contava com a certificação do Inmetro, percebeu, a duras penas, que havia uma falha essencial de segurança no processo de remoldagem.
Podem existir fábricas de pneus remold que se preocupam em selecionar carcaças de mesma origem antes de iniciar a operação. Mas, por não se exigir que se mantenha o registro, são grandes as chances de não se respeitar esse critério.
O Inmetro chegou, no passado, a regulamentar o uso do pneu remold em motos, mas percebeu o absurdo da situação e acabou proibindo sua utilização.
Outra operação que requer cuidado é a ressulcagem. Pneus de veículos pesados como caminhões e ônibus podem ser do tipo “regroovable”, ou seja, quando estão ficando carecas, os sulcos da banda de rodagem permitem que sejam aprofundados mais alguns milímetros para voltar a rodar com segurança. Entretanto, é uma operação que só pode ser realizada se o pneu contiver a expressão regroovable.
Entretanto, existem borracharias no Brasil que decidem ressulcar pneus de automóveis, que definitivamente não permitem o aprofundamento dos sulcos. A operação é chamada de frisagem, e coloca em risco a segurança do automóvel.
Pneus remanufaturados existem em todo o mundo para veículos leves, pesados e até para aviões. Custam menos que os novos e prolongam a vida útil de um material de difícil destinação quando se torna inservível. Mas o pneu remold, no Brasil, não inspira confiança.
Matéria atualizada, publicada originalmente em 02/09/2018
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Quanta babozeira! uso pneus Remold no meu Xr3 há mais de 15 anos! rodo bastante com peso e ando muito em rodovia! duram em media 3 anos no meu carro,nunca tive problema,não existe essa de cuidado para rodar na rodovia,pura mentira,.isso é conversa de empresas fabricante para derrubar o remold! falo mais,pneus que se dizem bons como Pirelli,Firestone etc chamados de novos, nenhum duraram 3 anos! fazendo os mesmo percurso que faço com remolds! obs: são remolds de boa qualidade ,GERALMENTE USO DE BANDAGEM MISTA ESPORTIVA,CHUVA/SECO,compro do mesmo fabricante há anos! um exemplo,meu pai comprava para seu fiestinha pneus originais ,pirelli etc,pagava o dobro do Remold e durava menos,hoje ele usa os mesmo que compro Remold,não troca por nada,resumindo esse texto ai se não foi pago por empresas grandes como Pirelli etc,é uma opinião sem nenhum respaldo técnico,não existe diferença em pneus remold para os demais quando é rodar em rodovia!,outra coisa “todas borrachas são vipal,tanto nos Pirellis da vida,quanto os Remolds, aqui quem fala é um verdadeiro usuário há 15 anos com um Escort Xr3! que exige pneus de boa qualidade,não um blogue que diz o que convèm!
Aceitaria pneus remoldados se o trabalho de remoldagem fosse feito nos meu próprios pneus. Pois, saberia da origem deles.
Eu já tive veículo que usei pneus remold, não tive problemas pois somente usava na cidade e em pouca quilometragem. Hoje para conseguir trocar os pneus( $$$$) faço a troca em pares colocando os novos no eixo traseiro, também pela segurança.
Sou de Goiania. Comprei da marca Sport Fire que é uma empresa goiana e coloquei 4. Na semana seguinte fui viajar, não durou 200km e o carro começou a pular na estrada. Fui ver e tinha um calombo enorme de quase 5 cm de altura por 20 de comprimento. Quase explodiu na estrada. Não comprem esse lixo. Não ponha sua familia em risco.
O problema é que, aqui, tudo é relativo. Já vi pneu remold durar mais que pneu novo. Mas aí, acredito que isso se deve a esse argumento citado no texto, de depender da origem da carcaça do pneu. A referência que tenho de um remold talvez tinha uma carcaça de um pneu de 1ª linha. Fato é que durou bem mais que um par de pneus novos dorection que comprei para um carro que eu tinha. Os direction, com 20.000 km já tinham passado da meia vida, rodava mais uns 10.000 no máximo. Foram embora no carro quando vendi. Anos depois descobri que direction eram novos de 2ª linha. No fim das contas, compensa mais tentar se esforçar e ir se programando financeiramente e, quando comprar, ir num Assurance, Eagle Sport, até um Ecopia, Cinturatto, Turanza. São 1ª linha. 2ª linha e remold, só servem como temporários mesmo, só para esperar melhorar as finanças, numa emergência tipo perda de um pneu durante uma viagem. Certamente são mais seguros que esses estepes de carriola limitados a 80km/h que vem nos carros agora pelo menos. O problema é que viver num país que está sempre em crise, estabilidade financeira é mais raro que emergência financeira né, quando deveria ser justamente o contrário.
Pura verdade vamos pra 8 anos de crise dentro de outras crises e nada se faz só acaba em pizza até hj me arrependo estava muito apertado mesmo e não comprei custavam 172,00 reais General Altimax. Muito complicado comprei 2 duraram 1 ano e 3 meses remolds usando pouco só uma viagem longa. Esse ano quero fazer outras e não quero Remold, mas como tiro 750 à vista pra pagar complicado de mais eles se aproveitam iguais a vampiros e tiram nosso sangue. Políticos mega empresários etc. População se lasca
Eu considero remold pneu de emergência, no meu caso ja tive carro, hoje estou na sexta moto um esportiva, mas uso ele tipo to apertado coloco um normal na frente e o remold na traseira da moto, mas assim que desaperto logo troco independente se ta bom,no carro sempre fiz isso traseira e estepe remold frente normal pois numa frenagem sempre força mais a frente .
Agencia de automóveis pode vender carro com pneu remold?
Muitas lojas de carro fazem isso, não sejamos inocentes.
Vim aqui para tomar uma decisão, mas continuo indecisa, nos comentários uns aconselham: dizem que é bom, outros dizem ser péssimo.
Enfim, vou comprar novos mesmo!
Por experiência própria, é melhor mesmo. Só se vc usa seu carro somente na cidade. Estrada, nem pensar!
Depende muito do valor e da diferença do novo se for pouca compensa o novo. Mas como tudo está um absurdo de caro provalmente o remold é mais em conta. Eu comprei 4 da rodawell e estão muito bons deram garantia de 20mil km. Hoje a qualidade é diferente que anos atrás mudou muita a tecnologia. Eu já tinha usado em outro veículo e não tive nenhum problema nem na cidade nem na estrada. mas vai dá sorte
Amigo o seu pneu remold deu problema, ainda é confiavél?
Engraçado só uma coisa quem anda de busão nas cidades do Brasil começa a prestar atenção nos pneus dos ônibus que circulam pela cidade maioria é tudo remold. ? Será q então é ignorância deles segurança ou tem um pouco de balela nessa conversa… Hj se mudou muito a tecnologia e tem muitas empresas sérias no produto que entregam. Mas tbm se tiver condições e a diferença não for tão grande sempre é melhor adquirir um novo
você leu a matéria ?
Se você só roda com seu carro na cidade, não vejo problema mas na estrada não é muito seguro.
Aos que garantem que pneu novo é sinônimo de segurança, convido a uma rápida consulta ao Reclame Aqui das “melhores” marcas de pneus do mercado e tirem suas conclusões por si só. Preço alto e total descaso na hora da garantia.
Nada no Brasil tem qualidade, veja a diferença de produtos dos países europeus ou norte americanos, aqui é o país do jeitinho, vale tudo, fiscais corruptos, inmetro conivente com alguns fabricantes, e por aí vai, pneu remold de boa qualidade existe, pra uso do dia a dia na cidade se comportam bem, já nas estradas se forem longas não aconselho.
Muito obrigado! Entendo que vc falou tudo! Estava indeciso, já não estou mais!
Até que enfim um comentário imparcial/coerente viu, Thiago…
Acho o Boris competente. Não por nada, mas seus comentários na rádio são muito chatos, qdo entra a voz dele na rádio eu já mudo de estação.
No dia 11/09/2020 comprei um pneu remold modelo TCP 19 na medida 185/65R14 da marca TCP Ecologic Tyre (INMETRO ativo 002533/2014) para usar como estepe na minha Parati. E, para minha surpresa, na primeira semana estava vazio! Enchi novamente e outra vez murchou. Calibrei novamente e descobri que estava com um pequeno furo na banda de rodagem. Troquei por outro e espero não ter mais nenhum tipo de problema, porquê desta vez só foi balanceado com muito chumbo (se é que quando colocar para rodar ficará bom mesmo!), e a roda de ferro é nova original VW.
Conclusão: Pneu remold é pura sorte! Decidi comprar para estepe, pois com pneus novos, sempre calibrados e balanceados, durante vários anos e milhares de km rodados, precisei usar o estepe apenas duas vezes até chegar numa borracharia. Foi uma decisão de custo/benefício.
Bem que poderiam fabricar e vender aqui no Brasil. Na Europa e USA são bem mais baratos que o pneu principal. Ocupam menos espaço no porta-malas e são mais leves, podendo ser utilizados até uma borracharia.
Pneus estepe fino!
Não recomendo pnel remold de nenhuma marca muito menos piremax pós comprei um piremax e com menos de 30 dias graças a Deus por ser antes de 30 dias pós estava dentro da garantia o pneu abril o arame Sail pra fora muito cuidado e melhor pagar mas e está vivo do que economizar e correr. O risco de norte!!!!!!!!!!!!!
Já é realidade nos carros novos há mais de 2 anos… rodinha vermelha, às vezes laranja
Vdd na traseira amigo serve sim a melhor marca de remold que vai pra dois anos é o coelho galera pode comprar carnudos até hJ rodei uns 20 mil ou mais está na traseira, mas não gastou nada. Deixo pra Estepe e pra traseira. Porém para estepe tenho de outra marca ele esvazia por não usar menos de 10 ou 15 dias. /resumindo utilizo só na traseira dianteira estou lutando por original
Pois é. Mas será que ao comprar o pneu novo alguém olha se ele é pra carga, velocidade, etc? Olham apenas as medidas e o preço… Ou seja, pode colocar um pneu comum num veículo de carga…
zvgvbufutohnwnsiersvlabvkbvdwj
Gostaria de comprar pneus
Embora quem use vá dizer ou diga que o uso de pneus de segunda linha, ou de pneus remold ou até recauchutados é economia, ou falta de grana mesmo. Mas porque cargas d’água se a pessoa não pretende investir em qualidade e segurança, ou às vezes não tem grana para fazer a manutenção correta do veículo, se mete a comprar automóvel?
Particularmente, sempre comprei pneus novos de primeira linha e nunca me imaginei usando pneus de segunda, nem os chamados remold, e nunca confiei em recauchutados, e menos ainda nas gambiarras de borracharias.
Acima o leitor Fábio cita a PSPneus (São Paulo, capital). Mas cá pra nós, será que eles garantem que as carcaças são iguais?, de mesmo tipo e marca?
Que que custa comprar um pneu novo de marcas reconhecidas e confiáveis de primeira linha?
Custa dinheiro mané , nem todos possuem condições , se coloque no lugar de quem tem menos que vc … Se vc e privilegiado e pode comprar ótimo , tem gente que não pode e depende de automóveis pra trabalhar ou etc …
Resposta sábia e direta parabéns Mathias nem todos tem condições financeiras Boa como deste mané. E não é por isto que nao somos da classe alta que não podemos comprar um carro ..parabéns
BOA CONCORDO COM VC MEU IRMÃO NEM TODO MUNDO TEM CONDIÇÃO DE COMPRAR UM PNEU NOVO,VAI DA CONDIÇÃO DE CADA UM.
Concordo totalmente, amigo acima acho que quis dizer que pobre não pode ter carro, carro nem sempre é só luxo, mais sim necessidade, pra trabalho ou alguma emergência.
recentemente adquiri dois pneus remold , comecei a dirigir e o primeira coisa que notei foi um barulho tipo , como se fosse um rolamento estragado.
achando que era o rolamento fui numa oficina e apos avaliação do mecânico o mesmo que não havia problema, mesmo assim pedi para substituir o rolamento e o barulho se manteve, estava viajando e a rodovia estava molhada quando um motorista me trancou, precisei de aderência dos pneus ja que eu havia instalado os pneus na traseira do veiculo e os pneu dianteiro eram originais , infelizmente a traseira do veiculo perdeu aderência , o veiculo girou na rodovia indo de ré para a pista local e retornando para a via principal, então quem quiser fazer uso de pneu remold ,eu aconselho a não comprar , pois na época o pneu original era aproximadamente 230,00 reais e o remold 150,00 reais , o meu prejuízo em virtude do pneu remold foi de mais de 3.400,00 reais
Pobre não tem que ter carro
Carro tem um custo. Carro sem manutenção é risco para todos. Deveria haver uma inspeção. O problema é que no Brasiusiusiu tudo vira achaque. —\○/
Achou que comprando um carro iria ostentar de ricão e viu que não é bem assim né? Decepcionado?
Compra avião então, que por enquanto ainda é um bem de ricos.
Tá bom ricão
Nem todo mundo nasceu em berço de ouro como você, e acho que todo mundo pode ter seu carro, independente de ser bem nascido ou não. Por isso existem alternativas de materiais e preços. Os deuses do Olimpo, cavalgam raios e os pobres adoradores, andam a cavalo. Mas todos andam. E o automóvel é um bem a que todo brasileiro pode ter acesso. é um direito social. Sua critica não tem fundamento, pois seria como dizer que os pobres se metem a nascer, se não terão o que comer. Ridículo, para não alongar a conversa.
Não há razão para comprar um pneu remold atualmente. Um pneu segunda linha custa nem 20% a mais e é muito mais seguro, como os da General por exemplo (segunda linha da Continental).
Não é novidade para ninguém que o Boris Feldman recebe altos patrocínios para falar de automóveis e acessórios, então já está respondido, como bem falou o Pércio, Jornalista mal intencionado é criador de fake news, lamentável! Ele não compra pneus, ele ganha e das melhores marcas, acredita que ele daria um tiro no pé? Fica a dica. Só uso remold e nunca tive problemas, compro pela marca que as pessoas que já compraram recomendam.
O comentário é leviano e sem propósito, típico de quem não conhece nem a mim nem ao produto. Mas vou sim, perder meu tempo
para explicar o problema do remold no Brasil: em outros países, ele é obrigado a manter as características originais da carcaça
gravadas na banda lateral. Aqui, o lobby das empresas de remoldagem conseguiu que o Inmetro não fizesse essa exigência, pois aumenta o custo
da operação. Então, o meu prezado leitor/ouvinte corre o risco de comprar dois pneus iguaizinhos por fora, mas um tem carcaça de pneu para esportivo. O outro, para picapinha chinesa que vende hot-dog. Numa freagem mais forte ou numa curva apertada, a reação dos dois é completamente desigual e coloca em risco o carro.
Aliás, o Inmetro homologou até pneu recauchutado para moto….
Conversa, o ABS corregi a diferença de frenagem. Basta andar na velocidade da via , que nao haverá problema nenhum. Uso remold e nunca tive problema algum.
Os pneus remold são proibidos em rodovias tanto federal e estadual.
Você sabia que as empresas com inmetro devem mandar os pneus para testes no Instituto Falcão Bauer? Vai lá fazer uma visita onde testam os pneus antes de falar bobagem. Em todo lugar tem gente honesta e desonesta. Aliás todos sabem porque pneu de moto foi proibido, ele não da problema, roda o dobro e custa metade, conclusão – incomodou muita gente…
Concordo. Acidentes acontece com pneus carecas e outros com calibragem incorreta. Os remold gasta até o final da vida útil (meia vida) igual a todos pneus
Boris, o INMETRO continua aceitando isso ou algo mudou nos últimos 2 anos?
as empresas ,SpotFire e Bleck Tyre sao fabricantes de confiança haja visto que as duas usam selo do Imetro.
Comprei coloquei ONIX e estou satisfeito , foi alinhado e balanceado sem problemas, ao menos pra mim foi bom…estou ja com 30 mil rodados e sem problemas.
Qual marca??
Compre pneus remold com Inmetro e em lojas autorizadas, faça o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento dos mesmo tenho certeza que ficará satisfeito como fiz com pneus xpoyntpneusremold.
Pois nunca vi uma especificação em nenhum tipo de pneu dizendo esse para estrada esse para cidade .
Os meus viajei e uso na cidade tudo ok.
Xpoynt é muito bom, tem quase 10 anos que uso em meus carros sem problema algum.
Compre pneus remold com Inmetro e em lojas autorizadas, faça o rodízio de pneus, alinhamento e balanceamento dos mesmo tenho certeza que ficará satisfeito como fiz com pneus xpoyntpneusremold.
Estou com o Alexandre Sorato, a regulamentação esta ai e deverá causar seus efeitos.As companhias aéreas reformam em mais de 10 vezes os pneus das aeronaves, tudo dentro dos requisitos estabelecido pelo fabricante,assim pode ser com automóveis.Pneu reformado além de contribuir para o meio ambiente é mais em conta, gera uma enorme quantidade de emprego, da coleta até o produto remanufaturado no ponto de venda.
É infinitamente melhor comprar um pneu novo de segunda linha (altimax, por exemplo) a comprar remold. Primeiro pq não pega balanceamento, segundo que duram menos, terceiro que a garantia é muito menor comparado a um novo ( 5 anos para o novo versus 3 meses ao remold). Sinceramente, a pessoa precisa ser muito desavisada para entrar nessa furada. Lembrem-se: o pneu é a única parte do carro em contato com o solo, portanto não economize.
com serteza faz muita diferença de um pneu novo para um remold,gasta-se em balanciamento,rolamento ,caixa de direção e outros mais não aconselho usa pneus remold.
O Inmetro estabeleceu requisitos mínimos de segurança para reformadores de pneus, o que representa o primeiro passo para a padronização destes serviços em todo o país.
Com tempo e com a participação das partes interessadas, incluindo os bons jornalistas, todos os reformadores de pneus estarão em conformidade com as regras, e teremos pneus cada vez mais seguros.
O exemplo dado (pneu de pick-up em porsche) é ridículo e demonstra o desconhecimento do comunicador.
concordo plenamente!! O que defama o remold, é infelizmente o jeitinho brasileiro de usar matéria prima de baixa qualidade, mas muitas empresas do ramo são boas sim!!
O problema é usar carcaças ou modelos de marcas diferentes. Também, achei um pouco fora o que o comunicador falou. Suponha que na reforma os fabricantes não vão misturar pneus tão diferentes, pois seria falcatrua pesada.
O fato é que os pneus possuem 3 principais dimensões que são o raio, a largura da banda de rodagem e o perfil lateral. Estas dimensões são muito diferentes de um carro para outro, em especial de um carro esportivo para um carro convencional. Não existe a menor chance de uma remoldagem transformar uma carcaça de um pneu de minivan em um pneu para um Golf ou um BMW. As medidas são muito diferentes e a remoldagem não altera as medidas originais da carcaça. Portanto, o exemplo e a matéria como um todo foi infeliz.
Parece que o apresentador tá sendo bem pago para falar contra o pneu Remold. Na fábricao do remold os pneus com defeito já é descartado durante o processo igual a qualquer outra fábricao. O resultado final da margem a segurança
Esses Pneus são muito, mas muito ruins! Comprei um carro com eles instalados, em menos de um ano de uso TODOS os quatro deformaram e romperam. Melhor um pneu Chinês ou Coreano barato que estes lixos.
Jornalista, quando mal informado (ou mal intencionado), é criador de fake news. A Portaria 554/2015 do Inmetro que regulamenta a reforma de pneus determina:
Requisitos específicos para pneus reformados destinados a automóveis, camionetas, caminhonetes e seus rebocados.
6.1 Marcações
Cada unidade de pneu reformado deve apresentar as informações abaixo relacionadas, afixadas de forma indelével e legível, estampadas em alto relevo no pneu, ou através da aplicação de etiqueta vulcanizada, localizada de forma visível e legível, na lateral ou laterais.
6.1.1 Marcação de identificação em ambos os flancos
6.1.1.1 O pneu reformado deve conter a expressão “RECAUCHUTADO”, “RECAPADO” ou “REMOLDADO”, com altura mínima de 4,0 mm.
6.1.1.2 O pneu reformado deve conter com altura mínima de 6,0 mm:
a) a designação da dimensão do pneu, conforme indicado nas tabelasdispostas do Manual Técnico ALAPA;
b) a capacidade de carga, de acordo com a Tabela 12 deste RTQ;
c) o limite de velocidade, de acordo com a Tabela 7 deste RTQ.
6.1.1.3O pneu reformado deve ser identificado com a palavra “REFORÇADO” com altura mínima de 6,0 mm, se o pneu a ser reformado indicar que a sua estrutura é reforçada.
6.1.1.4 O pneu reformado deve conter a expressão “M+S”(ou “M&S”), quando se tratar de pneu para lama ou neve, com altura mínima de 4,0 mm.
6.1.1.5 Deve ser raspado o Selo de Identificação da Conformidade anteriormente aposto.
6.1.1.6O pneu reformado deve conter o Selo de Identificação da Conformidade.
6.3 Indicadores do Índice de Carga
6.3.1 O pneu reformado deve ser marcado com seu índice de carga. Este índice não deve ser inferior a 2 (dois) pontos de sua designação original, conforme a Tabela 12 deste RTQ.
6.3.2 Não pode ser definido para o pneu reformado o índice de carga superior ao índice de carga de sua designação original.
6.4 Indicadores do Índice de Velocidade
6.4.1 O pneu reformado deve ser marcado com seu índice de velocidade. Este índice não pode ser inferior a 20% de sua designação original, conforme indicado na Tabela 7 deste RTQ.
6.4.2 Deve ser utilizado arredondamento matemático para o valor mais próximo, para maior ou para menor, de acordo com a Tabela 7deste RTQ.
6.4.3 Não pode ser definido para o pneu reformado o índice de velocidade superior ao índice de velocidade de sua designação original.
E quem fiscaliza isso?
Inmetro e Ipem, por exemplo
Penso que existem empresas mais criteriosas na seleção das carcaças e que se preocupam com a segurança dos usuários dos seus produtos. De qualquer forma existe os riscos citados no artigo mas, dependendo da forma de utilização do veiculo, uso urbano onde se roda em baixa velocidade, não teria qualquer problema considerando o diferencial de custo existente.
E existem ainda pequenas empresas de remanufatura de pneus nas periferias, que não seguem qualquer regulamentação técnica . Onde as duas únicas ferramentas de verificação de qualidade são o ” Olhômetro e o Achômetro ” . Distribuem mensalmente milhares de pneus pras borracharias e seja o que Deus quiser.
Compre de lojas idoneas e não em borracheiros. Ha lojas em sp que dão ate 5 anos de garantia em remoldes, ou cerca de 30mil km. A pspeneus é um exemplo.